terça-feira, 27 de março de 2018

Oi TV Livre com satélite Amazonas deixará de funcionar

Quem não tem receptor da Oi/Elsys no satélite SES 6 perderá o sinal, a não ser que pague por um novo aparelho; Oi não confirmou valor nem data da migração.


A Oi TV e a parceira Elsys devem, em breve, descontinuar o serviço Oi TV Livre para clientes que possuem um receptor ligado ao satélite Amazonas. Desde 2013 a operadora opera no satélite SES 6 e a ideia era que todos os assinantes fossem migrados de um para o outro em até dois anos.

O que acontece é que muitos ainda permanecem no satélite Amazonas e aparentemente terão que pagar pela troca dos receptores em suas casas, dessa vez com tecnologia HD compatível com o novo satélite.



Há pouco mais que um mês, alguns lojistas da Elsys receberam um comunicado com orientações para entrar em contato esses clientes do Oi TV Livre. Diz o seguinte:

“A OI TV está trocando a tecnologia do antigo satélite Amazonas para o SES 6 e os receptores dos clientes do pacote OITV LIGADO deixarão de funcionar. Para melhor atender a nossa base, precisaremos entrar em contato com alguns clientes que ainda estão conectados nesse satélite e informá-los da necessidade de troca por receptores com tecnologia HD compatíveis com o novo satélite.

Será oferecido de forma controlada, apenas para esse grupo de consumidores, uma condição especial para a troca do receptor (...). Contamos com seu apoio nesse processo de modernização! Caso seu cliente tenha dúvidas o encaminhe ao 0800 025 4781”.

Tentamos contato com a Elsys e a Oi para esclarecer quantos clientes ainda estariam no satélite Amazonas, quando essa migração deve ser concluída, qual seria a orientação para os clientes e qual preço eles pagariam por essa troca de receptor, mesmo já sendo clientes da empresa e já tendo gastado com a instalação do serviço.

Aguardamos por 14 dias um retorno da Elsys, que, por fim, informou que a Oi que responderia estas questões. A Oi, então, respondeu que a companhia não divulga a informação sobre quantidade de clientes no satélite Amazonas e que, referente à data de migração e média de preço do novo equipamento para o cliente, ainda estariam em definição.

“A Oi TV esclarece que cumprirá o prazo de prestação de serviço estabelecido em contrato a todos os clientes Oi TV Ligado. A modalidade de troca do receptor depende do plano do cliente. A operadora entrará em contato oportunamente e passará as orientações adequadas”, disse em nota ao Minha Operadora.

LEIA TAMBÉM:


Pode ser que a condição especial seja diferente dependendo do cadastro de cada cliente, mas nem a operadora nem a empresa parceira confirmaram essa informação.

Contrato 


O canal GPSPezquiza publicou, recentemente, o relato de uma cliente do Oi TV Livre, que recebeu uma mensagem no dia 24 de fevereiro dizendo que, devido a descontinuidade de tecnologia, ela deveria ligar para a Elsys para evitar a perda de seu sinal.

“Ao ligar neste número as atendentes dizem que desconhecem tal informação e pedem para eu ligar na Oi. Ao ligar no 10631 para saber de que trata essa informação pedem para eu ligar na Elsys”, conta Michele Gonçalves.

A cliente conta que, em outro momento, disseram que o satélite Amazonas seria desativado em 2019 e que, para não perder o sinal, seria necessário jogar o receptor HD fora e comprar um novo, compatível ao SES 6. “O que eu acho absurdo, se a Oi vai desativar o satélite é ela que deve trocar o receptor”, afirma Michele, que pagou R$ 650 na instalação do receptor atual.

De fato, assim como a dificuldade apresentada pela consumidora em relação à comunicação entre a Elsys e a Oi referente ao assunto, a assessoria de imprensa demonstrou o mesmo problema, sem passar nenhuma informação oficial sobre datas, valores ou orientações gerais aos clientes, dizendo apenas que seguiria o contrato.

Conforme mostram as imagens abaixo, do contrato da Oi, destacado pelo youtuber Richard Lima, a operadora garante o acesso ao Oi TV Livre por meio de um receptor somente por 2 anos (até o ano passado eram 5 anos), sendo que, após esse período, a operadora pode descontinuar o serviço. A única regra seria o aviso com 30 dias de antecedência, exigência da Anatel para todos os serviços de telecomunicações.



34 comentários:

  1. Na minha terra o nome disso é sacanagem.

    ResponderExcluir
  2. Isso só incentiva ao cidadão comprar "aparelho pirata", deveriam ter deixado claro para o consumidor que só poderia fazer uso por dois anos, ninguém me alertou sobre isso! Prevejo diversas ações contra a Oi que já está falida e por isso é difícil receber.

    ResponderExcluir
  3. Absurdo cortaram a minha hoje ninguém avisou nada q essa bosta tinha prazo de validade, vai perder os fregueses

    ResponderExcluir
  4. E que contrato é esse que nunca foi assinado? estou sem tv sendo que na hora de vender ninguém fala de prazos

    ResponderExcluir
  5. Oi safada ladrona está me obrigando a comprar outro aparelho falou que o satélite Amazonas irá ser desligado,estou sem assistir tv

    ResponderExcluir
  6. Filha da puta ninguém me avisou ,tenho 2 aparelhos comprados em menos de dois anos e hoje estou sem tv ,um prejuízo de mais de R$1600 comprando essa bosta

    ResponderExcluir
  7. Não assinei nenhum contrato, o técnico só instalou e foi embora, que contrato ?

    ResponderExcluir
  8. Engraçado que eu tambem nao assinei nenhum contrato.

    ResponderExcluir
  9. Quero saber ate quando meu aparelho recepcionara os canais abertos que tenho. Alguem podera me responder?

    ResponderExcluir
  10. Estou querendo saber se o sinal da Oi livre foi cortado hoje?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não assisto televisão já faz mais de 5 anos, o da televisão da minha esposa foi cortado hoje.

      ela comprou o OI livre sem saber que tinha prazo de validade.

      Excluir
  11. Outro golpe da OI contra o cidadão comum! Aê Bolsotário, você acha que o bolsobosta vai defender seus interesses ou os interesses das grandes corporações?

    ResponderExcluir
  12. Como ser um técnico da Oi tv em três Marias MG

    ResponderExcluir
  13. Oi "livre", mas só por dois anos. E viva a boa e velha parabólica de banda c.

    ResponderExcluir
  14. Acho isso um absurdo o meu sinal também foi cortado , gostaria de saber que contrato é esse que eles falam!

    ResponderExcluir
  15. A minha foi cortada também estou sem tv oqe devo faser?

    ResponderExcluir
  16. Se compra outra so vale agora dois anos algem mim esplica?

    ResponderExcluir
  17. Cortaram meu sinal oi TV livre , tenho que comprar outro aparelho, isso é roubo

    ResponderExcluir
  18. Ninguém deveria comprar essa bosta e sim gato .vai quebrar mais rapidrse Deus quiser.....

    ResponderExcluir
  19. Alguém teve o sinal cortado hoje ?

    ResponderExcluir
  20. A minha também cortou sinal,minha oi é livre não tenho contrato estão me roubando,quero meu sinal de volta

    ResponderExcluir
  21. a minha cortaram ontem, estou sem sinal da oi tv livro, é um absurdo o que essa operação faz com os consumidores...desrespeito total...

    ResponderExcluir
  22. E o direito do consumidor? Não podemos fazer nada , entrar com uma ação ou algo do tipo?

    ResponderExcluir
  23. Roubalheira das grandes, enquanto isso os alternativos só crescem rsrsr

    ResponderExcluir
  24. Comprei em 29/7/2013, avisaram em 3/10/2018 e desligaram em 26/11/2018. Fiquei sem assistir minha rede globo Juiz de Fora e perdi meu dinheiro. Quando comprei não assinei nenhum contrato e na publicidade não tinha nada de prazo de vigência. Fui ROUBADO.

    ResponderExcluir
  25. Meu ou TV livre tá funcionamento no amazona w61receptor elsy

    ResponderExcluir
  26. O mais engraçado nessa roubalheira toda é que disseram que cortaram o sinal Amazonas e o aparelho novo o mesmo sinal que tem atras do antigo do Amazonas tem nesse novo isso é uma robalheira.

    ResponderExcluir
  27. Quando a gente pergunta o técnico ele diz que não sabe de nada sobre isso que essas informações não são passadas a ele

    ResponderExcluir
  28. Cortaram a minha oi hoje 10/04/2019 também não estava sabendo de contrato e agora?

    ResponderExcluir
  29. Estou me sentindo lesada, na hora que comprei os três receptores em 2014 ninguém me falou sobre isso e não lembro de ter assinado contrato algum, agora simplesmente fiquei sem o serviço, nem fui comunicada do desligamento, total falta de respeito com o consumidor, só fui ter conhecimento do que estava acontecendo após ficar sem o sinal. Lamentável.

    ResponderExcluir
  30. Eu me sinto lesada, quando adquiri os meus três receptores ninguém me comunicou desse possível desligamento, ainda fui pega de surpresa por que não fui comunicada do desligamento, simplesmente as televisões pararam de funcionar. Um grande desrespeito ao consumidor. Ao entrar em contato com a Oi me deram um numero de 0800 o qual fiquei longos minutos esperando por atendimento para ser informada que o satélite foi desligado, e meus aparelhos não terão mais uso. Simples assim. A empresa acha que é simples, mas, não é por aí não. Sem aviso, sem nada? A conduta da empresa ao meu ver foi ineficiente no quesito informação. E o valor cobrado para a aquisição do novo aparelho não é barato.

    ResponderExcluir

Ao deixar a sua opinião no Minha Operadora você concorda em respeitar o nosso Código de Conduta.