19/03/2024

Samsung e Qualcomm atingem velocidade recorde em teste com o 5G

Desde 2018 que a velocidade da rede vem sendo testada e os resultados estão se mostrando cada vez mais satisfatórios; saiba detalhes.

Em mais um teste realizado pela parceria da Samsung com a Qualcomm, um novo recorde nas velocidades de download com a tecnologia 5G foi alcançado. As empresas conseguiram registrar uma velocidade de 8,08 Gbps, um aumento extremamente importante e significativo na rede, uma vez que no teste anterior, realizado em março de 2021, o pico alcançado foi de 5,23 Gbps.

No teste, foi utilizado o sistema experimental Snapdragon Z65 5G Modem-RF no laboratório Plano, localizado no Texas, nos Estados Unidos. O sistema possui condições ideais como RAN e Core totalmente virtualizados, mmWave 5G Compact Macro e rádio Massive MIMO.

Em outubro de 2021, a Samsung e a Qualcomm conseguiram atingir também uma velocidade de 711 Mbp de upload com a quinta geração de conectividade móvel.

Desde 2018 que alguns testes estão sendo realizados, sendo que nesse ano obteve velocidade de 1,7 Gbps, em 2019 atingiu 2,65 Gbps e 4,3 Gbps em 2022. Dessa forma, é observado um crescimento que pode ir aumentando ao tempo que a tecnologia for aprimorada.

O bom resultado no teste é o uso da tecnologia New Radio Dual Connectivity (NR-DC) para combinar os espectros mmWave e 5G de banda média, resultando assim em 800 MHz de frequências de onda mm e 100 MHz de banda média.

LEIA TAMBÉM:

–> TIM faz teste 5G em Motorola e registra velocidade acima de 1,1 Gbps

–> Velocidade de upload e download do 5G reduziu em um ano, segundo relatório

–> TVs da Samsung terão recurso para jogos via streaming sem precisar de console

Outros testes

Embora não tenha atingido grandes velocidades quanto a alcançada pela Samsung, a TIM realizou teste com o 5G em novembro de 2021 em parceria com a Motorola e a Ericcson.

Foram utilizados os aparelhos Motorola Edge 20 e Edge 20 Pro, sendo que o teste teve a contribuição das infraestruturas da Ericsson e a conexão de rede da TIM, associado a faixa experimental de 3,5 GHz e agregando ao espectro descontínuo das bandas 700 MHz (n28) e 3,5 GHz (n78). Na experiência foram registradas velocidades acima de 1,1 Gbps.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários