Um Telecom amplia malha de fibra ótica no Nordeste

Ampliação chega a 3 mil Km de fibra, abrangendo os estados de Alagoas, Ceará, Piauí, Pernambuco e Bahia.

A Um Telecom, provedora de serviços de telecomunicações de Recife (PE), anunciou a ampliação da sua malha de fibra óptica no Nordeste. No total, a ampliação chega a mais de três mil quilômetros, abrangendo os estados de Alagoas, Ceará, Piauí, Pernambuco e Bahia.

Para a expansão de suas redes DWDM a Um Telecom recorreu a uma solução da Padtec.




“Com as aplicações exigindo cada vez mais banda e velocidade, é necessário intensificar o investimento em infraestrutura de alta capacidade para continuar oferecendo aos clientes a melhor experiência em conectividade, a preços acessíveis, declarou Rui Gomes, CEO da Um Telecom. 

VIU ISSO?

“Nesse sentido, a Padtec é uma importante parceira para a evolução das nossas redes ópticas, pois além da capacidade técnica dos equipamentos, temos um excelente suporte dos times da companhia”, ressalta Rui. “Com sua solução compacta, por exemplo, podemos começar montando redes com canais de 10 Gb/s e ir expandindo a capacidade gradativamente, chegando a canais de 100 e 200 Gb/s, na medida em que cresce a demanda e a nossa atuação no mercado. E isso em apenas 4U de altura”, completa o executivo.
Para iluminar as novas rotas da operadora, a Padtec forneceu transponders de 100 Gb/s e os novos modelos compactos com canais de 200 Gb/s, além dos modernos amplificadores ópticos com VOA (Variable Optical Atenuator) – que se adaptam às variações de atenuação das fibras ópticas – da Plataforma LightPad. As novas rotas de rede óptica da Um Telecom possuem terminações nas capitais Recife, Teresina, Fortaleza e Maceió, além de municípios como Salgueiro (PE), Petrolina (PE), Remanso (BA), Picos (PI), Floriano (PI), Palmares (PE), Quipapá (PE), Caruaru (PE), Garanhuns (PE), Arapiraca (AL), além de outras cidades do interior desses estados.

Um dos destaques da rede  está no uso de dois dos três modelos de shelf da Plataforma LightPad da Padtec (com 4 e 14U de altura), com o objetivo de garantir aplicações adequadas aos nós de média e alta capacidade ao longo da rede óptica, tornando a solução mais eficiente e garantindo à provedora o uso otimizado de energia e de espaço.

About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.

Deixe um comentário

avatar
  Cadastre-se  
Notificação de