15/03/2024

Telecom Italia pretende fazer cisão de seus ativos

Seguindo exemplo de outras operadoras, controladora da TIM pretende focar suas operações na expansão do 5G e sair do negócio de data centers.

O grupo Telecom Italia, dono da TIM no Brasil, planeja reunir a operação de seus 23 data centers na Itália em apenas uma única empresa independente e listá-la na bolsa de valores. Tal medida deve gerar 1 bilhão de euros para a companhia, algo em torno de R$ 4,54 bilhões. As informações são da Bloomberg e Reuters.

O movimento tem se tornado comum em grandes empresas de telecomunicações ao redor do mundo. Recentemente, as operadoras Telefónica (controladora da Vivo), AT&T, Verizon, CenturyLink, KPN e Telstra também venderam ou fizeram a cisão dos seus data centers.

A ideia no negócio é deixar de lado um ativo que é considerado caro para ser administrado, fazer dinheiro para pagar dívidas e focar na expansão da infraestrutura 5G.

A nova empresa deve ser criada no primeiro semestre do próximo ano. Inicialmente, a Telecom Italia pretende atrair investidores financeiros para melhorar suas perspectivas de crescimento antes de fazer a oferta pública inicial.

VIU ISSO?
–> Telecom Italia irá expandir acordo de compartilhamento de rede 5G
–> Telecom Italia, dona da TIM, escolhe novo CEO
–> Vodafone e Telecom Italia firmam parceria em prol do 5G

A iniciativa é parecida com o que a operadora fez ao transferir suas torres para uma nova empresa, chamada Inwit, e listando-a na bolsa em 2015. Desde então, as ações mais que dobraram de valor.

Os data centers hospedam sistemas e servidores de computador, coletando e gerenciando as operações de TI processadas pelos servidores.

Por razões de segurança, a Telecom Italia pretende ter controle sobre a nova empresa e manter as operações em solo italiano. As companhias europeias veem vantagem competitiva de manter informações confidenciais de seus clientes dentro das fronteiras nacionais e não nas mãos de serviços rivais de gigantes americanas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários