17/04/2024

Fábio Faria apresenta prioridades do Ministério das Comunicações a deputados

Entre os assuntos estarão o leilão do 5G, o programa Cidades Inteligentes e a criação de uma rede privativa para o governo.

Fábio Faria, Ministro das Telecomunicações
Reprodução: Agência Brasil

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, irá comparecer à Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 12, para se encontrar com a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI).

O convite foi feito pelo deputado federal Aliel Machado (PSB-PR). O parlamentar destaca que a pandemia do novo coronavírus gerou impactos na economia do país e ainda revelou a importância dos serviços de comunicação eletrônica para a população.

“Ao longo do período de calamidade que se encontra em curso, as operadoras de telecomunicações têm se revelado fundamentais para a manutenção do bom funcionamento de grande parte das atividades produtivas no País, ao prover os meios necessários para a implementação de programas de teletrabalho e de ensino a distância”, disse Machado.

Além disso, o deputado ressaltou que no início do ano, o secretário-executivo do Ministério das Comunicações (MCom) colocou a realização do leilão do 5G, o programa Cidades Conectadas e a regulamentação da mova lei do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) como as pautas prioritárias da pasta.

VEJA TAMBÉM:

—> MCom quer maior revolução da década com 5G em 2021

—> Anatel lança página sobre o leilão e a tecnologia 5G

—> Antes do leilão 5G, operadoras realizam demonstrações no espectro de 3,5 GHz

Além desses pontos, Machado pretende discutir um projeto para a criação de uma agência reguladora única para os serviços de comunicação eletrônica, a privatização dos Correios e a construção da rede privativa do governo.

O parlamentar afirma que a presença do ministro das Comunicações vai permitir que os membros da CCTCI conheçam de maneiras mais aprofundada os programas prioritários do MCom ao longo do ano, assim como a possibilidade de proporem ajustes e aperfeiçoamento ao plano adotado pelo governo.

Leilão do 5G

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra, disse na última semana que o leilão do 5G deve acontecer, provavelmente, no mês de julho.

Atualmente, o edital aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está sendo apreciado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que recebeu o documento das mãos do presidente da agência reguladora, Leonardo Euler, no dia 19 de março deste ano.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários