18/12/2025
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Latam disponibiliza internet gratuita em 56 aeronaves no Brasil

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Desde essa terça-feira (25), que os clientes da Latam estão podendo enviar e receber mensagens de forma totalmente gratuita pelo WhatsApp, Facebook Messenger e iMessenger durante o voo da companhia aérea. Inicialmente, o serviço de internet gratuita está disponível em 56 aeronaves do tipo Airbus 320, que realizam rotas dentro do Brasil e para outros países da América do Sul.

Até então, a iniciativa era exclusiva para clientes Latam das categorias Gold, Gold Plus, Platinum, Black e Black Signatures, que tinha pacote completo e gratuito de internet em voos domésticos por meio de um voucher enviado aos clientes poucos dias antes do voo. Mas agora, a facilidade foi expandida para todos os passageiros da companhia.

O pacote gratuito de mensagens de texto é uma das iniciativas da companhia aérea para ampliar a conectividade e a oferta de entretenimento de bordo na retomada das viagens. A Latam pretende lançar o serviço em outras aeronaves da sua frota.

Para habilitar o pacote de internet gratuito, o viajante deve colocar o seu smartphone em modo avião e conectá-lo à rede wi-fi “Latam Play”, digitar latamplay.com no navegador e selecionar o pacote gratuito de mensagens de texto. No entanto, a companhia aérea afirma que a modalidade de serviço permite apenas enviar e receber textos, sendo que a transferência de fotos, vídeos e outros tipos de arquivo não são suportados.

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Além de acesso ao pacote de internet gratuita, na plataforma Latam Play, o cliente também pode ter acesso a pacotes pagos para navegação e ao serviço de entretenimento de bordo via streaming, com acesso a mais de 700 horas de conteúdos como filmes, documentários, séries e músicas.

Os pacotes para navegar na internet, mediante pagamento, é cobrado o valor de R$ 25 por hora, e para assistir a plataforma de streaming, é cobrado R$ 45 por hora.

Azul

A Latam não é a única que oferece rede de internet gratuita. Na Azul, seus clientes também têm 30 Mbps de velocidade em pelo menos 17 unidades do modelo da Airbus. Para habilitar o serviço, o passageiro deve colocar o seu aparelho em modo avião, conectá-lo à rede “Azul-WiFi” e digitar http://www.azulwifi.com no navegador.

Use Telecom quer levar 4G para 100% dos municípios em estados no NE

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Buscando fortalecer seus projetos de mercado com o produtor de internet móvel e expandir seus serviços, até o mês de dezembro, a Use Telecom vai ampliar sua cobertura de rede na região Nordeste, utilizando sua estrutura de rede compartilhada no modelo MVNO (Operadora Móvel Virtual). A empresa espera levar cobertura 4G para 100% dos municípios dos Estados de Alagoas, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A ampliação reflete no investimento da TIM, controladora da infraestrutura utilizada, que avança em termos de extensão e qualidade, buscando aumentar a capacidade da rede, conexões simultâneas e maior velocidade para o serviço da Use Telecom. O objetivo é se fortalecer como a maior rede 4G do país, além de ser a pioneira na inovação com o 5G.

A Use Telecom espera que em 2022 concretize seu processo de transição de marca, tendo início pelo maior direcionamento no investimento e comercialização de serviços, como o aumento da capilaridade de cobertura no fornecimento de Internet fixa (residencial e corporativa), Internet Móvel, com a maior cobertura 4G no país e incentivo a projeto no âmbito cultural e social.

Além disso, a empresa também planeja patrocínio a eventos de grande estrutura, como a Campus Party Brasil, e ações de responsabilidade social, por meio do projeto USE Solidariedade.

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André Costa, CEO da Use Telecom, afirma que os planos da empresa estão em concordância com as iniciativas internas de transformação, que mudaram de marca, sendo agora na cor magenta.

“No último ano fomos invadidos pelo desejo de buscar uma nova e melhor versão da Use, por isso optamos por um processo de transição para um novo posicionamento visual e institucional, que traduzisse os nossos ideais de inovação e criatividade”, afirmou Costa.

Com mais de 13 anos de atuação no mercado para provedores e consumidores finais, a Use Telecom é uma empresa 100% baiana e possui uma estrutura moderna para oferecer aos consumidores acesso rápido, seguro e alta disponibilidade ao conteúdo que procuram na internet.

Empresa Kaspersky descobre que criminosos estão usando número 0800 em golpes

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De acordo com a empresa de segurança Kaspersky, criminosos estão utilizando os números 0800 em tentativas de fraudes. A ação está sendo utilizada para capturar dados pessoais e bancários de vítimas, além de recorrer também a mensagens de textos (SMS). A companhia afirma que a tática é usada para roubar números de cartões de crédito e tokens de autenticação para realizar transações financeiras.

Por meio do 0800, a ação criminosa dá credibilidade a prática de roubar dados. O golpe é iniciado pelas mensagens via SMS, enviadas por um número curto ou os chamados shorts-codes, uma prática utilizada desde agosto de 2021.

Quando a vítima entra em contato utilizando o 0800 da mensagem maliciosa, os criminosos solicitam a confirmação da conta e agência, e questionam se o correntista tem alguma autenticação temporária ativa. Se tiver, eles solicitam esse código de ativação para concretizar o golpe.

Além disso, a mensagem maliciosa via SMS ainda informa sobre uma suposta transação não autorizada, o que faz com que muitas pessoas acreditem no SMS. Sendo assim, o criminosos informa que irá cancelar os cartões da conta e solicita o número do cartão de crédito.

A Kaspersky fez uma simulação na sua investigação e afirma que o falso atendente ainda insistiu que fosse informado o endereço para retirada do cartão supostamente cancelado, já que o número do cartão não foi informado.

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Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, afirma que a melhor forma de prevenir tais fraudes e golpes é informar a população sobre a prática criminosa.

“Não é fácil registrar um número 0800 e os shorts-codes são um canal usados exclusivamente por um seleto grupo de empresas, como bancos, operadoras e grandes lojas. Isto mostra o quanto as fraudes estão refinadas. A má notícia é que não é possível bloquear esse tipo de artimanha, já que números 0800 e short-codes são ferramentas legítimas de comunicação. Novamente, o conhecimento sobre o golpe é a melhor prevenção”.

Posicionamento da Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é a responsável pela regulação no setor no Brasil e afirma que até o momento não recebeu nenhuma notificação sobre golpes utilizando o prefixo 0800. O órgão informa que o uso do numero é ilegal, e que, quando for identificada a origem, o responsável poderá ser processado.

A Anatel também afirma que o prefixo 0800 é distribuído pelas operadoras e cabe a elas fiscalizar o uso inadequado do serviço. “A prestadora de serviço de telecomunicações que tenha a designação do respectivo número 0800 têm o dever de suspender a disponibilidade de tal recurso”, diz a Anatel, em nota ao Tele.Síntese.

“As prestadoras devem adotar as medidas técnicas e administrativas necessárias e disponíveis para prevenir e cessar a ocorrência de fraudes relacionadas à prestação do serviço e ao uso das redes de telecomunicações, bem como para reverter ou mitigar os efeitos destas ocorrências”, segundo a regulação no artigo 65.

A agência completa que os consumidores que forem vítimas de golpes com o prefixo 0800 atribuído à instituição bancária, devem fazer boletim de ocorrência juntos às autoridades policiais.

Banco Central deve esclarecer ao Procon-SP sobre o vazamento de chaves Pix

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Nesta segunda-feira (24), o órgão de defesa do consumidor de São Paulo solicitou, por meio de ofício, esclarecimento ao Banco Central do Brasil sobre o vazamento de mais de 160 mil chaves Pix que estavam sob a guarda da empresa Acesso Soluções de Pagamento, ocorrido na última sexta-feira, 21.

Segundo a instituição, o vazamento de dados cadastrais ocorreu devido a “falhas pontuais em sistemas” da empresa. No total, foram expostas 160.147 chaves, o que corresponde a 159.603 pessoas físicas. Além disso, afirma que os dados vazados são de natureza cadastral, e não correspondem a dados sensíveis como senha, saldos e informações de movimentações.

No ofício encaminhado para o Banco Central, o Procon de São Paulo pede que a instituição explique os seguintes pontos: qual relação jurídica mantém com a empresa Acesso; quantos usuários no estado de São Paulo foram afetados pelo vazamento; e se as pessoas afetadas foram informadas individualmente sobre o problema.

O pró-consumidor quer que a instituição explique se a utilização indevida dos dados vazados pode trazer prejuízo para os usuários e se já há registro ou relatos de prejuízos sofridos em razão do vazamento.

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O Procon-SP também solicita que o Banco Central esclareça de que forma os usuários que sofreram algum prejuízo devem proceder e se quem teve os dados vazados deve adotar alguma providência imediata junto à autarquia ou à instituição financeira da qual é correntista. Além disso, o órgão solicita informações do Banco Central sobre o plano de ação adotado para evitar a utilização indevida dos dados vazados.

Recorrência de vazamento

Em setembro de 2021, o Banco Central alertou sobre os vazamentos de dados de chaves Pix pelo Banco do Estado de Sergipe (Baneses), sendo que poucos dias depois, a instituição detectou consultas indevidas a 395.009 chaves utilizadas no meio de pagamento.

Na época, o Banese afirmou que o ocorrido “não afetou a confidencialidade de senhas, histórico de transações ou demais informações financeiras de seus clientes“.

Esse foi o primeiro caso de segurança de dados de Pix desde que o sistema foi criado pelo Banco Central do Brasil em novembro de 2020.

Smartphones TCL 20 Pro 5G e 20B chegam ao Brasil; saiba os valores

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Nesta quarta-feira (26), está sendo lançado no Brasil o novo smartphone TCL 20 Pro 5G, juntamente com o TCL 20B. Com foco em câmeras no segmento intermediário, os novos aparelhos impressionam no DxOMark, com 20 Pro 5G, vencendo até o concorrente Galaxy S21 Plus no teste de fotografia.

O TCL 20B é um smartphone intermediário com uma tela de 6,52 polegadas com proporção 20:9 com detalhe de gota para abrigar a câmera frontal de 8MP. Na parte de trás tem um conjunto duplo de câmeras com sensor de 50 MP e sensor de detecção de profundidade de 21 MP. O processador é um MediaTek MTK6762D octa-core, com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, podendo ser expandido para até 512 GB via cartão microSD.

Além disso, o aparelho vem com uma bateria de 4000 mAh, com o sistema Android, leitor de impressões digitais para desbloqueio rápido na traseira, Bluetooth 5.0, WiFi, 4G e A-GPS. O TCL 20B pode ser comercializado pelo valor de R$ 1.799.

O TCL 20 Pro 5G possui uma tela AMOLED de 6,67 polegadas com taxa de atualização de 60 GHz e câmera frontal de 32 MP. Na traseira tem um conjunto de quatro câmeras: lente principal com sensor de 48 MP, lente ultrawide com sensor de 16 MP, lente macro com sensor de 5 MP e lente de profundidade com sensor de 2 MP.

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O smartphone é equipado com o processador Snapdragon 750G 5G aliado a 6 GB de RAM e 256GB de armazenamento interno, que pode ser expandida para até 1 TB via cartão microSD. O TCL 20 Pro 5G vem com sistema Android e vem com bateria de 4000 mAh com carregamento rápido de 18W, assim como conexão 5G, Bluetooth, Wi-Fi, USB-C e entrada P2 para fones de ouvido.

Além disso, a tela vem com bordas curvas e senso de impressões digitais integrado para desbloqueio. o TCL 20 Pro 5G e 20B podem ser encontrados na loja MPCEL Mobile, assim como em demais parceiras no varejo local e online. O valor sugerido para o TCL 20 Pro 5G é de R$ R$ 3.999.

Reclamações do setor de telecom teve queda de 24,4% em 2021

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De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de reclamações de usuários em relação aos serviços de telecomunicações reduziu em 24,4% em 2021, comparado com os números de 2020. Foram registrados 2.949.334 reclamações durante todo o ano de 2022, enquanto que em 2021 caíram para 2.228.391, uma queda de 720.943 queixas.

Em relação ao número de reclamações no mês de dezembro de 2021, houve uma queda de 28,7% em comparação com o mesmo período de 2020, passando de 214.212 para 152.685. O mês de dezembro apresentou o menor índice de queixas de todo o ano de 2021.

O diretor executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, afirmou que

“O setor fechou o ano com essa expressiva marca: uma queda de mais de 20% no número de reclamações. Redução que vem seguindo a tendência registrada ao longo de 2021. Desde abril, registramos reduções acima de 20%. Resultado dos altos investimentos feitos pelas prestadoras”.

De janeiro a setembro de 2021, o setor investiu R$ 25,5 bilhões, um aumento de 4,8% em relação ao mesmo período de 2020.

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Ferrari também afirma que as quedas são reflexo da medidas como Não Me Perturbe (NMP), que melhoraram a relação das empresas do setor com os consumidores. O NMP é uma plataforma em que os consumidores podem bloquear as ligações de telemarketing de empresas do segmento e que oferecem crédito consignado.

Todos os principais serviços de telecomunicações tiveram queda nas queixas em 2021. A maior redução ocorreu na TV por assinatura, que caiu 43,7%, 282.177 para 158.944. Na internet banda larga fixa, as reclamações caíram 26,7%, de 764.075 para 560.036 e na telefonia móvel, as queixas foram de 1.403.272 para 1.119.511, uma queda de 20,2% em 2021 em relação a 2020.

STJ mantém multa de R$ 2,2 milhões aplicada a Oi Móvel por venda casada

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A Oi Móvel recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para suspender os efeitos de acórdão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais sobre multa aplicada pelo Procon estadual no valor de cerca de R$ 2,2 milhões. No entanto, o ministro Jorge Mussi, no exercício da presidência do STJ, indeferiu tutela de urgência requerida pela operadora e manteve a multa.

A Oi Móvel alegou que o impacto financeiro gerado pela multa irá prejudicar o cumprimento do plano de recuperação judicial ao qual a empresa se encontra. No entanto, o relator afirma que não foi identificado risco iminente de dano grande ou de difícil reparação.

A penalidade sobre a operadora de telefonia móvel foi em razão da suposta venda casada entre o serviço de comunicação multimídia oferecido pela Oi e o serviço de provedor de acesso à internet disponibilizado por outra companhia. A petição contra a execução da multa imposta pelo órgão de proteção ao consumidor foi direcionada ao STJ no âmbito de agravo em recurso especial interposto pela Oi.

De acordo com a operadora, a análise de eventual medidas de constrição do seu patrimônio seria de competência exclusiva do juízo responsável pelo processo de recuperação judicial.

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O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça negou o pedido da Oi, pois entendeu que a operadora não demonstrou situação de risco que seja capaz de provocar danos graves e irreversíveis em seu processo de recuperação judicial. “Com efeito, limitou-se a deduzir alegações genéricas, no sentido de que ‘a qualquer momento’ poderia ter início o cumprimento de sentença”, destacou Mussi.

Além disso, o ministro também afirmou que não foi possível identificar as alegadas omissões da decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, uma vez que a Oi não apresentou o teor completo do cordão questionado.

MultTv anuncia plataforma de streaming para ISPs no Brasil

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A MultTv, empresa que fornece plataforma de TV para provedores de internet, anunciou o lançamento da distribuição de conteúdo via streaming aos ISPs do Brasil. Dessa forma, os consumidores terão acesso a mais uma nova possibilidade de transmissão de conteúdo.

A operadora já está sendo usada por alguns clientes da companhia, onde é possível ter acesso a programação de canais existentes na televisão, mas que agora por streaming, via dados transmitidos pela internet.

De acordo com dados da Kaspersky, o brasileiro é o segundo maior consumidor de conteúdo via streaming do mundo e mais de 80% dos latino-americanos têm plataforma de conteúdo sob demanda. Já a pesquisa da Finder, aponta que cerca de 65% da população do Brasil assina pelo menos um serviço de streaming. Com o grande sucesso do mercado de streaming, a MultTv pretende facilitar a operação de TV para os ISPs.

Um pouco diferente do serviço que é oferecido pelas outras plataformas, como Netflix, Disney+, HBO Max, Amazon Prime Video, entre outros, a MultTv vai oferecer aos provedores a possibilidade dos clientes assistirem a programação ao vivo através de streaming, seguindo a grade dos canais parceiros da empresa.

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“O provedor oferecerá ao cliente a possibilidade de assistir aos canais onde ele estiver, com o aplicativo instalado em um smartphone ou tablet e, quando retornar para casa, poderá continuar assistindo ao mesmo programa em sua televisão ou computador”, afirma Marcelo Rodrigues, diretor comercial da MultTv.

Para acessar, o aplicativo está disponível como um dos pioneiros em TV linear via streaming, na plataforma do Roku. Com isso, os clientes, que possuem Smart TV terão, têm a possibilidade de acessos a conteúdos, caso não queiram, adquiri um serviço de streaming com o provedor de internet.

Vivo amplia Espaço Pet para mais de 180 lojas físicas

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A Vivo anuncia a ampliação do projeto que oferece estrutura para receber os animais de estimação de clientes e visitantes para mais de 180 lojas físicas em todas as regiões do Brasil. No Espaço Pet existem pontos de apoio com água, sendo que em algumas lojas há ainda saquinhos de lixo e lenços umedecidos.

O projeto converge para o Vivo Pets, movimento da marca com o objetivo de potencializar a conexão entre as pessoas e os ‘bichinhos”, que já possui ações que incentivam e intermediam a doação consciente de animais, além de incorporar produtos pets no portfólio das lojas físicas, e-commerce e marketplace da operadora. Ainda há a implantação da licença PETenindade a colaboradora da Vivo que adota cães ou gatos.

No portfólio da Vivo é possível encontrar desde rastreadores, que podem ser instalados nas coleiras dos pets, a alimentadores inteligentes que liberam a ação em horários programados e podem ser acionados por wi-fi.

Além disso, é possível encontrar também câmeras inteligentes para monitorar e interagir com o animal enquanto seus tutores estão fora da residência. No último ano, a Vivo passou de 10 para 184 totens pet e, ao longo dos próximos meses, mais lojas da companhia terão o ambiente para animais incorporado ao seu layout e rotina.

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Gustavo Nóbrega, diretor de Canais da Vivo, diz que

“A tecnologia e conexão permeiam todas as frentes de atuação da Vivo. Queremos nos aproximar ainda mais do público entusiasta das causas e cuidados de animais utilizando a força da nossa marca, nossos ativos e presença no Brasil para tornar a vivência e experiência do cliente em nossas lojas únicas”,

Licença PETernidade e marketplace

Através do movimento Vivo Pets para seus colaboradores, a operadora começou a investir na adoção de cães e gatos, além de oferecer a licença PETernidade. Com isso, os colaboradores podem adotar um animal e ter dois dias de licença para cuidarem e ajudarem seu novo “amiguinho” a se adaptar ao novo lar.

A Vivo também incluiu um espaço pet especial no marketplace da operadora, com inserção de centenas de produtos. Para facilitar a experiência de navegação na busca, a operadora dividiu sua linha de animal em quatro categorias: Produtos Inteligentes, com câmeras de vigilância; Higiene e Cuidados, com tapetes higiênicos, máquinas de tosa; Acessórios, com guias, gaiolas, grades, abrigos e brinquedos; e Transporte Pet, com assentos automotivos, caixas de transporte e bolsas de transporte.

Rumores apontam os possíveis preços da linha Samsung Galaxy S22

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A Samsung marcou a data de lançamento da nova linha de smartphones Galaxy S22 para o dia 9 de fevereiro, de acordo com informações vazadas no Instagram e no Twitter. Alguns usuários do Instagram teriam recebido um convite para o Galaxy Unpacked 2022, com data e hora do evento. Os valores do modelo também foram vazados pelo insider Roland Quandt.

Caso as informações estejam corretas, alguns smartphones continuaram com o preço mantido em comparação com a geração anterior, mas as versões do Galaxy Ultra poderão ter aumento de valor.

Sendo assim, a configuração com 8G + 128 Gb do Galaxy 22 poderá custar 849 euros, o equivalente a R$ 5.244 em conversão direta. O modelo com 256 GB de armazenamento seria de 899 euros (cerca de R$ 5.552). Já o Galaxy S22+ com 8 GB e 128 GB teria o valor de 1.049 euros, aproximadamente R$ 6.479, sendo que o modelo com o dobro de espaço seria de 1.099 euros (cerca R$ 6.788).

Entretanto, pode ser que a Samsung faça alterações nas especificações do Galaxy S22 Ultra, sendo que o modelo inicial viria com 8 GB de RAM, em vez de 12 GB, como é no Galaxy S21 Ultra. No entanto, o preço seria mantido em 1.249 euros (cerca de R$ 7.714) com 128 GB de armazenamento interno, enquanto que os 256 GB e 512 GB teria o valor de 1.349 e 1.449 euros (~R$ 8.332 e ~R$ 8.950), respectivamente.

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Embora tenha uma versão inicial com menos RAM, os preços revelados pelo Roland Quandt dão margem para a possível existência de outros modelos mais potentes, como 16 GB de RAM, como já tem na linha Galaxy S21. A fabricante sul-coreana pode alterar as configurações do aparelho, mas manter valores próximos aos praticados no ano passado, o que poderia ser um reflexo da escassez de semicondutores.

Embora tenha o rumo de que seja lançado em 9 de fevereiro, a Samsung ainda não confirmou a data dos novos smartphones, que serão apresentados em fevereiro. Os aparelhos já estão em fase de pré-reserva, com um bônus de 50 dólares (~R$ 272) em outros produtos da marca para quem realizar seu registro de forma antecipada.

Confira o tweet: