26/04/2024

5G estará funcionado em 85% das escolas até 2028, segundo ministro das Comunicações

Em audiência pública, Fábio Faria conversou sobre a implantação do 5G nas escolas e os lotes não arrematados no leilão; saiba detalhes.

Durante audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realizada nesta terça-feira (23), o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que a implantação das redes de telefonia móvel do 5G deverá conectar 85% das escolas brasileiras até 2028. A afirmação do ministro foi dada após questionamento dos senadores sobre o baixo índice de acesso à internet nas redes públicas de ensino.

De acordo com Fábio Faria, o leilão do 5G, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no início de novembro, foi um “sucesso absoluto”, sendo que dos R$ 47,2 bilhões de investimentos das empresas privadas, R$ 3,1 bilhões (cerca de 6,5%) deverão ser investidos na educação, permitindo assim uma maior conectividade das escolas por meio do 5G standalone.

“Teremos 5G funcionando em 85% das escolas. Das 85 mil escolas urbanas, 72 mil receberão 5G standalone. As outras 13 mil terão 5G sem ser standalone ou 4G. Todas as escolas melhorarão muito. Hoje, 7 mil escolas urbanas e em torno de 40 mil rurais não têm internet. Entre as urbanas, a internet é de péssima qualidade. Além de levar para todas as escolas, vamos melhorar muito a conectividade, afirmou o ministro.

Na audiência, o ministro também destacou que 15% das faixas disponíveis no leilão não foram arrematadas, sendo o lote pendente da faixa de 26 GHz, que é focada na banda larga fixa. Ele afirma que nova licitação será feita em até um ano para o lote pendente. As empresas que comprarem a faixa, deverão assumir o compromisso de levar internet às escolas de ensino básico do Brasil.

LEIA TAMBÉM:

–> Ministro das Comunicações se reúne com Elon Musk e conversam sobre internet Starlink no Brasil

–> Algar Telecom, Brisanet e Sercomtel revelam planos com as faixas arrematadas no leilão 5G

–> Todos os municípios terão internet móvel 5G até 2029, segundo a Anatel

Além disso, o ministro das Comunicações também afirmou que o 5G deverá alcançar todos os municípios do país até 2028.

“As 1.174 cidades com mais de 30 mil habitantes serão atendidas por pelo menos três prestadoras. Isso nos dá garantia de que o preço provavelmente será mais barato que o 4G. Vai aumentar muito a concorrência. Os demais 4.396 municípios, com menos de 30 mil habitantes, serão atendidos por pelo menos uma operadora”, explicou.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários