17/12/2025
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Conteúdos exclusivos elevam o consumo de streamings em 34%

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Não é nenhuma novidade que o mercado dos streamings tem ficado cada vez mais competitivo e as empresas têm investido muito dinheiro nos conteúdos. Colaborando com isso, de acordo com um relatório da App Annie, nos últimos anos, o consumo das plataformas do segmento apresentou um crescimento considerável.

O relatório aponta que a Indonésia é o país que apresentou o maior salto de crescimento, com 140%, mas o crescimento no Brasil também foi significativo, onde atingiu 34% entre 2019 e 2021. Vale lembrar que a pandemia de covid-19 foi um fator que contribuiu bastante para esse aumento, uma vez que as pessoas precisaram buscar formas de entretenimento dentro de casa.

Conteúdos exclusivos

O lançamentos de produções audiovisuais que são exclusivas de determinadas plataformas de streamings também motivou o crescimento de novas assinaturas, de acordo com o relatório.

A série Round 6 (Squid Game), que foi grande sucesso na Netflix, foi um dos fatores para o ganho de assinantes da plataforma vermelhinha. Embora não tenha sido divulgada de forma prévia, apenas 30 dias após o seu lançamento, a série garantiu à Netflix um crescimento de 6% em novos assinantes. Pode não parecer muita coisa, mas quando se trata de uma única produção, é uma porcentagem que deve ser considerada.

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Outra plataforma que tem investimento forte em seus conteúdos exclusivos é a HBO Max, que recentemente lançou os especiais Harry Potter e Friends. Somente o especial Friends: The Reunion garantiu ao streaming um crescimento de 34% me novos assinantes. O Especial de Harry Potter ainda é recente e não aparece nas estatísticas. No geral, na HBO Max foi a série “Make of Love” que apresentou o maior crescimento de assinantes na plataforma, com 61%.

Gráfico App Annie

O Grupo Globo também tem investido pesado em conteúdos exclusivos para o Globoplay e mesmo fazendo concorrência com Disney+ e YouTube, a plataforma assume a liderança em média de tempo assistindo no Brasil, conforme afirma o relatório. Vale ressaltar que a plataforma também oferece a programação da TV aberta sem qualquer custo, o que pode contribuir para a liderança de em tempo de tela.

Gráfico App Annie

Por fim, é possível observar que o segmento dos streamings assumiram o mercado do entretenimento, como uma opção quase unanime entre a população brasileira, que preferem ter o controle sobre o que assistir, quando e onde quiser, ao invés de ficar refém dos conteúdos pré-determinados, por exemplo, da TV aberta e por assinatura.

Anatel atualiza a relação de smartphones 5G homologados

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atualizou a lista de celulares compatíveis com a rede 5G homologadas no órgão, sendo que a primeira foi publicada em dezembro de 2021. A relação de aparelhos não é a única novidade. A agência criou uma lista “interativa”, onde ela é atualizada automaticamente e mostra os modelos que funcionarão nas futuras redes brasileiras da quinta geração de internet móvel.

Com os dados obtidos diretamente da base da Anatel, a lista contém informações como modelo, nome comercial e fabricantes dos aparelhos, que poderão ser consultados no dia seguinte à atualização mais recente. Para a agência, a mudança passa maior confiabilidade, atualidade e dinamismo.

A quantidade de celulares 5G homologados pela agência vem aumentando a cada mês desde o leilão do 5G, em novembro de 2021. Na época, já havia 21 dispositivos que podiam ser usados com a nova rede. Em dezembro esse número foi para 40, enquanto que em meados de janeiro já são 52 aparelhos.

A quinta geração de internet móvel 5G Standalone está programada para começar a funcionar no Brasil até o final de junho de 2022 nas capitais brasileiras. Com isso, as fabricantes estão agilizando a produção dos aparelhos para que estejam à disposição da população quando a nova rede estiver em funcionamento, embora alguns smartphones compatíveis com o 5G já estejam disponíveis no mercado, mas ainda é uma pequena porcentagem.

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A homologação realizada pela Anatel é o processo onde os fabricantes de smartphones passam a ter a permissão para comercializar os produtos no mercado brasiliero. Sem essa documentação, o produto é tratado como “pirata” e de comercialização ilegal.

Entretanto, a homologação vai além disso. Esse procedimento garante que o aparelho funcione nas redes 5G locais e que esteja alinhado com as regras brasileiras de uso de radiofrequência e segurança.

A agência recomenda, que além da consulta a lista, o consumidor verifique a presença do selo de homologação no aparelho ou no manual. Pode, ainda, consultar a operadora sobre a compatibilidade do produto com 5G.

A lista interativa já está disponível e pode ser consultada pelo portal do órgão. Vale ressaltar que nem todos os celulares homologados estão sendo comercializados. Alguns podem ser lançados nas lojas em semanas, meses, anos ou até nunca ser lançados. A homologação é apenas a autorização de venda do aparelho, caso a fabricante decida lançar o produto.

702 novos sites foram instalados pela Highline em 2021

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Nesta segunda-feira (17), a provedora de infraestrutura Highline anunciou a instalação de 702 novos sites em 2021, o que fechou o ano com um total de 5.392 pontos distribuídos em todo território brasileiro. A empresa afirma que em nove anos de existência, nunca entregou tantas unidades. Outras 338 instalações foram ampliadas.

As novas instalações incluem torres, estruturas para topos de prédios (rooftops), soluções de cabia cobertura, também conhecida com “street level”, postes multifuncionais, pontos de cobertura em ambiente fechados (indoor) e sites de construção.

Por meio de comunicado, a Highline comemorou o interesse de investidores e ressaltou que ao longo de 2021 conseguiu três sócios, que se juntaram a Digital Bridge no negócio: Alberta Investment Management Corporation (AIMCo), administradora de um dos maiores fundos públicos do Canadá, com US$ 119 bilhões em ativos sob gestão; Allianz, maior seguradora alemã e referência global em investimentos de impacto, com € 647 bilhões em ativos sob gestão; e International Financial Corporation (IFC), braço de fomento do Banco Mundial focado em investimentos com alto impacto social em países emergentes.

Com US$ 40 milhões de ativos de infraestrutura digital em todo o mundo, a Digital Bridge ainda segue como sócia controladora da provedora de estrutura Highline.

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Infraestrutura 5G

A Highline também tem apoiado as operadoras no desenvolvimento da quinta geração de internet móvel, onde tem atuado de forma ativa na regulamentação e na criação de novos modelos de negócios, fomentando o mercado em linhas com os interesses dos clientes.

Entre essas ações inovadoras da provedora, está o estabelecimento de parceria para a implantação de equipamentos e antenas da rede 5G junto às placas de rua em Porto Alegre e Rio de Janeiro e em bancas de jornais de São Paulo, além de vários modelos de sites adaptados para parque e centro comercial em todo o país.

TIM anuncia novo diretor responsável pela área de marketing

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O ano de 2021 já começou com mudanças na TIM. Nesta segunda-feira (17), a operadora anunciou que haverá um novo responsável pela área de marketing, Paulo Esperandio, que está no grupo desde março de 2021. No cargo como chief marketing officer (CMO), ele irá liderar a equipe que desenvolve as ofertas da empresa para os clientes individuais, micro e pequenas empresas.

Paulo Esperandio também irá atuar na gestão de todo o portfólio de serviços de valor adicionado, aparelhos e acessórios, comandando a área de ofertas para o consumidor final. O executivo está ocupando a função antes ocupada por João Stricker, que saiu para assumir o posto de vice-presidente de vendas da América Latina da Bemobi, uma empresa de distribuição e monetização de aplicativos.

O principal desafio do diretor de marketing será o lançamento das primeiras ofertas da rede 5G comercial, prevista para entrar em operação no mercado brasileiro até julho de 2021 nas capitais, de acordo com as regras do leilão 5G.

“Estou liderando o projeto com um grupo que envolve as mais diferentes áreas da empresa e muito entusiasmado por fazer parte desse novo momento do setor de telecomunicações. O 5G vai revolucionar o mercado e trazer uma experiência inovadora para os usuários, seja por meio dos seus smartphones ou das soluções que a tecnologia irá acelerar, como a internet das coisas”, afirma o novo chief marketing officer.

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Sobre Paulo Esperandio

Na TIM há pouco menos de um ano, Paulo Esperandio trabalhou por aproximadamente quatro anos na operadora Vivo como head de transformação digital. Ele é graduado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) e tem MBA em gestão de negócios pela IESE Business School, em Barcelona.

TIM, Vivo, Claro e Oi são acionadas pelo Ministério Público da Bahia; saiba por que

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O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ajuizou ações civis públicas contra as operadoras TIM, Vivo, Claro e Oi por causa do compartilhamento inapropriado de dados pessoais dos usuários dos serviços de telecomunicações.

Segundo a promotora de Justiça Joseane Suzart, a prática resulta em insistentes e indevidas ligações telefônicas feitas aos consumidores, além de fraudes e violação de privacidade.

Nas ações, a promotora solicitou a concessão de medida liminar que obrigue a TIM, Vivo, Oi e Claro a seguirem as seguintes regras: cumprirem as regras básicas para o manuseio de dados pessoais que presume o fornecimento do consentimento pelo titular e solicitarem consentimento expresso dos usuários antes do manuseio dos dados pessoais.

Além disso, antes de qualquer tipo de tratamento aos dados, verificar se a permissão de consentimento do titular foi por manifestação livre, informada ou equivocada.

Entre as outras medidas também estão: as operadoras de telefonia devem ter cuidado com os dados pessoais dos usuários para que não sejam vazados de forma indevida, evitando as repetidas ligações telefônicas não autorizadas; não disponibilizar indevidamente os dados pessoais para terceiros; e não concretização de ligações reiteradas, perturbadoras e insistentes para os indivíduos, independente dos consumidores terem seus produtos e serviços, em especial para aqueles que já declararam não ter interesse em contratação.

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Nas investigações sobre as ações das operadoras de telefonia móvel, a promotora Joseane Suzart, solicitou informações a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cujo órgão comprovou que a TIM, Vivo, Claro e Oi não estão agindo conforme as regras destinadas a proteção de dados pessoais dos consumidores do serviços de telecomunicações, resultando assim no compartilhamento ilegal dos dados, assim como em diversos danos aos usuários.

“Diante desta conduta ilícita, insistentes contatos telefônicos estão sendo gerados abusivamente, causando sérios prejuízos para os consumidores que ainda enfrentam as tentativas de fraudes encetadas”, afirma a promotora.

5G: TIM realiza os primeiros testes da tecnologia VoNR na América Latina

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Nesta segunda-feira (17), a TIM realizou os primeiros testes com a tecnologia VoNR 5G (Voice over New Radio) na América Latina. Em parceria com a Huawei, o experimento é uma prévia do serviço que estará disponível pela operadora após a implementação da rede 5G.

O VoNR, também conhecido como voz sobre 5G, promete maior qualidade nas chamadas de voz e integração com aplicação e serviços que usam dados e voz simultaneamente. De acordo com a TIM, o padrão “é a evolução dos serviços de voz e será a modalidade mandatória na rede 5G SA“.

O voz sobre 5G é uma evolução do VoLTE 4G, que já possui uma entrega de alta qualidade de voz. Atualmente, a TIM oferece voz sobre 4G em mais de 4.600 localidades pelo Brasil e 30 milhões de clientes. Com a nova tecnologia, a operadora espera levar melhorias em videoconferências, Realidade Aumentada e outras aplicações.

Marco Di Costanzo, Diretor de Redes da TIM Brasil, comenta:

“Queremos estar sempre à frente e oferecer serviços diferenciados para nossos clientes. O 5G será um verdadeiro divisor de águas tanto para o mercado corporativo (IoT) como para os consumidores finais. Com o VoNR, estamos mostrando a importância de oferecer serviços completos a nossos clientes, seja dados ou voz. Queremos oferecer uma experiência completa, de ponta a ponta, com a melhor e mais avançada rede 5G do país”.

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A Global mobile Suppliers Association (GSA), entidade que reúne fornecedores da cadeia de telecomunicação, afirmou que 16 operadoras já anunciaram investimento com as chamadas VoNR 5G, especialmente para países com redes 5G SA que estão com a implementação em fase avançada.

Além disso, a empresa também ressaltou que o uso da função dependerá dos aparelhos disponíveis nas mãos dos usuários. “Alguns dos smartphones disponíveis no mercado e habilitados para funcionar com 5G contarão com suporte para VoNR. Com os testes no Brasil, a TIM mostra que já está preparada não só para o futuro das redes móveis, como também para a evolução do serviço“, afirmou.

De toda forma, é esperado que voz sobre 5G traga experiências mais imersivas e mais integrações com serviços móveis, seja um smartphone, notebook e até mesmo um veículo, desde que esteja capacitado para suportar tal tecnologia e esteja em uma área de cobertura 5G.

BBB22: saiba como ter acesso ao reality show 24 horas por dia

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Nos últimos dias, a estreia da vigésima segunda edição do Big Brother Brasil (BBB) tomou as redes sociais e as atenções estão todas voltadas para o reality show. Com duração de cerca de três meses, os brasileiros poderão acompanhar a convivência entre 20 participantes confinados na casa mais vigiada do Brasil.

Além das edições diárias que serão exibidas na TV aberta, será possível acompanhar a atração pela transmissão em pay-per-view no Globoplay.

Todavia, as edições da TV aberta são editadas e aqueles que quiserem acompanhar a casa 24 horas por dia com 11 câmeras ao vivo, precisará assinar um dos pacotes disponibilizados pelo Grupo Globo.

Além de poder assinar o BBB22 por operadoras como SKY, Claro, NET, Oi e Vivo por R$ 22,90 por mês por quatro meses, a assinatura também pode ser realizada pelo Globoplay. No site do streaming estão disponíveis diversos planos, sendo que cada um tem benefícios diferentes, mas vale ficar atento para aqueles que possuem acesso às 11 câmeras distribuídas pela casa do BBB22.

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Pensando nisso, listamos cinco planos que lhe darão acesso ao Big Brother Brasil por 24 horas via pay-per-view. Confira os planos:

  • Globoplay: o plano anual está com desconto de 13%. O valor é de R$ 238,80, dividido em 12 vezes de R$ 19,90, enquanto que mensal está por R$ 24,90. Além disso, com acesso gratuito por um ano ao Deezer Premium e 3 meses grátis na Apple TV+.
  • Globoplay combo Disney+: também com desconto de 14% no plano anual. Valor de 12x de R$ 37,90, um total de R$ 454,80. Enquanto o mensal fica por R$ 43,90. Deezer Premium e Apple TV+ também gratuitos.
  • Globoplay combo Discovery+: apenas disponível apenas no plano mensal por R$ 38,90, além de acesso ao conteúdo dos canais: Discovery Channel, Discovery Kids, Discovery Home and Health, TLC, Animal Planet, ID, Discovery Turbo, Discovery Science, Food Network e HGTV.
  • Globoplay + canais ao vivo: plano anual com desconto de 14%. Valor de 12x de R$ 42,90, um total de R$ 541,80. Mensal por R$ 49,90.
  • Globoplay combo Telecine: disponível apenas no plano mensal por R$ 49,90/ mês.

Sobre o BBB22

A nova edição do programa começa nesta segunda-feira (17) e conta com 20 participantes divididos entre “pipoca” e “camarote”. Para ficar por dentro de tudo que acontece dentro da casa mais vigiada do Brasil, confira o portal, nosso parceiro, Minha Cultura, que estará noticiando tudo sobre o reality show.

Anatel aceita incluir Anhanduí e Rochedinho na implantação do 5G

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o pedido da Prefeitura de Campo Grande para incluir os distritos de Anhanduí e Rochedinho nos projetos de implantação da quinta geração de conectividade móvel e a ampliação da rede atual. A solicitação de inclusão foi encaminhada em novembro de 2021, por meio de uma reunião de técnicos do executivo municipal e do senador Nelsinho Trad (PSD).

Na época, a administração municipal apresentou indicadores e documentos dessas regiões que demonstravam a necessidade de ampliação da oferta, oferecimento de mais tecnologia e serviços de telecomunicações nos dois distritos, que juntos contabilizam mais de 5 mil habitantes.

“O 5G vai ajudar não só na melhoria da qualidade do serviço de telefonia móvel e velocidade de internet, mas também oferecer a possibilidade de mais empresas se estabelecerem nesses locais, além dos benefícios para a saúde, educação, segurança e lazer”, disse o prefeito Marquinhos Trad.

O diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), Paulo Fernando Garcia Cardoso, afirma que

“A resposta da Anatel atende uma reivindicação antiga dos moradores de ambos os distritos e demonstra o cuidado que a gestão tem com todas as regiões da cidade. Essa medida é mais um desdobramento positivo do projeto dessa gestão chamado Distritos Conectados e que tem como objetivo garantir que a população e trabalhadores das regiões mais distantes também sejam contemplados com melhorias e novas tecnologias oferecidas pelas operadoras dos serviços de telecomunicações”.

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Com o aval do Ministério das Comunicações, Paulo afirma que o objetivo será ampliar os serviços digitais oferecidos, que vão além da melhoria do sinal de telefonia móvel e internet. “O pleito dos dois distritos foi principalmente no sentido de atualizar os critérios que foram adotados lá atrás na implantação da tecnologia anterior, principalmente pelo fato de que ao realizar os estudos percebemos que na implantação do 4G não levaram em consideração informações essenciais como a quantidade de escolas, unidades de saúde, crescimento populacional, dentre outros fatores”, explica.

Dessa forma, com a ampliação dos serviços de telecomunicações e a chegada da quinta geração de internet móvel será possível ampliar o acesso de conectividade aos equipamento públicos, assim como implantar videomonitoramento, semaforização inteligente e entregar mais serviços digitais para os moradores de Anhanduí e Rochedinho.

Nova Lei das Antenas é sancionada pela Prefeitura de São Paulo

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Em trâmite na Câmara Municipal de São Paulo desde junho de 2021, finalmente é aprovada a nova legislação para licenciamento de antenas de telecomunicações no município. A Lei 17.733/22 foi sancionada pelo prefeito paulista Ricardo Nunes (MDB) e publicada no Diário Oficial da cidade na quarta-feira (22).

Embora esteja sancionada, não quer dizer que a lei já esteja em vigor, pois é preciso passar pelo Executivo Paulistano para a edição de um decreto regulamentar. A nova legislação revoga o marco legal anterior da Lei 13.756, de 2004, que era considerada ultrapassada pelo segmento de telecomunicação e precisava de novas regras há anos.

A nova legislação traz novidades para o setor, como a definição de distritos prioritários com incentivos e condições especiais para o licenciamento de antenas, onde estão autorizadas a redução do preço públicos para o cadastramento/licenciamento e do valor de retribuição para o uso de bens municipais.

Os distritos prioritários destacados no novo texto são Jardim ngela, Jardim São Luiz, Cidade Dutra, Pedreira, Grajaú, Marsilac, Parelheiros, Santo Amaro e Socorro;
Região Norte: Anhanguera, Perus, Jaraguá, Brasilândia e Pirituba, da Região Sul; Anhanguera, Perus, Jaraguá, Brasilândia, Pirituba, Cachoerinha, Tremembé e Mandaqui, no Norte e Jardim Helena, Lajeado, Guaianases, José Bonifácio, Cidade Tiradentes, Parque do Carmo, Iguatemi, São Rafael, Sapopemba, Itaquera e Ermelino Matarazzo, no Leste.

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Dessa forma, a Prefeitura prevê a viabilização de 286 estações rádio-base (ERBs), assim como ampliação das existentes. Já a participação das operadoras dependerá dos termos individuais de cada uma.

Entre as novas regras que foram introduzidos pela Lei das Antenas 17.733/22 estão:

  • Um prazo para emissão de alvarás não superior a 60 dias (ou 180 dias, caso declarado complexo pelo Executivo), depois do qual a empresa poderá iniciar a instalação da antena (o chamado silêncio positivo);
  • Dispensa de licenciamento para instalação de mini ERBs e ERBs móveis, sendo necessário apenas cadastramento eletrônico (inclusive para postes multifuncionais);
  • Possibilidade de instalação de ERBs em imóveis irregulares caso asseguradas condições de segurança e em qualquer logradouro, independente da largura da via;
  • Possibilidade de instalação em imóveis tombados, a partir de prévia anuência dos órgãos de preservação competentes;
  • Limites de emissão de radiação e regras para compartilhamento seguindo legislação federal;
  • 180 dias para apresentação de requerimentos de regularização para ERBs ilegais, sendo 120 no caso de ERBs móveis e mini ERBs.

Posicionamentos das operadoras

Na quinta-feira (13) a Conexis, sindicato que representa as principais operadoras móveis do Brasil, se manifestou sobre o assunto e parabenizou a cidade de São Paulo pela sanção do novo marco legal das antenas. Confira o comunicado:

“A Conexis Brasil Digital e as prestadoras de telecomunicações parabenizam a prefeitura e os vereadores de São Paulo pela aprovação e sanção da nova lei de antenas da capital. A nova legislação, mais moderna e em linha com a Lei Geral de Antenas, é um passo importante para a chegada do 5G à cidade. Por exigir de cinco a dez vezes mais antenas que o 4G, a nova tecnologia precisará de um processo de licenciamento ágil e adequado para instalação de infraestruturas de telecom. A nova lei permitirá às empresas avançar na cobertura de áreas periféricas da cidade e preparar todas as regiões da capital paulista para a chegada do 5G”.

Vivo e Atelex são notificadas pelo Procon-SP; saiba o motivo

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O Procon de São Paulo notificou a Vivo e a empresa Atelex do Brasil de Telecomunicações solicitando explicações sobre os serviços de digitalização de linhas telefônicas. De acordo com a entidade, consumidores relataram que foram abordados pela Atelex para a digitalizar suas linhas, onde se identificava como terceirizada da operadora.

Após o procedimento, além dos clientes ficarem sem os serviços, houve queixas sobre a portabilidade numérica não autorizada e cobranças indevidas de multas por cancelamento de serviços não contratados, de acordo com o Procon. Ambas empresas devem enviar suas explicações até o dia 18.

Em suas respostas, as empresas deverão esclarecer sobre o serviço de digitalização das linhas telefônicas oferecidos pelos funcionários da Atelex. A notificação diz o seguinte:

“As empresas deverão informar no que consiste o serviço de digitalização da linha telefônica oferecido pelos funcionários da Atelex, se trata de portabilidade, quais informações prestadas e quais documentos apresentados aos consumidores sobre esse serviço, por quais razões os serviços (telefônicos e internet) param de funcionar após a digitalização das linhas, se os consumidores são informados dessas interrupções, como devem proceder para reativar os serviços, quantos serviços de digitalização já foram efetuados nos últimos 03 meses e se há redução nos custos com esse serviço.”

As reclamações dos consumidores quanto a venda enganosa ou a falha de informação, o órgão quer saber quantas queixas foram registradas; qual o procedimento quanto aos funcionários responsáveis; se há alguma compensação para os usuários que ficaram sem o serviços e tiverem seus nomes negativados; qual a ação será tomada para evitar tais situações; e, quantos aos serviços não solicitados e se haverá rescisão de forma imediata e sem ônus.

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Segundo Guilherme Farid, chefe de gabinete do Procon-SP, a portabilidade e o acesso aos dados dos consumidores estão sendo investigados. Além disso, o órgão também quer esclarecimento sobre a relação entre a Vivo e Atelex: quais os serviços que a empresa tem legitimidade para ofertar em nome da operadora; a Atelex tem acesso a base de dados da Vivo e como seus funcionários se apresentam na comercialização dos seus produtos.

Segundo a Vivo, a Atelex estava se passando por representante da operadora e informou que entrará com uma ação judicial com a empresa. A nota da operadora diz que

“A Atelex do Brasil não é representante da Vivo para comercialização, atendimento ou prestação de serviços de telecomunicações. A Vivo apurou os fatos e já adotou as medidas judiciais cabíveis. Em caso de dúvida, clientes devem procurar os canais de atendimento e de informação oficiais da empresa, como o 10315 e o site www.vivo.com.br.”