16/12/2025
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Claro aumenta franquia e reajusta preços dos planos Controle

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Operadora diz que aumento é uma boa notícia para o consumidor; confira os novos valores.

A Claro começou a notificar por SMS seus clientes de que a partir de 6 de janeiro de 2020 os planos Controle terão um aumento de franquia de dados e também de preço. Na mensagem de texto, a operadora classifica a mudança como uma “boa notícia”.

Todos os planos ganharão 1GB extra para ser utilizado como quiser em troca de uma readequação do valor. Os benefícios já contratados permanecerão após o reajuste.

Um usuário da Claro que tem hoje um plano com 3GB de franquia, passará a ter 4GB em janeiro, mas pagando um valor adicional de R$ 2 em sua conta. Em São Paulo, por exemplo, o valor atual deste plano é de R$ 54,99 e passará para R$ 56,99 em janeiro.

Os planos Controle da Claro tem ligações ilimitadas para qualquer operadora e inclui apps para navegar sem descontar da franquia, como Whatsapp, Waze, Cabify, Claro Música.

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Imagem: Reprodução/TechTudo

Confira os novos preços e franquias do Claro Controle em 2020:

Franquia atualNova FranquiaAumento
3GB4GBR$ 2
4GB5GBR$ 3
5GB6GBR$ 3
6GB7GBR$ 3
7,5GB8,5GBR$ 3

No contrato de prestação de serviço da Claro é previsto que os preços poderão ser reajustados a cada 12 meses, tendo como base a variação do Índice Geral de Preços (IGP-DI).

Em novembro, o IGP-DI variou 5,4% nos últimos doze meses. Tendo como base o exemplo do preço do plano controle de 3GB, em São Paulo, o aumento de R$ 2 corresponde a um reajuste de 3,5%.

Com informações de TechTudo.

Netflix divulga total de assinantes por região pela primeira vez

Números indicam que concorrência já está afetando a hegemonia do gigante do vídeo on demand.

Após anos de mistério, a Netflix finalmente tornou público os seus números globais de assinantes pagos separados por região. A divulgação é uma exigência regulatória da Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos.

Segundo o documento, dos 158,3 milhões de assinantes da Netflix registrados em setembro, 67,1 milhões estão nos Estados Unidos e Canadá, 47,4 milhões estão na EMEA (sigla para Europa, Oriente Médio e África), 29,4 milhões estão na América Latina e Brasil e 14,5 estão na Ásia e Pacífico.

Os números mostram que a concorrência com outros serviços de streaming já tem afetado o crescimento da Netflix nos Estados Unidos e Canadá, onde houve um aumento da base de clientes de apenas 6% no último ano. Com menos concorrentes, mais de um quarto das receitas da empresa foram geradas na EMEA nos três primeiros trimestres de 2019, região onde o número de assinantes aumentou 40%.

Na América Latina e Brasil, o número de pagantes da plataforma cresceu 22% entre setembro de 2018 e 2019 e já representa quase metade dos assinantes de TV Paga na região, um mercado estimado em 71,4 milhões.

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Outra região de alerta para a empresa com sede em Los Gatos, na Califórnia, é a Ásia. Na China, onde se encontra a maior população do mundo, a plataforma ainda não está presente e na Índia, a segunda maior população, enfrenta forte competição com nada menos que 50 serviços on demand, com a Netflix sendo a sétima.

A Netflix também apresentou dados sobre quanto cada assinante paga para a empresa em diferentes partes do mundo. Nos EUA e Canadá, a empresa gera em média US$ 12,36 (R$ 50,20) em receita por mês, enquanto na América Latina, onde oferece preços mais baixos e promoções, esse número cai para US$ 8,21 (R$ 33,34) mensais por usuário.

Com informações de Filmmelier e The Wall Street Journal.

Samsung domina mercado 5G e faz chinesas ‘comerem poeira’

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Fabricantes como Xiaomi e Huawei não levam a melhor no comparativo com a coreana conhecida pelos potentes smartphones.

Divulgação Samsung
Imagem: Divulgação Samsung

Já que o 5G ainda não chegou em vários países, muitos usuários sequer sonham com um smartphone adaptado para a nova tecnologia. Entretanto, as marcas já estão preparadas e ativas no mercado com aparelhos compatíveis para a nova geração da conectividade móvel.

Empresas como Samsung, Huawei, Vivo, LG, Xiaomi, Oppo, ZTE, Lenovo e Sum já lançaram seus modelos 5G. Ou seja, a corrida começou. Falta a gigante Apple, que ainda deve demorar. Mas, até o momento, qual é o grande destaque?

Certamente a Samsung. A marca foi responsável por 74% de todos os smartphones 5G vendidos mundo afora no terceiro trimestre de 2019. As informações são da IHS Markit. No comparativo com os três meses que antecedem o período, a companhia dobrou o número de vendas dos modelos.

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Gigantes chinesas como Xiaomi, Huawei, Vivo e Oppo perdem para a sul-coreana. Juntas, elas representam apenas 17% dos celulares vendidos com a nova tecnologia. Até mesmo a LG, segunda maior empresa com aparelhos 5G, está longe de alcançar a Samsung, mas ultrapassa as outras concorrentes.

A Coreia do Sul já possui redes funcionais com o novo padrão, portanto, é muito provável que a terra natal da Samsung tenha impulsionado a venda dos smartphones da família Galaxy.

Nas análises da IHS Markit, o preço dos aparelhos é o grande vilão para algumas marcas simplesmente não alavancarem nas vendas. Entretanto, o jogo pode estar prestes a mudar. A Qualcomm já anunciou o lançamento do Snapdragon 765G, que será capaz de viabilizar modelos intermediários e de baixo custo com 5G.

Atualmente, a Samsung possui cinco aparelhos compatíveis com a nova conexão.

Com informações de Tecmundo

Oi antecipa resultado final do Masterchef nas redes sociais

Nas edições anteriores, a TIM era a operadora mais destacada entre os patrocinadores do reality.

Reprodução Twitter @MasterchefBR
Imagem: Reprodução Twitter

Na última terça-feira, 17, foi ao ar o episódio final da última temporada do Masterchef, intitulada como “Revanche”. A edição trouxe de volta ex-participantes do reality, que ganharam uma nova chance de conquistar o troféu e disputarem o prêmio de R$ 250 mil oferecido pelo Banco do Brasil.

No patrocínio, a operadora mais vista em edições anteriores foi a TIM. Principalmente nas ações que envolviam a final do reality, sempre com uma interação digital no grande anúncio do vencedor da atração.

Entretanto, dessa vez, a Oi pegou o espaço para si. Antes de anunciar o participante que sairia vitorioso do Masterchef Revanche, a apresentadora Ana Paula Padrão avisou aos telespectadores que, com patrocínio do “Oi móvel”, o resultado havia sido antecipado em todas as páginas do programa nas redes sociais.

Dito e feito, minutos antes, o nome do vencedor estava divulgado na internet com a utilização das hashtags e a marcação da página da Oi, empresa que esteve por trás da ação publicitária com o show da Band.

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O envolvimento com o reality divulgou a hashtag #UltraGigueSe, utilizada em todas as campanhas para os planos móveis da operadora.

Atualmente, é notório o investimento da Oi para aumentar o número de clientes na telefonia móvel, especialmente no pós-pago, área em que apresentou crescimento no último trimestre.

No mesmo dia, a prestadora lançou um plano com 100 GB de dados móveis e roaming internacional com 10 GB de internet para utilizar nos EUA.

Abaixo, a publicação no Twitter:

A companhia corre contra o tempo para reverter resultados negativos do seu caixa. O último balanço trimestral mostrou que o prejuízo cresceu em 330% desde 2018.

A marca segue com investimentos em grandes eventos nacionais como o Rock in Rio e a CCXP, além de programas de TV para alavancar seu número de vendas. Nos últimos meses, a Oi também esteve presente nas ações publicitárias do reality “A Fazenda”.

Streaming de esportes DAZN reduz preço de assinatura

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Clientes contarão com valor mais acessível a partir do primeiro trimestre de 2020.

Divulgação DAZN
Imagem: Reprodução

Em meio ao estouro das plataformas de streaming com filmes, séries, documentários e programas, o DAZN busca a consolidação na área de esportes. A próxima estratégia da marca para aumentar sua base de clientes é reduzir o valor de assinatura.

O custo mensal terá uma baixa de 48%. Se atualmente o valor é de R$ 37,90, os consumidores poderão contratar o serviço por apenas R$ 19,90 logo no primeiro trimestre de 2020.

Para o próximo ano, a empresa anunciou também a transmissão exclusiva do Campeonato Paranaense, que será a estreia dos torneios regionais no aplicativo. Serão 52 partidas disponíveis para assinantes.

Com o número, o DAZN baterá o recorde das TVs pagas e abertas, que chegaram a exibir 45 partidas do mesmo campeonato. O catálogo conta ainda com a Premier League, Champions League, Copa da liga francesa e outros.

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A ideia é investir na aceleração do crescimento no Brasil, assim como em mais direitos esportivos para atrair os torcedores.

O resultado mais comemorado pelos executivos do serviço é o recorde de downloads atingido em apenas sete meses de operação. É o aplicativo de esportes mais baixado do país, de acordo com o App Annie, responsável por dados e análises do mercado.

Bruno Rocha, vice-presidente executivo do serviço, diz que a chegada de uma importante competição como Campeonato Paranaense no catálogo reforça as intenções da plataforma com o Brasil.

O aplicativo está disponível para Smart TVs, smartphones e tablets, computadores e consoles de videogames.

Com informações de VCFaz.tv

FOX é liberada para vender seus canais via streaming

Será que a decisão é um atestado de óbito para a TV por assinatura?

FOX Play
Imagem: FOX Play

Longe ou próxima de ter um fim, a novela da FOX contra a Anatel acaba de ganhar outra reviravolta, mas essa já é conhecida. O estúdio, mais uma vez, saiu vitorioso e está liberado para comercializar seus canais da TV por assinatura no streaming.

A longa batalha começou com o lançamento do FOX+, plataforma online que reunia séries, filmes e outras atrações de propriedade da empresa junto com a transmissão online dos canais FOX, FOX Life, FX, FOX Premium 1 e 2, FOX Sports 1 e 2, National Geographic, Nat Geo Wild, Nat Geo Kids e Baby TV.

Com isso, a Claro abriu uma reclamação na Anatel com base na Lei do serviço de acesso condicionado (Lei da TV Paga), que proíbe uma programadora de vender suas emissoras sem o envolvimento de uma empresa de TV paga.

Assim, o processo foi iniciado e mais de uma vez a vitória foi concedida e suspendida para a FOX. Enquanto alguns defendem que a legislação é obsoleta e não engloba os serviços de streaming, outros são contrários.

No dia 6 de dezembro, a companhia voltou a ser proibida, mas uma decisão do Tribunal Federal Regional da 1ª Região, de Brasília, publicada na segunda-feira, 16, liberou a venda dos canais FOX nas plataformas digitais.

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Entretanto, a vitória pode ter surgido muito tarde para a companhia, que anunciou a descontinuação do seu serviço de streaming em novembro. O motivo, muito provavelmente, é que a marca agora pertence a gigante do entretenimento Disney.

O lançamento do Disney+, plataforma de vídeo sob demanda do estúdio que surge para concorrer com a Netflix, já é dado como certo no Brasil. Portanto, é bem provável que o conteúdo da FOX vá diretamente para o novo serviço.

Mas, apesar dessa questão, a decisão pode ter um grande impacto na TV por assinatura. Será que gigantes programadoras como Globosat, Warner e HBO podem começar a cogitar a opção de vender a transmissão de seus canais online?

A AT&T, dona da SKY, já especulou a possibilidade de viabilizar esse modelo de negócio no Brasil, caso a Anatel não aprove a aquisição da TimeWarner, empresa proprietária da HBO, Warner e diversos outros canais da TV paga.

Atualmente, 15 projetos tramitam no Congresso com o objetivo de promover mudanças na Lei do SeAC. Um deles pede o fim da proibição para a propriedade cruzada, prática que impede uma empresa de distribuição no controle de uma companhia que produz para o audiovisual.

É o caso da AT&T com a SKY, Warner e todo o imbróglio com a legislação brasileira.

Com informações de Notícias da TV (UOL)

Conheça a série que é líder de audiência na TV por assinatura

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Exibição de episódios inéditos colocou emissora da Globosat na liderança do ibope; saiba mais detalhes.

Ilustração - Séries
Imagem: IVROX

Nada de Game of Thrones, The Walking Dead ou qualquer outro fenômeno de popularidade amplamente divulgado pelas prestadoras de TV por assinatura. A franquia Chicago foi a que conquistou grandes marcos de ibope nos últimos meses de 2019.

São as séries Chicago Fire, Chicago P.D e Chicago Med, exibidas pelo Universal TV. A transmissão de episódios inéditos no especial “Segundas de Chicago” garantiram a liderança de audiência para a emissora na TV paga.

As três produções foram criadas por Dick Wolf, produtor que fez história na TV americana após criar sucessos como “Lei e Ordem” e outras tramas que tiveram longa duração em terras americanas.

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A franquia começou sua trajetória com Chicago Fire, em 2012, série que acompanha a rotina do corpo de bombeiros da cidade destacada no título do show. Com o sucesso, surgiram “spin offs”, também conhecidos como produções derivadas.

Séries da franquia Chicago
Séries da franquia Chicago. Imagem: Divulgação

Chicago P.D retrata um grupo de policiais que atua na cidade e Chicago Med mostra a rotina do principal hospital da região. Eventualmente, as tramas se juntam e formam os tão aguardados “crossovers”.

O canal faz parte da NBCUniversal Networks Internacional, divisão da gigante companhia de entretenimento nos Estados Unidos, responsável sucessos gigantescos do cinema como Jurassic Park, De Volta para o Futuro, entre outros.

No Brasil, a marca integra o rol de canais da programadora Globosat e forma uma um joint-venture com a empresa do Grupo Globo.

Com informações de Observatório de Séries

Em 2025, 11% dos acessos móveis no Brasil será em 5G, diz relatório

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País será responsável por massificar a expansão da Internet das Coisas na América Latina.

Segundo relatório da Associação Global de Operadoras Móveis (GSMA), o Brasil será um importante player na adoção do 5G e na popularização da Internet das Coisas (IoT) na América Latina. Segundo previsão, 11% dos acessos de telefonia móvel no país será feita na rede 5G até 2025.

No Brasil, com o investimento em infraestrutura, a penetração do serviço móvel e a popularização dos smartphones, espera-se que o 4G saia dos atuais 62% do total de acessos móveis para 87% em 2025. Será essa expansão que abrirá caminho para a massificação do 5G no país. Já o 3G deverá praticamente sumir no período.

No relatório, a GSMA dá destaque para as oportunidades para a expansão da Internet das Coisas, impulsionado pela rede de quinta geração. A associação lembra as políticas públicas brasileiras, como o Plano Nacional de IoT, sancionado por Jair Bolsonaro e as iniciativas de financiamento do BNDES.

O crescimento esperado da IoT na América Latina é de 14% ao ano, atingindo 1,3 bilhão de conexões em 2025.

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O documento também mostra o avanço da aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece um equilíbrio entre a proteção de dados pessoais e o seu uso em serviços inovadores.

Espera-se que até 2023, a contribuição da telefonia móvel para a economia latino-americana chegará a mais de US$ 300 bilhões (em torno de R$ 1,2 trilhões).

Com informações de Teletime.

Telefónica seleciona Huawei para implantar 5G na Alemanha

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Apesar da pressão americana, governo de Angela Merkel não pretende proibir tecnologia chinesa no país.

A Telefónica, controladora da Vivo no Brasil, acaba de fechar um acordo para que a Huawei forneça infraestrutura para a implantação do 5G na Alemanha. Além da chinesa, a operadora também contratou a Nokia para construção da nova rede de telefonia móvel.

A escolha da Telefónica é uma boa notícia para a empresa chinesa, em meio a forte pressão do governo de Donald Trump. O presidente americano insiste que os equipamentos da Huawei é um risco para a segurança das redes de telefonia.

Na semana passada, a Deutsche Telekom AG, a principal operadora de telefonia do país, anunciou que parou de encomendar equipamentos 5G da China, devido à incertezas políticas.

O acordo da Telefónica ainda precisa receber certificação de autoridades alemãs. Apesar de a chanceler Angela Merkel já ter afirmado que não pretende barrar produtos da Huawei no país, os produtos ainda precisam cumprir certos padrões e diretrizes de segurança.

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A empresa “está levando em consideração o processo político em andamento de estabelecer essas diretrizes de segurança sem atrasar o início da expansão 5G”, afirmou Markus Haas, CEO da subsidiária alemã.

A Telefónica tem como objetivo um crescimento de vendas de pelo menos 5% na Alemanha até 2022 e procura melhorar sua margem de lucro durante esse período. O seu foco é conquistar mais clientes em áreas rurais e oferecer a rede 5G para clientes corporativos.

Com informações de Bloomberg.

Operadora oferece pré-pago com até 6GB por R$ 9

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Plano oferece pacote de benefícios aos usuários que ativarem semanalmente a promoção; confira as condições.

A Sercomtel, operadora de telefonia do Paraná, está ofertando a promoção “Livre Semana”, um plano pré-pago semanal que oferece até 6GB de dados por R$ 9. A adesão pode ser feita até 30 de junho de 2020 por clientes dos municípios de Londrina e Tamarana.

O plano promocional oferece franquia de dados local de 3GB por semana (sem bloqueio) e mais 2GB por mês, para utilizar em roaming. Além disso, o cliente ganha um bônus de 1GB nas recargas que somem R$ 30,00 ou mais dentro do mesmo mês.

É possível efetuar chamadas locais ilimitadas e o envio de SMS para qualquer operadora. Também há uma franquia de 60 minutos de voz em roaming. As franquias de roaming de dados, voz e deslocamento são mensais.

Para ter acesso aos benefícios é preciso fazer o pagamento semanal e recorrente no valor promocional.

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Além do plano semanal, a operadora oferece planos mensais com até 5GB por R$ 15 e semestrais ou anuais com até 12GB por R$ 180 e R$ 300, respectivamente.

A adesão poderá ser feita pelo telefone 1051 ou pessoalmente nas lojas da operadora.

Sediada em Londrina, a Sercomtel é única operadora pública do país.

Para mais condições, consulte o regulamento da promoção Livre Semana.