19/04/2024

Brasil é o país mais caro para comprar produtos da Apple, segundo pesquisa

Estudo aponta que quase metade do preço de um iPhone é direcionado para o pagamento de carga tributária brasileira; saiba detalhes.

De acordo com um estudo feito pelo Cupom Válido em parceria com a Statista, os brasileiros estão no topo da lista de lugares mais caros para comprar produtos da Apple. Na pesquisa, foi feito um compilado dos preços das lojas oficiais da empresa norte-americana e comprovou que os preços praticados no Brasil são mais caros do que em outros países.

O levantamento fez uma comparação com o valor do salário mínimo estabelecido em cada país, sendo que no Brasil, é necessário trabalhar cerca de 14 meses para que alguém possa comprar a versão mais recente do iPhone. Enquanto que na Austrália, que tem o maior salário mínimo do mundo, são necessários apenas 12 dias de trabalho.

Os Estados Unidos também ocupam uma boa posição, sendo necessário trabalhar apenas 1 mês para comparar o mesmo aparelho. Países emergentes, como Turquia e Índia, estão próximos do Brasil no quesito de maiores preços. A diferença de valores também acontece com outros produtos da Apple.

No Brasil, o consumidor precisa desembolsar R$ 2.399 para comprar um fone de ouvido sem fio na loja oficial da marca, enquanto que os norte-americanos compram o mesmo produto por R$ 976.

LEIA TAMBÉM:

–> Zagallo participa de campanha da Vivo para divulgar o iPhone 13

–> Apple lança programa para usuários consertarem seu próprio iPhone

–> Amazon e Apple são multadas por práticas anticompetitivas na Itália

De acordo com o estudo, cerca de 40% do preço de um iPhone vai para pagar a carga tributária brasileira. Além disso, o preço do dólar também é um fator determinante no valor do aparelho, sendo que o Real foi a moeda que mais desvalorizou mundialmente, mais de 40%.

Embora os valores praticas sejam os mais caros, os consumidores brasileiros são os mais fiéis à marca, sendo que mais de 14% de todos os smartphones vendidos no Brasil são do sistema operacional iOS. O iPhone é o produto da Apple com maior sucesso no país. No entanto, produtos de wearables, como relógios inteligentes, fones e acessórios, estão em crescimento no mercado brasileiro, pois há poucos anos representava apenas 5% e agora já subiu para 11%.

FonteA Tarde

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários