17/12/2025
Início Site Página 873

Sem carregador? Apple e Samsung são multadas pelo Procon Fortaleza

1

Nesta quarta-feira (12), o Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) multou as empresas Apple e Samsung em R$ 25.931.250,00 pela venda de smartphones sem o carregador. Após visitas de fiscais, o órgão defensor afirmou que encontrou irregularidades nas lojas que comercializam os aparelhos no Centro e em shoppings da capital do estado.

A Apple e a Samsung foram multadas em R$ 15.558.750,00 cada. No entanto, no caso da fabricante do iPhone, como prevê a legislação, por ser a primeira autuação do Procon Fortaleza contra a companhia, o valor foi reduzido em um terço, ficando a multa por R$ 10.372.500,00.

Segundo Eneylândia Rabelo Lemos, diretora do Procon, o carregador é um acessório indispensável para o funcionamento do aparelho, sendo que retirá-lo da venda conjunta com o dispositivo principal se caracteriza como uma venda casada, que é um crime contra as relações de consumo.

“Fica evidente que o consumidor terá que adquirir o carregador futuramente, obrigando-o a uma nova compra. Isto caracteriza venda casada”, afirmou Eneylândia.

De acordo com o portal G1, as duas fabricantes foram procuradas para dar seu parecer sobre o assunto. A Samsung se pronunciou informando que não tem conhecimento ainda da multa e que os clientes podem estar solicitando o resgate do carregado através do próprio site dentro do prazo de 30 dias após a compra. A Apple resolveu não fazer declarações sobre o assunto.

LEIA TAMBÉM:

–> Apple é a primeira empresa a alcançar valor de mercado de US$ 3 trilhões

–> Samsung interrompe definitivamente o Tizen Store

–> Samsung e Apple são notificadas pelo Procon de São Paulo

Saga dos carregadores

Na Apple, o anúncio de que deixaria de comercializar os carregadores juntamente com o fones de ouvido na caixa dos aparelhos celulares foi dado em outubro de 2020. Segundo a empresa, era uma forma de fazer com que os usuários reaproveitassem os acessórios antigos.

A defesa da norte-americana foi de que seria economizado em torno de 2 milhões de toneladas métricas de carbono ao ano com a renovação do carregamento. Meses depois, a Samsung seguiu o mesmo caminho.

Embora algumas pessoas tenham concordado com a linha de pensamento da Maça, outras acusaram a empresa de querer maiores lucros com a venda de mais acessórios. No Brasil, houve casos de clientes que processaram a companhia.

5 Canais da Disney serão encerrados na TV por assinatura; saiba quais são

2

A cada dia observamos a migração das empresas donas de canais da TV por assinatura para o serviço de streaming, que vem sendo o segmento de sucesso do momento. As companhias estão investindo em suas plataformas e deixando a TV paga de lado, pelo menos é o que está acontecendo com a Disney que irá encerrar cinco de seus canais fechados.

Com o argumento de “se adaptar às mudanças do mercado de conteúdos”, por meio de carta enviada às operadoras de TV por assinatura, a dona do Mickey informou nesta quarta-feira (12) que os canais Disney XD, Nat Geo Wild, Nat Geo Kids, FXM e Star Life serão descontinuados na América Latina a partir de 31 de março.

O encerramento dos canais diz respeito a migração de todo o conteúdo da Disney para sua plataforma de streaming DisneyPlus, que desde o seu lançamento tem conseguido conquistar muitos assinantes ao redor mundo. Esse movimento já estava acontecendo também em outros países, pois em outubro de 2021, os canais Disney Channel e Disney Junior foram retirados do ar na Ásia, Austrália, Nova Zelândia e no Reino Unido, seguindo o mesmo motivo de migração.

Na época, a América Latina não estava no radar como parte da decisão. Embora não sejam os mesmos canais, a tendência é que esse movimento aconteça mais frequentemente, não somente com a Disney, mas também com outras empresas donas de serviços de streamings. Vale lembrar que o canal Star Life foi comprado pela emissora Fox. Dessa forma, irá permanecer no Brasil, mas terá um novo nome: CineCanal.

LEIA TAMBÉM:

–> Pirataria causa prejuízo de milhões a Disney

–> Vivo oferece desconto no Disney+ e acesso gratuito ao Spotify

–> Séries da Disney+ lideram o ranking de pirataria em 2021

Streamings do Grupo Disney

Atualmente, o grupo possui dois serviços de streamings disponíveis na América Latina: Disney+ e Star+. O primeiro conta com um catálogo mais voltado para o público infanto-juvenil, com lançamentos de filmes e séries, conteúdo do universo cinematográfico da Marvel, entre outros.

Já o Star+, os conteúdos são voltados para um público mais adulto com séries como Grey’s Anatomy, This Is Us e Os Simpsons, além de conteúdo esportivo da grade linear.

Oi promove aula aberta e online sobre Ciência de Dados

1

Nesta quinta-feira (13), a Oi promoverá uma aula online e gratuita sobre Ciência de Dados, uma das áreas profissionais que mais crescem e abrem oportunidades de trabalho no país. Além do conhecimento nessa área tão promissora, os participantes receberão um certificado e terão condições especiais de matrícula no curso Oi Masterdados, focado em Data Analytics, que está com inscrições abertas.

A aula aberta será apresentada pelos coordenadores do curso Oi Masterdados, vertical de educação da operadora lançada recentemente como parte da evolução da empresa para ser uma plataforma de serviços digitais.

O conteúdo foi produzido por Elisamara de Oliveira, Doutora em Engenharia Elétrica, Mestre em Ciência da Computação e Gestora de T.I e pelos professores Juliano Castro, Diretor de Negócios, que ajuda os clientes a tomarem as melhores decisões com visão estratégica e Marcelo Fernandes, Estatístico, Pós-graduado em Engenharia Econômica, Mestre em Administração de Empresas, Analytics e Machine Learning e Gerente de Desenvolvimentos de Negócios.

Serão discutidos assuntos sobre a rotina de trabalho de um profissional de Ciência de Dados, suas principais ferramentas e como ingressar nesse mercado de trabalho que vem crescendo cada vez mais nos últimos anos.

Os interessados em participar da aula devem fazer sua inscrição de forma gratuita pelo link https://bit.ly/3sYFlkU. Vale ressaltar que no momento, as inscrições ainda estão abertas, mas como o curso começa hoje (13), às 20h, o quanto antes fazer melhor, pois podem ser finalizadas a qualquer momento.

LEIA TAMBÉM:

–> Oi lança plataforma de cursos para capacitação de profissionais

–> CEO da Oi rebate tweet sobre remuneração da diretoria da empresa

–> Oi Fibra começa 2022 alcançando a marca de 850 mil clientes na Região Sul

Sobre o Oi Masterdados

A Oi Masterdados é plataforma de cursos para capacitação de profissionais , onde podem ser encontrados cursos para os mais diversificados públicos e necessidades. A operadora fechou parcerias com instituições de ensino em todo mundo, sendo que a plataforma e já conta com mais de 100 disponíveis no Oi Place.

Claro lança campanha com Anitta e o rapper Spinardi Haikaiss

0

A Claro lança nova campanha do Prezão estrelada pela cantora Anitta, com a participação do rapper Spinardi Haikaiss, onde são apresentados os benefícios e vantagens do plano da operadora. A escolha de Spinardi é uma boa sacada da operadora, em uma referência a internet mais rápida do Brasil com o título que o rapper ganhou de ser o mais veloz do país.

O Spinardi ganhou o título de rapper mais rápido do Brasil. A Claro, de internet móvel mais rápida do país. Além disso, é tanto benefício no Prezão, que pra falar tudo… só em ultra velocidade” afirma Diego Ferrite, Diretor de Criação da Talent Marcel.

O vídeo que começa com a cantora falando a frase “Prezão da Claro tem tudo o que você, e até o que não espera” foi produzido pela Talent Marcel, o filme será veiculado em todo o Brasil na TV aberta, rádio, mídia exterior e no digital, além dos canais próprios da operadora.

A campanha foi dividida em duas versões: 30’ e 15’, onde os personagens cantam e fazem rimas com os benefícios e vantagens disponíveis no plano pré-pago. Ambas versões possuem o título “Não fique sem internet. Vem pro Prezão”, com a diferença de que no final a diferença é a presença de 30’ e 15’.

De acordo com a diretora de Marca e Comunicação da Claro, Ane Lopes, a união dos artistas na campanha é uma forma de reforçar os benefícios e vantagens para o público do plano.

LEIA TAMBÉM:

–> Claro tem mais 6 meses para concluir implantação de rede de banda larga em Raposos (MG)

–> Claro Verão Rio 2022: confira a programação do evento que acontece na Casa de Cultura Laura Alvim

–> Pedido de suspensão do prazo para implantar o prefixo 0303 da Claro e Algar é negado pela Anatel

“Unir o Spinardi com a Anitta reforça, de forma leve e ainda mais aproxima, as vantagens e os muitos benefícios que o público do Prezão tem nos nossos planos para trabalhar, estudar e se divertir, tudo no seu celular e numa velocidade que só a Claro oferece”.

Sobre o Prezão

O Prezão da Claro oferece até 12 GB de internet por 30 dias, sendo que usuário tem acesso ilimitado ao WhatsApp, assim como ligações e chamadas de vídeo. Além disso, é possível observar no filme que o plano também destaca a Claro Curso e o Descomplica.

Clientes da Claro tem acesso gratuito ao Descomplica para que os estudantes aprimorem seus conhecimentos, assim como para se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio. No Claro cursos, o cliente terá acesso a mais de 100 capacitações para aprender uma nova “profissão” e conseguir gerar renda extra.

Confira o vídeo da campanha:


TV por assinatura perdeu 300 mil clientes entre outubro e novembro de 2021

1

De acordo com dados divulgados essa semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em novembro, o segmento de TV por assinatura apresentou uma queda de 300 mil clientes ante o mês anterior, onde registrou 16,4 milhões de acessos. Embora tenha números negativos em comparação a outubro, o setor obteve crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2020, onde teve 14,9 milhões de acessos.

Entre outubro e novembro, houve também um declínio das tecnologias que dão suporte a TV por assinatura, sendo que por satélite perdeu 200 mil clientes entre os meses. O cabo coaxial obteve 5,49 milhões de acessos em novembro, contra 5,56 no mês anterior. Enquanto que a fibra óptica registrou 1,29 milhões de clientes, sendo que em outubro havia registrado 1,34 milhões.

Das dez companhias que possuem os maiores market share na TV por assinatura, somente a OpçãoNet e a Unifique apresentaram crescimento em acesso, com 2,7% e 5,54%, respectivamente. A operadora que apresentou a maior queda foi a SKY, que perdeu 2,3% de sua base de clientes. A Tecnoserve, que em outubro tinha o market share de 0,2%, deixou de fazer parte da lista dos provedores de TV da Anatel.

Em relação às regiões brasileiras, o Norte e o Nordeste apresentaram a maior redução de acessos entre os dois meses. No norte foi registrado uma variação negativa de 6,5% nos acessos e o Nordeste de 6,4%.

LEIA TAMBÉM:

–> Vivo terá 4 novos canais na grade da sua TV por assinatura; saiba quais são

–> BM&C News: o novo canal de notícias da TV por assinatura

–> Grupo Claro domina o market share em TV por assinatura

Quando se trata do ano, a região nordestina foi a que mais adicionou novos clientes, com um aumento de 66,7%. No mesmo período, quem apresentou a maior queda registrando 11,8% de acesso a menos foi a Região Centro-Oeste.

De forma geral, a operadora que dominou o market share em novembro de 2012 foi a Claro, com 42,4% do mercado, seguida da SKY com 28,3%, Oi com 20,2%, Vivo com 6,9% e Outros com 2,1%.

Claro tem mais 6 meses para concluir implantação de rede de banda larga em Raposos (MG)

1

O Conselho Diretor da Anatel prorrogou o prazo por mais seis meses da obrigação da Claro na conclusão da implantação de rede de banda larga no município Raposos, em Minas Gerais. De acordo com a operadora, a conclusão do serviço foi impedida pela resposta negativa da prefeitura de Nova Lima (MG), que indeferiu o pedido de instalação de postes, por onde deveria passar a rede.

Um projeto alternativo foi feito pela Claro, mas o prazo para a implantação da rede de banda larga não foi suficiente devido a demora da prefeitura em responder a solicitação da operadora. De acordo com o relator, conselheiro Vicente de Aquino, o conselho entendeu que não há indício de má fé da empresa em concluir o serviço, sendo que para ele, ainda atende o interesse público quanto à construção de backhaul de alta capacidade de fibra óptica na cidade.

Juntamente com o novo projeto, a Claro apresentou documentos que comprovem as tratativas que teve com a prefeitura de Nova Lima para ter as licenças de instalação dos postes, sendo que a alternativa prevê a construção de um trecho de 6,2 km de extensão, sendo que 2,1 km já estão concluídos.

Área Técnica discorda e defende multa

Embora tenha prorrogado a obrigação de fazer, a Área Técnica da Anatel é contrária à decisão, que defende a cobrança integral da multa no valor de R$ 917 mil. Segundo o informe, a Claro entende que na escolha do município é razoável supor que envolve juízo prévio quando as dificuldades relacionadas à execução do projeto. Além disso, a maior parte do prazo concedido à operadora foi usado apenas para instaurar um processo de licenciamento das obras junto aos órgãos competentes.

LEIA TAMBÉM:

–> Claro Verão Rio 2022: confira a programação do evento que acontece na Casa de Cultura Laura Alvim

–> Pedido de suspensão do prazo para implantar o prefixo 0303 da Claro e Algar é negado pela Anatel

–> Anatel propõe limite no uso de faixa do 5G e Claro discorda

A área técnica também ressalta que mesmo com os atrasos da licença pelo município de Nova Lima, a situação era previsível, uma vez que são normais dificuldades encontradas na aquisição de licença para instalação de infraestrutura, onde a Claro deveria ter adotado medidas mais céleres para obter a resposta positiva da prefeita.

Para Aquino, a operadora não deve ser responsabilizada pela demora do órgão público em responder ao pleito de autorização de instalação da infraestrutura de rede de banda larga, ainda mais pela resposta negativa a tal solicitação. No entanto, o relator deixa bem claro no relatório que a prorrogação é única e já começou a contar do dia 4 de outubro de 2021. Se a rede não for concluída pela Claro, a mesma será multada em valores corrigidos.

Projeto sustentável da TIM leva internet 4G para regiões afastadas na Bahia

6

a TIM espera cobrir 100% dos municípios baianos com a rede 4G até 2022 por meio do projeto sustentável batizado de SkyCoverage. A iniciativa da operadora prioriza o uso de diferentes tecnologias, inclusive de estruturas simplificadas e uso de energia renovável, como painéis solares para conectar torres e antenas. Na Bahia, diversas localidades serão beneficiadas com a solução.

Até o momento, já foram instaladas e ativadas sites em 97 localidades rurais e outros 52 sites em áreas urbanas, chegando a um total de 149 municípios baianos. A operadora tem investido na Bahia com o intuito de levar cobertura de internet 4G para distritos, vilas, estradas, resort e pontos turísticos que, atualmente, não possuem nenhum tipo de conectividade móvel.

Além disso, colaborando com suas ações ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), a empresa optou por adquirir energia de uma matriz renovável para o funcionamento de suas estações, com a adesão das soluções off-grid. Ou seja, a fonte de alimentação de energia não vem da rede elétrica, mas de painéis fotovoltaicos. Sendo assim, torna possível levar internet a áreas de difícil acesso e que não há energia elétrica disponível.

Dessa forma, a TIM consegue maior cobertura 4G com baixo impacto ambiental e menor custo. Ageu Guerra, Gerente de Engenharia da TIM Nordeste, afirma que “Esse novo projeto foi desenvolvido com o intuito de levar conectividade à população baiana que não tem acesso à conectividade de ponta por questões logísticas e de infraestrutura, com o uso de diferentes tecnologias”.

“Ao levarmos a cobertura 4G por meio do investimento em milhares de sites a áreas mais distantes em apenas dois anos, estamos não só ajudando o Brasil na questão da inclusão digital, como ativando o potencial econômico e social dessas regiões, seja para o aumento da produtividade ou para incentivar a educação”, completa Ageu Guerra.

LEIA TAMBÉM:

–> TIM oferece desconto de R$ 2.500 no Samsung Galaxy S21 FE 5G

–> TIM levará sinal 4G para localidades remotas em MG

–> TIM Brasil planeja expandir infraestrutura 4G para cidades do Paraná

Alcance de cobertura TIM

Atualmente, a operadora está presente em 295 dos 417 municípios da Bahia com a tecnologia 4G e 77 cidades com o 4,5G. Além disso, a TIM também disponibiliza o VoLTE, serviço de voz sobre a rede 4G em 1.233 localidades da região, sendo 294 na Bahia, e continua ativando a rede nas faixas de 700 MHz e 820 MHz, cuja frequência fornece um maior alcance e poder de penetração em ambientes indoor.

Ações ESG da TIM

A TIM tem trabalhado no compromisso de promover iniciativas verdes, alinhadas aos pilares ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês), pois compreende a importância das fontes renováveis, que traz benefícios não apenas na redução de custos, mas também para a preservação do meio ambiente e atender a demanda da sociedade por energia limpa.

A operadora já possui reconhecimento de suas ações ESG, onde faz presença importantes em indicadores como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) – sendo a operadora por mais anos consecutivos na lista, desde 2008 – o S&P/B3 Brasil ESG e o Índice Carbono Eficiente (ICO2), todos da B3.

Claro Verão Rio 2022: confira a programação do evento que acontece na Casa de Cultura Laura Alvim

0

Desde o dia 8 de janeiro está acontecendo na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, Rio de Janeiro, o Claro Verão 2022 Rio. Com o lema “Onde tem este sol, tem diversão”, o evento conta com diversas atrações de cultura, entretenimento, games, pocket shows, djs, atividades infantis, serviços de bem estar, cinema e teatro. Com entrada totalmente gratuita, a programação vai até 20 de janeiro.

O espaço da Casa de Cultura Laura Alvim está repleto de atrações organizadas pela operadora Claro. No primeiro andar (Térreo) está localizado o Espaço Kids, das 14h às 18h, com jogos e brinquedos educativos, brincadeiras de roda, contação de histórias, jogos de tabuleiros, intervenções eletrônicas com mini games retrô, atividades recreativas e Xbox com Just Dance e jogos de corrida e Teatro Infantil, Sábado, 15/01, e domingo, 16/01, às 16h, com apresentação do espetáculo MACATCHULA, do músico Luis Carlinhos, dedicado ao público infantil.

Todos os dias no segundo andar, das 14h às 22h, está a atração 5G Claro: Metaverso, um espaço onde as pessoas podem ter a experiência com VR multiplayer, que simula voo de drone.

Nas salas 5G, das 14h às 22h, ficam as estações de games com Ps4 + cockpit (volante) + VR (óculos), Xbox One + cockpit (volante), Xbox One + Kinect, Nintendo Switch, Ps4 + VR e PC Gamer. Na sala Saúde e Bem estar, das 14h às 22h, os usuários podem usufruir de massagem, maquiagem, penteados, barbearias, etc.

Já no terceiro andar fica a sala Claro Música, das 16h as 22h, com atrações musicais: das 16h às 17h – música ambiente; das 17h às 19h | 20h às 22h – DJs Tamy Reis, Nicole Nandes e Rapha Lima e das 19h às 20h – Pocket shows, que já teve apresentações de Evandro Mesquita, Julia Mestre canta Rita Lee, Paulo Moska e Suricato.

LEIA TAMBÉM:

–> Anatel propõe limite no uso de faixa do 5G e Claro discorda

–> Claro lança app que padroniza contatos da agenda do celular

–> TIM patrocinará eventos musicais em 2022

Veja a programação dos pocket shows, sendo que todos começam às 19h:

  • Quarta-feira (12/01): Ana Cañas
  • Quinta-feira (13.01): Gabriela Moura
  • Sexta-feira (14.01): Rodrigo Sha
  • Sábado (15/01): Bruce canta Renato e participação da Banda Arte Profana
  • Domingo (16/01): Tacy canta Cássia Eller
  • Segunda (17.01): Chico Chico
  • Terça-feira (18.01): Nando Reis
  • Quarta-feira (19.01): Colomy
  • Quinta-feira (20.01): Toni Garrido

No dia 15 de janeiro, o Claro Verão Rio 2022 também vai atravessar a ponte e presentear o público com um show de Zélia Duncan no Teatro Popular de Niterói, com entrada franca.

Confira a tabela com os eventos nos andares da Casa da Cultura:

1º ANDAR ESPAÇO KIDS – Das 14h às 18hTEATRO INFANTIL – Sábado, 15/01, e domingo, 16/01, às 16hXX
2º ANDAR5G CLARO: METAVERSO – Todos os dias, das 14h às 22hSALAS 5G – Das 14h às 22h – Estações de gamesSALA SAÚDE E BEM ESTAR – Das 14h às 22hX
3º ANDARSALA CLARO MÚSICA –
Das 16h às 22h
16h às 17h – música ambiente17h às 19h | 20h às 22h – DJs Tamy Reis, Nicole Nandes e Rapha Lima19h às 20h – Pocket shows

TIM oferece desconto de R$ 2.500 no Samsung Galaxy S21 FE 5G

0

Nesta terça-feira (11), a fabricante sul-coreana Samsung oficializou a chegada em território brasileiro do novo modelo Galaxy S21 FE 5G. Antes de seu lançamento, houveram diversos rumores sobre as configurações e design que parecem ser confirmados. O aparelho foi lançado com uma proposta de conquistar os consumidores que estão em busca de outros dispositivos e estão fugindo dos outros três modelos da linha.

Agora que o aparelho está oficialmente no Brasil, a operadora TIM está oferecendo para os clientes do plano TIM Black Família 100 GB ou novos clientes que comprarem o aparelho até o dia 31 de janeiro um desconto de R$ 2.500. Um desconto que reduz significamente o valor do Galaxy S21 FE 5G para R$ 1.999, sendo que seu valor original é de R$ 4.499.

Além disso, na compra do Samsung Galaxy S21 FE 5G vem incluso no kit um fone de ouvido Galaxy Buds2, que faz parte de um ação promocional “Compre e Ganhe” da própria Samsung, que pode ser resgatada também no site samsungparavoce.com.br até o dia 30 de janeiro.

O aparelho disponível no Brasil está equipado com o processador Exynos 2100, 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno, sendo que o preço sugerido é de R$ 4.499, mesmo praticado pela TIM sem o desconto.

Embora venha com uma sugestão de preço, outras lojas de e-commerce estão oferecendo um valor menor pelo Galaxy S21 FE 5G. Por exemplo: nos sites Fastshop, Submarino, Carrefour e Americanas estão com a versão com 54 GB de armazenamento interno pelo valor de R$ 4.049, com disponibilidade de cores, de acordo com o estoque.

LEIA TAMBÉM:

–> Samsung interrompe definitivamente o Tizen Store

–> Samsung e Qualcomm atingem velocidade recorde em teste com o 5G

–> TIM abre vagas de emprego exclusivas para mulheres no Rio de Janeiro

Além disso, vale ressaltar que o aparelho já possui compatibilidade com a rede 5G, cuja tecnologia estará disponível em breve no Brasil, pois aqueles que quiserem ter acesso a quinta geração de conectividade móvel, que promete maior velocidade, será necessário trocar de smartphone ou ficará de fora da inovação.

Outras promoções Samsung

Ainda no site Samsung para você, a fabricante está com a ação promocional de Linha Galaxy: Resgate seu Adaptador, onde na compra de um aparelho da linha Galaxy, o cliente poderá resgatar totalmente grátis um adaptador de tomada.

A promoção só ficará disponível até o dia 31 de janeiro, ou seja, só poderá resgatar o adaptador os consumidores que comprarem um aparelho até tal data, sendo que o resgate poderá ser feito até 11 de abril. No caso do novo Galaxy S21 FE 5G, o usuário também poderá resgatar o adaptador.

Oi Fibra dobrou o número de clientes no Centro-Oeste em 2021

0

A Oi Fibra tem ampliado seu serviço de internet em diversas regiões do Brasil. No mês de novembro de 2021, a empresa dobrou o número de clientes na Região Centro-Oeste, onde registrou 520 mil clientes e possui mais de 2,1 milhão de endereços (HPs home passeds) prontas para receber o serviço, de acordo com dados desta semana divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A cidade de Brasília é a líder no número de clientes Oi Fibra no Centro-Oeste, com 140 mil, seguida de Aparecida de Goiânia, Campo Grande, Goiânia, Dourados e Rondonópolis. De acordo com o último relatório da Anatel, a empresa registrou um aumento de 98,8% no número de clientes em comparação a novembro de 2021 com novembro de 2020, número acima do mercado que foi de 57%.

No comparativo dos últimos 30 dias, de novembro de 2021 e outubro de 2021, houve um aumento positivo de 2,4%, enquanto que o mercado teve grande queda de 9,4% na região. Nos últimos dozes meses, os maiores crescimentos foram registrados no estado do Distrito Federal, com 126%, no Mato Grosso do Sul com 121%. Nos últimos 30 dias, o maior crescimento foi em Goiás, com 2,8% e Mato Grosso, com 2,5%.

A Oi Fibra disponibiliza sua internet via fibra óptica para contratação em 26 cidades da Região Centro-Oeste: Brasília (DF), Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade Ocidental, Goiânia, Jataí, Morrinhos, Novo Gama, Planaltina, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto e Trindade (GO), Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Juína, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande (MT), Campo Grande, Dourados e Maracaju (MS).

LEIA TAMBÉM:

–> Oi lança internet por fibra óptica em mais três cidades do Nordeste

–> Oi Fibra começa 2022 alcançando a marca de 850 mil clientes na Região Sul

–> Oi Fibra expande para mais três cidades na Região Sul

Crescimento no Nordeste

A operadora também tem expandido seu serviço pela Região Nordeste, sendo que nesta terça-feira, 11, anunciou o lançamento da internet por fibra óptica em mais três cidades nordestinas: Ilhéus, Itabuna e Jaboatão dos Guararapes. Com isso, a Oi Fibra está presente em 36 cidades da região.

Além disso, no Nordeste, a Oi Fibra ultrapassou essa semana a marca de 500 mil clientes e já conta com mais de 2.8 milhões de casas aptas para receber o serviço.