20/04/2024

Telecom Italia pode ter novo presidente em breve

Atualmente, os poderes do CEO da empresa estão divididos entre Pietro Labriola e o presidente da TIM, Salvatore Rossi; saiba detalhes.

De acordo com o site Reuters, um grupo de diretores da Telecom Italia, incluindo um dos principais acionistas da empresa, a Vivendi, solicitaram ao presidente do grupo a convocação de uma reunião especial do conselho para determinar um novo chefe executivo. Devido a diversos alertas de lucro em 2021, o antigo monopólio da telefonia perdeu o seu quarto CEO em seis anos depois que Luigi Gubitosi deixou o cargo em novembro.

novo-presidente-telecom-italia

O executivo deixou o cargo uma semana depois da proposta de aquisição pela companhia de 33 bilhões de euros (US$ 37 bilhões) feita pelo fundo americano KKR. Desde então, os poderes do CEO da telecom foram divididos entre o presidente da TIM Brasil, Pietro Labriola, nomeado diretor-geral, e o presidente da TIM, Salvatore Rossi.

Uma reunião ordinária do conselho foi marcada para o dia 26 de janeiro. O presidente da TIM é um dos principais candidatos ao cargo de CEO e tem o apoio da Vivendi, cujo grupo possui o controle de 23,8% da Telecom Italia e que rejeitou a proposta da KKR, afirmando que era um valor muito abaixo do que valia a empresa.

A luta de poder dentro da própria TIM provocou o atraso na resposta do grupo ao fundo americano, que solicitou acesso aos dados da telecom antes de realizar uma oferta formal.

LEIA TAMBÉM:

–> Labriola assume cargo na Telecom Italia e afirma que nada mudará na TIM Brasil

–> Pietro Labriola é o novo Diretor-Geral da Telecom Italia

–> TIM Brasil já representa 50% do valor de mercado da Telecom Italia

Segundo fontes da Reuters, Pietro Labriola foi encarregado de elaborar um novo plano de negócios de três anos para renovar a TIM de forma autônoma, com uma estratégia que poderia incluir um spin-off de sua valiosa infraestrutura de rede fixa. A Telecom Italia e a Vivendi não quiseram comentar sobre o caso.

Enquanto não é nomeado um novo CEO da Telecom Italia, a empresa continua sendo comandada por Pietro Labriola e Salvatore Rossi. Vale ressaltar que Labriola está com dupla função, uma vez que ainda continua comandando as operações da TIM Brasil, e segundo ele, nada mudará na operadora no país.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários