20/04/2024

Provedores regionais de internet deixam Oi, Vivo e Claro para trás

Confira os números que provam o sucesso das prestadoras de pequeno porte frente às maiores operadoras do Brasil.

Imagem: yip vick (Unsplash)

De acordo com um levantamento da Teleco, operadoras como a Claro, Vivo e Oi estão perdendo espaço de mercado para as prestadoras de pequeno porte. As empresas já oferecem preços competitivos e boas velocidades de banda larga os consumidores.

Os dados coletados são referentes a setembro de 2019. No fim de 2018, os provedores regionais estavam presentes em 3.140 municípios, já com a liderança. Agora, o número saltou para 3.509.

A maior concorrente é a Oi, que ainda se faz presente em 1.631 cidades. Em momento delicado, a empresa expande sua operação de fibra ótica para conseguir reverter os efeitos negativos do seu caixa.

Abaixo, os dados da Teleco:

  • Provedores de pequeno porte: 3.509 municípios
  • Oi: 1.631 municípios
  • Vivo: 323 municípios
  • Claro: 97 municípios

VIU ISSO?

–> Fibra ótica da Oi já está em 76 municípios

–> Claro aumenta investimentos em fibra ótica

–> Vivo Fibra chega em nova cidade do Nordeste

A Claro, apesar de ter a liderança nacional na TV por assinatura, ainda precisa caminhar para conquistar mais clientes de banda larga pelo país. A operadora também anunciou que vai expandir sua operação e levar a fibra ótica para mais regiões.

O crescimento veloz se deve a dificuldade das grandes empresas de telecomunicações em investir nas redes de fibra. A Oi, por exemplo, possui concessão em todos os estados, com exceção de São Paulo, mas segue limitada com a ADSL/VDSL.

Muitos provedores regionais já surgem com a tecnologia de fibra ótica e sem os tradicionais combos. Com isso, podem entregar mais velocidade e valores de interesse do consumidor.

A Oi já levou a rede de FTTH para 76 municípios e prevê um crescimento ainda maior para o fim de 2019. A Vivo também segue em expansão, a última cidade contemplada pela operadora foi Olinda, em Pernambuco.

Com informações de Tecnoblog

5 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários