23/04/2024

Projeto sustentável da TIM leva internet 4G para regiões afastadas na Bahia

Operadora espera atender 100% dos municípios do estado com 4G, além de usar fonte de energia limpa, como painéis solares; saiba detalhes.

a TIM espera cobrir 100% dos municípios baianos com a rede 4G até 2022 por meio do projeto sustentável batizado de SkyCoverage. A iniciativa da operadora prioriza o uso de diferentes tecnologias, inclusive de estruturas simplificadas e uso de energia renovável, como painéis solares para conectar torres e antenas. Na Bahia, diversas localidades serão beneficiadas com a solução.

Até o momento, já foram instaladas e ativadas sites em 97 localidades rurais e outros 52 sites em áreas urbanas, chegando a um total de 149 municípios baianos. A operadora tem investido na Bahia com o intuito de levar cobertura de internet 4G para distritos, vilas, estradas, resort e pontos turísticos que, atualmente, não possuem nenhum tipo de conectividade móvel.

Além disso, colaborando com suas ações ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), a empresa optou por adquirir energia de uma matriz renovável para o funcionamento de suas estações, com a adesão das soluções off-grid. Ou seja, a fonte de alimentação de energia não vem da rede elétrica, mas de painéis fotovoltaicos. Sendo assim, torna possível levar internet a áreas de difícil acesso e que não há energia elétrica disponível.

Dessa forma, a TIM consegue maior cobertura 4G com baixo impacto ambiental e menor custo. Ageu Guerra, Gerente de Engenharia da TIM Nordeste, afirma que “Esse novo projeto foi desenvolvido com o intuito de levar conectividade à população baiana que não tem acesso à conectividade de ponta por questões logísticas e de infraestrutura, com o uso de diferentes tecnologias”.

“Ao levarmos a cobertura 4G por meio do investimento em milhares de sites a áreas mais distantes em apenas dois anos, estamos não só ajudando o Brasil na questão da inclusão digital, como ativando o potencial econômico e social dessas regiões, seja para o aumento da produtividade ou para incentivar a educação”, completa Ageu Guerra.

LEIA TAMBÉM:

–> TIM oferece desconto de R$ 2.500 no Samsung Galaxy S21 FE 5G

–> TIM levará sinal 4G para localidades remotas em MG

–> TIM Brasil planeja expandir infraestrutura 4G para cidades do Paraná

Alcance de cobertura TIM

Atualmente, a operadora está presente em 295 dos 417 municípios da Bahia com a tecnologia 4G e 77 cidades com o 4,5G. Além disso, a TIM também disponibiliza o VoLTE, serviço de voz sobre a rede 4G em 1.233 localidades da região, sendo 294 na Bahia, e continua ativando a rede nas faixas de 700 MHz e 820 MHz, cuja frequência fornece um maior alcance e poder de penetração em ambientes indoor.

Ações ESG da TIM

A TIM tem trabalhado no compromisso de promover iniciativas verdes, alinhadas aos pilares ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês), pois compreende a importância das fontes renováveis, que traz benefícios não apenas na redução de custos, mas também para a preservação do meio ambiente e atender a demanda da sociedade por energia limpa.

A operadora já possui reconhecimento de suas ações ESG, onde faz presença importantes em indicadores como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) – sendo a operadora por mais anos consecutivos na lista, desde 2008 – o S&P/B3 Brasil ESG e o Índice Carbono Eficiente (ICO2), todos da B3.

6 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários