20/04/2024

Jeff Bezos adquire divisão do Facebook para a oferta de internet via satélite

Bilionário quer rivalizar com o serviço da Starlink, de Elon Musk.

Jeff Bezos adquire divisão do Facebook com foco em internet via satélite

O bilionário Jeff Bezos adquiriu uma equipe de cerca de 12 especialistas em internet sem fio do Facebook. O valor do negócio não foi revelado, mas a ideia é que os funcionários vão ajudar no Projeto Kuiper, da Amazon, que pretende lançar milhares de satélites para a oferta de internet via satélite em todo o mundo.

A contratação dos especialistas, incluindo físicos, engenheiros, mecânicos e desenvolvedores, ocorreu em abril passado, mas somente agora veio a público. A ideia do fundador da Amazon é rivalizar com o serviço Starlink, do também bilionário Elon Musk.

A Amazon pretende investir US$ 10 bilhões (R$ 52,62 bilhões na cotação atual do dólar) para lançar uma constelação de satélites em órbita baixa para a oferta de internet de alta velocidade. Os novos profissionais vão fortalecer a equipe da Amazon que já conta com 500 profissionais.

Desde 2015, o Facebook pretendia lançar uma constelação própria, chamada de Athena. O projeto seria lançado em março de 2020, também para competir com a Starlink, mas, até o momento, nenhum satélite foi lançado.

VEJA TAMBÉM:

–> Constelação de satélites da Amazon é aprovada nos EUA

–> Usuário instala antena da Starlink no carro e é multado

–> Viasat quer impedir que SpaceX lance mais satélites da Starlink

Já o plano da Amazon consiste em lançar 3.236 satélites a apenas algumas centenas de quilômetros acima da Terra (ante os 35 mil km dos satélites de comunicação tradicionais), o que reduz a latência da internet e os custos de lançamento. Porém, o projeto de Bezos já está atrasado, pois a rival Starlink já lançou mais de 1.730 satélites em órbita, estando quase pronta para o início das operações comerciais.

Passeio espacial

Na manhã desta terça-feira, 20 de julho, Jeff Bezos viajou ao espaço a bordo de uma espaçonave construída por sua própria empresa, a Blue Origin, concorrente da SpaceX, também de Musk. O homem mais rico do mundo estava acompanhado de mais três tripulantes, o irmão Mark Bezos, a aviadora pioneria Wally Funk, de 82 anos, e o turista espacial Oliver Daemen, de 18 anos. Os dois últimos se tornaram a pessoa mais velha e a mais nova a ir ao espaço, respectivamente.

Este também foi o primeiro voo suborbital tripulado a ir ao espaço sem piloto, com a nave funcionando de forma autônoma. O voo durou cerca de 10 minutos (video abaixo). “Foi o melhor dia de todos”, afirmou o bilionário pouco antes de pousar com segurança.

Com informações de Daily Mail e O Globo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários