InícioTelefonia CelularNão Me Perturbe encerra 2021 com quase 10 milhões de números cadastrados

Não Me Perturbe encerra 2021 com quase 10 milhões de números cadastrados

Plataforma permite que usuários bloqueiem ligações de telemarketing das empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.

Em operação desde julho de 2019, a plataforma Não Me Perturbe (NMP), terminou o ano de 2021 com 9,55 milhões de números de telefone cadastrados para não receber chamadas de telemarketing. A iniciativa permite que o usuário bloqueie a realização de tais chamadas para seus celulares das empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.

Criada pelas operadoras com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o objetivo da plataforma é reduzir os índices de reclamações do consumidor e faz parte das medidas de autorregulação do segmento para melhorar a relação com os consumidores. Durante o ano de 2021 foram cadastrados mais de 2 milhões de números.

São Paulo é o estado com a maior quantidade de número bloqueados, com 4,59 milhões de registros. No entanto, vale ressaltar que o estado concentra a maior base de clientes do Brasil, com 71,8 milhões de celulares e 10,7 milhões de telefones fixos.

Em segundo lugar vem Minas Gerais, com 856 mil números cadastrados, seguido do Paraná com 844 mil e do Rio de Janeiro com 587 mil registros. O estado com a menor proporção de números cadastrados é o Distrito Federal com 297 mil registros, representando 5,8% da base de telefones fixos e móveis da região.


LEIA TAMBÉM:

–> Anatel cria código para consumidor identificar ligações de telemarketing

–> Pedido de suspensão do prazo para implantar o prefixo 0303 da Claro e Algar é negado pela Anatel

–> Claro é condenada a pagar indenização por danos morais a cliente em Riacho Fundo (DF)

Em 2019, antes da criação da Não Me Perturbe, o segmento era responsável por 48% das chamadas de telemarketing, sendo que em 2020, a porcentagem caiu para 6% e em 2021, o setor nem foi listado no ranking da Truecaller. No entanto, a Anatel ainda está cobrando mais ações para aumentar a eficácia da plataforma, pois os consumidores ainda continuam recebendo ligações inconvenientes.

Como fazer o bloqueio

Qualquer consumidor que quezer bloquear as ligações de telemarketing do setor de telecomunicação e de oferta de crédito consignado deve fazer o cadastro diretamente no portal naomepertube.com.br ou através dos Proncons em todo o país. Após o cadastro, o bloqueio ocorre em até 30 dias.

Cleane Lima
Jornalista, Comunicóloga, Repórter e Redatora há mais de 3 anos, com experiência na produção e revisão de conteúdo para internet. Adora escrever sobre qualquer assunto. "Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". Alvo Dumbledore.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários