Claro é obrigada a aumentar velocidade da internet de cliente

Justiça em Alagoas determinou que a operadora aumente velocidade da banda larga fixa NET do cliente que moveu uma ação.


A operadora Claro, em decisão liminar da 3ª Vara Cível de Maceió (Alagoas), foi obrigada a aumentar a velocidade de conexão da banda larga fixa NET, empresa que faz parte do grupo Claro, junto com a Embratel.


O consumidor em Alagoas moveu uma ação contra a NET, resultando, na avaliação do juiz Henrique Gomes de Barros Teixeira, com base na Resolução Nº 574/2011 da Anatel, que o serviço de banda larga fixa ofereça um velocidade de conexão mínima de 40% em relação ao que foi contratado, e que a velocidade média seja de no mínimo 80% do que foi previamente estipulado pelo plano contratado.


O cliente protocolou duas reclamações na Anatel alegando que a sua velocidade de upload não ultrapassava 10% do que foi contratado (60 Mega). Ele chegou a receber a visita de um técnicos que não solucionou o problema, e disse que velocidade de upload de 10% em relação ao plano contratado seria “normal”.
Como o desempenho da rede continuava o incomodando, o cliente NET alagoano resolveu entrar com uma ação na justiça e se sagrou vencedor.


VIU ISSO?


“A Anatel faz parte do Sistema Brasileiro de Defesa do Consumidor e, como integrante deste, cumpre à entidade o estabelecimento de regras que assegurem a proteção dos direitos dos usuários. No caso específico, a ideia é justamente resguardar o direito à informação, elevado a direito básico do usuário pela legislação consumerista”, declarou o juiz Henrique Gomes de Barros Teixeira.

Em caso de descumprimento ao foi determinado, a Claro poderá pagar multa diária de R$ 1 mil, limitada ao patamar de R$ 30 mil.


A Claro preferiu não comentar a decisão judicial.

About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.

20
Deixe um comentário

Por favor, faça login para comentar
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
José
Visitante

Claro esta cada dia mais desonesta. Vamos acionar a justiça.

JEFF
Visitante

O Cliente contratou 60 mega de Upload? A maioria das pessoas nem sabe o plano que está contratando. Sorte dele se a NET liberar 10 mega pra ele.

Bruno
Visitante

Sou cliente NET a anos, nunca tive problemas com a velocidade. Porem conheço pessoas que ja tiveram… muitas vezes é de localidades especificas. Um técnico da NET chegou a alegar cabeamento antigo, se for pq não trocam?

Thaylo Macedo
Visitante

André Lucas
Visitante

Também nunca tive problemas.Tenho internet de 240 Mb. O download chega a 269 e o upload 22. Ou seja, acima do contratado.

vitor matheus
Visitante

André Lucas, seu upload tbem não tá chegando a 10%

Bigues75
Visitante

A operadora Claro e uma ladrona cenvergonha e mentirosa e um lixo péssimo de cobertura e planos MT caros Claro e uma sucata velha e um caco de operadora a vivo tem q comprar essa operadora de porta de cadeia

Unknown
Visitante

Devido à falta de concorrência, todas as operadoras prevaricam na prestação de serviços. Aqui onde resido nenhuma presta…

Unknown
Visitante

Os planos de internet contratados no Brasil è sempre de download,para quem intende de rede e internet sabe que o upload sempre vai está na base dos 10% de download contratado, justiça leiga.

Diego
Visitante

Ele contratou 60mb de upload e não estava recebendo nem 6mb.

Emanuel Schott
Visitante

Negativo. O marketing é feito em cima da velocidade de download, mas todo plano também tem velocidade de upload. Se o plano dele é 240/60 por exemplo, são 240Mbps no download e 60 no upload.

Mayron
Visitante

Aqui no Paraná tem a Copel que você contrata 60MBs e vem 60MBs de download e upload o que você contrata você recebe em sua residência.

VinGaDoR 97
Visitante

A copel e a melhor internet do Paraná. O problema dela ainda é: não tem na maioria das cidades e bairros. Aos poucos estão ampliando sua rede.

VinGaDoR 97
Visitante

E por isso que uso fibra óptica com velocidade simétrica. Upload tem que ter a mesma velocidade do download.

metal
Visitante

Na Net…o Up e 10% da velocidade contratada..isso ja esta estipulado no contrato operadora/cliente….agora q um Up alto…contrata Fibra…pprq na fibra o Up e 50% da velocidade contratada….masss o povo tudo que ve que processar

Rogério Pires
Visitante

Tenho NET a mais de 02 anos e não tenho do que reclamar! 120M de Dow e 30 de Up… a questão é que, a tecnologia via cabo da NET tem uma defasagem no Up… na Fibra isso não existe; para quem necessita subir vídeos e joga on line, a Fibra é melhor sem dúvida, mas estou satisfeito com a NET e nunca me deixou na mão e entrega, de fato, a velocidade contratada.

Unknown
Visitante

Tenho a Net a 2 anos com 240 nunca chegou a 150 de velocidade e 15 de uploud sempre tenho q ligar lá e pedir reforço de sinal é mito ruim isso

Wesley Matos
Visitante

Aqui na minha casa eu tinha um problema de sinal pela quantidade de serviços contratados. A NET instalou um receiver amplificador de sinal na entrada do cabeamento da rua e resolveu.

Unknown
Visitante

Acho que está errado ali no upload a Net não disponibiliza esta velocidade de upload e sim de download, aliás é um dos problemas da NET esse perfil de upload mísero.

Unknown
Visitante

Tenho 35 MB de internet ( Net ) .. tá um lixo , vou abrir uma reclamação na Anatel , estou pensando cinceramente em cancelar .. pagar algo pra no final de semana ficar passando raiva , é melhor não ter ..pelo menos não vou ter quer pagar