TIM cobre região com fibra, 4G e 5G na Itália

COMPARTILHAR:

Região vivencia um “vislumbre” de como será a cobertura no futuro, na qual localidades serão 100% digitais.

Divulgação TIM Italy
Imagem: Divulgação TIM Italy

Na Itália, a controladora da TIM Brasil já promoveu um vislumbre de como é o futuro previsto por empresários e especialistas do setor, com regiões 100% digitais.

Atualmente, a região de Apúlia já conta com um plano de cobertura ultrabanda larga que contemplou 99,4% das residências.

As conexões de 200 Mbps são conectadas por fibra até um ponto próximo da localidade, como por exemplo um poste. É a infraestrutura de FTTC.

Já as conexões com velocidade acima são atendidas por FTTH, fibra até a residência do cliente.

VIU ISSO?

–> TIM, Vivo, Claro e Oi terão 15 dias para explicar vazamentos

–> ‘Pré-pago é terra sem lei’, diz vendedor da TIM para cliente

–> TIM Itália é multada em 116 milhões de euros

No entanto, a região atinge um patamar 100% digital com a disponibilidade das conexões 4G e até mesmo 5G, esta última disponibiliza banda larga via rede móvel.

É a conectividade que atende os 0,6% dos domicílios restantes, não atendidos pela infraestrutura de ultrafibra óptica da operadora.

O desenvolvimento na Itália é muito semelhante do que é vislumbrado para o Brasil futuramente, após a resolução dos trâmites do leilão 5G.

Em Apúlia, obras de infraestrutura contemplaram 200 municípios com a instalação de fibra óptica. As que já existiam foram ampliadas.

A Telecom Itália já pretende, inclusive, sugerir o desligamento das redes de cobre para a agência reguladora do país. A ideia é ter uma migração completa para fibra.

Com informações de Valor Econômico

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários