Claro é obrigada a aumentar velocidade da internet de cliente

Justiça em Alagoas determinou que a operadora aumente velocidade da banda larga fixa NET do cliente que moveu uma ação.


A operadora Claro, em decisão liminar da 3ª Vara Cível de Maceió (Alagoas), foi obrigada a aumentar a velocidade de conexão da banda larga fixa NET, empresa que faz parte do grupo Claro, junto com a Embratel.


O consumidor em Alagoas moveu uma ação contra a NET, resultando, na avaliação do juiz Henrique Gomes de Barros Teixeira, com base na Resolução Nº 574/2011 da Anatel, que o serviço de banda larga fixa ofereça um velocidade de conexão mínima de 40% em relação ao que foi contratado, e que a velocidade média seja de no mínimo 80% do que foi previamente estipulado pelo plano contratado.


O cliente protocolou duas reclamações na Anatel alegando que a sua velocidade de upload não ultrapassava 10% do que foi contratado (60 Mega). Ele chegou a receber a visita de um técnicos que não solucionou o problema, e disse que velocidade de upload de 10% em relação ao plano contratado seria “normal”.
Como o desempenho da rede continuava o incomodando, o cliente NET alagoano resolveu entrar com uma ação na justiça e se sagrou vencedor.


VIU ISSO?


“A Anatel faz parte do Sistema Brasileiro de Defesa do Consumidor e, como integrante deste, cumpre à entidade o estabelecimento de regras que assegurem a proteção dos direitos dos usuários. No caso específico, a ideia é justamente resguardar o direito à informação, elevado a direito básico do usuário pela legislação consumerista”, declarou o juiz Henrique Gomes de Barros Teixeira.

Em caso de descumprimento ao foi determinado, a Claro poderá pagar multa diária de R$ 1 mil, limitada ao patamar de R$ 30 mil.


A Claro preferiu não comentar a decisão judicial.

COMPARTILHAR EM:

About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
21 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
José

Claro esta cada dia mais desonesta. Vamos acionar a justiça.

JEFF

O Cliente contratou 60 mega de Upload? A maioria das pessoas nem sabe o plano que está contratando. Sorte dele se a NET liberar 10 mega pra ele.

Bruno

Sou cliente NET a anos, nunca tive problemas com a velocidade. Porem conheço pessoas que ja tiveram… muitas vezes é de localidades especificas. Um técnico da NET chegou a alegar cabeamento antigo, se for pq não trocam?

Thaylo Macedo

André Lucas

Também nunca tive problemas.Tenho internet de 240 Mb. O download chega a 269 e o upload 22. Ou seja, acima do contratado.

Jairo Ferreira

Mente mal pacas, André

Cidade - UF
Rio de Janeiro
vitor matheus

André Lucas, seu upload tbem não tá chegando a 10%

Bigues75

A operadora Claro e uma ladrona cenvergonha e mentirosa e um lixo péssimo de cobertura e planos MT caros Claro e uma sucata velha e um caco de operadora a vivo tem q comprar essa operadora de porta de cadeia

Unknown

Devido à falta de concorrência, todas as operadoras prevaricam na prestação de serviços. Aqui onde resido nenhuma presta…

Unknown

Os planos de internet contratados no Brasil è sempre de download,para quem intende de rede e internet sabe que o upload sempre vai está na base dos 10% de download contratado, justiça leiga.

Diego

Ele contratou 60mb de upload e não estava recebendo nem 6mb.

Emanuel Schott

Negativo. O marketing é feito em cima da velocidade de download, mas todo plano também tem velocidade de upload. Se o plano dele é 240/60 por exemplo, são 240Mbps no download e 60 no upload.

Mayron

Aqui no Paraná tem a Copel que você contrata 60MBs e vem 60MBs de download e upload o que você contrata você recebe em sua residência.

VinGaDoR 97

A copel e a melhor internet do Paraná. O problema dela ainda é: não tem na maioria das cidades e bairros. Aos poucos estão ampliando sua rede.

VinGaDoR 97

E por isso que uso fibra óptica com velocidade simétrica. Upload tem que ter a mesma velocidade do download.

metal

Na Net…o Up e 10% da velocidade contratada..isso ja esta estipulado no contrato operadora/cliente….agora q um Up alto…contrata Fibra…pprq na fibra o Up e 50% da velocidade contratada….masss o povo tudo que ve que processar

Rogério Pires

Tenho NET a mais de 02 anos e não tenho do que reclamar! 120M de Dow e 30 de Up… a questão é que, a tecnologia via cabo da NET tem uma defasagem no Up… na Fibra isso não existe; para quem necessita subir vídeos e joga on line, a Fibra é melhor sem dúvida, mas estou satisfeito com a NET e nunca me deixou na mão e entrega, de fato, a velocidade contratada.

Unknown

Tenho a Net a 2 anos com 240 nunca chegou a 150 de velocidade e 15 de uploud sempre tenho q ligar lá e pedir reforço de sinal é mito ruim isso

Wesley Matos

Aqui na minha casa eu tinha um problema de sinal pela quantidade de serviços contratados. A NET instalou um receiver amplificador de sinal na entrada do cabeamento da rua e resolveu.

Unknown

Acho que está errado ali no upload a Net não disponibiliza esta velocidade de upload e sim de download, aliás é um dos problemas da NET esse perfil de upload mísero.

Unknown

Tenho 35 MB de internet ( Net ) .. tá um lixo , vou abrir uma reclamação na Anatel , estou pensando cinceramente em cancelar .. pagar algo pra no final de semana ficar passando raiva , é melhor não ter ..pelo menos não vou ter quer pagar