20/04/2024

Venda da Oi Móvel começou a ‘destravar’, segundo olhar de ‘bastidores’

Mesmo com vários obstáculos e adversários, operadora carioca deve conseguir concretizar a operação que colocará R$ 16,5 bilhões em seus cofres.

Imagem: Loja da Oi – Divulgação Assessoria de Imprensa Oi

Um olhar interno, nos bastidores, destaca que a venda da Oi Móvel começou a destravar nos tramites governamentais. A operação que movimenta R$ 16,5 bilhões e une as concorrentes Claro, TIM e Vivo em um consórcio pela operadora foi definida em dezembro, mas travou na parte da aprovação. A decisão ainda cabe ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Agora, tudo indica que o negócio começará a andar, para alívio da própria Oi, que já tem a necessidade de ter acesso ao retorno financeiro que a venda trará. Afinal, todo o investimento obtido com a venda de suas unidades será aplicado para quitação de dívidas e continuidade do investimento em fibra óptica, carro-chefe da empresa na atualidade.

Em setembro, a companhia conseguiu a anuência prévia para a concretização da venda por parte da área técnica da Anatel. As várias manifestações de concentração de mercado serão remediadas, com seja, terão compensações.

Na prática, o documento que ainda precisa passar pela validação da Procuradoria Federal Especializada e o Conselho Diretor da Anatel tem poucas críticas ao fatiamento da Oi Móvel. O que significa que a operação deve ter um caminho livre, com poucas considerações a respeito.

VEJA TAMBÉM:

–> Com a venda da Oi Móvel, clientes terão vantagens na Claro

–> Venda da Oi Móvel pode gerar ‘infração da ordem econômica’

–> Idec quer acompanhar de perto a análise da venda da Oi Móvel pela Anatel

Uma outra consideração do documento foi a economia bilionária que Vivo, TIM e Claro terão com a absorção dos clientes da Oi, assim como os equipamentos e radiofrequências que serão obtidos. Fato que pode contribuir no nivelamento de preços dos serviços e afastar o principal temor com relação a uma concentração.

Portanto, as operadoras terão que assumir compromissos para conseguirem seguir em frente com a compra. Tudo indica que não será necessário que elas vendam ativos entre outras medidas mais “radicais”.

Haverá também uma diretriz pela oferta justa, isonômica e não discriminatória de redes para pequenas e médias operadoras. Isso significa que o mercado das MVNOs poderá ficar ainda mais aquecido.

Com informações de Estadão

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários