Adições na grade de programação eram desacreditadas depois dos investimentos serem voltados para o vídeo sob demanda.
Imagem: Divulgação Claro TV
O
colunista Tom Leão pontuou uma interessante mudança na Claro TV, após a
absorção da NET,
marca hoje identificada como Claro net tv.
A grade da prestadora ganhou novos canais.
A
novidade chama atenção pelo seguinte motivo: com os números de TV paga em queda
contínua, as companhias concentraram seus investimentos na menina dos olhos do
mercado de entretenimento, o vídeo sob
demanda, também conhecido como streaming.
Todas
apostaram no lançamento dos seus aplicativos, assim como no desenvolvimento deles.
A Oi, por exemplo,
foi além e lançou uma box para transformar TVs convencionais em Smart TVs ou
ampliar a gama de aplicativos de um aparelho já conectado na internet.
A Claro, desde que finalizou a fusão com a NET, contou com a adição do Eurochannel, conforme foi noticiado pelo Minha Operadora, mas trouxe mais novidades para seus clientes.
Uma
delas foi o Film & Arts, especializado obras mais artísticas,
concertos de música clássica e outras variedades de programação.
Outras adições foram: Fashion TV Brasil, Food Network, Fish TV, Dog TV (nos canais à lá carte), Love Nature e o Smithsonian, além do CGTN, também divulgado aqui no Minha Operadora.
No entanto, não há nada que esclareça ou identifique que os novos canais surgiram em decorrência da fusão das empresas Claro e NET.
Muitas
emissoras não são novidades no Brasil, algumas, inclusive, já circulavam no
país desde os tempos das extintas TVA e DirecTV (diluída
na SKY).
Entretanto, as novas opções na TV por
assinatura são muito bem-vindas. Especialmente aquelas que abordam culturas
de outras países.
Pois a grade ainda é dominada pelos canais norte-americanos, cerca de 80% possuem essa origem.
Acordo entre as duas está concluído; mais de 400 municípios sem a cobertura total de uma delas serão contemplados.
Imagem: Logotipo da TIM e Vivo
Agora é oficial! As negociações entre Vivo (VIVT3 / VIVT4) e TIM (TIMP3 / TIMP4) avançaram e as duas estão prontas para compartilhar a infraestrutura de 2G, 3G e 4G em muitas cidades brasileiras. Ambas destacaram que a iniciativa marca uma revolução no mercado brasileiro de telecomunicações.
Os
maiores beneficiados serão os clientes, que vão sentir uma melhoria na
experiência de uso já que as duas poderão incrementar suas capacidades de tráfego.
Inclusive, será sentida também uma ampliação da oferta.
Afinal,
Vivo ou TIM poderão entrar em cidades em que uma ou outra não estavam
presentes. Mais de 400 municípios que não tinham uma das operadoras em total
cobertura serão contemplados.
Para
as duas companhias, as principais oportunidades correspondem a eficiência
operacional e financeira. Elas poderão reduzir custos, além de otimizar ativos
e recursos.
No acordo, está prevista a criação de uma rede única para 2G. Ela será implementada em áreas onde as duas se fazem presentes e a operadora remanescente fornecerá a conectividade móvel para a base de clientes das duas. Aqui, mais de 2.700 cidades serão cobertas.
Sobre
o 3G e 4G, as empresas vão
criar uma rede única para as cidades com menos de 30 mil habitantes. Cidades
onde apenas uma das prestadoras estavam presentes serão contempladas, assim como
regiões em que as duas já ofereciam serviços de rede. Uma completa expansão de
cobertura.
Ou
seja, mais de 800 cidades serão beneficiadas pelo compartilhamento e o 4G será
expandido com redução de investimentos.
De início, o escopo abrange 50 cidades e cada companhia será responsável por 25. A conclusão do projeto será em 180 dias após o início. O potencial é para abranger mais de 1.600 cidades.
Em virtude do grande número de pedidos pela lista dos municípios que serão contemplados pela iniciativa da TIM e Vivo, informamos que ambas operadoras destacaram que o projeto inicial ainda será finalizado.
O balanço final será divulgado em 180 dias após o início, quando a expansão territorial da iniciativa será decidida.
Valor corrigido da venda foi de US$ 948,5 milhões, um total de R$ 3,85 bilhões na conversão.
Imagem: Logotipo das operadoras
Na
última quinta-feira, 19, os clientes da Claro foram surpreendidos
com um e-mail da operadora sobre a compra da Nextel. No aviso, a
companhia informa que o usuário continuará no proveito de todos os benefícios
que já conhece, mas muito em breve terá mais qualidade e cobertura para
desfrutar.
A mesma mensagem destaca que o consumidor só tem a ganhar com isso e que a marca continuará com as notificações sobre quaisquer mudanças e novidades em sua operação.
Mensagem da Claro para os assinantes
Depois de esperar por aproximadamente nove meses, a Claro oficializou a compra da Nextel na última quarta-feira, 18. Na ocasião, a americana NII Holdings comunicou ao mercado que completou a venda de seu único ativo: a Nextel Brasil.
O
valor da venda foi de US$ 948,5 milhões, R$ 3,85 bilhões convertidos. Se as
dívidas forem descontadas, a venda fica em R$ 1,85 bilhão, US$ 456,9 milhões.
Há chances de uma alteração no valor nos próximos dias, a pedido da própria América Móvil,
dona da Claro.
A
concorrente entrou com um recurso para melar a operação entre as duas e alegou
que a concentração de espectro nas mãos
da empresa da América Móvil poderia gerar um desequilíbrio no mercado.
Como
solução, a TIM sugeriu que a Claro compartilhasse seus espectros, a preço de
custo, com as teles que ficassem prejudicadas após a operação. A empresa não obteve
sucesso com a jogada.
A
partir de agora, a Claro terá 100% de participação na Nextel. É bem provável
que a marca seja diluída nas operações da companhia, assim como foi feito com a
NET em 2019.
De
acordo com dados coletados em outubro de 2019, a operadora conta com 24,73%. É
a segunda maior, depois da Vivo. Já a Nextel tem uma fatia de 1,55%. Juntas, as
marcas poderão fortalecer suas atuações no mercado brasileiro.
A
nova aquisição da Claro até tem clientes isolados em outras regiões do país,
mas sua operação comercial é concentrada no Rio de Janeiro e São Paulo. Com
isso, o grupo mexicano poderá ampliar a operação nas duas capitais.
No Rio, a Claro já era líder de mercado e agora vai somar os 6,9% de market share da Nextel aos seus consolidados 32,7% na região.
Agora, os clientes Nextel, que tinham 4G apenas em 40 municípios, vão se beneficiar de uma maior cobertura em nível nacional.
Vale a pena? Conheça todos os detalhes do TIM Pré TOP Turbo, nova opção para os clientes da operadora.
Imagem: Divulgação TIM
Sem
alarde, a TIM
surgiu com um pré-pago
anual para os seus clientes. Trata-se do TIM Pré TOP Turbo. Por parte da
operadora, ainda não há muita divulgação. Apenas a inclusão no site oficial,
que não passou despercebida pelos usuários. Se liga nos detalhes:
A
internet oferecida pelo período de 365 dias é de 50 GB. O plano conta ainda com
ligações ilimitadas e aplicativos como Messenger, WhatsApp, Twitter e Facebook com uso
sem descontar da franquia.
O valor cobrado pelo serviço é de R$ 299 por ano e pode ser parcelado em 12 vezes, ou seja, sairá por aproximadamente R$ 24,92 mensais para os usuários que escolherem essa opção. A internet não é distribuída, mas se for, pelo próprio consumidor, dá em torno de 4,1 GB por mês.
A oferta tem vigência até o dia 31 de maio de 2020 e está disponível para contratação em todo o país, mas apenas em redes de varejo selecionadas.
Se a quantidade de 50 GB for esgotada pelo usuário antes do período de 12 meses, os créditos presentes no plano serão utilizados para uma renovação ou compra de mais internet.
Vale
a pena? Isso depende muito do consumo do cliente. O Instagram pode
ser uma ausência muito sentida para tentar convencer o consumidor a contratar o
plano anual da operadora.
Afinal,
o principal consumo dos usuários nos dados móveis é voltado para as redes
sociais, tê-las sem o desconto na franquia, com aproximadamente 4 GB extra para
gastar no mês, por apenas R$ 25, poderia ser interessante. O plano até tem, mas
não são todas.
No
comparativo com o TIM
Beta, por exemplo, o usuário da principal categoria desembolsa R$ 55 para
ter 20 GB por
mês, sem acúmulo, ligações ilimitadas ou aplicativos sem descontar da franquia.
O gasto anual com o plano é de R$ 660.
Para o usuário que não consome tantos dados móveis assim, o TIM Pré TOP Turbo pode ser uma opção interessante, afinal, gera uma economia no comparativo com outros planos. Mas só é válido para clientes sem uma demanda agressiva por dados móveis.
Clientes foram notificados nesta quinta-feira, 19, sobre a mudança, que será por tempo limitada.
Imagem: Divulgação Vivo Easy
Na
manhã desta quinta-feira, os clientes do Vivo Easy receberam
uma notificação com novidades. A partir de agora, a operadora permite que o
cliente convide até 20 amigos por mês para acumular benefícios no plano.
Pelo
sistema de indicação, o usuário pode ganhar 30 diárias de WhatsApp caso o
convidado gaste até R$ 28 no aplicativo. Se ultrapassar o valor e consumir a
partir de R$ 29, é possível receber o mesmo benefício junto com 2 GB de dados móveis.
A
bonificação cai para os dois: assinante e indicado(a). No comunicado, a Vivo
informa apenas que o recurso terá duração limitada, sem especificar a data de
término.
A
operadora, inclusive, segue com a oferta anunciada na época da Black Friday
2019. Quem comprar 100 GB de internet por R$ 200, ganha R$ 100 para gastar
com aplicativos e outros serviços no plano.
O Vivo Easy é o pré-pago flexível da operadora da Telefônica. Apesar de não ter os preços mais acessíveis do mercado, é o único sistema em que o cliente pode personalizar um plano e adaptá-lo de acordo com a sua demanda.
Outro benefício é que os serviços não possuem validade. Qualquer compra é válida até o usuário esgotar seu limite de uso. Se alguém comprar 30 diárias para usar Netflix sem descontar da franquia, por exemplo, poderá consumir durante 1, 12 ou mais meses.
Para os consumidores que não gastam quantidades gigantescas de dados móveis por mês, o Vivo Easy pode se tornar uma boa opção, já que isenta o cliente de ter um compromisso mensal de renovação com as operadoras.
Em nova reportagem especial, examinamos a fatia de mercado das principais prestadoras de internet fixa em cada região do país; confira os gráficos.
Foto: Misha Feshchak/Unplash
O mercado de banda larga fixa no Brasil continua a experimentar um forte crescimento. Entre 2007 e 2018, o número de assinaturas do serviço aumentou 276%, passando de 8,3 milhões para 31,1 milhões.
Apesar dos grandes investimentos das principais operadoras do país, muitas regiões ainda seguem desconectadas. Felizmente, onde os grandes players não chegam, as pequenas empresas de banda larga estão conquistando seu espaço no mercado.
Atualmente, as operadoras Claro, Oi, Sky, TIM e Vivo são classificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) como empresas de grande porte. Todas as demais são consideradas Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs).
Segundo dados coletados entre janeiro e outubro deste ano e divulgados pela Anatel, as PPPs já são responsáveis pelo maior número de acessos de banda larga fixa em 11 estados e 3 capitais.
Já as operadoras de grande porte, Claro e Oi estão em destaque.
Após a aquisição da NET e os investimentos em expansão da banda larga, a Claro conseguiu aumentar a sua fatia no mercado, ficando na liderança em 4 estados e no Distrito Federal, além de 17 capitais, principalmente nos maiores mercados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Mesmo diante de uma longa recuperação judicial, o serviço de banda larga da Oi está no topo do ranking em 10 estados e 6 capitais.
PPPs
Segundo dados da Anatel de acessos 2019, as prestadoras de pequeno porte de banda larga fixa conseguiram superar as grandes operadoras e estão no topo do ranking de acessos em 11 estados brasileiros, principalmente nas regiões nordeste e sul.
Rio Grande do Norte (64,71%)
Amapá (63,86%)
Ceará (62,03%)
Minas Gerais (47,55%)
Paraíba (41,97%)
Sergipe (39,86%)
Santa Catarina (36,07%)
Bahia (34,98%)
Paraná (34,71%)
Pernambuco (33,39%)
Rio Grande do Sul (32,93%)
Até mesmo com a alta concorrência com as grandes empresas, as pequenas operadoras também dominam o mercado em 3 capitais.
A Oi aparece logo atrás das PPPs, estando no topo dos acessos de banda larga fixa — entre janeiro e outubro — em 10 estados, principalmente nas regiões norte e nordeste. O destaque fica para Roraima, onde a operadora está presente em 86% do mercado.
Roraima (86,21%)
Acre (60,44%)
Rondônia (51,06%)
Tocantins (53,27%)
Mato Grosso (38,49%)
Goiás (38,03%)
Piauí (36,94%)
Rio de Janeiro (35,56%)
Mato Grosso do Sul (33,27%)
Maranhão (31,31%)
Já nas capitais, a operadora aparece em primeiro em 6 capitais. Assim como o estado Roraima, a Oi também domina o mercado de Boa Vista, com quase 86% de participação.
A TIM não é líder em banda larga fixa em nenhum estado ou capital brasileira. Na verdade, em boa parte do país a sua fatia no mercado está próxima de 0%. A operadora tem uma maior participação em 5 estados, mesmo assim, com números bem abaixo do que suas concorrentes.
Assim como a TIM, a SKY também não é líder em nenhum estado ou capital. Em vários estados o uso da banda larga via 4G LTE da operadora está na faixa dos 0%, principalmente, nos maiores mercados brasileiros. A empresa tem um maior número de acessos em estados da região centro-oeste, norte e nordeste.
Diferentemente do que foi publicado, o serviço de banda larga oferecido pela SKY não é por satélite. Na verdade, ela é transmitida por 4G LTE. O texto foi atualizado.
Uma das emissoras ficará disponível até fevereiro e completará um período de dois meses liberada.
Imagem: Divulgação SKY e Telecine
Para
o mês de dezembro, a SKY
ainda prepara uma degustação especial para os seus clientes de TV por
assinatura. A partir do dia 23 de dezembro, clientes dos planos pós e pré-pago poderão
aproveitar os canais BIS e Telecine com
sinal aberto.
O
primeiro mencionado terá uma programação especial com documentários, shows e
artistas como Amy Winehouse, Ed Sheeran e Elton John na grade de programação. O
canal estará liberado até o dia 2 de janeiro e terá ainda estreias especiais no
período.
Quem
curte aproveitar para ver filmes durante o recesso de fim de ano, terá a rede Telecine
disponível na TV paga e no SKY Play,
plataforma de vídeo sob
demanda que pode ser acessada pelo desktop, smartphone, tablets e decodificador.
Os
canais estarão liberados a partir do dia 23 de dezembro até 2 de janeiro. Para
o período, a rede agendou o “Viradão de Heróis”, com vários sucessos do cinema
para exibição, além de outras atrações especiais para a época das festas do fim
de ano.
Vale
mencionar também que o canal Zoomoo está com sinal aberto desde o dia 15,
domingo. Os assinantes poderão aproveitar até o dia 15 de fevereiro, com diversos
programas próprios para o público infantil.
Exclusivamente
para os clientes pós-pagos, a operadora vai liberar também a DOG TV a partir do
dia 22 de dezembro até 2 de janeiro.
Ideia das gigantes de tecnologia é facilitar a comunicação entre as inteligências artificiais.
Imagem: Logotipo do Google, Amazon e Apple
É inédito e no mínimo impressionante ver três gigantes como a Apple, Amazon e Google se juntarem. A ideia é formar um grupo de trabalho para criar uma plataforma que facilitará a comunicação entre alto-falantes inteligentes, os famosos “smart speakers”.
No
segmento, as companhias concorrem diretamente. A primeira tem o Homepod, a
segunda oferta a Echo e o Google possui o Home e o Neo. O trio,
respectivamente, conta com a assistência virtual da Siri, Alexa e o
Assistente.
A
grande questão que dificulta a vida dos estimados pela inteligência
artificial é a dificuldade de integração das plataformas. O dispositivo da
Apple, por exemplo, pode ter dificuldades para controlar uma casa pelo
assistente do Google e por aí vai.
Portanto,
as principais empresas de tecnologia da atualidade vão se juntar e criar uma
plataforma padrão para melhorar a comunicação de todos os dispositivos. A ideia
é melhorar a experiência do consumidor.
Trata-se
de uma novidade que acabará com as dúvidas no ato de compra. Fará com que cada
um possa optar por suas marcas favoritas e não tenham dores de cabeça na
utilização.
Os
alto-falantes inteligentes ganham, aos poucos, o gosto dos consumidores. Quando
colocados na residência da pessoa, os dispositivos podem se conectar com vários
produtos domésticos para facilitar a experiência do cliente.
É
um produto capaz de reproduzir músicas, controlar as luzes, geladeira, máquina
de lavar e várias outras funcionalidades, como responder questões diárias
demandadas pelo comprador do dispositivo. Uma delas pode ser a previsão do
tempo.
Entretanto,
a parceria só vale para o segmento das inteligências artificiais. Em outras
áreas, as três seguem em competição. Principalmente Apple e Google com os
sistemas operacionais Android e iOS para smartphones.
Abaixo-assinado feito por religiosos contra a produção “A Primeira Tentação de Cristo” já conta com mais de 2 milhões de assinaturas.
Cartaz do filme da Netflix. Imagem: Divulgação Netflix
O Especial de Natal do Porta dos Fundos para a Netflix deu o que falar. O filme de 45 minutos produzido pelo grupo que nasceu no YouTube apresentou um Jesus gay e a temática foi suficiente para gerar uma onda protestos motivada por religiosos.
No
Facebook, um
bispo motivou seus seguidores a cancelarem suas assinaturas do serviço enquanto
a empresa não removesse a obra do seu catálogo. Até mesmo uma abaixo-assinado
surgiu contra o filme “A Primeira Tentação de Cristo”.
A
petição online já ultrapassou o número de dois milhões de assinaturas. A
polêmica chegou até mesmo no exterior e ganhou uma matéria no tradicional Daily
Mail. Entretanto, o efeito parece ser contrário.
O
filme se tornou a produção brasileira mais assistida da história da Netflix. A
plataforma não costuma divulgar resultados ou qualquer informação sobre
audiência, mas o Jornal O Globo
garante a informação.
No
Twitter, o apresentador e humorista Fabio Porchat, protagonista do filme, respondeu:
Gente, pode deixar que eu me resolvo com Deus, tá de boas, não precisa se preocupar não. Agora pode voltar a se indignar com a desigualdade que destrói nosso país. Mas tem que se indignar com o mesmo fervor, tá? ❤️
O
polêmico especial se tornou a atração nacional com melhor desempenho no
catálogo e a empresa não se intimidou com os boicotes, pelo contrário, já
confirmou a encomenda de um novo para o Natal de 2020.
Até
mesmo o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro,
se uniu aos críticos e afirmou que o filme se recusa a pregar a palavra de
Deus. O político se disse a favor da liberdade de expressão, mas questionou se
vale a pena atacar a fé de 86% da população.
Um
juiz federal, em publicação no Facebook, ameaçou até mesmo processar a Netflix
pela veiculação da obra.
No
entanto, a companhia nunca se deixou levar por qualquer polêmica. Outras
produções já passaram por uma onda de “boicotes”, mas o efeito também foi
contrário na audiência. Uma delas é a série Insatiable, julgada como “gordofóbica”
e irresponsável na abordagem do bullying, que ganhou uma segunda temporada.
Operadora ativou sua primeira rede para testes no Brasil; saiba mais detalhes.
Imagem: Divulgação TIM
As
coisas estão lentas para a chegada do 5G no Brasil, mas as operadoras, pelo visto, querem estar preparadas
quando tudo for finalmente sair dos papéis. Na última quarta-feira, 18, a TIM ativou sua primeira rede da conectividade de quinta geração no
Brasil.
A
iniciativa é experimental e funciona dentro do Cubo Itaú, maior hub de empreendedorismo da América Latina. Na parceria,
entrou a Ericsson. Todas as
startups sediadas no local poderão desenvolver soluções para a indústria 4.0,
saúde, educação e Internet das Coisas.
O 5G é visto como uma das maiores revoluções do futuro. Trata-se de uma conexão conhecida pela baixa latência, que vai facilitar a comunicação entre dispositivos (IoT) e permitir o surgimento de diversas outras tecnologias que vão mudar a vida de qualquer ser humano.
“É importante que as startups tenham consciência do poder transformador dessa transição tecnológica e comecem a avaliar os impactos e benefícios sobre os seus modelos de negócio”, comentou Janílson Bezerra, diretor de inovação e desenvolvimento de negócios da TIM Brasil.
No ambiente, a TIM desenvolve soluções com o uso do 5G junto de mais 10 startups residentes do Cubo Itaú. Uma delas é a MOL – Mediação online, que vai servir para gestão de conflitos.
A ideia da operadora é promover uma consciência a respeito do uso da nova conexão móvel no empreendedorismo e diversas outras áreas. É uma oportunidade para o hub se transformar em uma vitrine tecnológica e ampliar o alcance das empresas.