05/04/2024

Conheça as 6 novas operadoras do Brasil

Das novas operadoras, somente uma irá concorrer nacionalmente com as tradicionais TIM, Vivo e Claro. As outras serão concorrentes regionais.

O leilão do 5G realizado na semana passada, entre os dias 4 e 5, foi cheio de surpresa e introduziu mais seis operadoras no território brasileiro. Essas empresas arremataram lotes de faixa de frequências de transmissão do 5G, mas a maioria em blocos regionais. Independente disso, elas farão concorrências com as tradicionais Vivo, TIM e Claro.

No leilão, as três operadoras conseguiram arrematar os principais lotes de frequência do 5G (espectro 3,5 GHz), com foco nacional. Com isso, somente uma empresa conseguiu arrematar um lote nacional, sendo que as outras ficaram com atuações mais restritas em áreas de cada bloco.

As seis novas empresas de telecomunicações são as seguintes:

Winity Telecom

Winity Telecom é a única operadora que terá abrangência nacional, pois conseguiu arrematar o primeiro lote nacional da faixa de frequência de 700 MHz. A empresa é controlada pelo Pátria Investimentos e atua como provedora de infraestrutura sem fio, com foco em telefonia móvel e novas tecnologias de conectividade para 4G e 5G.

LEIA TAMBÉM:

–> Acabou! Leilão 5G chega ao fim no segundo dia da licitação

–> Winity vai investir R$ 2 bilhões em 5 mil torres até 2029

–> Mais uma: Brisanet fornecerá serviço de telefonia celular 5G no Nordeste

Brisanet

O Grupo Brisanet é uma empresa cearense que já atua no segmento de telecomunicações como provedora de internet banda larga via fibra óptica, TV por assinatura, telefonia fixa, móvel e por streaming. Seu foco de atuação é na região Nordeste, onde já atende mais de 100 cidades em 7 estados, com um total de 790 mil assinantes.

A empresa arrematou dois lotes regionais de 3,5 GHz, sendo que um foi para a região Centro-Oeste e outro para o Nordeste. O grupo também adquiriu um lote Nordeste na faixa de 2,3 GHz. Desta forma, ela irá fazer concorrência com a TIM, Claro e Vivo nessas regiões.

Cloud2U

Pertencente ao Grupo Greatek, a Cloud2U atua na área de telecomunicações, ótica e eletrônica, produzindo produtos ao setor. Com sede em São José dos Campos, em São Paulo, a empresa conseguiu arrematar no leilão um lote regional do espectro de 3,5 GHz, que irá atender os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Consórcio 5G Sul

O Consórcio 5G Sul é uma parceria entre a Unifique e a Copel, que conseguiu arrematar um lote regional de 3,5 GHz voltado para a região Sul. Com isso, as duas empresas de telecomunicações iriam dividir as áreas de atuação.

A Copel irá implementar o 5G no Paraná, enquanto que a Unifique ficará com os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Fly Link LTDA

Com sede em Uberlândia, em Minas Gerais, a Fly Link é uma empresa com atuação no fornecimento de internet fixa, através de conexão discada e sem fio. A companhia conseguiu arrematar um lote regional de 26 GHz, onde engloba áreas específicas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Neko Serviços

Neko Serviços foi a sexta nova operadora de telecomunicações a se juntar ao grupo, após ter arrematado um lote regional de faixa de frequência de 26 GHz, que irá atuar no estado de São Paulo. Entre as obrigações previstas no edital, está a de conectar escolas da região à internet.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários