17/12/2025
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Oi ganha base de clientes equivalente à da Brisanet a cada 7 meses, segundo CEO

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Sem medo da ‘Brisa’, Rodrigo Abreu diz não temer a concorrência e acredita que existe espaço para todos no mercado de fibra óptica.

Imagem: Rodrigo Abreu, CEO da Oi - Enviada pela Assessoria de Imprensa da Oi
Imagem: Rodrigo Abreu, CEO da Oi – Enviada pela Assessoria de Imprensa da Oi

Quem parar e pensar no mercado de fibra óptica em 2021, certamente observará dois grandes destaques entre alguns outros: a Oi Fibra e a Brisanet. Enquanto a primeira investe de forma acelerada na expansão de sua conectividade fixa pelo Brasil, a segunda cumpre seu objetivo de cobrir o Nordeste com conectividade e traça voos mais altos como a entrada na Bolsa de Valores e até mesmo uma participação no leilão do 5G.

Analistas apostam até que ambas empresas terão uma disputa acirrada pelo mercado de fibra óptica no Nordeste, dada a aceleração da Oi no processo para ter a Oi Fibra como o carro-chefe de suas operações, ou seja, o best-seller. Mas, a concorrente não preocupa a operadora carioca.

Ao menos é o que garante as palavras de Rodrigo Abreu. Para o CEO, há espaço para todas as empresas, mas a Oi já sai na frente. O executivo destaca que em dois trimestres a Oi Fibra cria o maior IPS. Nos dados da Anatel, quem sai na frente nessa conta é a Brisanet, com mais de 700 mil clientes.

Abreu explica que a Oi conecta mais de 300 mil residências a cada trimestre. Na prática, a operadora soma o equivalente a base de clientes da Brisanet a cada 7 meses. Para o executivo, a soma de todos “esses IPOs” é menor que o investimento de um ano da fibra da Oi até o momento.

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Na ordem dos R$ 9 bilhões, a receita tem potencial para ir até R$ 15 bi no final de 2024. É um passo audacioso dar protagonismo a fibra óptica, mas que já deu certo em outros países, segundo Rodrigo Abreu. Trata-se de um passo para fazer a empresa voltar a ter perspectiva de crescimento, após toda a tempestade que enfrentou nos últimos anos.

Com informações de MoneyTimes

Brisanet vai disputar leilão do 5G ao lado das ‘grandes’ teles

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Empresa mira a oferta de internet móvel para toda a sua base de clientes da fibra óptica; saiba os detalhes da nova empreitada da operadora.

Imagem: Campanha da Brisanet – Captura de tela do site

Após registrar um dos crescimentos mais expressivos do ano com a oferta de fibra óptica para o Nordeste, a Brisanet entrará na disputa pelo 5G. A empresa, inclusive, já está com a estratégia desenhada e tem a faixa de 3,5 GHz como objetivo. A ideia é passar a oferecer internet móvel aos mais de 750 mil clientes da banda larga. Atualmente, a empresa oferece serviços de telefonia móvel no formato MVNO, com as redes da Vivo.

Ao Minha Operadora, Roberto Nogueira já havia comentado a possibilidade de ter o 5G como um complemento da fibra óptica. Para o fundador da marca, será o combo perfeito com a conectividade que já é ofertada na região de atuação da companhia.

Por sinal, a participação no leilão é um grande passo para a Brisanet, que estará em processo de disputa com as grandes teles do país como Claro, Vivo e TIM. E para quem ainda não sabe, o processo não é arrecadatório, isso significa que as empresas participantes terão que pagar suas compras com investimentos na infraestrutura de telecomunicações do país.

A empresa sempre ambicionou cobrir o Nordeste de fibra óptica e comemorou grandes conquistas em 2021. Uma delas foi a entrada na Bolsa de Valores (BRIT3) com avaliação em R$ 6,3 bilhões.

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A novidade, inclusive, levou Roberto Nogueira para a lista dos 40 novos bilionários do país. Outro modelo de negócio praticado pela empresa para dar um “start” no crescimento foram as franquias, com a Agility Telecom. Por ela, o franqueado consegue vender planos e ligar a internet fixa na casa do cliente.

O crescimento da empresa é visto como um obstáculo para a Oi Fibra, por exemplo, que investe pesado na sua operação de fibra óptica pelo país. Mas, recentemente, Rodrigo Abreu, CEO da operadora, descartou preocupações com concorrentes.

Nas palavras do executivo, a Oi conecta mais de 300 mil residências a cada trimestre. O que significa que a companhia forma a base de clientes da rival a cada sete meses.

Com informações de MoneyTimes e Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Procon rebate limite de transferência de R$ 1.000 no Pix definido pelo BC

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Procon afirma que o limite de transferência via Pix de R$ 1.000 não garantirá a segurança do usuário, muito pelo contrário; saiba por que.

Foto: ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO

Na segunda-feira (04) começou a valer o limite máximo de R$ 1.000 nas transferências realizadas pelo Pix no período das 20h às 6h. A medida foi determinada pelo Banco Central (BC) para tornar o sistema mais seguro para o usuário. O Procon de São Paulo não concorda.

A nova regra não se aplica para a pessoas jurídicas e vale tanto para o pix quando para os outro meios de transferências, como transferências intrabancárias, via Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Ordem de Crédito (DOC), pagamentos de boletos e compras com cartões de débitos.

No entanto, o Procon-SP não acredita que o limite do Pix estabelecido pelo banco possa garantir a segurança do usuário contra casos de fraudes, sequestros e roubos noturnos, pelo contrário.

Baseados em eventos ocorridos com os bancos 24 horas, o órgão afirmou que isso pode aumentar o tempo que alguma vítima fica sob o poder do sequestrador, por exemplo.

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“A limitação de transferência das 20h às 6h da manhã pode gerar um efeito contrário, que já ocorreu com bancos 24 horas, ou seja, a vítima permanecer em poder dos sequestradores durante toda a noite até o amanhecer. Ela é abordada de madrugada e fica em poder do sequestrador mais 3 ou 4 horas, então, nós pretendemos amenizar essa medida com outras providências que vamos sugerir ao Banco Central”, afirmou Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP.

Este é um dos pontos que o Procon de São Paulo quer amenizar ao ter sugerido ao Banco Central a redução do limite noturno para R$ 500. Além de sugerir ao BC a implantação do máximo de R$ 1.000 de transferência diária por conta, nos primeiros 60 dias da medida.

Aqueles que quiserem dispor de mais R$ 1.000 para transferência, deverão solicitar o aumento de limite ao banco e aguardar 48 após para a liberação do serviço.

Brasileiros são os maiores usuários de serviços pré-pagos, afirma estudo

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Estudo da Ding aponta a preferência dos brasileiros aos serviços pré-pagos e qual aplicativo é mais utilizado; saiba detalhes.

Estudo afirma que os brasileiros são os usuários que mais consomem serviços de telefonia celular pré-pagos no mundo. Em sua segunda edição, o estudo Global Pre-Paid Index (GPI) foi realizado pela Ding, um serviço internacional de recarga de celular.

O estudo mostra que 86% dos brasileiros preferem o serviço pré-pago, perdendo apenas para a Arábia Saudita com 89%. Enquanto que no México, 82% dos consumidores utilizaram esse tipo de serviço.

Segundo Mark Roden, fundador e presidente-executivo da Ding,

“A flexibilidade oferecida pelos serviços pré-pagos é muito mais atraente para a maioria do mercado brasileiro do que as caras opções de contratos de longo prazo”.

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Dados do estudo mostram que 37% dos usuários brasileiros preferem o serviço pré-pago por permitir ter um orçamento melhor, enquanto que 35% preferem pagar apenas pelo o que usa.

“O formato pré-pago permite que as pessoas tenham maior controle sobre suas finanças”, comenta Roden.

A pesquisa da Ding aponta também que a preferência dos brasileiros pelo pré-pago está ligada a fatores econômicos. Somente 28% dos brasileiros entrevistados se sentem confiantes quanto a economia do país. Além disso, eles mostram menos otimismo sobre o futuro econômico do Brasil, em comparação com os outros países.

A pesquisa também aponta que o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros é o WhatsApp com 85%, seguido pelo Instagram (76%) e Facebook Messenger (65%).

Os entrevistados foram questionados sobre o uso diário do celular, sete a cada dez (65%) afirmaram ser essencial o uso do celular em sua rotina. Porcentagem maior do que falar com a família (54%), navegar nas redes sociais (42%) e falar com amigos (25%).

O estudo foi realizado com 6.250 entrevistados dos seguintes países: Brasil, México, Índia, Indonésia, Filipinas, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Alemanha e Nigéria.

Anatel lança campanha sobre a tecnologia 5G

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Anatel lança vídeo sobre o 5G com linguagem simples e acessível com o intuito de informar a população sobre a tecnologia; veja o vídeo.

Print de tela do vídeo postado no Youtube.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lança campanha para divulgar e informar a sociedade sobre a tecnologia 5G. Através de vídeo postado no Youtube, a Anatel informa características e benefícios da quinta geração de rede móvel.

O vídeo divulgado é apenas a primeira parte da campanha de divulgação do leilão 5G. O órgão também pretende fazer divulgação por redes sociais, podcasts, comunicado e ações de assessoria de imprensa.

A campanha tem o intuito de informar as características e benefícios do 5G em uma linguagem simples, acessível e compreensível para a população.

Durante a campanha, a Anatel pretende abordar temas como telefonia e internet móvel, mobilidade urbana, comércio eletrônico, cidades inteligentes, lazer, entre outros. Todos com referência à rede 5G.

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O vídeo divulgado nesta segunda-feira (04) explica o que é a tecnologia 5G e quais os seus benefícios de forma geral. Na descrição do vídeo, a Anatel já passa algumas informações sobre a rede.

“O 5G vai consolidar e diversificar conceitos como Internet das Coisas e aprendizagem de máquina em tempo real, promovendo uma verdadeira transformação na forma como as pessoas e organizações se comunicam e se relacionam”.

“No decorrer de sua implantação, deverão ser desenvolvidas aplicações inovadoras que aproveitem o potencial tecnológico das novas redes para introduzir serviços que ampliem a eficiência dos mais diversos setores, como segurança pública, telemedicina, educação à distância, cidades inteligentes, automação industrial e agrícola – entre tantos outros”.

Sobre o leilão 5G

O leilão do 5G está marcado para acontecer no dia 4 de novembro, onde serão analisadas e julgadas as propostas das empresas interessadas, que deverão ser enviadas no dia 27 de outubro.

Nas propostas, as empresas deverão informar qual das quatros faixas de frequência pretendem arrematar e qual o valor que desejam pagar. As faixas em leilão são: 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz.

Veja o vídeo da campanha.

TIM faz doação para campanha “Salvando Vidas”

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Em mais uma ação alinhada à ESG (Environmental, Social and Governance), a TIM anuncia doação à campanha “Salvando Vidas”; saiba detalhes.

A empresa de telecomunicação TIM Brasil anunciou a doação de R$ 500 mil para a campanha “Salvando Vidas” do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que também irá doar R$ 1 milhão para hospitais filantrópicos em 20 municípios de 14 estados brasileiros.

O dinheiro doado servirá para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, luvas, aventais, toucas e álcool em gel.

A participação da TIM na campanha “Salvando Vidas” é mais uma iniciativa da empresa alinhada em ESG (Environmental, Social and Governance), termo usado para as práticas empresariais e de investimento que se preocupam com o meio ambiente, onde não é visado o lucro.

A operadora aderiu a ESG há mais de 10 anos e tem realizado diversas ações no segmento, assim como ações atreladas à sustentabilidade na bolsa de valores brasileira, como os índices S&P/B3 Brasil ESG, de Carbono Eficiente (ICO2) e de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

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Segundo comunicado, o vice-presidente de Relações Institucionais da TIM, Mario Girasole, a operadora tem adotado ações com iniciativas relacionadas ao ESG para proteger os clientes e colaboradores através da tecnologia.

“Desde o início da pandemia, adotamos todas as ações necessárias para proteger nossos colaboradores, clientes e contribuir com a sociedade, por meio da nossa tecnologia e também de iniciativas relacionadas aos nossos pilares ESG. Queremos, neste momento, oferecer aos hospitais recursos necessários para atender quem precisa, já que – apesar do avanço da vacinação – ainda temos um cenário com grande número de casos da doença e surgimento de novas variantes do vírus”, afirmou Girasole.

Sobre a campanha

“Salvando Vidas” é uma campanha de financiamento coletivo para a aquisição de materiais e insumos essenciais no combate e no tratamento da Covid-19. Para cada R$ 1 doado, o BNDES coloca mais R$1.

“Ficamos muito felizes com o apoio da TIM no programa Salvando Vidas, que visa atenuar os impactos da pandemia. Além do benefício direto, essa ação da TIM confirma o quanto a colaboração entre diversos atores aumenta o alcance e a eficiência de ações sociais e ambientais. Esse é o caminho preferencial que estamos trilhando no BND para ações ESG”, afirmou o diretor de Concessão de Crédito Direto e Garantias do banco, Petrônio Duarte Cançado.

WhatsApp é notificado pelo Procon de São Paulo

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Órgão de defesa do consumidor de São Paulo (Procon-SP) notifica o WhatsApp após queda do serviço nesta segunda-feira (04); saiba o motivo.

whatsapp procon-sp

O órgão de defesa do consumidor de São Paulo (Procon-SP) notificou o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp por apagão ocorrido na segunda-feira (04), onde o aplicativo ficou fora do ar por quase 6 horas. Falha que interrompeu também o Facebook e o Instagram.

O Procon de São Paulo quer que o WhatsApp explique os motivos que levaram à queda, alegando que muitas pessoas tiveram prejuízos com a interrupção do aplicativo.

O órgão de defesa afirma que problemas internos não isentam a responsabilidade do aplicativo, exceto em falhas externas.

“Somente em caso fortuito externo, que é um terremoto ou um evento muito forte, poderá isentar o WhatsApp de responsabilidade”, disse Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

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O diretor também afirmou que o consumidor que se sentiu prejudicado com a queda da plataforma, deve aguardar informações do WhatsApp ao Procon.

Em nota enviada ao portal G1, o WhatsApp afirmou a importância do aplicativo e que ainda não tem conhecimento da notificação do Procon, mas está à disposição para prestar esclarecimentos.

“O WhatsApp reconhece a importância do seu papel e a confiança depositada por empresas e pessoas no aplicativo. A empresa trabalhou com afinco para restaurar o serviço o mais rápido possível, o que aconteceu no mesmo dia. O WhatsApp ainda não recebeu uma notificação formal do Procon-SP, mas permanece à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos necessários”.

O Facebook explicou que o motivo da queda das redes sociais foi uma falha interna nas configurações dos seus routers, onde houve uma alteração nos roteadores de backbone, responsáveis pelo tráfego de rede.

Essa falha impediu a comunicação entre os serviços do Facebook, provocando assim a interrupção dos aplicativos WhatsApp, Facebook e Instagram.

Com informações do G1

Oi expande rede de fibra óptica em mais uma cidade de Santa Catarina

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Oi Fibra continua crescendo no Brasil e já marca presença em 13 capitais brasileiras com internet banda larga por fibra óptica.

Nesta semana, a Oi Fibra lançou o seu serviço de internet, conteúdo (IPTV) e voz por fibra óptica em mais uma cidade no Litoral Sul de Santa Catarina. O município de Garopaba se torna uma das cidades do estado a ter conectividade por fibra para fins comerciais, empresariais e corporativos da Oi.

A operadora já oferece serviços em 13 cidades de Santa Catarina: Blumenau, Brusque, Chapeco, Criciúma, Florianópolis, Içara, Itajaí, Ituporanga, Joinville, Lages, Navegantes, Rio do Sul e Tubarão.

Agora, a Oi Fibra já conta com mais de 100 mil clientes e com 500 mil casas prontas para receber a internet por fibra óptica.

Giovani da silva, diretor de Varejo e Empresarial da Região Sul afirma que

“Com foco na expansão da fibra óptica, a Oi atende a principal demanda dos clientes do Litoral Sul por banda larga de alta velocidade, com a melhor experiência de conectividade e serviços digitais. Ao todo já são mais de mil casas aptas para receber o serviço de fibra da Oi em Garopaba nesta primeira fase de lançamento. A nossa oferta é completa, ela vai além da conectividade, com a entrega outros serviços como casa inteligente e conteúdo voltado para entretenimento”.

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A expansão da internet fibra óptica da companhia não para por aí. Somente no mês de setembro, a Oi lançou seus serviços em mais 15 novas cidades: Marechal Deodoro (AL), São Gabriel da Palha (ES), Maracajú (MS), Floresta (PR), Paicandu (PR), União da Vitoria (PR), Casimiro de Abreu (RJ), Paracambi (RJ), Valença (RJ), Alegrete (RS), Garibaldi (RS), Rosário do Sul (RS), Navegantes (SC), Carazinho (RS), Cachoeirinha (RS).

De modo geral, a Oi Fibra segue na liderança de market share no mercado de banda larga em 13 capitais do Brasil: Belém / PA (63%), Belo Horizonte / MG (44%), Boa Vista / RR (91%), Brasília / DF (42%), Campo Grande / MS (48%), Goiânia / GO (30%), Manaus / AM (38%), Palmas / TO (50%), Porto Velho / RO (78%), Rio Branco / AC (73%), Rio de Janeiro / RJ (49%), Salvador / BA (46%) e São Luís / MA (63%), de acordo com dados da Anatel, referentes a julho de 2021.

“Entre os principais fatores que contribuem para o excelente desempenho da Oi Fibra estão a qualidade do serviço com altas velocidades, estabilidade e baixa latência, por ser conectado por pura fibra até o modem do cliente. Além disso, a Oi Fibra é extremamente ágil na expansão da sua infraestrutura e garante as ofertas mais completas do segmento, por valores competitivos. A Oi está investimento fortemente na expansão do seu serviço de fibra ótica como parte do plano de transformação da companhia”, ressalta o diretor da Oi.

TIM levará sinal 4G para localidades remotas em MG

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TIM levará sinal 4G para diversos municípios isolados em Minas Gerais por meio do programa Alô, Minas! Saiba quais são as cidades.

A empresa de telecomunicação TIM Brasil firma contrato com o governo de Minas Gerais para levar sinal 4G em 38 localidades remotas. O acordo prevê a instalação de antenas e ativação da quarta geração de internet móvel.

Por meio do programa Alô, Minas!, as prefeituras das regiões deverão disponibilizar espaços e terrenos para que a TIM construa e instale as antenas. As prefeituras também poderão prover e disponibilizar torres de telefonia para a implantação do serviço.

A TIM não é a única operadora que firmou contrato com o governo. Empresas como a Claro e a Vivo também deverão ter ao seu dispor terrenos em localidades remotas de Minas Gerais. No contrato estão previstas 89 localidades para Claro e 20 localidades para Vivo.

Com o investimento, cerca de 109,554 mil moradores serão contemplados com o sinal de rede 4G e telefonia móvel.

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As cidades contempladas para a internet 4G da TIM serão Vila Formosa de Minas, em Rio do Prado, no Vale do Jequitinhonha; Vieiras Bravos, em Candeias, no Centro-Oeste; Penha, em Guaraciaba, na Zona da Mata; Alto Jatobá, em Porteirinha, no Norte; Manducas, em Imbé de Minas, no Rio Doce; e Biguatinga, em São Pedro da União, no Sul do estado.

Em comunicado, o diretor comercial da regional Sudeste da TIM Brasil, Daniel Oliveira, afirmou que a participação no programa condiz com a missão da empresa de atender o estado com internet 4G.

“A participação no projeto do governo do Estado está alinhada com a missão da TIM de atender, até 2022, 100% do estado de Minas Gerais com o sinal 4G e, até 2023, todos os municípios brasileiros com a rede de quarta geração”.

A TIM também afirma que há um compromisso com o governo de Minas Gerais para disponibilizar o sinal 4G para outras 213 cidades mineiras até o final do ano.

Pluto TV e LG Channels somam mais canais na grade

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Serviços unem IPTV e conteúdo sob demanda sem qualquer custo para os usuários; veja como usufruir e conheça as novidades.

Com a chuva dos serviços de streaming, as marcas e plataformas que aterrissaram nesse mercado de forma totalmente gratuita ganharam a atenção dos consumidores. Uma delas é a Pluto TV, de propriedade da ViacomCBS, que também controla os estúdios Paramount. A plataforma é uma mistura de IPTV e streaming, com vídeo sob demanda, para acesso gratuito, sem até mesmo necessidade de cadastro.

E nos últimos dias, as opções de canais ao vivo aumentaram com a chegada do Jovem Pan, Pluto TV Estilo de Vida e MTV Spankin New, já disponíveis para reprodução. Há ainda o retorno do Paramount+ na grade, que já havia sido disponibilizado anteriormente como uma prévia do conteúdo que poderá ser encontrado no streaming de mesmo nome.

Outro serviço que também somou foi o LG Channels, que recentemente adicionou opções como Just for Laughs Gags, Love Nature e Billiard TV.

O serviço segue os moldes do Samsung TV Plus, ou seja, oferece opções de informação e entretenimento para os usuários de suas Smart TVs, sem qualquer custo extra para o portador do item.

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As plataformas ‘gratuitas’ de conteúdo sob demanda ou transmissões ao vivo surgiram como alternativa para as grandes empresas que não queriam entrar em uma briga já dominada por players como Netflix, Disney (Star+ e Disney+) e WarnerMedia (HBO Max).

A Pluto TV, por exemplo, tem obtido bons resultados de receita com sua operação totalmente gratuita e ganho baseado na inserção de publicidade. O lucro, por sinal, pode ser um complemento para manter outros serviços no ar, como o Paramount+, serviço de streaming pago que ainda não consegue acompanhar concorrentes de peso.

Com informações de LineUP TV