17/12/2025
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Google TV ganha recurso que permite criar perfis personalizados

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Google TV atualiza seu sistema operacional e adiciona recurso que possibilita a criação de múltiplos perfis na plataforma; saiba detalhes.

Após nova atualização, o Google TV ganha recurso que permite que sejam cadastrados múltiplos perfis de usuários, podendo ser até personalizado. O recurso pretende tornar a busca por séries e filmes mais fácil e pessoal para cada usuário.

O Google TV é um dos serviços da Google para as pessoas que gostam de assistir séries e filmes em seus serviços de streaming. Isto é, permite que as plataformas de streaming sejam reunidas em um só lugar.

Este serviço da Google se trata de um sistema operacional lançado em 2020 nos Estados Unidos, mas é recém lançado no Brasil.

O Google TV funciona da seguinte forma. Caso o usuário tenha assinatura de diversos serviços de streaming, seja Netflix, Amazon Prime, Paramount, Apple TV+, Hulu, entre outros, o usuário pode juntar todos na plataforma e ainda dividir em categorias, como drama e comédia.

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A proposta é que o usuário faça a busca por filmes e séries sem a necessidade de ter que conferir uma plataforma de cada vez.

Com a possibilidade de criar vários perfis, cada pessoa da residência poderá ter seu espaço personalizado no Google TV, com programas e conteúdos únicos para cada pessoa, sem a necessidade de fazer login toda vez que for usar.

Antes do recurso, cada usuário poderia fazer login em várias contas, podendo assim usar os serviços em mais de uma conta.

O “novo ambiente” do Google TV está programado para começar no mês que vem em aparelhos compatíveis, como Chromecast e algumas smart TVs da TCL e Sony.

Infelizmente, os perfis personalizados ainda não estão disponíveis para todos os usuários. Por enquanto, está disponível apenas nos Estados Unidos, sem previsão de chegada em outros países.

Outra novidade é o serviço de televisão ao vivo via internet, Philo TV, que também será oferecido para os usuários, onde serão mostrados os canais nas guias “Ao Vivo” e “Para você”, no Google TV.

Elon Musk quer investir na rede 5G no Brasil, afirma ministro

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Segundo Fábio Faria, o leilão do 5G irá trazer muito dinheiro para o Brasil. O empresário Elon Musk já mostrou interesse na tecnologia.

Marcado para o dia 4 de novembro, o leilão do 5G está atraindo olhares internacionais como uma possibilidade de investimento na internet no Brasil. Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o empresário Elon Musk é um dos interessados na rede no Brasil.

(SPadre/Youtube, Wikicommons, YHN)

De acordo com o ministro, em conversas sobre o 5G com os bancos de investimentos estrangeiros, ocorreu a possibilidade do homem mais rico do mundo investir na quinta geração de internet ao apresentar um projeto para colocar fibra óptica na Amazônia.

Durante conversa no programa Veja on Air, o ministro afirmou

“Fiz a propaganda do 5G no mundo todo. Todo mundo quer bancar a Rede Norte Conectado. Porque vai colocar fibra óptica na Amazônia subfluvial sem cortar um galho de árvore”.

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Nessas conversas, Faria também afirma que um desses bancos gostaria de conversar sobre o fornecimento da internet no país via satélite, um dos mercados que Elon Musk está de olho. “Falei com o embaixador dos Estados Unidos para entrarmos em contato“, disse o ministro.

O ministro das Comunicações garante que a implementação da rede 5G de internet irá trazer muito dinheiro para o Brasil. Fábio Faria também citou opções de Debêntures incentivadas, uma espécie de empréstimo para empresas.

Internet da Starlink

O interesse do bilionário no brasileira não é nenhuma novidade, uma vez que a Internet da Starlink, internet via satélite da SpaceX, já está aguardando aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A SpaceX é uma fabricante de sistemas aeroespaciais, transporte espacial e comunicações fundada por Elon Musk.

A proposta de Elon Musk é levar internet via satélite para regiões em que as operadoras de telefonia não costumam chegar por falta de incentivo financeiro.

Com informações do Correio Braziliense

Pluto TV traz programação especial para comemorar o Dia das Crianças

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Pluto TV preparou uma semana especial de atrações infantis em comemoração ao Dia das Crianças; confira a programação da plataforma.

Para comemorar o Dia das Crianças (hoje), a Pluto TV preparou uma programação especial para os “pequeninos” comemorar o seu dia. Os canais infantis são os destaques dessa semana de conteúdos especiais que começou ontem (11) e vai até o dia 17 de outubro.

Há diversas atrações para as crianças aproveitarem na Pluto TV. A criançada pode curtir romance, ação, terror, anime, etc, e claro que tudo voltado para a faixa etária adequada.

CatDog, Kenan e Kel, Chocolix, Oggy e as Baratas Tontas, Cantando com Ping e Pong e O Quarto da Blue são algumas das atrações para as crianças aproveitarem.

Veja abaixo a programação especial preparada para o Dia das Crianças e os canais:

  • Pluto TV Kids: no canal 721, às 9h30, estreia Oggy e As Baratas Tontas, Sandra, A Detetive Encantada, Zig & Sharko e Booba;
  • Nick Clássico: no canal 730, será exibido o dia inteiro CatDog e Kenan e Kel;
  • Pluto TV Junior: no canal 103, às 9h30 tem Chocolix, Galinha Pintadinha às 11h, às 12h30 começa Jelly Jamm, às 14h45, tem Mouk e Cantando com Ping e Pong às 17h;
  • O Reino Infantil: no canal 717, às 10h, começa maratona com novos episódios;
  • Nick Jr. Club: no canal 706, Ni Hao, Kai Lan começa a partir das 9h e vai até as 14h, quando começa O Quarto da Blue.

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Sobre plataforma

A Pluto TV é um serviço de streaming gratuito pertencente a ViacomCBS, assim como a Paramount+.

Dentre outras opções de plataformas e aplicativos de IPTV grátis, a Pluto TV é a que mais se destaca por fornecer conteúdo de qualidade, além de uma interface eficiente e agradável.

Além de oferecer canais ao vivo, a plataforma também contém em seu catálogo diversos filmes, seriados e programas em diferentes categorias.

A Pluto TV pode ser acessada pelo site oficial, assim como por aplicativos para Android e iOS. Além disso, também está disponível para usuários do Claro Box TV.

TV Jovem Pan ganha data oficial de estreia

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Novo canal da TV por assinatura já conta com estrutura física e equipe a postos para início das operações; saiba as novidades.

Com seis estúdios montados, helicóptero e unidades móveis, a TV Jovem Pan está pronta para fazer sua grande estreia. Há até mesmo correspondentes no exterior e estúdio em Brasília para cobertura. Ao todo, são 500 funcionários a postos com a parte artística e técnica em estágios finais. E se antes não havia data definida para estreia, o cenário mudou e o canal deve ir ao ar no dia 27 de outubro, última quarta-feira do mês.

Imagem: Logotipo da Jovem Pan – Divulgação Twitter

Havia até uma previsão de que a emissora faria sua grande estreia no dia 17, mas problemas técnicos existentes, até mesmo com satélites, podem ter provocado um adiamento. Mas todos já foram superados.

Com o lançamento da TV, a marca Jovem Pan comemora uma completude nos meios de comunicações: terá o digital, a rádio, internet, rede social e emissora de TV em operação. Informações não oficiais garantem que a ideia é ter uma linguagem inspirada na FOX News dos EUA para concorrer com a GloboNews e CNN Brasil.

A ideia era ter o projeto também na TV aberta no canal 32, que abrigava o canal geek Loading, que teve um fim polêmico em 2021, e também já foi da MTV Brasil. Mas, um problema judicial empacou a tentativa.

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Sobre as operadoras que vão transmitir a TV Jovem Pan, o que se sabe até agora é que a Claro net está com o canal confirmado em sua grade. Nas outras prestadoras ainda não há confirmações, mas é provável que a nova emissora também dê as caras em outras prestadoras.

Com informações de Notícias da TV, Comunique-se e Flávio Ricco.

TIM, Vivo e Claro vão perder R$ 30 milhões em multa

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Segundo o Procon do Rio de Janeiro, conduta das empresas fere o Código de Defesa do Consumidor; operadoras poderão recorrer.

O cerco fechou para as concorrentes TIM, Vivo e Claro, que recentemente se uniram para comprar a Oi Móvel. Mas, dessa vez, não é nada relacionado a negociação bilionária que movimentou o setor de telecomunicações. O trio deve ter uma perda aproximada em R$ 30 milhões por ferir diretrizes do Código de Defesa do Consumidor, assim como das normas da Anatel, segundo o Procon.

Os R$ 30 milhões são somados. Individualmente, Claro e TIM devem arcar com valores que beiram os R$ 11 bilhões, enquanto a Vivo pode desembolsar R$ 7 milhões pela multa. As três são acusadas de serem responsáveis por falhas na comunicação com os consumidores.

Mais precisamente, dificuldades na comunicação com o cliente quando há suspensão ou interrupção na prestação de serviços. Até mesmo em casos em que o cliente sofre alguma paralisação injustificada, as operadoras devem ressarcir e comunicar de imediato, após a apuração.

“O consumidor, além de ter uma informação clara e objetiva, acerca das paralisações ou suspensões, programadas ou não, deve ser informado sobre a possibilidade de ressarcimento e receber esse abatimento de forma automática”, disse o diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa.

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Para o trio, ainda há oportunidade de recorrer judicialmente e se livrar do pagamento. Claro e Vivo já se manifestaram e disseram que ainda não foram notificadas. Já a TIM não se pronunciou sobre a possibilidade de ter que arcar com uma multa de quase R$ 11 milhões.

Obviamente, se arcarem com as multas, as empresas também terão que adotar uma nova postura, em prol de uma comunicação mais esclarecedora e coesa com os consumidores, quando há interrupção dos serviços.

Com informações de O Globo

UM Telecom cria “Diretoria Comercial” para atender clientes corporativos

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Buscando expandir sua estrutura para o setor corporativo, UM Telecom cria diretoria que será administrada pelo executivo Guilherme Aroeira.

A operadora de telecomunicações, UM Telecom, buscando expandir sua estrutura para atender grandes clientes corporativos, anuncia a criação da Diretoria Comercial sob a gestão de Guilherme Aroeira, que também já é responsável pela empresa em São Paulo.

A empresa pretende utilizar sua infraestrutura de mais 16 mil km de cabos de fibra óptica e o PIX para fortalecer a oferta de serviços para as corporações, que vai desde a conectividade até os produtos B2C, produtos de relacionamento direto com o consumidor.

Essa é apenas mais uma das ações da UM Telecom em ampliar a sua estrutura. A companhia pretende crescer 30% em faturamento ainda este ano. A ampliação já está em ação desde o início do ano com a operação Um Fibra, cujo projeto já atende cerca de 6 mil usuários, somente em Pernambuco.

Guilherme Aroeira foi convidado pela empresa para ampliar o serviço no segmento das corporações, pois o executivo tem experiência em atendimento a cliente em vários setores, inclusive o corporativo, operadoras e ISPs.

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“A nova estratégia de negócios da Um Telecom, que já se transformou em uma empresa de soluções em T.I., foi decisiva para que eu aceitasse este grande desafio, que será atender clientes B2B com presença nacional, além de fortalecer, na regional de São Paulo, o atendimento a Operadoras de Telecom e ISPs nacionais e internacionais”, explica Aroeira.

Sobre Guilherme Aroeira

Guilherme Aroeira é formado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade FUMEX, Belo Horizonte, e atua no setor de Telecom desde 2010, onde já passou pela GloboNet, NTT Communications e Telbrax.

Especializado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, Guilherme Aroeira possui certificação de diversas instituições internacionais em estratégia de vendas e ferramentas de negociação. Instituições como Miller Heimen Group e CMI Interser.

Globoplay ganhará salas de cinema no Cine Marquise

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Após quase 2 anos fechado, o Cine Marquise, antigo Cinearte, será reativado e terá duas salas com o nome da Globoplay; saiba detalhes.

A plataforma de streaming Globoplay dará nome a duas salas de cinema no Cine Marquise, na Avenida Paulista. Fechado desde fevereiro de 2020, o antigo Cinearte será reativado esse mês em São Paulo.

A novidade da Globoplay foi anunciada após um comunicado distribuído pela própria Rede Globo de Televisão. O serviço de streaming da companhia é parceira do projeto que busca trazer de volta a vida cultural de São Paulo, com o complexo de salas de cinema do Conjunto Nacional.

As salas que serão chamadas de Sala Globoplay 1 e Sala Globoplay 2, passaram por reformas e recuperação de pisos. As salas contam com sistema de som Dolby de última geração, além de telas importadas e poltronas semi-vip.

Em nota, Tiago Lessa, Head de Marketing, Aquisição e Engajamento Produtos e Serviços Digitais Globo, afirma que

“A parceria com esse projeto que traz de volta salas importantes de cinema de São Paulo reforça o nosso compromisso com a produção audiovisual. Nada mais adequado ao Globoplay, uma plataforma que apoia, valoriza e incentiva a cultura nacional”.

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O Cinearte foi fechado um pouco antes da pandemia da Covid-19 estourar no mundo. A reabertura das salas de cinema é resultado de um auxílio de financiamento coletivo para terminar as obras do novo cinema.

Globo e Telecine

As salas de cinema não são as únicas novidades da empresa nesse mês. Semana passada, a Globoplay revelou que o catálogo de mais de 2 mil filmes da Telecine será migrado para sua plataforma de streaming.

Com a novidade, a Rede Globo pretende descontinuar o aplicativo próprio do Telecine e concentrar tudo na Globoplay. A migração completa do catálogo da Telecine deve ser feita até o final do ano. O mesmo procedimento já foi feito com as plataformas Premiere e Combate.

Com informações do G1

Número de assinantes da Netflix é revelado após erro

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Tratado como “caixa preta” pela Netflix, número de assinantes no Brasil é exposto em documento privado após erro do Cade; entenda o caso.

Após um erro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), um documento que contém o número de clientes da Netflix revelou que o serviço de streaming tem uma base de 19 milhões de assinantes no Brasil.

Esse documento tratado como “caixa preta” deveria ser privado, mas durante manifestação da associação Neo TV, representante de pequenas operadoras de TV por assinatura do Brasil, o Cade tornou o documento público.

No evento, o Cade recebeu um documento da Neo TV criticando a fusão entre a WarnerMedia e a Discovery, onde fazia crítica ao argumento de que a plataforma da Netflix seria uma concorrente da TV por assinatura. Segundo a Neo TV, o argumento é invalido no país.

No texto entregue pela Neo TV dizia

“É verdade que as plataformas de streaming conquistaram muitos clientes nos últimos anos, mas também é nítido que parcela relevante dos consumidores considera os serviços OTT como complementares à TV por assinatura –a Netflix, por exemplo, já foi capaz de conquistar 19 milhões de assinantes no Brasil sozinha”.

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Quando uma empresa faz comunicação com o Cade, ela deve enviar dois documentos: um para o público e outro de acesso restrito. Acontece que a informação da quantidade de assinantes da Netflix está na versão privada do texto e não deveria ser incluída na versão que é pública.

Os dados relativos ao número de clientes se referem ao período de janeiro deste ano, sendo que é possível que a Netflix já tenha alcançado os 20 milhões de assinantes.

Segundo a Netflix, é uma questão de estratégia não revelar o número de assinantes da plataforma. O mais próximo que a companhia chegou nessa situação foi emitir um comunicado, em setembro de 2019, onde a empresa afirmou que tinha quebrado a barreira dos 10 milhões de contratos no Brasil.

Com informações da Notícias da TV

Grupo TIM assina acordo colaborativo com Oracle e Noovle

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Grupo TIM anuncia participação em modelo colaborativo de negócio com empresas para oferecer serviço de dados em nuvem na Itália; saiba mais.

A Telecom Itália, do Grupo da TIM, anunciou o acordo de colaboração com a Oracle para fornecer serviço multi-nuvem para empresas e organizações no setor público na Itália.

Com o acordo, o Grupo TIM pretende utilizar suas tecnologias avançadas de infraestrutura em nuvem para colaborar com o progresso Itália Modernização e Solidificação Digital. O serviço será oferecido por meio da Noovle, um serviço empresarial multi-cloud no país italiano.

Alinhada com as ações Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) da TIM, a Noovle traz uma extensa rede de data centers na Itália desenvolvidas com elevados padrões tecnológicos, segurança e ambientais.

Além de incluir o vínculo entre as plataformas dos principais provedores de serviços em um ambiente multicloud, a colaboração entre as empresas também dará apoio às organizações privadas e públicas no enfrentamento aos desafios de transformação digital dos serviços de multicloud.

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O Grupo TIM garante que o modelo colaborativo irá permitir eficiência operacional, custos mais baixos e elevados padrões de segurança. Junto com a Oracle, a operadora afirma que todos os clientes e os dados hospedados no país terão uma solução em nuvem capaz de atender as necessidades de soberania de dados.

Oracle Cloud Infrastructure é uma empresa multinacional que oferece suítes integradas de aplicativos, bem como uma infraestrutura segura e independente.

A escolha da Oracle pelo Grupo TIM é parte da estratégia de ter várias nuvens para migrar cargas de trabalho de gestão de dados de grupos críticos para a nuvem pública, além de ajudar a gerar novas fontes de receita.

Segundo o CEO da Noovle, Carlo de Asaro Biondo

“Colaborar com a Oracle é a chave para acelerar a transição de nosso grupo para modelos mais flexíveis e apoiar a digitalização de negócios e gestão geral. Ao adotar um modelo de várias nuvens, podemos enriquecer nossa oferta de serviços de alto valor agregado, permitindo que nossos clientes aproveitem as melhores oportunidades de negócios imediatamente, melhorando a eficiência no tempo. A parceria também expande o portfólio de soluções que a Noovle trouxe para o mercado junto com outros jogadores-chave na nuvem, facilitando a abertura, interoperabilidade e resiliência.

Venda de imóvel da Oi no Leblon é aprovada em conselho

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Buscando diminuir as suas dívidas, a operadora Oi aprova venda de imóvel no Leblon, mas ainda aguarda aprovação da Anatel; saiba detalhes.

Em mais uma ação para ter dinheiro no caixa, a Oi, que está em recuperação judicial, afirmou que pretende vender imóvel da companhia localizado no Leblon, Rio de Janeiro.

O imóvel está em um terreno de aproximadamente 2.295m2 e tem área construída de 13.182m2, segundo a operadora. A decisão de venda do imóvel que fica na Rua Humberto de Campos, 425, foi aprovada em conselho por unanimidade.

No entanto, a venda ainda está sujeita a diligência prévia (due diligence), que é o processo de investigação realizado pelo comprador para avaliar os riscos da transação. Além disso, dependerá também da aprovação da Anatel.

“Será dada ciência da aprovação ora concedida ao Juízo da 7ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro e será postulada a expedição de alvará judicial para a transferência do bem”, disse a Oi.

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Recuperação judicial da Oi

Desde que entrou em recuperação judicial em 2016, a Oi possuía uma dívida de R$ 65 bilhões. Desde então, a operadora tem vendido ativos para reduzir seu endividamento.

As maiores vendas da operadora feitas até agora foi a Unitel (R$ 4,2 bilhões), das torres e datas centers (R$ 1,4 bilhões) e da telefonia móvel (R$ 15,8 bilhões).

Segundo Rodrigo Abreu, CEO da Oi, a operadora “fazia de tudo, para todo mundo, em todo o país“, o que resultou em diversos problemas financeiros, ao mesmo tempo que a queda da telefonia fixa e dos serviços associados à infraestrutura de fios de cobre também estava sucumbindo. A partir daí, as receitas da Oi foram ficando escassas com a transição da tecnologia.

Quanto às ações da Oi, nesta sexta-feira (8) fecharam a R$ 0,93, valor bem distante do preço-alvo de R$ 2,65. A compra dos papéis da Oi é recomendada por três entre quatro das casas de análise da bolsa.