17/12/2025
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Mark Zuckerberg vê sua fortuna encolher 6 bilhões de dólares

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Mark Zuckerberg perdeu US$ 6 bilhões em 24 horas. Será que as inconsistências do WhatsApp, Facebook e Instagram tem algo a ver? Descubra.

Ontem foi um total caos para muitos usuários das redes sociais por causa de uma queda mundial dos serviços do bilionário Mark Zuckerberg: WhatsApp, Facebook e Instagram.

Não há confirmação de que esse foi o motivo, mas em 24 horas o CEO das três plataformas viu sua fortuna diminuir USS 6 bilhões.

Após o fechamento das bolsas de valores do mundo, Zuckeberg passou a ocupar a 6º posição no ranking de bilionários mundiais da Forbes. O CEO perdeu uma posição, pois antes se encontrava na 5º posição do ranking.

Na última semana, Zuckerberg tinha aumentado sua fortuna em US$ 4,6 bilhões junto com a alta dos seus papéis do Facebook e de outras companhias de tecnologia. No entanto, nesta segunda (4) houve uma correção do mercado, resultando no saldo negativo para o CEO.

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Mas, pelo que parece, a falha dos aplicativos não foi o único problema do fundador do Facebook. Declarações de uma ex-funcionária da companhia também pode estar afetando o bilionário e contribuindo para queda de 3,96% dos seus papéis.

A ex-gerente de produtos, Frances Haugen, foi contratada para criar ferramentas com o intuito de impedir o uso do Facebook para manipulação política e interferência nas eleições dos Estados Unidos.

Em uma entrevista ao The Wall Street Journal, Frances Haugen afirmou que se decepcionou com a ausência de transparência da empresa. Ela disse que ficou

“frustrada com a falta de transparência da empresa sobre o potencial de suas plataformas de causar danos e a falta de vontade de resolver essas falhas”.

A ex-funcionária deve testemunhar no Congresso dos EUA hoje (5). Antes de vir a público, sob a proteção jurídica da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês), Frances Haugen já havia denunciado as práticas da empresa, de forma anônima.

Vivo Fibra expande sua rede FTTH para mais sete cidades

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Vivo Fibra continua expandindo sua rede Fiber To The Home (FTTH), e agora chega a mais sete cidades do Brasil; saiba quais são.

A Vivo Fibra chega com sua rede Fiber To The Home (FTTH) em mais sete cidades do Brasil. São Paulo e Minas Gerais são os dois estados que estão recebendo planos de até 600 mega de velocidade para download e 300 mega em upload.

Em São Paulo, as cidades a receber o serviço foram Américo Brasiliense, Cajamar e Leopoldina. Enquanto que em Minas Gerais foram Ouro Preto, Caratinga, Ituiutaba e Mariana.

Os clientes da Vivo Fibra contam com um roteador wi-fi, sem custo adicional, que garante maior alcance e cobertura, pois disponibiliza conectividade nas faixas de 2,4 GHz 5GHz, além da ultra velocidade.

Os assinantes podem aproveitar o benefício adicional para quem tem ou contrate os planos Vivo Pós ou Vivo Controle. Ambos contam com ligações ilimitadas para qualquer operadora, WhatsApp e SMS também limitados.

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O cliente também recebe um bônus de dados móveis de até 50 GB todos os meses para usar como quiser. Além disso, o consumidor tem acesso aos benefícios do Vivo Valoriza, programa da operadora que oferece desconto em produtos e serviços da Vivo e parceiros, que podem ser resgatados pelo aplicativo Meu Vivo.

A Vivo Fibra também possibilita que o cliente adquira um pacote da TV Vivo Play, que possui mais de 20 mil conteúdos on-demand, podendo aproveitar sucessos do cinema, séries e partidas de futebol. Lembrando que tudo dependerá também do pacote contratado.

A plataforma Vivo Play também tem acesso integrado a serviços de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video, Youtube e Youtube Kids, sem a necessidade de ter uma smart TV. Assim como, acesso a mais de 80 canais ao vivo em até cinco dispositivos de forma simultânea.

O aplicativo da Vivo pode ser acessado por smartphones, tablets, computadores e SmartTVs, além de Chromecast e FireTV stick.

Coincidência? Dados de usuários do Facebook são colocados à venda

Ocorrência bate com a data em que a empresa viveu a maior ‘pane’ da sua história, que afetou também o WhatsApp e o Instagram.

Na data em que o Facebook enfrentou a maior pane de sua história, que afetou também serviços como Instagram e WhatsApp, surge a informação de que dados de 1,5 milhão de usuários da rede estão sendo vendidos na web. Ou melhor, na dark web, em um fórum. Esse é o espaço utilizado para o comércio ilegal.

Não dá para tecer qualquer narrativa com relação ao ocorrido desta segunda-feira, 4 de outubro. Afinal, o fórum está com a venda ativa desde setembro, mas a informação veio à tona no dia da instabilidade.

Dados como nome, e-mail, endereço, gênero, número de telefone e até mesmo identificação são oferecidos. Os ofertantes podem comprar ‘pacotes’ quantitativos ou não. Vendas parciais são aceitas e os anunciantes destacam que já possuem um negócio com 18 mil clientes atendidos.

Mas, vale destacar que há usuários reclamando que pagaram e não foram atendidos. Portanto, também não é uma certeza absoluta de que a venda está de fato em prática.

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É importante esclarecer que são dados obtidos por descuidos dos próprios usuários e não falhas do Facebook, segundo informam. Hackers posicionam boots para coletar, em quantidade, informações pessoais que podem ser vistas nos perfis de qualquer pessoa devido a configurações mal “amarradas” na plataforma, por parte do usuário.

E as informações, obviamente, podem ser valiosas para pessoas que não são bem intencionadas em relação ao tema.

Alguns, inclusive, se aproveitam de dados desse tipo para alimentar negócios ilícitos, que envolve até fraude com nome e endereço de outras pessoas.

Com informações de PrivacyAffairs

UM Telecom participará do leilão 5G, mas não pretende ir sozinha

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Edital do leilão 5G é alterado e possibilita a participação de Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) como a UM Telecom; saiba o que mudou.

CEO da UM Telecom, Rui Gomes, afirmou que a operadora pretende arrematar umas das faixas disponibilizadas no leilão do 5G, que irá acontecer no dia 04 de novembro.

A empresa de telecomunicação pretende arrematar o lote regional na faixa de 26 GHz. No entanto, UM Telecom não pretende arrematar o lote sozinho, uma vez que a faixa leiloada pode ser comprada por três ou quatro provedores da região do Nordeste.

Pensando nisso, a operadora está buscando consórcio entre empresas nordestinas, mas não descarta a possibilidade de ir sozinha ao leilão.

A participação da UM Telecom será possível devido a alteração que houve no edital possibilitando a participação das PPPs (Prestadoras de Pequeno Porte), mesmo que seja por meio de consórcio.

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No edital, houve a redução de tamanho dos lotes de 400 para 200 MHz e alteração no período de uso de 20 para 10 anos. Dessa forma, o preço mínimo do lote do Nordeste diminuiu consideravelmente, de R$ 215 milhões para R$ 52 milhões, sendo possível assim a participação das PPPs.

Rui Gomes disse que está buscando fechar consórcio com mais três ou quatro operadoras do Nordeste, e que a proposta de consórcio levará rede móvel 5G para locais em que não há interesse das grandes operadoras.

“Cidades como Salgueiro, Orobó, Ouricuri, que têm o nível de renda muito baixo, sem as PPPs, vão demorar bastante para ter acesso a essa tecnologia”, afirmou Gomes.

Segundo o CEO, a estimativa é que a empresa gaste cerca de R$ 150 mil com a instalação de cada antena, mas com o consórcio, os valores podem ser compartilhados.

A operadora precisa agilizar suas propostas, uma vez que deverão ser entregues à Anatel no dia 27 deste mês.

Com informações da Tele.Síntese

Aplicativo Facily é investigado pelo Procon de São Paulo

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Facily promete compras coletivas com preços acessíveis, mas tem causado problemas para os seus consumidores; saiba porque.

Devido ao grande número de reclamações que o Procon/SP tem recebido sobre o Facily, o órgão resolveu investigar a empresa e recomenda que as pessoas evitem comprar no aplicativo.

Entre o mês de janeiro a julho deste ano, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo já recebeu mais de 11 mil reclamações.

O Procon de Minas Gerais também abriu procedimento para investigar se a empresa está cumprindo corretamente o Código de Defesa do Consumidor. Somente entre agosto e setembro, o órgão recebeu mais de 70 reclamações sobre o aplicativo.

De acordo com o diretor executivo do Procon de São Paulo, Fernando Capez, somente no mês de setembro foram registradas 10 mil reclamações relacionadas à empresa. “São de 15 a 20 mil reclamações por mês“, afirma o diretor.

Entre as reclamações estão a demora de entrega, falta de cuidado com os produtos comprados, não recebimento da mercadoria, propaganda enganosa e problemas com atendimento.

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No momento, o processo está na fila para ser encaminhado para a fiscalização, e se as inconsistências do aplicativo forem comprovadas, a empresa pode receber uma multa de até R$ 10 milhoes.

“Vamos avaliar se é caso de encaminhar ao Ministério Público a promoção de uma ação de indenização por dano moral coletivo, porque não é normal esse número de reclamações chegar ao Procon”, afirmou Capez.

Sobre o aplicativo

A Facily se trata de um aplicativo de e-commerce e marketplace da América Latina, onde é possível fazer compras coletivas. No aplicativo, as pessoas (amigos e familiares) podem comprar produtos em conjunto por preços mais acessíveis.

A empresa oferece produtos que vão desde a hortifruti a eletrônicos, e por ser um lugar para compras coletivas, são oferecidos preços de atacado, o que acaba resultando em um valor mais barato do que o mercado tradicional.

WhatsApp, Instagram e Facebook estão fora do ar; veja posicionamento da empresa

Problema é global e páginas dos serviços sequer carregam; confira a repercussão e saiba mais detalhes sobre a pane geral.

Mensagem de erro apresentada no Facebook - Captura de Tela
Mensagem de erro apresentada no Facebook – Captura de Tela

No início da tarde desta segunda-feira, 4 de outubro, diversos usuários foram surpreendidos por uma pane geral nos serviços oferecidos pelo Facebook, mais precisamente a comunicação nos aplicativos e redes sociais Facebook, WhatsApp e Instagram.

As últimas falhas da empresa consistiam em publicações de stories que não carregavam no Instagram, fotos no feed com falhas, mas essa é um total bloqueio de acesso. As mensagens no WhatsApp sequer completam envio e as redes Instagram e Facebook simplesmente não carregam.

Quem abrir pelo smartphone receberá a mensagem “Não foi possível recarregar o Feed”. Lives realizadas durante a queda foram paralisadas/congeladas até então.

O Downdetector criou o alerta vermelho para os três serviços supracitados, devido ao pico de notícias. As operadoras Claro, Vivo e TIM também figuram por lá, mas muito provavelmente devido ao fato de que alguns usuários pensaram estar com problemas na internet móvel ao não conseguirem acessar alguma das três redes sociais.

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As notificações começaram por volta das 12h31 e ultrapassaram 40.000 por volta das 12h46.

Em um perfil oficial no Twitter, o Facebook já fez seu pronunciamento público a respeito da falha, mas sem nenhuma explicação. Apenas com um pedido de desculpas pelo inconveniente e a informação de que a falha será corrigida o mais breve possível.

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, destacou a marca.

[ATUALIZAÇÃO – 04/10/2021 20h30]:

Por volta das 19h30, usuários de todo o mundo voltaram a ter funcionamento no WhatsApp, Instagram e Facebook. Mas, vale destacar que a o retorno ocorre em fases e alguns usuários ainda estão com dificuldades de acesso e instabilidades.

Obviamente, o Facebook não fugiu dos memes da internet. Confira abaixo:

Com informações de DownDetector

Netflix está sendo processada na Coreia do Sul

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Sucesso de série transmitida pela Netflix na Coreia do Sul tem provocado ações judiciais contra a plataforma; saiba qual o motivo.

Recentemente a Netflix lançou a polêmica série coreana “Round 6” (Squid Game). Rapidamente a produção virou uma febre na plataforma vermelhinha, mas está causando problemas para o serviço de streaming na Coreia do Sul.

Acontece que a SK Broadband, uma das principais operadoras de telecomunicações do país, abriu processo contra a plataforma por estar causando grande geração de tráfego de internet no país asiatico. 

A operadora SK Broadband quer que a Netflix pague pelo aumento que houve no tráfego da internet devido a grande popularidade da série  “Round 6”.  O caso da “Round 6” é recente, mas os problemas entre a operadora e a Netflix vem acontecendo há algum tempo.

Em 2020, a plataforma vermelhinha entrou na justiça contra a operadora sul-coreana, pois a mesma se recusava a pagar pelos pacotes de rede, argumentando que é dever da plataforma criar conteúdo e torná-lo acessível.

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No caso, a SK Broadband ganhou a ação, onde a Corte Distrital da Coreia do Sul determinou que a Netflix deveria “obrigatoriamente pagar em retorno”, pelos serviços da operadora. A empresa norte-americana recorreu do caso e a ação passará por um novo julgamento marcado para dezembro deste ano.

Segundo informa a SK Broadband, a geração de tráfego gerado pela Netflix aumentou em 34 vezes entre 2018 (ano em que a Netflix começou a usar os serviços da SK) e setembro de 2021. 

Atualmente, a operadora afirma transmitir 1,2 trilhões de bits por segundo para transmitir conteúdo da plataforma em alta definição e em grande volume.

Amazon, Apple e Facebook pagam

O que torna o caso mais interessante, é que o Google (Youtube) e a Netflix ocupam a primeira e segunda posição de maior tráfego de internet gerado na Coreia do Sul, respectivamente, mas são as únicas que não pagam.

Enquanto que a Apple, Amazon e Facebook são algumas das empresas que pagam a operadora pelo tráfego de internet das suas plataformas.

Google desiste de lançar banco digital pelo Google Pay

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Companhia tinha planos de entrar para o mercado de bancos digitais pelo Google Pay, mas descarta ideia e decide seguir outro rumo; saiba qual.

A ideia de se tornar um espécie de banco digital por meio do aplicativo Google Pay, ferramenta que permite realizar pagamentos usando smartphones, foi abandonada pela big tech antes mesmo de ser lançado. A ideia estava em construção desde 2019 entre idas e vindas, mas foi oficialmente descartada.

Em 2020, o Google firmou uma parceria com diversos bancos e instituições financeiras, como o Citibank. A parceria pretendia criar uma espécie de conta digital sem taxas de manutenção e com juros menores por meio da robusta estrutura de software e recursos de inteligência artificial.

A novidade foi revelada pelo Google há dois anos, após a Apple lançar seu cartão de crédito e Facebook entrar no universo das criptomoedas. Sendo que foi nomeado de Cache, e posteriormente de Plex.

O plano da empresa era sincronizar uma ferramenta ao Google Pay onde seria oferecido um painel digital para o usuário usar seu dinheiro, além de apresentar metas de finanças e ajudá-lo a poupar dinheiro.

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No entanto, a big tech chegou ao entendimento de que a demanda pelos serviços de banco digital era bastante ampla e achou melhor ser uma espécie de consultor. Levando em consideração também que outras companhias como Apple e Samsung já estão bem consolidadas neste setor.

Por nota, o Google informou que achou melhor se concentrar em “fornecer capacitação digital para bancos e outros provedores de serviços financeiros, em vez de servirmos como o provedor desses serviços”.

A Apple lançou seu cartão de crédito em 2019, em uma parceria com o banco Goldman Sach, mas não opera no Brasil. Enquanto que a Samsung lançou um cartão de crédito em parceria com o banco Itaú.

Florianópolis pode ganhar nova estrutura para receber internet 5G

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Lei para aprimorar infraestrutura de internet 5G em Florianópolis foi aprovada, mas ainda passa por uma nova votação hoje (4); saiba detalhes.

Nesta segunda-feira (04), passará por uma nova votação o projeto de lei que atualiza as normas do município relacionados a chegada da internet de dados móveis 5G em Florianópolis.

Nessa votação, será decidido a partir de que data a infraestrutura do 5G deverá ser instalada e quais vão ser os procedimentos legais.

O projeto aprovado na última quarta-feira (29/09) na Câmara de Vereadores de Florianópolis, foi sugerido pelo vereador Miltinho Barcelos (DEM) e estava em trâmite desde 2019.

Na época tinha sido arquivado pela Câmara, mas este ano a vereadora Manu Vieira (Novo) desarquivou o edital, que foi aprovado em primeiro turno.

Segundo o superintendente de Tecnologia da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), Marcos Lichtblau, a instalação das infraestruturas para a chegada da tecnologia 5G tem como objetivo manter o desenvolvimento econômico de Florianópolis.

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“A internet 5G será instalada com a finalidade de garantir a continuidade do desenvolvimento econômico da Capital”, afirma.

Para que todos os usuários possam usufruir da tecnologia 5G, será necessário a instalação de infraestrutura na Capital, em especial, de antenas. Os modelos antigos que existem na região funcionam por meio de transferência de sinais em torres metálicas.

Para o 5G, será necessário a instalação de, no mínimo, dez vezes mais antenas que já existem no município, por causa da elevada funcionalidade da internet banda larga 5G. As novas e as antigas antenas deverão ser conectadas por fibra óptica, segundo Marcos Lichtblau.

Com a aprovação do projeto, as antenas da tecnologia 5G caberão dentro do imobiliário urbano e poderá chegar às localidades que não tem conectividade, assim como para o restante do município.

Assim que for aprovada e passar pela regulação no Executivo, as operadoras de telefonia terão passe livre para instalar os equipamentos.

Oi TV extingue pacotes de assinatura e aumenta mensalidade de planos

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Oi TV altera planos da modalidade Oi TV Livre, extingue pacotes e aumenta valores de mensalidades; veja os novos valores.

A operadora de telecomunicação Oi realizou alterações em seus planos de TV por assinatura nos últimos dias. A alteração ocorreu na modalidade Oi TV Livre, onde a operadora extinguiu os pacotes controle, deixando apenas o pré-pago e o pós-pago.

E não foi só isso, com o cancelamento dos pacotes controle, a Oi também fez reajuste nos valores das mensalidades dos planos pós-pagos.

Os planos pós-pagos tiveram um aumento considerável, entre os 17% e 30%. O pacote Start HD passou a ser R$ 84,90, no cartão de crédito. O valor antigo era de R$64,90, revelando um aumento de mais de 30%. Vale ressaltar que o valor pago por boleto vai para R$ 94,90.

O pacote Mix HD passou a custar R$ 114,90 no cartão de crédito, um aumento de pouco mais de 21%, considerando que o valor anterior era de R$ 94,90. No boleto passa a ser R$ 124,90.

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O pacote mais completo, Total HD, teve um acréscimo de 17% em média. Antes custava R$ 114,90, agora passa a custar R$ 134,90, no cartão de crédito. No boleto, custa R$ 144,90.

O pacote controle cancelado pela operadora era mais barato do que os pós-pagos, em média de R$ 10, onde o assinante tinha que pagar antecipadamente e com renovação automática.

Não houve alteração nos valores dos planos pré-pagos. O plano TV Livre+ está por R$ 59,90, Star HD está por R$ 34,90, Mix HD está por R$ 54,90 e o Total HD por R$ 106,90.