17/12/2025
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Telebras renova cessão de fibras ópticas com a Petrobras por mais 10 anos

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O valor global do contrato é de R$ 59,8 milhões e foi comunicado nesta semana à Comissão de Valores mobiliários.

A Telebras renovou, na última semana, a cessão de fibras ópticas e infraestrutura com a Petrobras por mais 10 anos, com valor global de R$ 59,8 milhões.

O ato foi comunicado para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na última segunda-feira, 10. Ainda no início deste ano, em 18 de fevereiro, a Telebras também renovou por mais 10 anos, contrato Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), pelo valor de R$ 66 milhões.

A renovação também foi realizada com as Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte), por R$ 73 milhões, e com a Furnas Centrais Elétricas S/A (Furnas), por 88,4 milhões. As três empresas pertencem à Eletrobras.

A Telebras informa ainda que os negócios foram realizados em conformidade com práticas de governança corporativa e após uma pesquisa de preços no mercado privado.

O objetivo foi verificar admissibilidade dos valores praticados para a cessão de fibras ópticas. Além disso, ambém houve consulta ao Sistema de Negociação de Ofertas de Atacado (SNOA).

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É importante frisar que as infraestruturas da Petrobras que das empresas que integram a Eletrobras fazem parte do backbone da Telebras.

Vale destacar também que a validade dos contratos está de acordo com o art. 12 do Decreto n° 7.175/2010, principalmente em relação às políticas públicas de telecomunicações.

“As políticas públicas de telecomunicações de que trata este Decreto substituem, para todos os fins legais, o Programa Nacional de Banda Larga e o Programa Brasil Inteligente, mantidas as seguintes atribuições da Telecomunicações Brasileiras S.A. – Telebras”, diz o texto.

Além disso, os contratos também têm como base o parágrafo 5° do artigo 12 do mesmo decreto. O texto aponta que a Telebras está autorizada a utilizar, operar e manter a infraestrutura e as redes de suporte de serviços de telecomunicações pertencentes a administração pública federal, além de estar apta de firmar contrato de cessão, “na hipótese de uso de infraestrutura detida por entidade da administração pública federal indireta”.

Com informações de Telesíntese.

Nubank é o maior banco a originar recargas de pré-pago na Oi

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Volume produzido pela fintech demonstra como os bancos digitais vêm facilitando operações bancárias corriqueiras.

O Nubank é atualmente o banco responsável pela maior parte das transações de recarga de telefones pré-pagos recebidas pela Oi.

Quem disse isso foi Roberto Guenzburguer, diretor de marketing da empresa, durante um evento de telecomunicações.

Há um ano e meio a fintech estava na outra ponta, sendo a que menos originava recargas de números pré-pagos da tele.

Nesse meio tempo, o aplicativo do banco digital roxo facilitou o acesso ao botão de recargas no carrossel presente no rodapé e ainda passou a permitir que elas fossem feitas usando o limite disponível no cartão de crédito.

Porém quem lidera absoluta na geração de créditos pré-pagos da operadora é uma empresa do grupo Cielo: a M4U é responsável por operacionalizar pagamentos em diversos canais.

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De acordo com o executivo da Oi, um resultado tão expressivo trazido pelas fintechs é o que faz com que as operadoras busquem realizar parcerias com elas e desta forma agregar valor.

Para Guenzburguer, no passado existiam “barreiras de entrada muito grandes” para ingressar nesse mercado financeiro, mas elas foram sendo reduzidas no decorrer da última década.

Essas mudanças na legislação relacionada ao mercado bancário tornaram possível que a Oi até mesmo lançasse uma solução de pagamentos própria chamada Oi Paggo, a qual não não foi bem sucedida.

Hoje em dia a tele possui um acordo de prestação de serviços bancários e conta digital com a Conta Zap, que funciona por meio de troca de mensagens através do WhatsApp.

A Conta Zap funciona totalmente por meio deste mensageiro, desde a abertura da conta até as transações como pagamentos, transferências e consulta de saldo.

Segundo o executivo, essa parceria não está ameaçada pela venda da Oi para a TIM, Claro e Vivo — processo que ainda aguarda parecer do Cade e da Anatel.

Com informações de TeleSíntese

Marca ‘Vero Internet’ chega ao Rio Grande do Sul

Provedor adquiriu a gaúcha INB Telecom em agosto passado.

Marca ‘Vero Internet’ chega ao Rio Grande do Sul

A provedora Vero Internet passou a utilizar a marca própria nas cidades gaúchas antes atendidas pela INB Telecom.

Em agosto do ano passado, a Vero Internet adquiriu a INB Telecom, que tinha atuação em 18 cidades da região metropolitana de Porto Alegre e do litoral do Rio Grande do Sul.

Com o negócio, a Vero Internet assumiu 80 mil clientes, além de 500 profissionais do antigo provedor regional.

A marca passa a ser utilizada nas peças de comunicação, pelos funcionários e também nas lojas de atendimento.

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Além disso, os consumidores do Rio Grande do Sul passam a contar com produtos do portfólio da Vero Internet, como os planos de internet banda larga de até 400 Mbps, e outros serviços de valor adicionado com conteúdos de vídeo.

De acordo com a Vero Internet, a pandemia da Covid-19 não desacelerou os investimentos.

Em dois anos, a operadora ampliou as operações de 39 para 127 cidades, registrou um crescimento da base de 134 mil para 400 mil clientes, além de aumentar a equipe de 740 para 1.621 funcionários.

Recentemente, a Empire Telecom foi adquirida pela Vero Internet, que atuava em 12 cidades do Oeste de Santa Catarina e Sudeste do Paraná.

Em março passado, a Vero Internet foi a primeira provedora a utilizar a rede neutra da InfraCo, da Oi, após oito meses de negociações.

Os primeiros testes serão realizados nas cidades de Ubá e Sete Lagoas, no Estado de Minas Gerais.

A Vero Internet foi criada pelo fundo Vinci Partners.

Atualmente, a empresa atua nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Com informações de Teletime.

Fábio Faria apresenta prioridades do Ministério das Comunicações a deputados

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Entre os assuntos estarão o leilão do 5G, o programa Cidades Inteligentes e a criação de uma rede privativa para o governo.

Fábio Faria, Ministro das Telecomunicações
Reprodução: Agência Brasil

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, irá comparecer à Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 12, para se encontrar com a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI).

O convite foi feito pelo deputado federal Aliel Machado (PSB-PR). O parlamentar destaca que a pandemia do novo coronavírus gerou impactos na economia do país e ainda revelou a importância dos serviços de comunicação eletrônica para a população.

“Ao longo do período de calamidade que se encontra em curso, as operadoras de telecomunicações têm se revelado fundamentais para a manutenção do bom funcionamento de grande parte das atividades produtivas no País, ao prover os meios necessários para a implementação de programas de teletrabalho e de ensino a distância”, disse Machado.

Além disso, o deputado ressaltou que no início do ano, o secretário-executivo do Ministério das Comunicações (MCom) colocou a realização do leilão do 5G, o programa Cidades Conectadas e a regulamentação da mova lei do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) como as pautas prioritárias da pasta.

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Além desses pontos, Machado pretende discutir um projeto para a criação de uma agência reguladora única para os serviços de comunicação eletrônica, a privatização dos Correios e a construção da rede privativa do governo.

O parlamentar afirma que a presença do ministro das Comunicações vai permitir que os membros da CCTCI conheçam de maneiras mais aprofundada os programas prioritários do MCom ao longo do ano, assim como a possibilidade de proporem ajustes e aperfeiçoamento ao plano adotado pelo governo.

Leilão do 5G

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra, disse na última semana que o leilão do 5G deve acontecer, provavelmente, no mês de julho.

Atualmente, o edital aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está sendo apreciado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que recebeu o documento das mãos do presidente da agência reguladora, Leonardo Euler, no dia 19 de março deste ano.

Jogos Olímpicos de Tóquio terão sinal aberto na TV por assinatura

Conheça as operadoras que confirmaram participação na iniciativa até o momento.

Divulgação dos Jogos Olímpicos. Imagem: Twitter
Divulgação dos Jogos Olímpicos. Imagem: Twitter

Falta pouco para o início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, as tão aguardadas Olimpíadas, e a TV por assinatura já preparou sua ação para fisgar consumidores.

A partir do dia 21 de julho, o canal Band Sports estará liberado para todos os assinantes das operadoras Claro (DTH, fibra, cabo e streaming/box), SKY e Vivo (DTH e fibra).

A iniciativa seguirá disponível até o dia 8 de agosto. Serão 19 dias para que os consumidores possam degustar e garantir a contratação do canal em seus pacotes, caso tenham interesse.

O momento, obviamente, é propício para que o segmento tenha um impulso no número de contratações do serviço. Vale lembrar que a TV por assinatura vive uma crise histórica.

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A pandemia do COVID-19 suavizou a evasão de clientes, já que muitos buscaram pelo serviço durante a reclusão domiciliar.

Mas, os números ainda estão longe de uma expressividade no comparativo com anos anteriores.

Outras prestadoras de TV paga ainda podem confirmar uma participação no sinal aberto dos Jogos Olímpicos.

Afinal, trata-se de uma ação já divulgada com mais de um mês de antecedência, mesmo que ainda não seja oficial.

As Olimpíadas estavam agendadas para 2020, mas a pandemia inviabilizou a realização dos jogos.

Com isso, o evento foi transferido para o ano atual e começa no dia 23 de julho, sexta-feira.

O término será justamente no dia 8 de agosto, data em que as operadoras vão encerrar o sinal aberto na TV paga.

Com informações de LineUP TV

Alemanha pede suspensão da nova política de privacidade do WhatsApp

No Brasil, regras entram em vigor nos próximos dias.

Alemanha pede suspensão da nova política de privacidade do WhatsApp

O governo alemão ordenou que o Facebook pare de coletar dados de usuários por meio do aplicativo WhatsApp.

De acordo com o chefe do órgão de proteção de dados da Alemanha, Johannes Caspar, a tentativa da rede social de obrigar os usuários a concordarem com as novas regras do Facebook são consideradas ilegais.

Caspar emitiu uma proibição de emergência de três meses, para que o Facebook interrompa a coleta de dados.

Ele também pediu que a União Europeia, por meio de um painel de reguladores de dados, tomassem uma decisão que valesse para todos os 27 países do bloco.

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Para a autoridade alemã, os novos termos são “intransparentes, inconsistentes e excessivamente amplos”.

“Precisamos evitar danos e desvantagens vinculados a esse procedimento de caixa preta”, afirmou Johannes.

Ele vai além e disse que o Facebook já pode estar lidando com dados de usuários de maneira errada e se diz preocupado com a possibilidade dessas informações influenciarem as eleições alemãs em setembro.

Já a empresa de Mark Zucherberg afirmou que as alegações são “erradas” e que a ação é “baseada em um mal-entendido”.

Com a proibição, o modelo de negócios do Facebook é atingido em cheio, uma vez que a nova política visa gerar informações de usuários que serão utilizadas pela rede social para personalizar as campanhas de publicidade.

Atualmente, o mercado de anúncios é a principal fonte de receita do Facebook.

Além da autoridade de dados, o escritório antitruste da Alemanha também já havia contestado as novas regras de privacidade.

Repercussão no Brasil

No Brasil, as novas regras do WhatsApp devem entrar em vigor no próximo dia 15 de maio.

Aqueles usuários que não aceitarem a nova política não poderão mais utilizar o aplicativo de mensagens.

Nas últimas semanas, vários órgãos tentam barrar a entrada em vigor das novas regras, como o Procon do Estado de São Paulo, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e, mais recentemente, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DP-SP).

Com informações de Bloomberg.

Brasileiros são os que mais aceitam rastreamento no iPhone

Levantamento mostra quais países também dizem ‘sim’ e como isso impacta as empresas que vivem da publicidade.

A AppsFlyer analisou dados da primeira semana de disponibilidade do novo sistema operacional móvel da Apple, o iOS 14, entre os dias 26 de abril e 02 de maio de 2021. Nesta nova versão, todos os aplicativos instalados a partir da App Store passam a pedir permissão antes que possam rastrear o usuário.

Os resultados do levantamento apontam que apenas 7% dos brasileiros já fizeram a atualização. Dentro desta fatia, a maioria deles autorizou que os aplicativos instalados no celular realizassem o rastreamento do usuário.

Ao todo, 51% dos utilizadores brasileiros da nova versão do sistema operacional concordaram que fossem rastreados quando questionados durante a navegação dentro de algum dos 950 apps que tiveram as estatísticas analisadas.

Entre todos os países presentes no levantamento da AppsFlyer, o Brasil é o que apresenta a taxa mais alta de opt-in. Para fins de comparação, os Estados Unidos tiveram 29% dos usuários concordando com o rastreamento, já no Reino Unido o percentual foi de 33%.

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Entre os usuários japoneses do iOS, 31% disseram que sim. A França foi o país que chegou mais perto dos resultados do Brasil, com 48% dos utilizadores permitindo que aplicativos os rastreassem.

Além de todos estes países mencionados, outros 10 estiveram inclusos no levantamento. Ao todo, 15 milhões de usuários em todo o mundo concordaram em serem rastreados e forneceram as estatísticas usadas neste levantamento.

Esses resultados, de acordo com a AppsFlyer, mostram que o ecossistema de empresas que dependem de anúncios será impactado e sentirá a diferença nos gastos destinados para publicidade.

Já foi possível observar uma queda nesta primeira semana de análise, sendo ela de 1,14% no Brasil e 1,75% a nível mundial.

A categoria de jogos foi a que mais sentiu o impacto, com uma diminuição de 82,3% nos despesas com publicidade no Brasil em comparação com uma média global de 3%.

Com informações de Convergência Digital

Piauí Conectado vai atender 123 novas cidades do estado com fibra óptica

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Segunda etapa expandirá conexão de alta capacidade para mais municípios e disponibilizará pontos de acesso WiFi gratuitos para a população.

Quase mil cidades brasileiras não possuem backhaul de fibra

Nesta sexta, 07, foi assinado um aditivo contratual para a segunda fase do programa Piauí Conectado. O projeto pretende expandir a rede de fibra óptica e assim atender mais 123 cidades do estado que não haviam sido contempladas na primeira etapa.

De acordo com Emerson Silva, diretor-presidente da concessionária SPE Piauí Conectado, trata-se de uma rede de alta capacidade com 6.052 km de extensão e previsão de estar implantada até maio de 2022.

Partindo desta infraestrutura, ainda está prevista a instalação de 900 pontos de WiFi gratuito para a população em unidades do governo e praças públicas.

“Serão investidos R$ 183 milhões neste projeto, que vai garantir o uso de uma internet rápida em todo o estado”, afirmou Wellington Dias durante a assinatura do termo aditivo na sexta-feira passada (7).

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Até agora, a parceria público privada (PPP) atendia 101 dos 224 municípios piauienses e, segundo o governo estadual, houve um crescimento de 125% na cobertura de internet no território durante os dois primeiros anos de implantação do Piauí Conectado.

Com informações de Teletime.

Dona da Vivo vende mais quatro data centers para o fundo Asterion

Empresas já haviam negociado a venda de onze centros de dados em 2019.

Dona da Vivo vende mais quatro data centers para o fundo Asterion

A Telefónica, controladora da Vivo (VIVT3) no Brasil, anunciou que fechou um acordo com a Asterion Industrial Partners para a venda de quatro data centers da unidade de infraestrutura “Telefónica Infra”.

Em 2019, a Telefónica já havia vendido 11 data centers para a Asterion por 550 milhões de euros (R$ 3,5 bilhões na cotação atual).

No novo acordo, a operadora espanhola terá 20% do capital social da Nabiax, empresa criada pela Asterion para fazer a gestão dos onze centros de dados adquiridos da Telefónica.

Os 80% restantes da Nabiax pertencem à Asterion e outros coinvestidores.

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Além disso, serão mantidos contratos de prestação de serviços de longo prazo, permitindo que o Grupo Telefónica possa manter intacta a oferta comercial dos serviços de conectividade e de nuvem.

Por outro lado, a transação não inclui a venda de servidores que são propriedade da Telefónica, nem a gestão e acesso aos clientes hospedados nessas infraestruturas.

Dessa forma, a empresa continuará a prestar e administrar os serviços que já são oferecidos aos clientes.

Os quatro centros, sendo dois localizados na Espanha e dois no Chile, têm a capacidade de serviço de 9,9 megawatts (MW).

“O acordo anunciado hoje permite à Telefónica cristalizar o valor de seus ativos de infraestrutura, preservando intacto o posicionamento comercial da Telefónica, o relacionamento com os clientes e a liderança em serviços de nuvem, hospedagem e habitação para clientes corporativos”, afirmou a companhia.

O fechamento do negócio ainda depende de aprovações regulatórias e outros procedimentos administrativos.

A conclusão deverá ocorrer em duas fases, sendo primeiramente os data centers da Espanha e posteriormente os do Chile.

As duas empresas também pretendem manter uma cooperação comercial para explorar oportunidades de forma conjunta, incluindo novos serviços, computação de edge computing e automação de data center.

Com informações de Assessoria de Imprensa Telefónica.

MOB Telecom inaugura nova loja física no Nordeste

Provedor regional já conta com 60 pontos de venda na região.

MOB Telecom inaugura nova loja física no nordeste

A operadora cearense MOB Telecom acaba de anunciar a inauguração de uma nova loja física na região Nordeste.

O novo ponto de venda está localizado no município de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará.

Atualmente, a MOB Telecom conta com uma rede de fibra óptica com mais de 25 mil km, prestando serviço de internet banda larga nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Somente no Nordeste são mais 76 cidades atendidas pela empresa.

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A operadora conta com 120 mil clientes diretos e 900 mil indiretos.

Segundo a MOB Telecom, a inauguração da 60ª loja visa intensificar os investimentos na região e fortalecer o serviço de internet fibra óptica.

A ideia da empresa é alcançar ainda mais cidades e estados, oferecendo serviços de conectividade e gerando mais postos de trabalho diretos e indiretos.

“Além dessa inauguração também estamos investindo em novas lojas, nos estados de Pernambuco e Piauí”, revela Gabriel Franco, gerente de marketing da MOB Telecom.

Presente no mercado de tecnologia e dados há 25 anos, o provedor já havia investido R$ 15 milhões para inaugurar novas lojas no Ceará, em fevereiro passado.

A MOB Telecom também anunciou recentemente o investimento de R$ 3 milhões em núcleos de rede (core) nos backbones (redes de transporte) instalados entre Fortaleza e São Paulo, com o objetivo de aumentar a capacidade de rede.

Em dezembro do ano passado, a operadora cearense recebeu ainda aprovação do Ministério das Comunicações (MCom) para emitir R$ 210 milhões em debêntures incentivadas, com o objetivo de financiar dois projetos de expansão e melhoria da rede de fibra.

Com informações de Assessoria de Imprensa MOB Telecom.