TIM e Vivo anunciam compartilhamento de redes 2G e 4G

Iniciativa reduzirá os custos das duas companhias, que estudam também o compartilhamento de rede para outras tecnologias.

Ilustração - Parceria de negócios

A TIM e a Vivo estão prestes a efetivar um acordo para o compartilhamento de estruturas de rede. O Memorando de Entendimento deve ser assinado nesta terça-feira e prevê a divisão do 2G, modelo Single Grid a nível nacional, além da evolução da infraestrutura do 4G 700 MHz em cidades com menos de 30 mil habitantes.

A possibilidade de uma expansão para municípios maiores no futuro é cogitada. Juntas, a TIM e a Vivo pretendem também analisar o compartilhamento de redes em outras tecnologias.


De acordo com o Christian Gebara, presidente da Vivo, a ideia é melhorar a experiência do cliente, além de abrir as portas para os investimentos em novas tecnologias. Seria o 5G? Isso o executivo ainda não menciona.

“Em um momento em que a demanda por dados cresce exponencialmente, buscamos uma melhora relevante na experiência do cliente, bem como a realocação de recursos para novas tecnologias como o 4G, 4,5G e Fibra”, explicou.

VIU ISSO?
– Pós-pago da Vivo agora tem roaming internacional
– Vivo oferece até 110GB de internet para quem solicita portabilidade
– Oi e Vivo têm os melhores executivos da América Latina

Na visão de Pietro Labriola, presidente da TIM, a iniciativa é crucial para o desenvolvimento das telecomunicações no país. Para ele, trata-se de uma iniciativa eficiente para introduzir novas tecnologias, aumentar a velocidade da implantação de redes e reduzir nível de custos e impactos.

Com o compartilhamento, a TIM e a Vivo dão um passo importante na otimização do uso de energia e espaço público. É uma reprodução das práticas bem aceitas internacionalmente, que impulsionam a digitalização sustentável no Brasil.

A partir de agora, as duas companhias se juntam para detalhar o plano de compartilhamento, que será analisado pelas autoridades. O prazo é de 90 dias. Ambas provavelmente terão redução de custos em operações, manutenção de infraestrutura, energia elétrica, aluguel de sites, entre outros.

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais votado
mais novo mais antigo
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Jean

Quero so ve. Onde moro a vivo não possui antena mas tem a tim com 4G. Vamos ver se a Vivo utilizará o sinal da Tim, apesar que onde moro a vivo chega com sinal 2G/3G razoavel de uma cidade vizinha