22/04/2024

Mercado de TV por assinatura poderá ter mudanças significativas

Judicialmente, operadoras de telefonia podem vir a ‘rivalizar’ com a Netflix e outras empresas do streaming; entenda os motivos.

Ilustração - Controles remotos
Imagem: Ilustração PxHere

A Lei da TV por assinatura, em vigor desde 2011, transformou o mercado dos canais fechados.

Enquanto o Governo Federal exigiu que os canais tivessem produção e exibição de conteúdo local, as operadoras de telefonia aceitaram injetar dinheiro no Fundo Setorial do Audiovisual.

Em troca do pedágio, todas estavam livres para atuar no mercado de TV paga a ofertar os tão questionados ‘combos’ para os consumidores.

Mas, um grande problema surgiu com a evasão de clientes da TV por assinatura. O mercado atualmente se encontra no mesmo patamar que estava em 2012, um ano após a aprovação da lei.

VEJA TAMBÉM:

–> TV por assinatura pode ficar mais cara em São Paulo

–> TV por assinatura perde assinantes pelo 5º ano consecutivo

–> Claro anuncia novo serviço de TV por assinatura via internet

Para as operadoras, não está mais tão interessante. É por isso que o alvo virou a Netflix e suas concorrentes no mercado de streaming.

Prestes a completar 10 anos de atuação no Brasil, a ‘pioneira do segmento’ voou ainda mais alto durante a pandemia do COVID-19.

O mesmo pode ser dito de seus concorrentes Amazon Prime Video, Disney+, entre outros.

Ao que tudo indica, as operadoras se articulam para também aproveitar essa grande explosão dos serviços de vídeo sob demanda.

Tudo indica que a articulação envolve o Governo Federal, altamente interessado na pauta. Portanto, sim, já é possível dizer e entender a possibilidade de uma ‘regulação’ do streaming.

Isso quer dizer que as plataformas serão obrigadas a investirem em conteúdo local? Não exatamente.

Na prática, o streaming ainda está incluso na Lei da TV por assinatura, também conhecida como Lei do SeAC, ou Lei 12.485.

Isso significa que a grande manobra será promover alterações no decreto. Dar fim a proibição da propriedade cruzada assim como da produção de conteúdo grupos ligados a empresas de telefonia.

Um exemplo simples e prático de entender é o caso da operadora americana AT&T, que comprou a Time Warner, mas teve dificuldades em aprovar o negócio por aqui.

Pois esbarraria na tão mencionada propriedade cruzada, na qual empresas de telefonia e TV paga não podem controlar companhias que produzem conteúdo.

Mas, por não ser sediada no Brasil, a operadora americana conseguiu a liberação, após anos de espera.

A articulação atual visa acabar com esse impedimento e permitir que empresas estrangeiras atuem no país com menos restrições.

Futuramente, o mercado deve apenas estimular produções locais, via abatimento fiscal.

Com informações de Folha de S.Paulo

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários