17/12/2025
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JP News teve apenas 0,03 pontos de audiência em dezembro de 2021

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Há cerca de três meses, a Jovem Pan News fez sua estreia na TV brasileira com a pretensão de ser o mais novo canal de notícias do Brasil. No entanto, no mês de dezembro, a emissora viu sua audiência diminuir. No ranking mensal da audiência na Grande São Paulo, apurado pela Kantar Media Ibope, a JP News não conseguiu nem aparecer entre os 50 maiores canais brasileiros.

Em dezembro, foram registrados apenas 0,03 pontos na audiência da emissora.

Suas concorrentes, Record News, GloboNews e CNN Brasil mantiveram suas audiências estáveis e consolidadas no mês mencionado. Sendo que houve a surpresa da Record News, que conseguiu superar a GloboNews e teve uma média mensal de 0,19 pontos, ocupando assim a 7ª posição do ranking geral, atrás da Globo, Record, SBT, Band, Cultura e RedeTV!.

No ranking, a GloboNews ocupou a 9º posição, com 0,19 pontos, enquanto que a CNN Brasil conseguiu subir 15 posições e ocupou a 26ª lugar, com 0,07 ponto. Importante ressaltar que a Record News é exibida também na TV aberta, já a GloboNews, CNN Brasil e a Jovem Pan News são transmitidas apenas na TV fechada, onde há uma base menor de público. No entanto, todas as concorrentes estão acima da JP News.

Em novembro, a Jovem Pan News ocupou a 45ª colocação, com 0,04 ponto, acima da CNN Brasil, que na época estava na 41ª posição. O resultado foi até celebrado pela emissora, mas de acordo com especialistas no mercado de TV ouvidos pelo portal VEJA, não chegou a ser tão bom para a estreia de um novo canal, o que normalmente desperta curiosidade do público e leva a um boom de audiência no primeiro mês.

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A baixíssima audiência da JP News em dezembro refletiu mais precisamente o tamanho do público do telejornal e permitiu afirmar que a emissora deu traço de audiência.

Ainda de acordo com os especialistas, os executivos dos canais de notícias não consideram JP News como uma concorrente e muito menos como um canal de notícias. Para eles, mesmo a emissora tendo programas com grande audiência nas rádios, como Os Pingos nos Is e Jornal da Manhã, a Jovem Pan News é considerada mais como um canal de entretenimento do que propriamente de notícias.

Vivo e WhatsApp criam campanha para orientar usuários sobre segurança digital

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Infelizmente, os golpes pela internet estão se tornando algo bastante comum atualmente, em especial pelo WhatsApp. Muitos criminosos usam as fragilidades do aplicativo para atacar usuários para obter dinheiro de forma mais fácil, por meio de fraudes e golpes. Pensando nisso, a plataforma de mensagem e a Vivo se uniram para aumentar a segurança digital.

Para evitar tais ocorrências, a operadora e a rede social se uniram para criar uma campanha de reforço da importância da segurança digital no WhatsApp. Denominados de Gurus, especialistas em tecnologia da Vivo, farão vídeos semanais com dicas para os usuários deixarem o sistema mais seguro. O material será publicado nas redes sociais da operadora.

No material, os profissionais irão ensinar os usuários a evitarem terem seu WhatsApp clonado, como detectar golpes, ativar configurações de segurança do aplicativo, entre outros. Entre esses pontos está o código de verificação por SMS do aplicativo, onde os Gurus vão ressaltar que tal informação não deve ser compartilhada com estranhos.

As duas empresas têm o objetivo de orientar os usuários a sempre ligarem para o contato por chamada de voz ou vídeo em casos em que há pedido de dinheiro pelo aplicativo. Destinada para todos os públicos, de jovens a idosos, a campanha conta com a participação das influenciadoras Laura Seraphim e Coracy Arantes para apresentar dúvidas reais.

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No primeiro episódio da campanha, Coracy Arantes irá mostrar como proteger de clonagem no WhatsApp com a ativação da confirmação em duas etapas e da exibição da foto de perfil apenas para contatos, demonstrando o passo a passo da ação. Arantes tem 79 anos e possui mais de 2,8 milhões de seguidores no TikTok e 105 mil no Instagram.

Anatel apreendeu mais de 3,3 milhões de produtos piratas em 2021

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Na semana passada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atualizou os dados de produtos piratas apreendidos pelo órgão em 2021. A agência aprendeu 3,39 milhões de equipamentos de telecomunicações ilegais ao longo do ano passado. De acordo com o órgão, a comercialização desses dispositivos irregulares representaria R$ 394 milhões.

Do total de produtos piratas retirados de circulação, 2,9 milhões estavam em portos, aeroportos, centros de distribuição dos Correios e couriers. Desde que foi criado em 2018, o Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP) da Anatel apreendeu, lacrou ou deteve 4,2 milhões de produtos de telecomunicações, no valor estimado de R$ 475,8 milhões.

Dentre os produtos que foram retirados do mercado, pouco mais de um milhão em equipamentos de radiação restrita (1.025.321), como fones de ouvido, teclados sem fio, caixas de som, relógios inteligentes, mouse sem fio e microfones. Em seguida, os mais retirados de circulação são os carregadores de baterias (951.906), SmarTV Box (805.056), equipamento óptico (231.981) e decodificadores de sinal de SeAC (168.432).

Embora a maioria dos equipamentos retirados tenham sido os de radiação restrita (R$ 60.729.579), o valor estimado maior é das Smart TV Box ( R$ 215.111.612), seguido dos decodificadores (R$ 92.498.985).

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Sobre o Plano de Ação de Combate à Pirataria

A ação contra a pirataria foi criada com o objetivo de fortalecer a atuação da Anatel no combate à comercialização e a utilização de equipamentos para telecomunicações sem homologação, que se trata da autorização da agência para que os produtos eletrônicos sejam comercializados legalmente no país. Sem a homologação, o dispositivo é considerado pirata.

Além da legalização do produto, a agência testa os produtos para garantir que são seguros para uso e que não trazem riscos para os consumidores. Ou seja, produtos ilegais podem ter a segurança comprometida e oferecer riscos para aqueles que o utilizam.

O Resultado de 2021 é o mais expressivo desde a criação do Plano de Ação de Combate à Pirataria.

Senacon nega recurso e mantém multa contra a TIM por bloqueio de internet

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Nesta segunda-feira (24), foi publicada no Diário Oficial da União a decisão da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça que negou recurso da TIM em caso de bloqueio de acesso à internet, consequência de um processo aberto em 2015, quanto era forte a repercussão pelas políticas das teles de cortarem as conexões dos clientes e não somente reduzirem a velocidade.

A decisão foi de manter a multa contra a operadora por entender que os clientes não foram devidamente informados sobre o bloqueio de acesso à internet após o consumo completo da franquia de dados. Embora a multa tenha sido mantida, o valor, porém, foi reduzido de R$ 800 mil para R$ 600 mil.

Na época, as teles tinham a prática de cortar a internet dos consumidores após o uso da franquia de dados, embora as campanhas publicitárias dissessem que os planos eram “ilimitados”. Além das ações judiciais movidas especialmente por diferentes órgãos de defesa dos consumidores, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do MJ, também abriu apuração.

A decisão de multar a TIM em R$ 800 mil aconteceu em junho de 2020, sendo que na época a operadora recorreu. Com a decisão de rejeitar o recurso da tele, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça entendeu que ficou comprovado nos autos que a TIM se valeu por anos de ofertas e de publicidades que informavam aos consumidores de que o serviço de internet móvel seria ilimitado.

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Dessa forma, ao modificar o seu modelo de negócios e bloquear a conexão à internet após o uso completo da franquia de dados, não foi assegurado o direito de informação adequada aos consumidores.

De acordo com a decisão da Senacon, o valor da multa foi reduzido de R$ 800 mil para R$ 600 mil, por causa da adesão da TIM a plataforma eletrônica de resolução de conflitos ‘Consumidor.gov.br’, o que serve como um elemento suavizador da situação conforme previsto no Decreto 2181/97.

Cruz Vermelha vai distribuir 2 mil chips com internet grátis em São Paulo

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A partir desta terça-feira (25), a Cruz Vermelha de São Paulo (CVSP), em parceria com a Surf Telecom, irá distribuir chips com internet grátis por seis meses para pessoas em situação de vulnerabilidade social da capital paulista. O Chip CSP faz parte do projeto Inclui SP e foi desenvolvido pela empresa de telecomunicação, que oferece soluções de telefonia móvel, banda larga e conexão por voz.

A operação de telefonia será responsabilidade da Surf Telecom, enquanto que a Cruz Vermelha São Paulo fará a distribuição para os atendidos pelo programa Além do Básico, que oferece cestas básicas, oficinas e kits de higiene por seis meses para famílias cadastradas nas ONGs do projeto. A ação é parte da comemoração dos 468 anos da cidade de São Paulo, que são comemorados hoje.

A princípio, serão distribuídos 2 mil chips, enquanto outros oito mil que serão disponibilizados pela Surf aguardam parcerias com pessoas físicas, empresas e instituições para serem distribuídos.

Para colaborar com a iniciativa, basta entrar no site cruzvermelhasp.org.br/incluisp e fazer uma doação de R$ 30 a R$ 90 ou outros valores. Todo o dinheiro arrecadado será usado para a fabricação e distribuição de mais chips, sendo que a cada R$ 180 arrecadados, uma pessoa será beneficiada por seis meses.

O objetivo da iniciativa é que os atendidos possam usar a internet grátis durante seis meses para atividades como comunicação por aplicativos de mensagem, navegação em sites e redes sociais, além de procurar por empregos. Os beneficiados irão contar com um plano de 4 GB de internet, 100 minutos para ligações, 100 SMS e WhatsApp ilimitado sem descontar da franquia de dados.

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No projeto também inclui uma plataforma exclusiva de cursos para que as pessoas possam aprimorar seus conhecimentos e se aprimorar profissionalmente e assim conseguir obter ajuda na recolocação profissional.

O CEO da Surf Telecom, Yon Moreira, afirma que “A Surf apoia com entusiasmo essa iniciativa da CVSP. Todo programa de inclusão social e digital faz parte do DNA da Surf. O Inclui SP faz parte do nosso DNA“.

Bruno Semino, diretor executivo da Cruz Vermelha São Paulo, explica que

“Esse tipo de iniciativa beneficia múltiplas pessoas dentro de uma mesma casa, desde os adultos que sustentam a família e estão em busca de um trabalho, até os adolescentes e crianças que necessitam de internet para aulas online ou realizar atividades da escola. Por isso, estamos nos mobilizando para ajudar aqueles que mais precisam”.

IHS Towers compra mais de 2 mil torres da Torresur por R$ 1,7 bilhão

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Nesta segunda-feira (24), a operadora de torres e infraestrutura IHS Towers, sócio da TIM na empresa de rede neutra I-Systems, anunciou a compra de 2,115 mil torres da São Paulo Cinco Locação de Torres (SP5), parte do portfólio do grupo Torresur. O negócio foi feito por um valor de US$ 315 milhões, o equivalente a 1,7 bilhão pelo câmbio de hoje.

Com as novas aquisições, o grupo africano alcança o total de 7 mil torres instaladas no Brasil, além da rede de fibra óptica da I-Systems, que chega a 6,4 milhões de ciclos, comprada da TIM Live em 2021. Além disso, a compra da SP5 irá acrescentar US$ 38 milhões (R$ 209 milhões) nas receitas da IHS. Ao EBITDA (lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortizações), somará US$ 36 (R$ 198 milhões).

De acordo com a IHS, em evento internacional voltado a investidores no começo de 2022, a estratégia é combinar ativos móveis e de fibra como diferencial para atender no atacado as operadoras que investem no 5G. As torres da SP5 estão distribuídas por 25 dos 27 estados do Brasil.

A empresa também informou que os funcionários da adquirida não devem ser transferidos para a compradora durante o processo, que ainda depende de aprovações regulatórias e há expectativa de conclusão neste primeiro trimestre de 2022.

Essa é a quinta aquisição feita pela IHS Towers desde que entrou no mercado do Brasil, em 2019. Torres também foram compradas da Cell Site Solutions (CSS), da Skysites e da Centennial Towers, em operações que envolvem os mercados do Peru e Colômbia.

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Para a TorreSur, o negócio foi classificado como a culminação da estrangeira de valorizar ativos no setor. O grupo tem 2,8 mil torres no país, sendo que já vendeu 3 mil das 6 mil estruturas adquiridas no Brasil (parte delas oriundas da Oi). O fundo norte-americano Providence Equity Partners é o principal investidor da empresa.

“A venda do nosso portfólio da SP5 representa a culminação da estratégia de criar infraestrutura importante em áreas historicamente pouco atendidas. Desde a aquisição [da SP5 por nós], nosso time focou no crescimento orgânico de receita, resultando em um excelente retorno para nossos investidores”, afirmou Jimmy Eisenstein, presidente do conselho e CEO do Grupo Torresur.

Oi fecha novembro com caixa operacional negativo em R$ 165 milhões

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Na sexta-feira (21), o Escritório de Advocacia Arnoldo Wald, que administra a recuperação judicial da Oi, divulgou o relatório com os dados mensal da empresa, onde registrou uma redução de R$ 137 milhões no caixa financeiro (queda de 5%), acelerando o movimento queima já mencionado no mês anterior.

No relatório, a Oi fechou o mês de novembro com R$ 2,628 bilhões de caixa financeiro, após geração operacional líquida negativa de R$ 165 milhões no mês. Sendo que esse resultado ocorreu mesmo com a alta de R$ 81 milhões nos recebimentos registrados pela empresa em novembro, de R$ 2.284 bilhões. O aumento de venda de recargas para parceiros e maior remuneração com serviços de uso de rede foram as principais causas.

Entretanto, os pagamentos da Oi também cresceram e registraram R$ 2.250 milhões após gastos de R$ 164 milhões maiores em novembro. A maior parte do aumento foi vinculada a um maior pagamento de fornecedores de materiais e serviços.

Nesse mesmo tempo, os investimentos da empresa somaram outros R$ 198 milhões, representando uma queda de R$ 56 milhões ante outubro. Mesmo com a redução, a diferença entre os recebimentos e os pagamentos/investimentos da Oi resultou em uma geração operacional negativa de R$ 165 milhões.

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A redução no caixa foi limitada aos números finais de R$ 137 milhões, considerando os R$ 26 milhões de entradas com operações financeiras e outros R$ 2 milhões originados de operações non-core. Em outubro, o saldo também foi negativo, mas em R$ 71 milhões.

A Oi, que está em recuperação judicial, aguarda aprovação da venda de sua unidade móvel para as operadoras TIM, Vivo e Claro pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), uma vez que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já autorizou a transação.

Vivo abre 300 vagas de emprego exclusivas para pessoas com deficiência

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Focada na pauta da diversidade e inclusão, a operadora Vivo está com processo seletivo para o preenchimento de 300 vagas de emprego exclusivas para pessoas com deficiência para a área de experiência do cliente. As oportunidades são para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Vitória e Salvador, sendo que são para atuar como atendente, em formato home office.

No dia de fevereiro, a Vivo irá promover uma feira online para esclarecer as dúvidas sobre as atribuições das atividades. Os interessados podem fazer a inscrição pelo link.

Para concorrer a uma das vagas disponibilizadas pela operadora, é necessário que o candidato tenha domínio de informática e pacote office, além de entusiasmo e energia para fazer acontecer. Além disso, embora não seja um pré-requisito, ter ensino médio completo, estar cursando ou ter concluído o ensino superior serão considerados um diferencial.

De acordo com a operadora, o processo seletivo será online e o salário é compatível com o que é oferecido no mercado. Os selecionados terão direitos a diversos benefícios, como vale refeição e transporte; plano de saúde e odontológico; seguro de vida; day off de aniversário; plano móvel controle, desconto especial em linha fixa, banda larga, TV por assinatura e apps, além de licença parental.

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Além disso, os selecionados ainda terão auxílio home office e a operadora fornecerá também equipamentos como notebook, mesa e cadeiras para a execução do trabalho a distância. A Vivo também destaca que os interessados em concorrer a uma das vagas precisam enviar um laudo informando sobre as limitações e acessibilidades necessárias.

Ricardo Miras, diretor de Experiência do Cliente, afirma que

“Somos uma marca inclusiva e entendemos a importância de termos mais pluralidade e representatividade dentro da companhia. Acreditamos que a diversidade de pessoas é um diferencial de inovação, que contribui para uma melhor experiência junto aos nossos clientes”.

5G deve gerar 50 mil oportunidades de emprego somente em 2022

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A chegada do 5G no Brasil vai trazer muitos avanços nos mais diversos segmentos do mercado, como agronegócio, telemedicina e internet das coisas. De acordo com uma estimativa da Conexis, que reúne empresas de telecom, e a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), a nova rede de conectividade deve gerar cerca de 50 mil novos empregos em 2022 no Brasil.

A partir do leilão de frequência do 5G realizado em novembro de 2021, as empresas de telecomunicações e seus fornecedores de equipamentos já estão contratando operários para a instalação de cabos e antenas para o 5G. As teles estão comprometidas com investimento de quase R$ 40 bilhões nos próximos anos.

Até 2025, mais de 670 mil novas vagas de emprego podem surgir em função da quinta geração de internet móvel em diferentes áreas, consolidando assim novos profissionais. Além da área tecnológica, a rede vai abrir um leque de possibilidades para especialistas de dados, inteligência artificial, impressão 3D e segurança da informação.

Em 2021, as principais empresas de telecomunicações aumentaram seus investimentos em 4,8%, em comparação a 2020, sendo que nos últimos 4 anos, apresentou um crescimento médio de 3,6%.

Em dezembro de 2021, quando os dados foram divulgados, o presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari, afirmou que o pivô de todos os investimentos de 2022 será o 5G. No entanto, Ferraria disse que o país passará por uma “transição suave” de tecnologias.

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“O 4G continuará a se expandir no país. O 5G depende da evolução de outros setores produtivos: agricultura, indústria, medicina, educação. Então, a depender do comportamento desses vetores, poderá estimular mais investimentos. Mas sempre na lógica de substituição tecnológica. É uma mudança de composição”, explica Ferrari.

Leilão 5G

O leilão do 5G foi realizado em novembro de 2021, onde arrecadou R$ 46,8 bilhões, sendo que o valor referente à soma dos R$ 7,4 bilhões das outorgas e de R$ 39,4 bilhões em obrigações que deveriam cumprir, a partir dos compromissos assumidos pelas empresas. Entre esses compromissos está a implantação de internet nas escolas públicas e a instalação de rede de fibra óptica em várias cidades do país.

Em dezembro de 2021, o ministro das Comunicações, Fábio Faria afirmou que

“O 4G foi um avanço muito grande. Nós tivemos várias aplicações, como FaceTime, WhatsApp, Uber. Depois do 5G, outras novas virão. Vamos ter, por exemplo, todo o agronegócio conectado. Teremos cirurgias à distância; na educação, as crianças terão 5G –poderão estudar usando realidade aumentada e terão um conhecimento muito avançado”.

Oi Fibra possui a melhor internet para games, segundo Ookla

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A Oi Fibra foi eleita a internet fixa com a mais baixa latência no comparativo entre as grandes empresas do setor, no quarto trimestre de 2021, de acordo com uma relatório da Ookla, líder global em testes, dados e análise de internet, que mede a velocidades da conexão por meio do Speedtest. Com esses resultados, a operadora é considerada a melhor operadora para práticas de games.

Isto porque, quanto mais baixa for a latência, mais rápido será o tempo de respostas aos comandos dos gamers, o que possibilita uma melhor performance dos jogadores nas partidas de videogames. A Oi Fibra registrou 4ms de latência e lidera isoladamente o quesito, de acordo com relatório.

A internet via fibra óptica da Oi possui um histórico forte de relação com o universo dos games, com o fornecimento de infraestrutura de rede para os maiores eventos do segmento do Brasil, assim como patrocínio e projetos sociais. A operadora tem uma compreensão de que a conexão de qualidade pode potencializar a experiência e a prática de jogos eletrônicos, além de reconhecer a importância de melhor atender o mercado.

Sobre a Oi Fibra

A internet banda larga por ficar óptica da Oi foi lançada em 2018, e desde então a empresa vem expandindo e investimento sua rede de atendimento por todo o país. A operadora procura aprimorar a qualidade do serviço para garantir melhor experiência em conectividades para seus clientes.

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A Oi Fibra sabe que a baixa latência é um atributo de extrema importância para os gamers e esse resultado da Ookla mostra o posicionamento da empresa como o serviço de internet que melhor atende esse segmento, afirma Ricardo Drumond Andrade, diretor de Tecnologia e Operações da Oi.