20/04/2024

Anatel atualiza dados da banda larga fixa e Oi lidera na fibra óptica

De acordo com o órgão, Oi, Vivo, Claro e TIM foram responsáveis por 2,12 milhões de acessos à banda larga fixa via fibra óptica; saiba mais.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atualizou nesta semana os dados de acesso à banda larga que estavam parados desde setembro. No mês de agosto, os dados da banda larga fixa apontaram mais de 40,02 milhões de acessos ativos no Brasil, enquanto que em setembro foi registrado uma queda para 39,64 milhões.

Com a atualização, os dados apontados pela agência no mês de maio, junho e julho serão reajustados, devido a subnotificação de dados reportados por provedores de pequeno porte, o que também afeta os números atuais de setembro.

Considerando os dados de agosto, as operadoras adicionaram 3,67 milhões de novos clientes de banda larga fixa em sua base nos nove primeiros meses do ano, o que representa um aumento de 10%, superando também a marca apontada em todo o ano de 2020.

No segmento de fibra óptica, aproximadamente 6,5 milhões de acessos à banda larga fixa via fibra foram ativados este ano, para quase 23,5 milhões, entre novos acessos e consumidores que fizeram migração de outros meios. As operadoras Oi, Vivo, Claro e TIM foram as principais responsáveis por 2,12 milhões de adições até setembro.

LEIA TAMBÉM:

–> Anatel e Anac monitoram faixa em torno de 4GHz para segurança de voos

–> Ouvidorias registraram menos reclamações em 2021, segundo Anatel

–> Oi Fibra está dando 200 Mega de bônus em plano banda larga + fixo

A Oi Fibra liderou os novos acessos via fibra óptica no período com 1,05 milhão, enquanto a Vivo ficou em segundo lugar com 865 mil, Claro em terceiro com 122 mil e a TIM em quarto com 82 mil. Já as operadoras de pequeno porte concentram quase 15 milhões de acesso em fibra, segundo a Anatel. Os novos contratos via fibra óptica de provedores regionais juntos variam de 4,3 milhões a 4,6 milhões.

Em relação a todas as tecnologias, a Claro lidera o mercado de banda larga fixa com 9,757 milhões de clientes ativos, seguida da Vivo, com 6,325 milhões. Embora tenham avançado na fibra, as duas operadoras perderam 87 mil e 67 mil clientes este ano, respetivamente. Até o final do trimestre, a Oi adicionou 163 mil acessos no serviço, enquanto a TIM fechou o mês de setembro com 681 mil clientes em sua banda larga.

Todos os provedores regionais somam mais de 175 milhões de contratos, sendo que mais de 3,5 milhões foram adicionados ao longo dos nove primeiros meses do ano, tendo como destaque a Brisanet, que somou 166 mil clientes e Algar Telecom que adicionou 38 mil clientes.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários