Conheça o Laboratório 5G da TIM no Nordeste

Rede experimental da nova conexão móvel vai desenvolver soluções aplicadas nas áreas de software e automação.

Ilustração. Homem utilizando realidade virtual
Ilustração. Imagem: Hammer & Tusk (Unsplash)

A Universidade Federal de Campina Grande acaba de ganhar seu primeiro Laboratório 5G. Por trás da iniciativa, está a operadora TIM, em parceria com o VIRTUS (Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação) e a Nokia.

Na prática, o projeto conta com a rede própria da operadora, que tem licença da Anatel. A ideia é focar na criação de soluções e inovações tecnológicas nos projetos de pesquisa que envolvam software e automação.


A cidade de Campina Grande é a terceira com um laboratório da tecnologia e primeira do Nordeste a ter uma área específica para exploração da conectividade de quinta geração.

“Com a ativação do terceiro projeto TIM 5G Living Lab, a operadora reitera seu compromisso com o Brasil para o desenvolvimento de aplicações, produtos e serviços de forma a promover desde já a tecnologia e novos modelos de negócios que melhorem a vida das pessoas e impulsionem o desenvolvimento do país frente ao cenário internacional”, afirma Janilson Bezerra, Head de Innovation & Business Development da TIM Brasil.

Muito além de aguardar pela oferta de soluções voltadas para o 5G, a TIM promove um verdadeiro engajamento das empresas de tecnologia, fundações e instituições de pesquisas para fomentar o desenvolvimento.

Para a formação de novos profissionais de tecnologia, por exemplo, ações como essa terão importância já que tecnologias específicas como o Mobile Edge Computing (MEC) serão imprescindíveis na viabilização de altas taxas de transmissão de dados e baixa latência.

Se a competência for trabalhada já no ambiente universitário, será um importante passo na formação de profissionais capacitados e preparados para o futuro do mercado.

Na Universidade Federal de Campina Grande, o VIRTUS desenvolve parcerias há mais de 15 anos a fim de trabalhar em novas opções de futuro. A atuação no momento é com computação de borda de Internet das Coisas.

VIU ISSO?
5G poderá substituir banda larga fixa residencial
TIM terá experimentação 5G em 10 lojas
5G não ameaça a TV aberta via satélite, segundo a TIM

“A tecnologia 5G trará casos de uso inovadores tanto em aplicações para indústrias quanto para consumidores finais. Ao aliar ultrabaixa latência, velocidade e alta capacidade, o 5G possibilitará uma série de benefícios para diferentes mercados respondendo a desafios de produtividade, segurança e disponibilidade de rede. A parceria TIM, Núcleo Virtus e Nokia vem para liderar essa implementação no Nordeste e reforçar o compromisso das empresas na rápida adoção desta tecnologia”, comenta Wilson Cardoso, Chief Solutions Officer da Nokia para a América Latina.

Drone
Ilustração. Imagem: Aaron Burden (Unsplash)

No espaço, há ainda demonstrações exclusivas para o público. São elas:

Construção Civil:

Para mostrar a revolução que o 5G pode fazer no setor, uma retroescavadeira conectada à rede será mostrada com todos os comandos feitos via tablet. A máquina tem um desempenho remoto, telecomandado e autônomo.

Saúde:

Fisioterapia em realidade virtual? Sim. Uma aplicação desenvolvida em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) será mostrada na prática, com exercícios personalizados e uma atividade ainda mais motivadora.

Educação:

Aqui, em parceria com o VIRTUS, a tecnologia MEC (Multi-Access Edge Computing) entra em ação para compartilhar conteúdo multimídia em grande volume no auxílio ao ensino.

“A implantação do 5G Living Lab aqui em Campina Grande destaca novamente o pioneirismo da UFCG no desenvolvimento tecnológico regional. Com toda a experiência adquirida em projetos de PD&I no VIRTUS com diferentes parceiros da indústria, esperamos que esse novo lab se torne um vetor de soluções inovadoras, além de potencializar o desenvolvimento científico e tecnológico regional, com impacto nacional e internacional”, diz Danilo F. S. Santos, Presidente do Conselho Deliberativo do VIRTUS/UFCG.

Indústria:

Inspeções e levantamentos remotos via drone serão apresentados, com transmissão em tempo real e imagens 4K por meio de uma parceria com a Neo Vision. Uma tecnologia capaz de grande contribuição para situações de emergência no setor industrial e de Meio Ambiente. Informações precisas e ágeis para quando a resposta precisa ser rápida.

Tecnologia de inteligência artificial
Ilustração. Imagem: BENCE BOROS (Unsplash)

Casa Conectada:

A rede de acesso fixo sem fio será mostrada, com toda a ampliação de cobertura e diversas facilidades que a tecnologia pode promover no ambiente doméstico. Uma parceria com a Nokia e Microsoft.

Agronegócio:

A Logicalis entrará em ação para mostrar como a rede 5G pode aumentar produção e competitividade no segmento. Soluções de detecção de pragas via vídeo analytics e a aplicação da Internet das Coisas no campo serão exemplificadas. Via assessoria de imprensa da TIM

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

Deixe um comentário

Por favor, faça login para comentar
  Acompanhar esta matéria  
Notificação de