InícioEconomia e NegóciosReclamações do setor de telecom teve queda de 28,4% em novembro

Reclamações do setor de telecom teve queda de 28,4% em novembro

Segmento de TV por assinatura tem apresentado a maior redução no índice de queixas, seguida da banda larga e da telefonia móvel.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de queixas dos consumidores em relação aos serviços oferecidos pelo setor de telecom teve uma queda de 28,4% em novembro de 2021, sendo que no mesmo período de 2020 foram registradas 226.473 reclamações, enquanto no mesmo mês deste ano, as reclamações foram para 162.195, uma redução de 64.278 queixas.

O mês de novembro apresentou o menor número de queixas de 2021. É uma redução que vem sendo registrada nos últimos anos. O número de reclamações de novembro deste ano está 37,9% abaixo da média registrada no mesmo mês nos últimos cinco anos.

Marco Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital, comenta que

“As reclamações de usuários de telecom registraram quedas em todos os meses de 2021. Desde abril, registramos reduções acima de 20%. Resultado dos altos investimentos feitos pelas prestadoras. De janeiro a setembro, o setor já investiu R$ 25,5 bilhões, um aumento de 4,8% em relação ao mesmo período de 2021”.

O executivo também destaca medidas que ajudaram a melhorar a relação entre os consumidores e as empresas de telecomunicações, como Não Me Perturbe, que permite o bloqueio de ligações de telemarketing das companhias e a oferta de crédito consignado.


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A redução no número de reclamações também foi registrada em órgãos de defesa do consumidor. Em 2015, para cada 10 mil consumidores de telecomunicações, 23 reclamaram. Enquanto que em 2020, o número caiu para 13 queixas para cada 10 mil clientes.

A redução foi registrada em todos segmentos de telecomunicações nos últimos 12 meses. O setor que apresentou a maior diminuição foi a TV por assinatura, que caiu 46,7%, de 18.662 para 9.952. Nos serviços de internet banda larga, o índice caiu 30,8%, de 55.923 para 38.707, enquanto que na telefonia móvel, as reclamações caíram 19%, de 106.989 para 86.623, em comparação com o mês de novembro de 2021 e de 2020.

Cleane Lima
Jornalista, Comunicóloga, Repórter e Redatora há mais de 3 anos, com experiência na produção e revisão de conteúdo para internet. Adora escrever sobre qualquer assunto. "Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". Alvo Dumbledore.
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