24/03/2024

Vivo investe na rede telco-cloud pensando no 5G; entenda

Solução VMware Telco Cloud Platform pode ser usada na otimização da arquitetura do 4G e 5G ao redor do mundo.

Com a chegada do 5G no Brasil, é esperado que as operadoras comecem a investir no processo de implementação da tecnologia. É o caso da Vivo, que está investindo na modernização de aplicações e infraestrutura de rede com a plataforma Vivo Telco Cloud. Com a plataforma, a operadora pode integrar, implantar e gerenciar funções virtuais de rede (VNFs) e funções nativas de nuvem (CNFs).

A Vivo Telco Cloud passou por dois anos de testes laboratoriais, reuniões e discussões técnicas para que fosse definido o melhor formato na modernização de aplicações e habilitação de novas experiências de uso com conectividade do 5G. Para isso, a operadora usou a infraestrutura definida por software, automatizada e virtualizada, baseada nas tecnologias NFV e CNF, uma abordagem que habilita o uso de containers em redes de telecomunicações.

A equipe da VWware, parceira de tecnologia da Vivo, passou os últimos 24 meses focada em demonstrar as capacidades técnicas da solução VMware Telco Cloud Platform usada para otimizar arquiteturas 4G e 5G ao redor do mundo. Testadas e provadas em ambientes de produção nesse período, as tecnologias permitiram a aceleração da conectividade da tecnologia, sendo que ao mesmo tempo servem como ponte para otimizar a rede já existente.

Elmo Matos, diretor de planejamento e tecnologia da Vivo, declarou que

“É essencial a virtualização da nossa rede para cumprir os desafios de implantação dos novos serviços propiciados pela tecnologia 5G. Trabalhamos em um processo de seleção detalhado e fechamos a parceria com a VMware para esse novo modelo de construção de redes”.

LEIA TAMBÉM:

–> Vivo terá 4 novos canais na grade da sua TV por assinatura; saiba quais são

–> Vivo oferece desconto no Disney+ e acesso gratuito ao Spotify

–> Vivo Easy terá reajuste de preço no serviço de roaming internacional

O presidente da VMware no Brasil, José Duarte, afirma que

“Como um dos parceiros estratégicos de tecnologia da Vivo, esperamos fazer uma parceria para a modernização das redes. “Além dos benefícios de infraestrutura e conectividade da Vivo, o projeto vai conferir maior flexibilidade aos times técnicos da companhia. Desenvolvemos em conjunto uma plataforma robusta e, como resultado, a Vivo se torna mais estruturada e especializada em sua operação com o 5G, o que garante maior eficiência aos profissionais técnicos no dia a dia”.

Para que o impacto fosse imperceptível na estabilidade das redes Vivo, a implantação do ambiente produtivo foi dividida em etapas. A primeira foi a preparação de todo o local, com a instalação de equipamentos de rede, servidores, software e customizações. A segunda, que está em andamento atualmente, é a implementação das tecnologias de VNF e CNF.

A NTT Ltd. empresa líder em serviços de tecnologia, parceiro de telecomunicações da VMwae, será a responsável pela realização do Project Management Office (PMO), assim como pela a integração entre os sistemas, o suporte em todas as camadas previstas e a definição das redes.

“Através do nosso conhecimento abrangente fomos escolhidos para, em parceria com a VMware, instalar toda a tecnologia necessária para implantar esse projeto. Além de desenvolver o papel de integradora de sistemas, iremos auxiliar a Vivo a implementar os elementos necessários que fazem com que as pessoas consigam realizar uma chamada ou navegar pela internet utilizando a rede 5G. A VMware é uma fabricante de tecnologia respeitada em todo o mundo e é uma honra fazer parte de um projeto tão importante como esse, que irá reverberar em todo o país,” diz Augusto Panachão, vice-presidente de tecnologia da NTT Ltd.

O diretor de venda para contas estratégicas da VWware, Guilherme Soares, explica “O Vivo Telco Cloud é um projeto de grande proporção e alta escalabilidade. Por essa razão, entendemos os desafios que a Vivo enfrentou para elaborar uma abordagem de desenvolvimento contínuo durante todos os anos de operação, em que as etapas iniciais são fundamentais e dão suporte aos planos de expansão das redes no futuro”.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários