17/12/2025
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Prefeitura de São Paulo e Fundação Lemann firmam acordo para levar internet às escolas públicas

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Nesta quinta-feira (13), a Prefeitura de São Paulo e a Fundação Lemann assinaram um acordo de cooperação para executar o Programa de Conectividade de Escolas. O objetivo da união é garantir que até 2023, todas as unidades da rede pública municipal tenham internet “com qualidade de padrões internacionais”.

Por meio de comunicado, a Lemann afirmou que irá oferecer “apoio técnico para desenhar e implementar o plano de melhorias de conectividade para cada escola e ajudar as escolas de São Paulo a se conectarem ao mundo digital“, como explicou a gerente de conectividade da fundação, Cristieni Castilhos. Recentemente, a empresa lançou um programa de apoio às secretarias de educação na implantação da banda larga para usar no ensino pedagógico.

Em parceria com o Ministério da Educação, será instalado um software gratuito desenvolvido pelo NIC.Br, o Medidor Educação Conectada, que será utilizado para realizar um diagnóstico da qualidade do serviço de internet em cada escola.

O Programa de Conectividade de Escolas pretende promover a melhoria da velocidade contratada e “garantir internet apropriada para o uso pedagocico”. Além disso, o programa também prevê a compra de equipamento de infraestrutura de internet e de conectividade necessários para tal.

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O processo de monitoramento será público com os dados do Medidor, uma vez que há um projeto piloto em funcionamento na Diretoria Regional de Educação de São Mateus. A Prefeitura espera alcançar escolas nas outras 12 diretorias paulistanas.

No comunicado, Castilho afirmou que

“Ao conectarmos as escolas com internet de qualidade estamos dando oportunidade aos alunos da escola pública de estarem conectados com o mundo digital, garantimos maior equidade. As ferramentas digitais são importantes aliadas também para que a escola possa reduzir as defasagens causadas pela pandemia na aprendizagem. A escola conectada é boa para o aluno e também para o professor”.

Não Me Perturbe encerra 2021 com quase 10 milhões de números cadastrados

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Em operação desde julho de 2019, a plataforma Não Me Perturbe (NMP), terminou o ano de 2021 com 9,55 milhões de números de telefone cadastrados para não receber chamadas de telemarketing. A iniciativa permite que o usuário bloqueie a realização de tais chamadas para seus celulares das empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.

Criada pelas operadoras com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o objetivo da plataforma é reduzir os índices de reclamações do consumidor e faz parte das medidas de autorregulação do segmento para melhorar a relação com os consumidores. Durante o ano de 2021 foram cadastrados mais de 2 milhões de números.

São Paulo é o estado com a maior quantidade de número bloqueados, com 4,59 milhões de registros. No entanto, vale ressaltar que o estado concentra a maior base de clientes do Brasil, com 71,8 milhões de celulares e 10,7 milhões de telefones fixos.

Em segundo lugar vem Minas Gerais, com 856 mil números cadastrados, seguido do Paraná com 844 mil e do Rio de Janeiro com 587 mil registros. O estado com a menor proporção de números cadastrados é o Distrito Federal com 297 mil registros, representando 5,8% da base de telefones fixos e móveis da região.

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Em 2019, antes da criação da Não Me Perturbe, o segmento era responsável por 48% das chamadas de telemarketing, sendo que em 2020, a porcentagem caiu para 6% e em 2021, o setor nem foi listado no ranking da Truecaller. No entanto, a Anatel ainda está cobrando mais ações para aumentar a eficácia da plataforma, pois os consumidores ainda continuam recebendo ligações inconvenientes.

Como fazer o bloqueio

Qualquer consumidor que quezer bloquear as ligações de telemarketing do setor de telecomunicação e de oferta de crédito consignado deve fazer o cadastro diretamente no portal naomepertube.com.br ou através dos Proncons em todo o país. Após o cadastro, o bloqueio ocorre em até 30 dias.

Premier League permanece na Disney por mais 3 temporadas

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Nesta quinta-feira (13), foi divulgado o resultado da disputa entre as empresas que estavam tentando garantir o direito de transmissão da Premier League, a liga de futebol mais rica do mundo. Na negociação, quem levou a melhor foi a Disney que superou a concorrência pesada da WarnerMedia e conseguiu renovar os direitos e poderá exibir as partidas no território brasileiro.

O novo acordo tem duração de três anos e começa a valer a partir da temporada 2022, que irá começar em agosto deste ano, tendo sua finalização em 2025. Além do Brasil, a empresa também garantiu o direito de transmissão dos jogos para toda a América Latina, exceto no México que foi concedido para a Viacom.

A Disney comprou os direitos do torneio em 2003, mas só podia exibir dois jogos por rodada. No entanto, a liga deu tão certo que hoje, a empresa é responsável pelas principais audiências da ESPN Brasil, de acordo com o portal Notícias da TV. Os direitos da nova temporada são exclusivos para TV aberta, TV por assinatura e streaming.

Ainda segundo o portal, o dinheiro oferecido pela Disney supera o valor mínimo (USS$ 25 milhões, equivalente a R$ 138 milhões na cotação atual) que era pedido para entrar na disputa, onde ofereceu 35% acima do valor que já pagava pelo último contrato, o que já era considerado uma quantia grande.

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Na disputa, a WarnerMedia tentou adquirir o torneio para tentar turbinar o seu streaming HBO Max, que já possui a Uefa Champions League, além do Campeonato Paulista.

Embora a Globo tenha sido convidada para participar da licitação, a mesma não apresentou proposta. Dessa forma, a Disney passa a ter o monopólio do futebol inglês no Brasil, que também exibirá a Championship Championship (Segunda Divisão Inglesa), League One (Terceira Divisão), Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e Supercopa da Inglaterra. A transmissão da Premier League segue no streaming Star+, assim como na ESPN e Fox Sports.

Qualcomm, Nokia e Juganu se unem para padronizar espectro 5G no Brasil

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Nesta quarta-feira (12), a Qualcomm, a Nokia e a Juganu anunciaram uma colaboração para padronizar o espectro 5G no Brasil para cidades inteligentes e de uso em serviços públicos de IoT (Internet das Coisas), com o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

De acordo com José Palazzi, Diretor Sênior de Vendas da Qualcomm, a colaboração visa apoiar a padronização da utilização do espectro 5G em mmWave e outras frequências para cidades inteligentes e serviços de IoT.

O projeto conta com o core celular 5G da Nokia e a luminária de rua inteligente e integrada da Juganu, que serve para a utilização em áreas públicas existentes, fornecendo serviços públicos aguardados pela integração de tecnologia 5G e de soluções de IoT da Qualcomm Technologies.

Na iniciativa, as três empresas pretendem demonstrar que o uso de dispositivos de iluminação pública simplifica drasticamente a instalação e fusão de tecnologia, reduzindo ao mesmo tempo o custo e tempo de implementação da quinta geração de conectividade móvel. Segundo Bruno emus, CEO Brasil da Juganu, este projeto tem o potencial de ser aplicado em todo território braisleiro.

“Este projeto tem o poder de mudar o cenário da iluminação pública viária no Brasil e no mundo. Criamos uma experiência inovadora de iluminação pública, gerando conectividade 5G para o município, que poderá usar essa rede para diversas aplicações e, assim, reduzir a necessidade de instalação de muitas antenas pela cidade”.

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Segundo Ailton Santos, Heard do Brasil da Nokia, as redes 5G têm o potencial de revolucionar a indústria da mesma forma que pode transformar a adoção de novos serviços.

“As redes de quinta geração são identificadas como uma infraestrutura com potencial de revolucionar tanto a indústria 4.0 quanto o processo de adoção de novos serviços, como as cidades inteligentes”. Estudo recente elaborado em conjunto pela Nokia e a Omdia prevê que até 2035 o 5G irá gerar US$ 1,2 trilhão em produtividade no Brasil”, explica Santos.

Itália quer o controle dos principais ativos da TIM em oferta da KKR

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Desde que o fundo norte-americano KKR propôs a compra da Telecom Italia, a empresa se tornou o centro das atenções em relação ao setor de telecomunicações no país italiano. A cada dia, novas declarações são feitas por causa da proposta. Dessa vez, o ministro da Indústria, Giancarlo Giorgetti, disse que quer controlar os principais ativos estratégicos da empresa em qualquer aquisição.

A declaração foi dada nesta quarta-feira (12), em um sinal claro ao grupo de private equity norte-americano KKR (KKR. N). A TIM recebeu uma abordagem não vinculativa de 10,8 bilhões de euros (US$ 12,27 bilhões) do fundo com sede em Nova York, que pretende tornar o maior grupo de telecomunicações da Itália privado.

O antigo monopólio possui a maior infraestrutura de telecomunicações da Itália e Roma tem o poder de bloquear qualquer negócio envolvendo ativos considerados de interesse nacional.

A proposta de aquisição da KKR está condicionada ao apoio do conselho da Telecom Italia, assim como do governo, que detém 10% do controle da empresa por meio do banco estatal Cassa Depositi e Prestiti (CDP).

O impasse da venda também está relacionado ao maior acionista da TIM, a Vivendi (VIV.PA), que possui participação de 24% da telecom, e se faz contrária ao valor que foi oferecido, dizendo que a proposta da KKR não reflete o valor da empresa, enquanto que o CDP solicitou que elal reformule um projeto de fundir os seus ativos de rede com os da rival Open Fiber.

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Mudanças na Telecom Italia

Desde que foi apresentada a proposta da KKR, houve mudanças na TIM, como a caso do CEO Luigi Gubitosi, que deixou o cargo da empresa em novembro, após uma semana da abordagem de compra. Atualmente, os poderes do CEO da telecom foram divididos entre o presidente da TIM Brasil, Pietro Labriola, nomeado diretor-geral, e o presidente da TIM, Salvatore Rossi.

Entretanto, um grupo de diretores da Telecom Italia, incluindo a Vivendi, solicitaram ao presidente do grupo a convocação de uma reunião especial do conselho para determinar um novo chefe executivo, que está previsto para acontecer em 16 de janeiro.

Brisanet termina 2021 com um crescimento de 35% de assinaturas

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Nesta quarta-feira (12), a Brisanet divulgou o relatório de dados operacionais. Em 2021, a empresa de telecomunicações nordestina, focada em operações de internet por fibra óptica, cresceu 35% de assinaturas, fechando o ano com quase 220 mil novos clientes. Esse crescimento está diretamente relacionado à expansão da companhia.

Com isso, a Brisanet já soma mais de 843 mil clientes atendidos pela companhia nos estados da região Nordeste. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a telecom possui o título de maior empresa brasileira entre os provedores independentes de serviços de internet no país.

Presente nos sete estados nordestinos: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Piauí e Sergipe, o cabeamento da fibra da empresa passa em frente de 4,5 milhões de residências, em 120 cidades e 8 estados da região, incluindo o Maranhão.

Além do crescimento da base de clientes ligadas a Brisanet, ainda há o crescimento exponencial de sua rede de franquia do Grupo, a Agility Telecom. Com 94 franqueados, a empresa fornece serviços a mais de 190 mil clientes em 5 estados do Nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Seu cabeamento passa em frente de mais 800 mil domicílios.

Dessa forma, somando as duas bases de assinantes, o Grupo Brisanet atende a quase 1,1 milhão de clientes nos estados nordestinos, tendo assim 33% do market share na internet por tecnologia em fibra óptica.

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Sobre a Brisanet

Com 23 anos de mercado, a empresa é sediada na cidade de Pereiro (CE) e atua como provedora de internet via fibra óptica, TV por assinatura, streaming de música, telefonia fixa e móvel. A nordestina tem crescido e expandido seus serviços cada vez mais nas suas regiões de atuação.

Em julho de 2021, a companhia estreou na Bolsa de Valores do Brasil. Além disso, teve forte presença no leilão do 5G, realizado pela Anatel em novembro do ano passado, onde arrematou três lotes regionais de espectro de 3,5 GHz (Nordeste e Centro-Oeste) e 2,3 GHz (Nordeste).

Dessa forma, a Brisanet passa a ser uma das 6 novas operadoras do Brasil por causa do leilão, e em breve, irá fornecer telefonia celular para a região Nordeste e Centro-Oeste.

Vivo investe na rede telco-cloud pensando no 5G; entenda

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Com a chegada do 5G no Brasil, é esperado que as operadoras comecem a investir no processo de implementação da tecnologia. É o caso da Vivo, que está investindo na modernização de aplicações e infraestrutura de rede com a plataforma Vivo Telco Cloud. Com a plataforma, a operadora pode integrar, implantar e gerenciar funções virtuais de rede (VNFs) e funções nativas de nuvem (CNFs).

A Vivo Telco Cloud passou por dois anos de testes laboratoriais, reuniões e discussões técnicas para que fosse definido o melhor formato na modernização de aplicações e habilitação de novas experiências de uso com conectividade do 5G. Para isso, a operadora usou a infraestrutura definida por software, automatizada e virtualizada, baseada nas tecnologias NFV e CNF, uma abordagem que habilita o uso de containers em redes de telecomunicações.

A equipe da VWware, parceira de tecnologia da Vivo, passou os últimos 24 meses focada em demonstrar as capacidades técnicas da solução VMware Telco Cloud Platform usada para otimizar arquiteturas 4G e 5G ao redor do mundo. Testadas e provadas em ambientes de produção nesse período, as tecnologias permitiram a aceleração da conectividade da tecnologia, sendo que ao mesmo tempo servem como ponte para otimizar a rede já existente.

Elmo Matos, diretor de planejamento e tecnologia da Vivo, declarou que

“É essencial a virtualização da nossa rede para cumprir os desafios de implantação dos novos serviços propiciados pela tecnologia 5G. Trabalhamos em um processo de seleção detalhado e fechamos a parceria com a VMware para esse novo modelo de construção de redes”.

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O presidente da VMware no Brasil, José Duarte, afirma que

“Como um dos parceiros estratégicos de tecnologia da Vivo, esperamos fazer uma parceria para a modernização das redes. “Além dos benefícios de infraestrutura e conectividade da Vivo, o projeto vai conferir maior flexibilidade aos times técnicos da companhia. Desenvolvemos em conjunto uma plataforma robusta e, como resultado, a Vivo se torna mais estruturada e especializada em sua operação com o 5G, o que garante maior eficiência aos profissionais técnicos no dia a dia”.

Para que o impacto fosse imperceptível na estabilidade das redes Vivo, a implantação do ambiente produtivo foi dividida em etapas. A primeira foi a preparação de todo o local, com a instalação de equipamentos de rede, servidores, software e customizações. A segunda, que está em andamento atualmente, é a implementação das tecnologias de VNF e CNF.

A NTT Ltd. empresa líder em serviços de tecnologia, parceiro de telecomunicações da VMwae, será a responsável pela realização do Project Management Office (PMO), assim como pela a integração entre os sistemas, o suporte em todas as camadas previstas e a definição das redes.

“Através do nosso conhecimento abrangente fomos escolhidos para, em parceria com a VMware, instalar toda a tecnologia necessária para implantar esse projeto. Além de desenvolver o papel de integradora de sistemas, iremos auxiliar a Vivo a implementar os elementos necessários que fazem com que as pessoas consigam realizar uma chamada ou navegar pela internet utilizando a rede 5G. A VMware é uma fabricante de tecnologia respeitada em todo o mundo e é uma honra fazer parte de um projeto tão importante como esse, que irá reverberar em todo o país,” diz Augusto Panachão, vice-presidente de tecnologia da NTT Ltd.

O diretor de venda para contas estratégicas da VWware, Guilherme Soares, explica “O Vivo Telco Cloud é um projeto de grande proporção e alta escalabilidade. Por essa razão, entendemos os desafios que a Vivo enfrentou para elaborar uma abordagem de desenvolvimento contínuo durante todos os anos de operação, em que as etapas iniciais são fundamentais e dão suporte aos planos de expansão das redes no futuro”.

Retrospectiva 2021: as 20 notícias mais lidas e acessadas do ano

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O ano de 2022 chegou e o Minha Operadora segue na missão de compartilhar informações e conhecimentos para os seus leitores se manterem informados sobre o que acontece no setor de telecomunicações no Brasil e no mundo.

Em 2021, a pandemia de Covid-19 continuou fazendo parte das nossas vidas, embora com menos intensidade, mas isso não desacelerou a indústria que continuou a todo vapor, com inovação nacional e internacional.

Sem dúvidas, o grande destaque de 2021 foi a realização do leilão do 5G, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações, no mês de novembro. Após muitas idas e vindas, o Brasil iniciou sua caminhada para a chegada da tão esperada quinta geração de internet móvel, que promete maior velocidade.

Neste ano que se passou, o Minha Operadora acompanhou as principais notícias do setor de telecomunicações, desde as novidades da TV até questões de regulação e defesa do consumidor.

Selecionamos as 20 matérias mais lidas de 2021, em uma retrospectiva para que o leitor relembre as principais notícias que demos aqui, além de ser uma ótima forma de ficar por dentro de alguma novidade que tenha deixado passar.

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1 – Canal Jovem Pan News estreia nesta quarta; veja como acompanhar

A líder do nosso site fala um pouco sobre o lançamento da Jovem Pan News, que teve sua estreia na TV por assinatura, TV aberta, internet e rádio. A estreia da nova emissora foi realizada em 27 de outubro de 2021.

2 – Claro está com ‘sinal aberto’ em dois canais na TV Paga

Notícia relacionada ao dia em que a Claro liberou o sinal de dois canais para o seus assinantes: History 2 e BandSports.

3 – Claro lança plano pré-pago mensal com 6GB por R$ 19,99

A operadora lançou um novo plano pré-pago chamado de Prezão, onde tinha ligações e SMS ilimitadas, assim como o dobro de internet com 6 GB (3 GB do plano + 3 GB de bônus por 6 meses)

4 – Vivo Turbo Mensal de volta: 3 GB durante 30 dias por R$ 19,99

Clientes da operadora observaram o retorno do plano pré-pago “turbo Mensal”, que depois foi confirmado pela Vivo, mas a ativação era exclusiva para os DDDs 98 e 99.

5 – TIM Pré Top Classic: 4 GB de internet por R$ 20

Reportagem falou sobre a promoção que a operadora estava ofertando 4 GB de franquia de internet por R$ 20/mês, durante três meses, onde o cliente poderia contratar o plano pela metade do preço, uma vez que o valor original era de R$ 40.

6 – Novo canal é disponibilizado no pacote básico da Claro TV

No dia 19 de abril de 2012, noticiamos que a operadora estava adicionando o canal Nick Jr Brasil ao pacote básico “Mix” do serviço de TV por Assinatura, uma vez que o canal era disponibilizado apenas nos pacotes “TOP”.

7 – Nova plataforma IPTV gratuita desembarca no Brasil

Chegava ao Brasil mais uma plataforma de IPTV, a Soul TV, que estava disponível para smartphones iOS e Android. Além disso, tinha fechado um acordo com a LG e Samsung para disponibilizar em suas smart TVs.

8 – Claro, Vivo e TIM seguem Oi e lançam planos de Internet Móvel sem limites

Pregando uma peça nos seus leitores, a matéria fez parte de uma campanha do Minha Operadora no dia 1 de Abril, recomendando que as pessoas não acreditassem em tudo que veem na internet, pois muita informação pode ser falsa.

9 – Técnico da Claro liga modem, mas esquece da fibra óptica

Matéria que falou sobre o caso de uma cliente da Claro/NET que foi cobrada pelos serviços de internet via fibra óptica, mas não tinha acesso ao serviço por causa de erro do técnico da operadora.

10 – Mercado de TV por assinatura poderá ter mudanças significativas

Matéria explicava às mudanças que o mercado iria enfrentar pela frente, principalmente depois da Lei da TV por Assinatura, conhecida como Lei do SeAc. Também falamos sobre as produções locais que as empresas deveriam investir.

11 – IPTV: Mais 3 canais desembarcam na Pluto TV

Foi anunciada a chegada do canal Jeannie é um Gênio, MasterChef Brasil e MTV Biggest Pop no IPTV da Pluto TV, onde estrearam na plataforma no dia 10 de agosto.

12 – Google TV já está disponível no Brasil; saiba como aproveitar

Chega ao Brasil o Google TV, um sistema que foi integrado aos televisores da TCL, com atualização disponibilizada em algumas smarts com Android TV.

13 – Prime Video anuncia plano de assinatura de baixo custo

Era anunciado na Índia um plano mais barato para os assinantes do Amazon Prime Video. Na época, foi ofertado pelo valor de 89 rúpias indianas mensais, o equivalente a R$ 6,48, na cotação daquela data.

14 – HBO Max anuncia plano de assinatura com valor reduzido

Até então indisponível no Brasil, streaming ofertava um plano de assinatura mais barato nos Estados Unidos. A redução do valor era pela presença de anúncios. Na época, o preço mensal foi de US$ 9,99, o equivalente a R$ 52,33 na cotação do período.

15 – TV por assinatura e Pluto TV liberam novo canal

É anunciada a saída do canal VH1 Internacional do mercado brasileiro, que foi substituído pelo MTV 00s, sendo sua possível integração feita pelo IPTV Pluto TV.

16 – Oi oferta plano pré-pago mensal com 8GB por R$ 25

Dobrando a franquia de um plano anterior, operadora ofertou o pacote de 8GB por R$ 25, com a disponibilidade para determinados DDDs e limitada a 500 mil clientes.

17 – Claro vai atualizar decodificadores da TV Paga com nova tecnologia

A operadora anuncia atualização dos codificadores (set-top-box) no seu Claro Box TV, onde os usuários teriam acesso à novas soluções e aplicativos de conteúdo.

18 – Brasil pode ganhar mais uma IPTV grátis (com streaming de vídeo)

O Brasil teria mais um serviço de IPTV. O Roku TV negociava a aquisição de conteúdos originais, onde teria um acervo próprio de produções para oferecer aos seus usuários.

19 – TV Jovem Pan confirmada em mais uma operadora de TV paga

O canal de notícias estaria na programação de mais uma operadora de TV por assinatura. A TV Jovem Pan já fazia parte da Claro, e iria fazer parte da grade da SKY.

20 – Conheça as 6 novas operadoras do Brasil

No auge do leilão do 5G, o Brasil ganhava mais 6 novas operadoras que arremataram lotes nacionais e regionais da faixa de frequência na licitação realizada pela Anatel.

Inter Cel oferta novos planos com gigas de bônus e cashback

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A Inter Cel está com novos planos de celular com mais internet e ainda dá 7% de cashback para novos clientes e para aqueles que optarem pela portabilidade numérica. Além disso, a depender do pacote, a operadora ainda está dando mais 2 meses de assinatura Duo Gourmet, um guia de restaurantes. São ofertados quatro planos entre os valores de R$ 30 e R$ 75.

O plano 4 GB (2GB + 2 GB de bônus) é válido por 30 dias pelo valor de R$ 30, com SMS e ligações ilimitadas para fixo, celular e DDDs usando o 15, 1 GB de bônus de recarga válido por 7 dias, além de 4GB de bônus mensal na portabilidade numérica válido por 12 meses, além de R$ 2,10 de cashback.

No plano 6 GB são 4 GB + 2 GB de bônus, com os mesmos benefícios do plano anterior pelo o valor de R$ 40, além de R$ 2,80 de cashback.

O pacote de 8 GB 5GB +3GB de bônus é ofertado por R$ 50/mês e R$ 3,50 do dinheiro retorna para o cliente. O plano de 13 GB são 8 GB + 5 GB de bônus pelo valor de R$ 75, além de R$ 5,25 de cashback. Em ambos planos, o cliente terá mais 2 meses de assinatura Duo Gourmet.

Em todos os planos, o usuário terá acesso gratuito aos aplicativos da Inter, WhatsApp, Waze e Moovit. Além disso, não é exigida a permanência de 12 meses, ou seja, sem fidelidade.

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Vale ressaltar que os bônus para a portabilidade numérica não é válido para chips da Vivo e de suas operadoras móveis virtuais. Além disso, os benefícios dos planos da Intel acumula, sendo que o saldo não utilizado da franquia de dados no período de validade do seu plano, que é de 30 dias, será acumulado por mais 30 dias.

Para acumular os dados da franquia, o plano deve ser renovado até o dia após o término do período de vigência. Se o saldo da franquia de dados acumulado não for usado no período seguinte, ele não estará mais disponível.

Como ter um número da Inter Cel

Além da portabilidade, o consumidor pode adquirir um chip novo da operadora acessando o app do Inter e procurar pela Inter Cel no menu inicial. Após isso, escolhe um dos quatros planos e aguarda que o chip chegará na residência do cliente.

Após receber o SIM Card, é necessário fazer o desbloqueio que é feito de forma simples no próprio aplicativo e ativar o chip, que estará pronto para ser usado.

Parte da operadora de satélites Hispamar é vendida pela Oi

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Desde que declarou estar em recuperação judicial, a Oi tem vendido seus patrimônios, sendo que o principal de todos é a venda da sua unidade móvel para as operadoras TIM, Vivo e Claro. Dessa vez, a operadora vendeu toda a fatia que ainda detinha na operadora de satélite Hispamar para a sócia Hispasat. O valor da transação não foi revelado.

Hispamar Satélites situado no Centro Administrativo, no Rio de Janeiro

Rodrigo Abreu, presidente da Oi, afirma que a venda é um avanço no plano estratégico da operadora na sua recuperação. “Trata-se de um ativo que estava previsto para alienação no aditamento ao Plano de Recuperação Judicial aprovado em 2020. É mais uma etapa que estamos cumprindo no processo de soerguimento e transformação da companhia”.

Na transação, haverá a transferência de 19,04% do capital social para a compradora que passará a ser a única dona dos satélites. O negócio ainda será analisado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que precisam aprovar o acordo para ser concluído.

A Hispasat afirma que a compra do restante da Hispamar é uma demonstração da importância que a companhia tem para o mercado do Brasil, sendo considerado internamente como o mais importante em termos estratégicos desde 2001, quando a companhia de satélites foi criada.

A Hispamar é resultado da aquisição do direito de exploração da posição orbital 61º leste, que desde então tem se tornado uma peça fundamental na atividade da empresa espanhola, de onde saem 60% da sua receita. A empresa é dona de três satélites, Amazonas 2, 3 e 5, que são usados na distribuição de conteúdo audiovisual em banda C ou para soluções de televisão DTH (“Direct to home”, direto para casa, em inglês) em banda Ku.

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A transação vem a acontecer em um momento em que a empresa pretende lançar um novo satélite, o Amazonas Nexus, que pode ser colocado em órbita no final de 2022. O dispositivo será utilizado para a oferta de banda larga na rural, rodovias, aviação e embarcações nos corredores Norte e Sul do Atlântico e na Groenlândia.

“O país apresenta um enorme potencial para o desenvolvimento de soluções de comunicações por satélite e estamos dispostos a colaborar com os setores público e privado em projetos que proporcionem mais valor para a sociedade brasileira”, afirma Clovis José Baptista Neto, presidente da Hispamar.