19/12/2025
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Abismo digital no Brasil pode afetar o futuro do país

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De acordo com um estudo “O Abismo digital no Brasil”, realizado pela PwC Brasil em parceria com o Instituto Locomotiva, dos 81% da população brasileira acima dos 10 anos que possuem acesso à internet, somente 20% contam com uma conexão de qualidade.

A baixa qualidade do sinal e o elevado custo dos planos e dos equipamentos têm provocado a desigualdade de acesso à conectividade, algo que pode ser prejudicial e compromete as opções de futuro para o país em relação à transformação do mercado de trabalho.

58% dos brasileiros têm acesso à internet exclusivamente pelos smartphones, algo que limita ainda mais o acesso a recursos digitais para informação, aprendizado e utilização de serviços. Segundo o estudo, é um quadro que limita drasticamente o acesso aos benefícios que a rede oferece, dificultando processos educacionais, e como consequência, ameaça o fechamento de oportunidade no mercado de trabalho para uma grande parcela da população.

Os investimentos em qualificação digital acrescentarão US$ 6,5 trilhões ao PIB global até 2030 e criar 5,3 milhões de emprego, no entanto, o abismo digital no Brasil pode deixar o país para trás, sofrendo consequências do aumento do trabalho informal, redução de produtividade, atraso no desenvolvimento humano e profissional, além da redução do acesso a serviços públicos, que estão sendo cada vez mais oferecido por meios digitais.

O estudo mostra que as classe C, D e E e a população negra são o que mais sofrem com a falta de qualidade no acesso à internet, sendo que parte dos brasileiros chegam a passar parte do mês sem conexão, enquanto menos de um terço pode ser considerada plenamente conectadas, em especial brancos das classes A e B.

Embora a infraestrutura seja deficitária em todo o país, segundo a pesquisa o problema mais grave se encontra nas regiões periféricas, uma vez que quanto menor for a disponibilidade de antenas, menor será a velocidade de conexão. O estudo aponta que 13,5 milhões de residências possuem conexão de banda larga móvel via modem ou chip, sendo que 9 em cada 10 desses domicílios são das classes C, D ou E.

68% dos participantes do estudo apontaram que a principal causa da ausência de rede de internet em casa é o elevado valor dos serviços.

“O abismo digital nos impede de aproveitar a enorme oportunidade representada pelas vagas de emprego que surgem com a tecnologia e nos deixa para trás em relação ao mundo, afetando nossa economia com a atração de menos investimentos por causa dessa falta de mão de obra qualificada. É preciso mudar essa realidade urgentemente para garantir tanto uma economia mais robusta como uma população mais bem preparada para o mercado de trabalho dos próximos anos”, afirma Marco Castro, sócio-presidente da PwC Brasil.

Formação de profissionais

Não é nenhuma novidade que o avanço da tecnologia fará com que umas profissões sejam mais demandadas do que outras, assim como aponta o estudo. As ocupações que representavam 15,4% da força de trabalho global em 2020 encolherão para 9% até 2025. Novas profissões estarão mais presentes no mercado, como analista de dados e especialistas em inteligência artificial, passando de 7,8% para 13,5% da base total de empregados no mesmo período.

Outro ponto falado no estudo está relacionado ao número de vagas e a dificuldade das empresas em preencher essas vagas com profissionais qualificados. Dos entrevistados, 76% afirmaram que, sem internet, não conseguem se candidatar a uma vaga de trabalho, enquanto que 73% afirmou que quem não sabe usar a rede não consegue uma boa colocação no mercado de trabalho.

Globo é multada em R$ 10 milhões pelo TJ-SP por propaganda enganosa

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O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou a Globo, em segunda instância, a uma multa de R$ 10 milhões ao Procon por propaganda enganosa envolvendo anúncios de jogos do Campeonato Brasileiro de 2019 no Premiere. A multa foi dada pelo órgão de defesa do consumidor de São Paulo, mas o grupo tentou reverter a penalidade na Justiça, mas teve o pedido negado em 1ª e 2ª instâncias.

De acordo com o Procon-SP, o Grupo Globo enganou os assinantes veiculando publicidade do seu canal Premiere e Premiere Play afirmando que transmitirá todos os jogos das séries A e B do Brasileirão, algo que não aconteceu, o que é considerado como propaganda enganosa. O anúncio foi feito antes que a empresa fechasse o contrato com feitio de transmissão da partida de Palmeiras e Athletico-PR. Vale ressaltar que a Globo ainda pode recorrer da decisão.

Os jogos da equipe paulista foram exibidos a partir da 6ª rodada, mas os do clube paranaense não foram exibidos. Com isso, assinantes começaram a reclamar que a campanha dizia que iria exibir todas as partidas. Os usuários também reclamaram que a empresa não devolveu o dinheiro das assinaturas após o cancelamento.

Para o relator, desembargador Oswaldo Luiz Palu, a prática da emissora foi analisada como “malferiu o direito pertencente ao consumidor de obter informação prévia, clara e adequada sobre o serviço e a alteração que diminuiu a quantidade de jogos a serem transmitidos”.

No processo, o magistrado disse que “não deixam dúvidas” sobre a configuração de veiculação de publicidade enganosa, “com conteúdo parcialmente falso, capaz de induzir em erro o consumidor sobre características e dados outros sobre o serviços ofertado”.

“O mal agir da apelante culminou, também, na subsunção na segunda prática proibida, a do dever de informação, transparência nas relações de consumo e boa-fé contratual, eis que veiculou oferta incorreta e imprecisa do serviço”, escreveu.

“Ora, torcedor/consumidor acreditava na oferta que lhe era mostrada, produto da confiança depositada naquela que alega ostentar o título de maior grupo televisivo brasileiro”, afirmou Palu.

Argumentos do Grupo Globo

Segundo os autos do processo, no recurso à Justiça contra a multa do Procon, a empresa alegou que houve abuso do órgão, que foram desde a sugestão do valor da multa, considerada exagerada, até as provas usadas para comprovar a denúncia. Os advogados do Grupo Globo afirmam que foram utilizados documentos do ano de 2018 como se fossem de 2019.

A emissora também afirmou que qualquer cliente que estiver insatisfeito pode solicitar o cancelamento da assinatura a qualquer momento, sem prejuízo financeiro. Por outro lado, o Procon-SP mostrou preste das publicidades apresentadas pela empresa, onde mostra a promessa de transmitir todos os jogos do Palmeiras daquela temporada.

Ao reclamar sobre o valor da multa, o desembargador deu uma bronca na Globo e manteve a multa de 10 milhões.

“Sobre a alegação que o valor da receita bruta adotado está equivocado, é certo que a situação foi ocasionada pela própria apelante, que não apresentou comprovação de sua receita mensal no prazo da defesa administrativa, inviabilizando, naquela seara, a alteração do valor estimado pelo entidade autuante. Descabido esperar que diante da inércia da infratora, precisasse a Fundação Procon sair à busca de balanços patrimoniais para obtenção de sua real receita”, disse o juiz.

Amazon é investigada sobre métodos suspeitos para confundir clientes

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Uma ação da Amazon chamou a atenção da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) sobre o procedimento de assinatura e cancelamento da plataforma. Após uma investigação realizada por autoridades antitruste, parece que a plataforma tem usado métodos suspeitos para induzir os usuários a assinarem o pacote de serviços.

A empresa de comércio eletrônico está na mira da FTC por causa do uso de “padrões escuros”, truques de interface online manipuladores. Segundo a investigação, a interface do site induz e confunde os consumidores.

Um desses mecanismos usados pela Amazon Prime é a promessa de frete grátis para seus assinantes. Simplesmente clicando em “Obter entrega gratuita em dois dias com Prime” durante o processo de checkout, o usuário é vinculado a um teste gratuito de 30 dias com Prime Video, mas ao fechar o pedido, muitos clientes já recebem a cobrança da assinatura.

Esse é um processo tão simplificado e indolor, que no passado, muitos consumidores não percebiam que tinha feito a assinatura até quando chegava a primeira fatura. A Amazon já foi processada anteriormente por motivos relacionados.

Outro problema encontrado nas investigações foi o processo de cancelamento das assinaturas. Enquanto a inscrição se tornou ser ‘enganosamente’ fácil, cancelar o serviço é excessivamente difícil. Documentos internos revelam um projeto corporativo chamado de “Illiad”, que inseriu barreiras no caminho de qualquer membro do Prime que quisesse cancelar suas assinaturas, cujo programa provocou a queda de 14% dos cancelamentos em 2017.

Para ilustração do problema, quando um usuário tenta cancelar o serviço, a plataforma exibe o tempo restante para ser feita a próxima cobrança e filmes que podem ser usufruído como assinante prime. Se o cliente seguir em frente com o cancelamento, uma nova janela é aberta, onde mostra os benefícios caso faça a mudança de assinatura mensal para o anual, mais uma barreira que interrompe o processo de cancelamento querido pelo usuário.

No final da tela há o ícone de confirmação para o cancelamento do serviço, mas contém três botões de destaque que servem como distração para induzir o assinante a não fazer o cancelamento.

O site Gizmodo questionou a Amazon Prime sobre o caso, onde o vice-presidente Jamil Ghani defendeu as escolhas de design de assinatura, afirmando ser “simples e transparentes”.

“A transparência e a confiança do cliente são as principais prioridades para nós. Por design, tornamos claro e simples para os clientes se inscreverem ou cancelarem sua assinatura Prime”, disse Ghani. “Ouvimos continuamente o feedback de nossos clientes e procuramos maneiras de melhorar a experiência do cliente.”

TIM melhora oferta de Apple Music gratuito para seus clientes

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No final de semana, a TIM reforçou a parceria com a Apple para oferecer de graça o serviço de streaming de música para os seus clientes. Além da isenção da mensalidade, os clientes dos planos TIM Black Família, TIM Black e TIM Controle poderão acessar por seis meses o Apple Music sem descontar da franquia de dados.

A oferta, que ficará disponível por tempo limitado, é continuidade da promoção da plataforma de streaming grátis dada aos clientes da operadora em janeiro. A diferença é que agora a reprodução de músicas não afetará os dados de internet.

“Além da isenção da mensalidade no período promocional, os clientes poderão utilizar o Apple Music sem consumir internet do pacote de dados dos planos“, afirmaram em um comunicado.

De acordo com Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil, esse é apenas o começo da parceria com a Apple, pois novas novidades serão anunciadas nos próximos dias. Em entrevista ao Tele.Síntese, o executivo disse que a operadora irá revender iPhones com preços mais baixos dos vendidos normalmente no país, em conjunto com plano de fidelidade.

Nesta segunda-feira (21), já estão disponíveis ofertas, como iPhone 12 pelo valor de R$ 3 mil no plano TIM Black Família, com fidelidade de 1 ano e mensalidade de R$ 320. O smartphone da Apple também pode ser comprado com outros planos, como TIM Controle e TIM Black, todos com fidelidade de 12 meses. Normalmente, o aparelho é vendido por valores entre R$ 4 mil e R$ 4,4 mil.

Alberto Griselli afirma que a iniciativa reforça ainda mais a conexão entre a TIM com as pessoas através da música.

“Fomos a primeira operadora a incluir música nos planos e acabamos de anunciar a retomada da nossa plataforma de eventos, com uma série de patrocínios e ações proprietárias. A música é uma paixão do brasileiro e um elo de comunicação importante na nossa relação com o consumidor”, conta.

Como resgatar os 6 meses gratuito do Apple Music

A ativação da oferta pode ser feita da seguinte forma: a primeira pode ser por SMS, onde o cliente pode enviar mensagem com a palavra “MUSICA” para o número 7777. O usuário receberá a confirmação do serviço e irá concluir a contratação ao responder com a palavra “SIM” e acessar o link recebido.

Também é possível resgatar a promoção pela TIM Store no app Meu TIM ou pelo site da operadora: tim.com.br.

Após o período promocional, os clientes poderão incluir o valor da assinatura da Apple Music na sua fatura para quem é pós-pago via cartão de crédito ou fazer a cobrança do saldo de créditos de recarga, para os clientes dos planos controle. Atualmente, a assinatura individual do aplicativo é de R$ 16,90.

“Caso você já tenha o serviço Apple Music com a Apple, você pode contratar o serviço com a TIM e utilizar os seis meses de gratuidade sem qualquer restrição”, diz o site da TIM.

Brasil fechou 2021 com 132 MVNOs credenciadas e autorizadas

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De acordo com dados do site Teleco, o número de operadoras móveis virtuais (MVNOs) apresentou um crescimento significativo em 2021 no Brasil, se tornando um dos países com a maior quantidade de MVNOs no mundo. Tal crescimento aconteceu no segmento das credenciadas, cujas operadoras não tem muitas obrigações em relação à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Já as operadoras virtuais autorizadas, que atuam como agregadoras das credenciais, têm sido as responsáveis pelo crescimento destas. Nos dados divulgados, em 2020 existiam 80 MVNOs credenciadas, sendo que em 2021 pulou para 122 operadoras, enquanto que a quantidade das autorizadas ficou estável, com 10 operadoras virtuais autorizadas.

Da quantidade de MVNOs credenciadas, Surf Telecom é a líder, com 43 credenciadas, seguida da América Net (29), Telecall (17) e Arqia (Datora) com 14. As empresas de telecomunicações tradicionais, TIM, Vivo e Claro, possuem 1, 4 e 2, respectivamente.

Em relação ao número de celulares das operadoras virtuais móveis, o foco no Brasil foi no mercado B2B (business to business) de comunicação de dados entre máquinas (M2M). Em 2018, os terminais M2M, como máquinas de cartão de crédito e dispositivos para IoT (Internet das Coisas), representava 87% dos celulares da MVNOs, mas em 2021 essa participação caiu para 69%, já que houve o crescimento das operadoras voltadas para o mercado de varejo (smartphones).

A quantidade de celulares das MVNOs também apresentou forte crescimento em 2021 (56%), atingindo 2,5 milhões no final do ano, enquanto registrou 1,6 milhões, em 2020.

Gráfico elaborado pela Teleco

A Arqia (Datora) possui o maior número de celulares, com 1,39 milhões, sendo que 1,38 são em terminais M2M e 13 smartphones. A Surf Telecom possui 738 (319 M2M e 418 smartphones), NTL 299 (M2M) e 6 (Smartphones). Enquanto que a America Net tem apenas 117, mas somente em smartphones.

Embora represente apenas 1% do total de celulares no Brasil, há um grande potencial de crescimento dos MVNOs no país. Em outros países, essa participação é maior, como na Europa e Estados Unidos, onde as operadoras virtuais móveis possuem mais de 5% de participação, sendo que em países como Holanda e Alemanha, chega até 40%.

Diferença entre MVNOs autorizadas e credenciadas

De acordo com a proposta de regulação das MVNOs no Brasil, as operadoras virtuais credenciadas atuam como distribuidoras do serviço da operadora tradicional (TIM, Vivo, Claro e Oi), associadas à marca da operadora virtual.

Enquanto que as autorizadas fazem uso da rede da operadora tradicional com marca própria, de acordo com contrato previamente definido.

Usuário poderá apagar histórico dos últimos 15 minutos no Google

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De acordo com o site The Verge, o Google anunciou que irá disponibilizar um recurso para que os usuários possam apagar os últimos 15 minutos do histórico de pesquisa. A funcionalidade ainda está em fase de teste apenas no iOS, mas nos próximos dias chegará para os usuários de Android.

Com a nova ferramenta, será possível apagar o histórico das buscas recentes do registro do buscador, ajudando assim a proteger a privacidade do usuário. A novidade também pode estar chegando no Chrome OS, na versão web do buscador e, ainda sem data definida, em outras plataformas.

Em comunicado ao The Verge, um porta-voz do Google, Ned Adriance, afirmou que “Continuamos a explorar maneiras de trazer esse recurso útil para outras superfícies”.

“Estamos atualmente lançando esse recurso no aplicativo do Google para Android e esperamos que ele esteja disponível para todos que usam o aplicativo nas próximas semanas”.

A novidade foi descoberta pela primeira vez pelo editor-chefe do XDA Developers, Mishaal Rahman, que afirmou ter sido informado sobre o recurso, enquanto um editor da Verge identificou a ferramenta em seu smartphone. Confira o tweet de Rahman:

Para verificar se o recurso está disponível na conta, o usuário precisa abrir o aplicativo do Google no Android, clicar na foto de perfil e procurar a opção “Excluir últimos minutos”, cujo ícone fica entre “Histórico de pesquisa” e “Recente”.

A nova funcionalidade foi anunciada pelo Google na conferência Google I/O em maio de 2021, chegando ao aplicativo iOS em julho. Na época, a versão para Android estava prevista para chegar no final de 2021, mas por motivos que não foram relevados, a empresa não habilitou o recurso.

Até o momento, o Google permite a exclusão automática de todas as entradas do histórico de pesquisa dos últimos três, 18 e 36 meses. No entanto, o “excluir últimos minutos” não será automático, já que não será necessário registrar histórico se o usuário quiser apagá-lo de 15 em 15 minutos.

SpaceX lança ao espaço mais 53 satélites Starlink

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No sábado (19), a SpaceX lançou ao espaço mais um lote de satélites Starlink, contendo 53 naves que foram adicionados à constelação de banda larga de Elon Musk. O lançamento aconteceu no veículo SpaceX Falcon 9, no horário da manhã (07:42, horário de Moscou) no cosmódromo de Cabo Canaveral, na Flórida – Estados Unidos.

Após aproximadamente nove minutos de voo, o SpaceX Falcon 9 conseguiu pousar com sucesso na plataforma flutuante ‘Just Read the Instructions no Oceano Atlântico’. Com o lançamento de mais um lote com 53 novos satélites e os que já foram colocados em órbita, a Starlink passa a ter lançado mais de 2.300 naves espaciais até hoje.

O projeto da empresa de Elon Musk envolve a formação de um sistema global de satélites para fornecer serviços de internet banda larga ao redor do mundo. Na última avaliação, a infraestrutura da Starlink foi contabilizada quase 12.000 pequenas naves espaciais (satélites).

Atualmente, a Starlink contém, supostamente, cerca de 200.000 assinantes ativos em todo o mundo, o que representa uma geração de aproximadamente US$ 250 milhões (cerca de R$ 1.25 bilhões na cotação atual) em receitas anuais de assinatura.

Apelidado oficialmente de Starlink 4-12, esse foi o oitavo lançamento da Starlink do ano e a 40º órbita dedicada desde o início do projeto.

Starlink no Brasil

Em janeiro de 2022, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o uso de internet banda larga via satélite da Starlink no Brasil. A licença é válida até 2027, onde a empresa poderá usar 4.408 satélites não-geoestacionários de baixa órbita para oferecer o serviço para os consumidores brasileiros, mas sem direito a proteção.

Em outras palavras, a empresa de Elon Musk não terá o direito de se manifestar caso ocorra interferência de outros serviços. Além disso, uma das condições de concessão é que não ocorram interferências prejudiciais em outros sistemas, como aqueles operadora nas Bandas Ku e Ka.

Operadora cria NFT com avatar de cliente insatisfeito com empresa rival; entenda

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Em uma ação inovadora, a Nomo, operadora digital, criou uma NFT com um avatar de um cliente insatisfeito com uma empresa concorrente e tornou-se embaixador da marca. Iniciativa foi uma estratégia da operadora, que busca destacar entre suas rivais a maneira com que se relaciona com o consumidor.

Em entrevista dada ao Exame, o CEO e fundadora da Nomo, Henrique Garrido, contou que a jogada de marketing, realizada pelo LinkedIn, ocorreu depois que Vinicius Souza, analista de soluções para compradores e fornecedores, compartilhou em seu perfil a seguinte mensagem: “Vocês tão falando de metaverso, mas a maior empresa de telefonia do Brasil ainda exige que você ligue para eles para fazer um simples cancelamento”.

Com o sucesso da postagem, Garrido acabou descobrindo que o analista tem interesse em cripto ativos. Dessa forma, com a iniciativa, o CEO quis mostrar que os serviços da Nomo vão de encontro com a personalização da experiência dos clientes.

O próprio executivo afirma ser entusiastas dos ativos digitais. “Eu, inclusive, tenho alguns investimentos como anjo. O último deles foi inclusive em uma empresa de jogos e NFTs para aprender cada vez mais sobre o assunto, justamente porque acreditamos e apostamos forte nessas tendências de mercado”, afirmou.

“Somos uma empresa de tecnologia, mas nossa visão sobre o blockchain é que ainda há muito mis discussão sobre o tema do que aplicação. A ideia da descentralização, ou mesmo veracidade das informações, são assuntos que a gente adora olhar, ainda mais na era de privacidade e abundância de dados”, comentou o executivo. “À medida que os casos de uso (do blockchain) começarem a aparecer, com certeza vamos querer estar entre os primeiros a explorar”, finalizou.

O que é Blockchain?

De forma resumida e para um básico entendimento, a tecnologia blockchain, também conhecido como ‘protocolo da confiança’ se trata de um livro contábil público e distribuído. Essa base registra todas as transações distribuídas e compartilhadas de moeda virtual, onde qualquer pessoa pode participar.

A função do blockchain é criar um índice global para todas as transações que acontecem em um específico mercado e funciona como um livro-razão, só que de forma pública, compartilhada e universal.

Google conecta cabo submarino Equiano entre Europa e África do Sul

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De acordo com a Google, seu cabo de internet submarino Equiano, que conecta a cidade do Cabo, na África do Sul, e Lisboa, em Portugal, chegou em Lomé, Togo (país do oeste africano). A big tech afirma que essa estrutura subaquática de fibra óptica é a primeira a ir à África e à Europa, com uma estimativa de entregar conectividade à internet para milhões de pessoas nos dois continentes.

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A instalação do cabo submarino Equiano foi concluída na última quinta-feira (17). A expectativa é que o cabo submarino entregue 20 vezes mais capacidade de internet para a região, o que significa um grande avanço para a população de Togo, pois cerca de 74% das pessoas ainda não têm acesso a conectividade.

Quando a estrutura estiver instalada em funcionamento, os cabos submarinos irão fornecer seguro adicional para uma região e depois do Togo. O próximo destino do Equiano será a Nigéria e Namíbia, antes de seguir seu caminho com desembarque final na Cidade do Cabo ainda no fim de 2022.

A Google vem investindo pesado em cabos submarinos desde 2010, que faz parte de um consórcio que engloba um total de 19 cabos, que se estenderam de Chikura, no Japão, a Redondo Beach, na Califórnia. O Dunant, o recém projeto da big tech, começou a funcionar em janeiro de 2021, saindo de Virginia Beach até a costa francesa.

De acordo com o Wall Street Journal, Google, Meta (antiga Facebook), Microsoft e Amazon passam a ter domínio da infraestrutura de cabos submarinos. Em fevereiro deste ano, a companhia de Mark Zuckerberg anunciou ter planos para construir, pelo menos, dois cabos transatlânticos até 2027.

Em junho de 2021, a Google anunciou a construção do cabo Firmina, que liga os Estados Unidos, Uruguai e Argentina, incluindo o Brasil. Desses cabos, no Brasil está o Junior, que liga Rio e Santos e o Monet, ligando o país aos EUA.

Aplicativo Telegram não será mais bloqueado no Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou a ordem de bloqueio ao aplicativo de mensagens Telegram em todo o território nacional. Moraes disse que o aplicativo cumpriu, neste domingo (20), as determinações feitas pela Corte na quinta-feira (17) e no sábado (19).

Na ordem mais recente, cuja intimação ao Telegram se deu às 16h44 de sábado (19), Moraes exigiu que a empresa tomasse uma série de atitudes e deu um prazo de 24 horas para isso. Caso não cumprisse as determinações, o bloqueio do aplicativo Telegram a partir de segunda-feira seria mantido e uma multa seria imposta.

As ações solicitadas pelo Ministro do STF foram:

  • apagar determinados links do perfil oficial do Presidente Jair Bolsonaro, que permitem o download de arquivos de um inquérito confidencial e ainda não finalizado pela Polícia Federal (PF);
  • ocultar ou excluir o canal “Claudio Lessa”, além de fornecer as informações do cadastro de quem criou a conta;
  • esclarecer ao STF quais atitudes foram e estão sendo tomadas pelo Telegram para combater a disseminação de fake news e desinformação, incluindo se existem punições para quem for flagrado proliferando esse tipo de conteúdo dentro da rede;
  • indicar um representante oficial da companhia no Brasil.

De acordo com Alexandre de Moraes, o Telegram encaminhou ofício às 14h45 de hoje (domingo, 20), cumprindo assim todas determinações do Ministro em prazo hábil. Baixe a íntegra da decisão aqui.

Além de apagar os links e canal solicitados, Alan Campos Elias Thomaz foi designado como representante do Telegram no país.

O Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Wilson Diniz Wellisch, foi notificado da decisão de Alexandre de Moraes para desfazer as ações tomadas em preparação ao bloqueio do Telegram.

O Minha Operadora noticiou que, neste sábado (19), a TIM se adiantou e começou a informar os clientes sobre o bloqueio do Telegram a partir de segunda-feira (21).

Mudança de Postura do Telegram

Depois de ter ignorado várias solicitações de esclarecimentos por parte da Justiça, a equipe do Telegram reapareceu depois da decisão do Supremo de bloquear o acesso do aplicativo no Brasil. Um representante da empresa alegou que não houve resposta aos contatos do Judiciário por causa de uma falha em um e-mail da corporação e que sim, colaboraria com as autoridades brasileiras.

“Pedimos ao Tribunal que permita que o Telegram continue suas operações no Brasil, dando-nos a chance de demonstrar que melhoramos significativamente nossos procedimentos”.

Pavel Durov, fundador do Telegram, em mensagem enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF).

No domingo passado (13), o programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu uma reportagem de 15 minutos denunciando o abrigo de negociações de drogas, armas e pornografia infantil dentro de grupos do Telegram. A emissora de televisão disse que tentou contato com o aplicativo de mensagens instantâneas, mas foi ignorada, assim como vinha acontecendo com a Justiça – até agora.