18/04/2024

Vivo e TIM vão compartilhar 3G e 4G em mais de 800 cidades

Acordo entre as duas está concluído; mais de 400 municípios sem a cobertura total de uma delas serão contemplados.

Logotipo TIM e Vivo
Imagem: Logotipo da TIM e Vivo

Agora é oficial! As negociações entre Vivo (VIVT3 / VIVT4) e TIM (TIMP3 / TIMP4) avançaram e as duas estão prontas para compartilhar a infraestrutura de 2G, 3G e 4G em muitas cidades brasileiras. Ambas destacaram que a iniciativa marca uma revolução no mercado brasileiro de telecomunicações.

Os maiores beneficiados serão os clientes, que vão sentir uma melhoria na experiência de uso já que as duas poderão incrementar suas capacidades de tráfego. Inclusive, será sentida também uma ampliação da oferta.

Afinal, Vivo ou TIM poderão entrar em cidades em que uma ou outra não estavam presentes. Mais de 400 municípios que não tinham uma das operadoras em total cobertura serão contemplados.

Para as duas companhias, as principais oportunidades correspondem a eficiência operacional e financeira. Elas poderão reduzir custos, além de otimizar ativos e recursos.

No acordo, está prevista a criação de uma rede única para 2G. Ela será implementada em áreas onde as duas se fazem presentes e a operadora remanescente fornecerá a conectividade móvel para a base de clientes das duas. Aqui, mais de 2.700 cidades serão cobertas.

VIU ISSO?

–> TIM e Vivo anunciam compartilhamento de redes 2G e 4G

–> TIM surge com pré-pago anual de 50 GB por R$ 25 mensais

–> Vivo Easy anuncia novidades no sistema de indicações

3G e 4G para mais de 800 municípios

Sobre o 3G e 4G, as empresas vão criar uma rede única para as cidades com menos de 30 mil habitantes. Cidades onde apenas uma das prestadoras estavam presentes serão contempladas, assim como regiões em que as duas já ofereciam serviços de rede. Uma completa expansão de cobertura.

Ou seja, mais de 800 cidades serão beneficiadas pelo compartilhamento e o 4G será expandido com redução de investimentos.

De início, o escopo abrange 50 cidades e cada companhia será responsável por 25. A conclusão do projeto será em 180 dias após o início. O potencial é para abranger mais de 1.600 cidades.

Os contratos ainda estão sujeitos à análise e aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Ambas destacam que vão preservar a autonomia comercial e gestão de clientes, independentemente de qualquer compartilhamento de espectro.

[ATUALIZAÇÃO – 20/12 20h40]

Em virtude do grande número de pedidos pela lista dos municípios que serão contemplados pela iniciativa da TIM e Vivo, informamos que ambas operadoras destacaram que o projeto inicial ainda será finalizado.

O balanço final será divulgado em 180 dias após o início, quando a expansão territorial da iniciativa será decidida.

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários