23/04/2024

Claro informa clientes sobre junção com a Nextel

Valor corrigido da venda foi de US$ 948,5 milhões, um total de R$ 3,85 bilhões na conversão.

Logotipo Claro e Nextel
Imagem: Logotipo das operadoras

Na última quinta-feira, 19, os clientes da Claro foram surpreendidos com um e-mail da operadora sobre a compra da Nextel. No aviso, a companhia informa que o usuário continuará no proveito de todos os benefícios que já conhece, mas muito em breve terá mais qualidade e cobertura para desfrutar.

A mesma mensagem destaca que o consumidor só tem a ganhar com isso e que a marca continuará com as notificações sobre quaisquer mudanças e novidades em sua operação.  

Mensagem da Claro para os assinantes

Depois de esperar por aproximadamente nove meses, a Claro oficializou a compra da Nextel na última quarta-feira, 18. Na ocasião, a americana NII Holdings comunicou ao mercado que completou a venda de seu único ativo: a Nextel Brasil.

O valor da venda foi de US$ 948,5 milhões, R$ 3,85 bilhões convertidos. Se as dívidas forem descontadas, a venda fica em R$ 1,85 bilhão, US$ 456,9 milhões. Há chances de uma alteração no valor nos próximos dias, a pedido da própria América Móvil, dona da Claro.

No aguardo pela aprovação do Conselho de Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Claro ainda precisou contar com a barreira imposta pela TIM.

A concorrente entrou com um recurso para melar a operação entre as duas e alegou que a concentração de espectro nas mãos da empresa da América Móvil poderia gerar um desequilíbrio no mercado.

Como solução, a TIM sugeriu que a Claro compartilhasse seus espectros, a preço de custo, com as teles que ficassem prejudicadas após a operação. A empresa não obteve sucesso com a jogada.

VIU ISSO?

–> Vivo lidera acesso móvel em 13 estados brasileiros e em 33 DDDs

–> Compra da Nextel: Entenda a derrota da TIM contra a Claro

–> Nextel pode encerrar operações se não for vendida para a Claro

Quais serão os próximos passos?

A partir de agora, a Claro terá 100% de participação na Nextel. É bem provável que a marca seja diluída nas operações da companhia, assim como foi feito com a NET em 2019.

De acordo com dados coletados em outubro de 2019, a operadora conta com 24,73%. É a segunda maior, depois da Vivo. Já a Nextel tem uma fatia de 1,55%. Juntas, as marcas poderão fortalecer suas atuações no mercado brasileiro.

A nova aquisição da Claro até tem clientes isolados em outras regiões do país, mas sua operação comercial é concentrada no Rio de Janeiro e São Paulo. Com isso, o grupo mexicano poderá ampliar a operação nas duas capitais.

No Rio, a Claro já era líder de mercado e agora vai somar os 6,9% de market share da Nextel aos seus consolidados 32,7% na região.

Agora, os clientes Nextel, que tinham 4G apenas em 40 municípios, vão se beneficiar de uma maior cobertura em nível nacional.

16 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
16 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários