15/12/2025
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Quase 3 bilhões de pessoas estão offline no mundo, segundo pesquisa

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A União Internacional de Telecomunicações (UIT) divulgou nesta terça-feira (30) uma pesquisa que aponta que cerca de 37% da população do mundo estão desconectadas da internet, um número de 2,9 milhões de pessoas globalmente, sendo que 96% são de países em desenvolvimento, apontando como indicador do problema a desigualdade.

De acordo com o estudo, até as pessoas que estão conectadas a internet,

“muitas centenas de milhões só conseguem ficar online frequentemente por meio de dispositivos compartilhados ou utilizando velocidades de conexão que notadamente limitam a utilidade da conexão deles”.

O levantamento também aponta o impacto que a pandemia da covid-19 teve no crescimento da conectividade, onde em 2019 era 4,1 bilhões de pessoas conectadas. Em 2021, houve um aumento de usuários conectados com 4,9 bilhões. Segundo a UIT, houve um crescimento de 17%, onde 782 milhões de pessoas se conectaram, indicando a proliferação das redes e a importância dos serviços digitais no período de pandemia.

Ao fazer a comparação com o ano de 2020, a pesquisa aponta um crescimento de 10%, sendo o maior crescimento registrado no número de conectados dos últimos 10 anos. O crescimento nesse primeiro ano de pandemia foi causado pelos países em desenvolvimento, que cresceram em mais de 13%, enquanto que os países menos desenvolvidos, em média o aumento ultrapassou dos 20%.

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A pesquisa aponta que 62% dos acessos são realizados por homens, enquanto 57% são feitos por mulheres. Já em nações desenvolvidas, esses números sobem para 89% dos homens, contra 88% das mulheres. Nos países menos desenvolvidos, esses percentuais caem para 31% e 19%, respectivamente.

Já na disparidade em relação à área urbana e rural, 76% da população urbana tem acesso à internet, contra 39% no campo. No entanto, em países pobres, o número caiu para 47% para áreas urbanas e 13% na zona rural.

A pesquisa também aponta a faixa etária das pessoas conectadas, sendo que 71% da população conectada está entre 15 e 24 anos e 57% são mais velhos. Além disso, somente 95% da população global alcança alguma rede móvel 3G ou 4G, mesmo 37% não se conectando.

O preço do acesso também é fator determinante nessas porcentagem de pessoas desconectadas, mesmo a Comissão de Banda Larga da ONU traçando metas de desenvolvimento sustentável para disponibilizar serviços mais baratos em países em desenvolvimento até 2025. Em outra pesquisa da UIT, divulgada em março de 2021, mostra que o Brasil também encontra problemas em oferecer serviços a preços mais acessíveis.

Vivo abrirá o sinal de 12 canais no Vivo Play

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A partir de amanhã (02), os clientes do serviço de TV por assinatura da Vivo Play poderão aproveitar mais canais de entretenimento e diversão, pois a operadora vai abrir o sinal de mais de dez canais ao longo do mês de dezembro. Os canais ficaram abertos em determinados momentos do mês. Além da divulgação da próxima edição do Big Brother Brasil 2022, a programação do streaming terá o DOGTV, canal com conteúdo voltado para os pets.

Entre o dia 02 a 08 de dezembro, o sinal do canal Food Network será liberado, com destaque na programação dos programas “Na Rota do Sabor”, “Descobertas Gastronômicas”, “Pequenos Confeiteiros” e “O Favorito dos Chefs”.

Do dia 04 a 05, todos os conteúdos dos canais HBO, HBO2, HBO+, HBO Xtreme, HBO Family, HBO Signature, HBO Mundi e HBO Pop estarão abertos. Os usuários poderão curtir produções de sucesso como “O Esquadrão Suicida”, “Space Jam: Um Novo Legado” e “Maligno”.

De 04 a 09, a programação dos canais ESPN, ESPN 2, ESPN Brasil e ESPN Extra estarão sem bloqueios na Vivo Play. “NBA”, “NFL”, “Premier League”, “Campeonato Francês, “Campeonato Espanhol” e “Campeonato Italiano” são destaques do canal. Nesse mesmo período, ficarão abertos os canais FOX Sports, FOX Sports 2, Disney XD, Nat Geo Kids, Nat Geo Wild e Star Life.

Entre o dia 07 a 13 de dezembro, serão liberados os sinais dos canais Telecine: Telecine Pipoca, Telecine Fun, Telecine Premium, Telecine Action. Telecine Touch e Telecine Cult. Com destaque na programação dos filmes “Croods 2”, “Trolls 2”, “Assalto ao Banco da Espanha”, “Na Mira do Perigo” e “Um Tio Quase Perfeito 2”.

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Do dia 06 a 10, o canal Combate ficará aberto, com a programação especial de embates da “UFC Bronx x Poirier” – pesagem, coletiva de imprensa e luta –, “MMA Raiz” e “UFC Reloaded”.

As crianças de até 6 anos de idade poderão aproveitar a programação entre 14 e 20 de dezembro do canal Cartoonito, e se divertir com programação de “Lucas A Aranha”, “Hey Duggee”, “Pequena Ellen” e “Yabba Dabba Dinossauros”.

A Vivo Play traz destaque para a abertura do sinal do canal BBB 2022, onde repercutirá a programação da próxima edição do reality show, entre 14 a 23 de dezembro. No dia seguinte, será desbloqueado o canal DOGTV, que ficará aberto até 02 de janeiro de 2022.

Pouso Alegre, em Minas Gerais, ganhará fábrica de fibra óptica chinesa

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Nesta terça-feira (30), a Prefeitura de Pouso Alegre, em Minas Gerais, anunciou a instalação de uma fábrica da chinesa YOFC (Yangtze Optical Fibre and Cable Joint Stock Limited), fabricante de fibra óptica, cabos ópticos e soluções integradas, que vai investir inicialmente R$ 75 milhões para construir sua sede no município. Segundo Reinaldo Jerônimo, CEO do grupo no Brasil, até 2025 serão gerados 300 empregos.

A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa na prefeitura. A instalação da sede ocorrerá em três fases com previsão de finalização entre 2025 e 2026. Após a finalização da 3º fase, a administração municipal aponta que a YOFC deverá gerar um faturamento de R$ 500 milhões.

“A primeira fase do investimento é de R$ 75 milhões, recurso que será destinado ao terreno, construção, máquinas etc. Na primeira fase, vamos gerar uns 150 empregos. A expectativa é que na segunda fase, esse número de empregos deve dobrar e o investimento será de R$ 15 milhões”, afirmou Jerônimo.

Durante a coletiva, o prefeito disse que a área onde será construída a sede da fábrica tem “mais de 40 mil metros quadrados nessa primeira etapa, que eles já adquiriram”, que fica nas margens da BR-381, próximo ao trevo do Costinha.

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De acordo com Reinaldo Jerônimo, a escolha do município foi feita após visitar diversas partes do país, como Sorocaba (SP) e Extrema (MG). Pouso Alegre foi escolhida pela infraestrutura da cidade (saúde, educação, transporte), mão de obra qualificada disponível, acesso à energia, políticas de desenvolvimento e incentivos, disponibilidade de área de implantação, localização geográfica, competitividade tributária, entre outros.

Sobre a YOFC

A empresa Yangtze Optical Fibre and Cable Joint Stock Limited está presente em cerca de 70 países e fornece de pré-formas de fibra óptica, cabos de fibra e ópticos, cabeamento submarino a outros produtos de tecnologia.

Anatel publica as autorizações para a exploração de lotes comprados no leilão 5G

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No início da semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou no Diário Oficial da União (DOU), as permissões que autorizam as empresas vencedoras do leilão do 5G a explorarem lotes de frequências arrematados. Dessa forma, todas as autorizações estarão aptas depois que os termos de uso forem assinados.

Na última terça-feira (23), foi homologado pela Anatel os resultados do leilão. O Ato de adjudicação é a última etapa do processo licitatório quando não há mais recursos pendentes de análise. Com a homologação, as empresas vencedoras foram convocadas para assinar os termos de autorização e/ou exploração associadas às radiofrequências.

A partir da data do ato de adjudicação, as empresas têm até 10 dias (ou até 3 de dezembro) para assinarem os documentos, que poderá ocorrer por meio digital. De acordo com o site Teletime, a solenidade oficial da assinatura dos termos está prevista para acontecer no dia 14 de dezembro e terá a presença do presidente Jair Bolsonaro.

As empresas que venceram o certame e deverão assinar os termos de autorização são: Algar Telecom, Brisanet, Winity II Telecom, Cloud2U, Neki, Copel, Sercomtel, Telefônica/Vivo, TIM, Unifique e Claro.

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A Algar Telecom adquiriu lotes na faixa de frequência de 3,6 GHz, 2,3 GHz e 26 GHz e terá que desembolsar R$ 61.593.404,64. Brisanet irá pagar R$ 168.431.830,31 por lotes comparados na frequência de 3,6 GHz e 2,3 GHz. A Claro arrematou lotes de 3,6 GHz, 2,3 GHz e 26 GHz, e deverá pagar R$ 1.589.808.117,81. A Cloud2U pagará R$ 15.175.189,68 por lote na faixa de 3,6 GHz. A Copel Telecom comprou na faixa de 3,6 GHz por R$ 1.762.425,51. A Neko deve pagar R$ 5.661.945,09 por lote na faixa de 26 GHz.

A Sercomtel pagará R$ 10.003.822,50 por lote na faixa de 3,6GHz. A Winity foi a única a arrematar a faixa de 700 MHz e irá pagar R$ 1.194.178.616,15. A Telefônica/Vivo arrematou lotes nas faixas de frequência de 3,6 GHz, 2,3 GHz e 26 GHz e pagará um total de R$ 928.737.911,24.

A TIM também arrematou lotes nas três mesmas faixas da Vivo por R$ 884.565.258,21. Por fim, a Unifique arrematou um lote na faixa de 3,6 GHz por R$ 2.971.459,84.

WarnerMedia imita Netflix e lança jogo em seu serviço de streaming

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Após a Netflix lançar seu espaço de jogos em sua plataforma, chegou a vez da HBO Max ter seu espaço de games em seu aplicativo. Por meio de comunicado à imprensa, a WarnerMedia informou o lançamento do Insecure: The Come Up Game, baseado na série original Insecure, no seu serviço de streaming. Primeiramente, o game foi disponibilizado no App Store e ao decorrer de 2022, novos conteúdos serão adicionados.

De acordo com o comunicado da empresa, o objetivo de adicionar o game é ampliar o universo da série, mesmo o usuário não podendo controlar os personagens, podem participar da trama e dirigir sua própria história, como um jogo de RPG.

No jogo Insecure: The Come Up Game, o usuário pode encontrar alguns mini-games, como batalha de rap utilizando a jogabilidade de Guitar Hero, liberar locais de Los Angeles, onde a série é situada, e atividades para ajudar amigos e até mesmo ter encontros.

Desenvolvido pela Glow Up Games, estúdio formado por mulheres negras pertencentes a grupos minoritários, a criação do jogo não foi feita de forma aleatória. A série Insecure é uma comédia-drama e conta a história de duas mulheres negras, onde são explicitados os problemas raciais que elas enfrentam durante a narrativa.

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A escolha do nome da série está associada ao sentimento de insegurança que pode afetar qualquer pessoa, embora tenha sucesso na vida e nas suas carreiras, podem se sentir inseguras por fatores como o racismo.

Pelo que parece, a HBO Max pode estar mirando concorrer com a Netflix, que já possui seu espaço de jogos em sua plataforma, onde foram adicionados os jogos Stranger Things: 1984, Stranger Things 3, Shooting Hoops, Card Blast e Teeter Up, e que promete adicionar novos jogos.

Um outro ponto importante para ser observado é a escolha dos primeiros jogos adicionados em ambas as plataformas. O HBO Max e o Netflix adicionaram games que estão relacionados a produções audiovisuais dos seus streamings. Talvez seja uma estratégia para trazer o público das séries para o espaço de games.

Mas será que outros serviços irão seguir a ideia de mesclar jogos com séries e filmes em suas plataformas? A possibilidade é grande, já que a Netflix foi a pioneira no segmento de streaming, que hoje tem crescido de forma exponencial no mercado. Sendo assim, pode ser que o mesmo aconteça o segmento de games.

TIM cria diretoria para gestão de vendas online

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Nos últimos anos, o mercado de compras online tem passado por grande crescimento e mudanças. Em especial, após o início da pandemia da covid-19 lá em 2019, o modo de consumir fez com que o e-commerce passasse por um processo de aceleração. A forma de compra já estava em um crescimento, mas teve um recorde devido ao isolamento social. Por exemplo, a TIM Brasil viu o tráfego da sua loja virtual ter um crescimento de 110% de 2019 a 2021.

Pensando nesse crescimento e nova forma de consumir, a operadora criou uma diretoria direcionada totalmente para o e-commerce e demais canais remotos, como live commerce, televendas e marketplace. A diretoria será comandada pelo executivo Bruno Vasconcellos, que ficará responsável pelo fortalecimento no desenvolvimento e gerência na modalidade de vendas online.

“O setor de telecom foi crucial para garantir a transformação digital da sociedade no período de pandemia. A TIM participou ativamente desse movimento e reforçou suas redes para dar conta do repentino e surpreendente aumento do tráfego. Com o leilão do 5G, estamos com o pé no futuro. Então o objetivo é realmente movimentar a área digital, avaliar todas as estratégias de vendas e trazer uma grande evolução para companhia”, afirma Vasconcellos.

Além do e-commerce, Bruno Vasconcellos também ficará responsável por parcerias para expansão das vendas online. Por exemplo: o acordo com o Martins Marketplace (Martins Atacado), maior atacadista do continente latino-americano. No acordo, os chips pré-pagos da operadora poderão ser adquiridos por cerca de 1 milhão de clientes atendidos pelo marketplace.

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Outro exemplo de parceria por responsabilidade de Vasconcellos é a loja virtual oficial da TIM no e-commerce do Mercado Livre. O executivo também deverá se responsabilizar por canais de faturamento digital, sendo que atualmente, 78% dos clientes da operadora pagam suas faturas por meios digitais.

Saiba quem liderou o mercado de TV paga por tecnologia no 3T21

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Embora o Grupo Claro tenha a liderança no market share em TV por assinatura no terceiro trimestre de 2021, quando se trata do tipo de tecnologia utilizada, a operadora não consegue se manter como líder no ranking. No segmento, é possível encontrar TV paga por DTH, FTTH e TVC. Em cada uma, há rankings de quantidade de acesso e de market share.

O market Share de TV por Assinatura na tecnologia DTH (abreviação do termo inglês direct to home, significa direto para a casa), a operadora que lidera no terceiro trimestre é a SKY com 48,4%, seguida da Oi com 33,8%, Grupo Claro com 15,4% e Vivo com 2,3%.

Já em quantidade de acessos, a SKY manteve a liderança com 4.760 no 3T21. Nesse quesito, o ranking mantém a constância do market share com a Oi (3.321) em segundo lugar, Grupo Claro (1.514) em terceiro e Vivo (229) em quarto.

Na TV por assinatura em tecnologia FTTH (Fiber To The Home, que significa fibra até a casa), a Vivo ganha a liderança com uma grande diferença em comparação a segunda colocada, A operadora contém 71,8% do market share no 3T21, seguida da Oi com 7,4% e Claro 6,9%. Nesse quesito é válido informar que as Competitivas (todas as operadoras, exceto Claro, Vivo e Oi) ocupam o segundo lugar do ranking com 13,9% do mercado.

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Na quantidade de acessos por FTTH, a Vivo manteve a sua liderança no terceiro trimestre de 2021 com 918, seguida da Oi com 95 e Claro 88. As Competitivas também apresentam bom desempenho nessa categoria e ocupam a segunda colocação com 178 acessos no 3T21.

O market share da TV paga por tecnologia TVC (TV a cabo), o Grupo Claro volta a ocupar a liderança do ranking com 98,2% no 3T21. A operadora ocupou quase todo o mercado pela tecnologia. Em segundo lugar ficou as Competitivas com 1,8%. As outras operadoras nem entraram na lista.

Já na quantidade de acessos, houve uma pequena alteração. O Grupo Claro continuou liderando com 5.513, seguida das Competitivas com 101. No entanto, nessa categoria teve acesso de outras empresas: Acon com 38, MASTERCABO com 18 e TCM com 13.

Confira como fica o gráfico de market share por tecnologia:

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Gráfico produzido pelo Minha Operadora

Brasil é o país mais caro para comprar produtos da Apple, segundo pesquisa

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De acordo com um estudo feito pelo Cupom Válido em parceria com a Statista, os brasileiros estão no topo da lista de lugares mais caros para comprar produtos da Apple. Na pesquisa, foi feito um compilado dos preços das lojas oficiais da empresa norte-americana e comprovou que os preços praticados no Brasil são mais caros do que em outros países.

O levantamento fez uma comparação com o valor do salário mínimo estabelecido em cada país, sendo que no Brasil, é necessário trabalhar cerca de 14 meses para que alguém possa comprar a versão mais recente do iPhone. Enquanto que na Austrália, que tem o maior salário mínimo do mundo, são necessários apenas 12 dias de trabalho.

Os Estados Unidos também ocupam uma boa posição, sendo necessário trabalhar apenas 1 mês para comparar o mesmo aparelho. Países emergentes, como Turquia e Índia, estão próximos do Brasil no quesito de maiores preços. A diferença de valores também acontece com outros produtos da Apple.

No Brasil, o consumidor precisa desembolsar R$ 2.399 para comprar um fone de ouvido sem fio na loja oficial da marca, enquanto que os norte-americanos compram o mesmo produto por R$ 976.

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De acordo com o estudo, cerca de 40% do preço de um iPhone vai para pagar a carga tributária brasileira. Além disso, o preço do dólar também é um fator determinante no valor do aparelho, sendo que o Real foi a moeda que mais desvalorizou mundialmente, mais de 40%.

Embora os valores praticas sejam os mais caros, os consumidores brasileiros são os mais fiéis à marca, sendo que mais de 14% de todos os smartphones vendidos no Brasil são do sistema operacional iOS. O iPhone é o produto da Apple com maior sucesso no país. No entanto, produtos de wearables, como relógios inteligentes, fones e acessórios, estão em crescimento no mercado brasileiro, pois há poucos anos representava apenas 5% e agora já subiu para 11%.

Black Friday: Procon-SP notifica Casas Bahia por cancelar pedidos

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O Procon de São Paulo (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo) notificou a Via S/A, empresa responsável pela loja online das Casas Bahia, por descumprir com um desconto oferecido durante a Black Friday. O varejo terá que explicar por que cancelou os pedidos de consumidores que compraram smartphones que foram ofertados com valores promocionais no site.

O problema foi que a companhia cancelou pedidos de clientes que compraram o Samsung Galaxy Note 20 por R$700, que custa cerca de R$ 3 mil, um desconto de aproximadamente 76%. O mesmo aconteceu com pedidos do Samsung Galaxy S20 FE por R$ 1 mil, que custa cerca de aproximadamente R$ 2.500, a depender do modelo e da loja.

O Procon de São Paulo deu prazo de 3 dias para que o varejo esclareça os motivos que fizeram cancelar os pedidos, além de informar quantos pedidos da oferta foram realizados e o que pretende fazer para resolver as reclamações dos consumidores.

Segundo nota da Via S/A enviada à imprensa, a empresa informou que

“as variações de preço dos smartphones Galaxy Note 20 ocorreram devido a uma falha de processamento”. Os clientes “com valor apontado pelo sistema momentaneamente de forma incorreta tiveram a compra cancelada e foram reembolsados”.

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O diretor-executivo, Fernando Capez, recomenda que “Quem tiver algum problema com sua compra deve fazer uma reclamação no site do Procon-SP a qualquer hora”. A reclamação pode ser feita no site, onde “Assim que acessar a página, o internauta encontra um espaço específico para os registros sobre a data”.

De acordo com o órgão, a maior parte das queixas são relacionadas aos atrasos ou serviços e produtos não entregues durante o período promocional da Black Friday. Outras reclamações são sobre pedidos cancelados após compra, alteração de preço e indisponibilidade de produto.

Streaming STARZPLAY e canal STARZ são colocados à venda

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O serviço de streaming STARZPLAY e o canal STARZ foram colocados à venda pela Lionsgate. Embora não tenha um catálogo de conteúdos muito grande, há empresas interessadas em comprá-los. Empresas como Apple TV+ e Paramount+ (plataforma da ViacomCBS) poderia turbinar seus streamings no mercado.

Anunciada aos acionistas em reunião realizada neste mês, a Lionsgate pretende lucrar com a transação, devido a intensa concorrência no segmento de streamings que está ocorrendo nos últimos anos. O grupo STARZ Inc foi comprado pela empresa em 2016 por R$ 11,4 bilhões (US$ 4,4 bilhões). A Lionsgate deseja vender o grupo por um valor maior, comparando a fusão da MGM com a Amazon, que foi firmada no valor de US$ 8,5 bilhões (R$ 22 bilhões).

A companhia que conseguir comprar o canal e o streaming, além de mais opções de entretenimentos, irá integrar a base de assinantes do grupo. De acordo com a Lionsgate, existem 30 milhões de clientes em todo o mundo, quando somam os dois serviços, sendo que o STARZPLAY é responsável por 12,2 milhões dessa parte (desses, 10,8 milhões são dos Estados Unidos).

Mesmo os comparadores estando de olho na base de assinantes, é preciso levar em consideração o conteúdo, pois entre séries, o STARZPLAY pode oferecer produtos de qualidade, mas não tem volume. Exemplo das séries “The Girlfriend Experience” e “Outlander”, que não passaram da segunda temporada.

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No total, o streaming contém apenas 20 séries originais ativas, sendo que sete ainda estão sendo desenvolvidas. Vale ressaltar que o STARZPLAY lança produções em outras plataformas, como o The Great (Hulu) e Dr. Death (Peacock) no Brasil.

Agora é aguardar para ver para quem os serviços serão vendidos. Se a Apple se interessar, seria sua primeira contratação de pacote terceiro, já que a Apple TV+ exibe apenas conteúdo original. Pelo que parece, o Disney+ é uma concorrente nesse leilão.