InícioInternet Banda LargaFibra óptica já é encontrada em mais da metade das redes no...

Fibra óptica já é encontrada em mais da metade das redes no Brasil

A evolução e o avanço das redes em fibra óptica foram debatidos em webinar do Painel Telebrasil, realizado hoje (21).

fibra óptica

Mesmo com muito a avançar, a fibra óptica já corresponde a 55% das redes existentes no território nacional. A porcentagem foi exposta no webinar do Painel Telebrasil, onde foi debatido a evolução da fibra óptica no Brasil.

Desde de 2018, a fibra óptica é uma tecnologia presente no país e que impulsiona a competitividade entre as empresas presentes em mais de 4 mil municípios.

Entretanto, a fibra óptica ainda tem um longo caminho pela frente, seja para atender as regiões desassistidas a aguentar o tráfego que será gerado pela tecnologia 5G.

Durante o webinar, o vice-presidente da Algar, Luiz Lima, salientou a necessidade da reorganização da fibra óptica em algumas regiões. “Há excesso de fibras em algumas regiões, vários provedores disputando o mesmo poste”, declarou.


VEJA TAMBÉM:

–> Oi anuncia fibra óptica de 5ª geração para 2021; conheça

–> Novo player de fibra óptica se fortalece no Nordeste

–> Comparativo: O preço da fibra óptica das operadoras brasileiras

O presidente da Teleco que também participou do evento Painel Telebrasil, Eduardo Tude, afirmou que o crescimento se deu por desregulamentação da Anatel para empresas de pequeno porte, o que resultou em um valor muito baixo de entrada para a fibra óptica.

Luiz Lima concordou com a fala de Eduardo Tude, dizendo que as lacunas deixadas pela a Anatel facilitaram a expansão da fibra.

Enquanto que o representante da Huawei, Julio Sgarbi, atribuiu a expansão a redução do preço devido a evolução da tecnologia, da entrada de novos fabricantes e dos programas de financiamento.

Nathália Lobo, diretora do Departamento de Políticas para Telecomunicações e Acompanhamento Regulatório do Ministério das Comunicações, atribuiu o crescimento da fibra óptica ao estímulo das políticas públicas em redes de transporte de alta capacidade.

“De 2016 para 2021 houve um salto de 45% de municípios atendidos por fibra, desse percentual, 23% são atendidos apenas pelas competitivas”, disse a diretora.

Além disso, ela também afirmou que esses estímulos não se esgotam na cobertura de municípios, e podem ser estendidos para setores censitários e até bairros.

Cleane Lima
Jornalista, Comunicóloga, Repórter e Redatora há mais de 3 anos, com experiência na produção e revisão de conteúdo para internet. Adora escrever sobre qualquer assunto. "Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". Alvo Dumbledore.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários