Provedores regionais de internet deixam Oi, Vivo e Claro para trás

Confira os números que provam o sucesso das prestadoras de pequeno porte frente às maiores operadoras do Brasil.

Imagem: yip vick (Unsplash)

De acordo com um levantamento da Teleco, operadoras como a Claro, Vivo e Oi estão perdendo espaço de mercado para as prestadoras de pequeno porte. As empresas já oferecem preços competitivos e boas velocidades de banda larga os consumidores.

Os dados coletados são referentes a setembro de 2019. No fim de 2018, os provedores regionais estavam presentes em 3.140 municípios, já com a liderança. Agora, o número saltou para 3.509.


A maior concorrente é a Oi, que ainda se faz presente em 1.631 cidades. Em momento delicado, a empresa expande sua operação de fibra ótica para conseguir reverter os efeitos negativos do seu caixa.

Abaixo, os dados da Teleco:

  • Provedores de pequeno porte: 3.509 municípios
  • Oi: 1.631 municípios
  • Vivo: 323 municípios
  • Claro: 97 municípios

VIU ISSO?

–> Fibra ótica da Oi já está em 76 municípios

–> Claro aumenta investimentos em fibra ótica

–> Vivo Fibra chega em nova cidade do Nordeste

A Claro, apesar de ter a liderança nacional na TV por assinatura, ainda precisa caminhar para conquistar mais clientes de banda larga pelo país. A operadora também anunciou que vai expandir sua operação e levar a fibra ótica para mais regiões.

O crescimento veloz se deve a dificuldade das grandes empresas de telecomunicações em investir nas redes de fibra. A Oi, por exemplo, possui concessão em todos os estados, com exceção de São Paulo, mas segue limitada com a ADSL/VDSL.

Muitos provedores regionais já surgem com a tecnologia de fibra ótica e sem os tradicionais combos. Com isso, podem entregar mais velocidade e valores de interesse do consumidor.

A Oi já levou a rede de FTTH para 76 municípios e prevê um crescimento ainda maior para o fim de 2019. A Vivo também segue em expansão, a última cidade contemplada pela operadora foi Olinda, em Pernambuco.

Com informações de Tecnoblog

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
5 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
O EXTERMINADOR FUTURO

Aqui a oi no ddd 98 tá perdendo feio para os provedores locais tudo por causa que é quase impossível aderi a sua banda larga nunca aprovam o cadastro da gente por isso que assinei um provedor local 10m por 59.99 reais por mês

Cidade - UF
São Luís Maranhão
Roberto Ramos

Onde moro, a única operadora era a Vivo, devido a demanda eles não possuem mais ponto de acesso. Por isso entrou as operadoras locais, e aproveitaram, já passa de 10 operadoras, com internet muito mais rápida e estável, e preços bem mais acessível que a Vivo.
E que venha a concorrência, só temos a ganhar.

Cidade - UF
São Bernardo do Campo - SP
Silva

Só faltou dizer que, de uns tempos para cá, a Oi está RECUPERANDO TODOS os clientes perdidos nos locais onde está instalando a FIBRA ÓTICA. . . O PREÇO, a VELOCIDADE e a QUALIDADE da banda larga do Oi FIBRA está transformando a Oi numa empresa COMPLETAMENTE DIFERENTE da porcaria que sempre foi. . .

Cidade - UF
RIO DE JANEIRO
Silva

Observem que o Ministro-Astronauta Marcos Pontes, sempre que fala sobre o LEILÃO 5G, ele cita a INFRAESTRUTURA da Oi como uma REFERÊNCIA MAIOR. . . . . . . As grandes empresas de telefonia que atuam no Brasil (e a Oi em especial) passarão por UM NOVO MOMENTO, o qual será MARAVILHOSO para esse setor. . . . . . . . . O investidor que já enxergou isso, sabe nitidamente aonde deve colocar todas as suas fichas AGORA. . . . . . Neste momento, um patinho feio está prestes a se transformar no mais belo dos cisnes. .… Leia mais »

Cidade - UF
RIO DE JANEIRO
Clayton Belisario

Bom eu moro no espírito santo aqui é a vivo a oi aqui não tem um bom servidor eu tenho a vivo estou satisfeito.

Cidade - UF
Caracica