Grupo TIM perde receitas e clientes no primeiro trimestre

Resultados financeiros na Itália e no Brasil foram impactados pela pandemia da Covid-19.

Nesta segunda-feira, 18, o Grupo TIM, sediado na Itália, apresentou os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2020. Apesar do aumento no número de acessos por fibra óptica e a diminuição de suas dívidas, a companhia perdeu receitas e clientes.

As receitas de serviços do grupo italiano totalizaram 3,7 bilhões de euros (R$ 23,10 bilhões na cotação atual), uma redução de 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a receita total caiu 8,4%, atingindo 4 bilhões de euros (R$ 24,87 bilhões).


O mercado italiano constitui 78,5% da receita, enquanto o mercado brasileiro 21,7% do total.

O número total de linhas móveis da TIM era de 30,5 milhões no final de março, queda de 1,2% em relação ao trimestre anterior. Por outro lado, a taxa de desconexão diminuiu para 5,3%, principalmente em abril, uma redução de -0,2 pontos percentuais em relação ao quarto trimestre de 2019.

O número total de linhas de fibra óptica, no varejo e atacado, atingiu 7,3 milhões de unidades, um aumento de 5% em relação ao trimestre anterior.

Em 31 de março de 2020, o Grupo TIM também conseguiu reduzir sua dívida em mais de 923 milhões de euros (R$ 5,8 bilhões), atingindo 26,7 bilhões de euros (R$ 166,88 bilhões).

VIU ISSO?

–> Para a TIM, estágio atual do 5G é mais relevante para economia

–> Clientes TIM Live serão obrigados a migrar de plano

–> TIM leva fibra óptica e 4G para novas cidades

Segundo a TIM, os resultados financeiros da companhia foram impactados pelos efeitos do fechamento de lojas e, portanto, da venda de produtos, assim como a redução do tráfego de roaming, diante do isolamento social.

“Estamos passando por um período extraordinário e sem precedentes de emergência sanitária em todo o mundo, que resultou em alta incerteza e sinais de recessão econômica. O Grupo TIM implementou prontamente todas as ações necessárias para mitigar os efeitos dessa situação econômica, incluindo um plano para conter custos e aumentar a eficiência do investimento” disse o comunicado do Grupo TIM.

Com relação ao Brasil, o grupo italiano reforçou que continuam as negociações para a TIM Brasil e a Telefônica (controladora da Vivo) para adquirirem o negócio móvel da Oi e também o lançamento de uma iniciativa para acelerar o desenvolvimento da rede de fibra, com planos de abrir o capital da TIM Live a um parceiro estratégico.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

9
DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, FAÇA LOGIN para comentar
7 Número de Comentários
2 Número de Respostas
8 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
8 Autores de comentários
radiogirassolwanderson freireGuilherme AssisJailton AmaralJefferson Rodrigues Autores recentes de comentários
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Gustavo 😷
Colaborador

Além da pandemia, no caso da TIM, temos as promoções péssimas e sinal de qualidade questionável.

Cidade - UF
Montes Claros MG
Eduardo Mariano
Colaborador

Com os preços praticados no pré-pago (promoção de R$ 40,00 pra conseguir utilizar durante 30 dias) tem mesmo é que perder clientes.

A TIM só valoriza o perfil do pré-pago quando entra em crise financeira. Ela não aprendeu com a crise anterior e parece que vai repetir novamente.

Cidade - UF
PB
FrankHB
Colaborador

É surreal isso ai, o mote deles é ganhar clientes pós pago, pré não interessa, eles preferem não ter do que ter no pré, se bem que pré de 40 reais ja nem sei se pode ser considerado pré, a pouco tempo isso era valor de controle.

Cidade - UF
São Paulo - SP
radiogirassol
Colaborador
radiogirassol

Seria uma boa a TIM abrir o Pré Top Classic para todos os DDD ficaria muito mais interessante pois seriam 6GB por $20,00 válidos por 28 dias.

Cidade - UF
Belo Horizonte/MG
Jefferson Rodrigues
Colaborador
Jefferson Rodrigues

A TIM já foi muito boa em promoções pré pagas. Foi ela quem revolucionou o mercado de telefonia pré pega com a sua promoção Infinity. Hoje em dia, só tem uma promoção pré paga e muito cara!

Cidade - UF
Maceió
radiogirassol
Colaborador
radiogirassol

A TIM conta com 3 promoções pré
Pré Top pré Top One e pré Top Classic, mas a melhor é a pré Top Classic mas não é disponível para todos os DDDs.

Cidade - UF
Belo Horizonte/MG
Jailton Amaral
Colaborador
Jailton Amaral

Ainda querem comprar a operadora Oi vê se pode isso

Cidade - UF
Santa Rita PB
Guilherme Assis
Colaborador
Guilherme Assis

Infelizmente a Tim esta seguindo os caminhos da Vivo e ficando cada vez mais cara e com menos benefícios… A Claro e a Oi estão sendo as “revolucionarias” por enquanto, principalmente no pré.

Cidade - UF
Diadema - SP
wanderson freire
Colaborador

Sem contar a falta de respeito com o cliente. Aqui se contrata 300Mb de velocidade contudo esta não alcança 100Mb. Só estou esperando o prazo de fidelidade acabar pra rescindir meu contrato. Brasil é assim mesmo, ninguém dá valor no cliente. Meus equipamentos são habilitados a receber dados acima de 200Mb contudo fico só na vontade.

Cidade - UF
Go