20/04/2024

TIM cobre região com fibra, 4G e 5G na Itália

Região vivencia um “vislumbre” de como será a cobertura no futuro, na qual localidades serão 100% digitais.

Divulgação TIM Italy
Imagem: Divulgação TIM Italy

Na Itália, a controladora da TIM Brasil já promoveu um vislumbre de como é o futuro previsto por empresários e especialistas do setor, com regiões 100% digitais.

Atualmente, a região de Apúlia já conta com um plano de cobertura ultrabanda larga que contemplou 99,4% das residências.

As conexões de 200 Mbps são conectadas por fibra até um ponto próximo da localidade, como por exemplo um poste. É a infraestrutura de FTTC.

Já as conexões com velocidade acima são atendidas por FTTH, fibra até a residência do cliente.

VIU ISSO?

–> TIM, Vivo, Claro e Oi terão 15 dias para explicar vazamentos

–> ‘Pré-pago é terra sem lei’, diz vendedor da TIM para cliente

–> TIM Itália é multada em 116 milhões de euros

No entanto, a região atinge um patamar 100% digital com a disponibilidade das conexões 4G e até mesmo 5G, esta última disponibiliza banda larga via rede móvel.

É a conectividade que atende os 0,6% dos domicílios restantes, não atendidos pela infraestrutura de ultrafibra óptica da operadora.

O desenvolvimento na Itália é muito semelhante do que é vislumbrado para o Brasil futuramente, após a resolução dos trâmites do leilão 5G.

Em Apúlia, obras de infraestrutura contemplaram 200 municípios com a instalação de fibra óptica. As que já existiam foram ampliadas.

A Telecom Itália já pretende, inclusive, sugerir o desligamento das redes de cobre para a agência reguladora do país. A ideia é ter uma migração completa para fibra.

Com informações de Valor Econômico

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários