19/03/2024

WhatsApp é notificado pelo Procon de São Paulo

Órgão de defesa do consumidor de São Paulo (Procon-SP) notifica o WhatsApp após queda do serviço nesta segunda-feira (04); saiba o motivo.

whatsapp procon-sp

O órgão de defesa do consumidor de São Paulo (Procon-SP) notificou o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp por apagão ocorrido na segunda-feira (04), onde o aplicativo ficou fora do ar por quase 6 horas. Falha que interrompeu também o Facebook e o Instagram.

O Procon de São Paulo quer que o WhatsApp explique os motivos que levaram à queda, alegando que muitas pessoas tiveram prejuízos com a interrupção do aplicativo.

O órgão de defesa afirma que problemas internos não isentam a responsabilidade do aplicativo, exceto em falhas externas.

“Somente em caso fortuito externo, que é um terremoto ou um evento muito forte, poderá isentar o WhatsApp de responsabilidade”, disse Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

LEIA TAMBÉM:

–> Falha que causou queda do Facebook, WhatsApp e Instagram é revelada

–> Falha no WhatsApp gerou prejuízo histórico para empresas

–> WhatsApp, Instagram e Facebook estão fora do ar; veja posicionamento da empresa

O diretor também afirmou que o consumidor que se sentiu prejudicado com a queda da plataforma, deve aguardar informações do WhatsApp ao Procon.

Em nota enviada ao portal G1, o WhatsApp afirmou a importância do aplicativo e que ainda não tem conhecimento da notificação do Procon, mas está à disposição para prestar esclarecimentos.

“O WhatsApp reconhece a importância do seu papel e a confiança depositada por empresas e pessoas no aplicativo. A empresa trabalhou com afinco para restaurar o serviço o mais rápido possível, o que aconteceu no mesmo dia. O WhatsApp ainda não recebeu uma notificação formal do Procon-SP, mas permanece à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos necessários”.

O Facebook explicou que o motivo da queda das redes sociais foi uma falha interna nas configurações dos seus routers, onde houve uma alteração nos roteadores de backbone, responsáveis pelo tráfego de rede.

Essa falha impediu a comunicação entre os serviços do Facebook, provocando assim a interrupção dos aplicativos WhatsApp, Facebook e Instagram.

Com informações do G1

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários