06/07/2022

Confira a velocidade média de download da internet via satélite no Brasil

Ookla realizou uma avaliação de desempenho em 18 países e conseguiu identificar um desempenho misto de satélites.

A internet via satélite está ficando cada vez mais disponível para pessoas, especialmente em áreas remotas, em que as tradicionais empresas de telecomunicações não chegam. Provedores como Viasat, HughesNet, Starlink, entre outros estão apostando em constelações de satélites de órbita terrestre baixa (LEO).

A Ookla realizou uma avaliação de desempenho na internet via satélite em 18 países: Brasil, Áustria, Austrália, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, Chile, Colômbia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, México, Holanda, Nova Zelândia, Polônia, Portugal e Reino Unido. Na avaliação, a empresa identificou um desempenho misto de satélite, em uma comparação referente ao terceiro e quarto trimestre de 2021.

Nos Estados Unidos, onde o governo tenta aumentar a competição no segmento com um fundo, Rural Digital Opportunity Fund (RDOF), que prevê como linha de base velocidades de download superiores a 100 Mbps. No país, durante o terceiro trimestre de 2021, a Starlink aumentou a velocidade de 87,5 Mbps para 104,97 Mbps registrados no quarto trimestre.

A Viasat conseguiu ultrapassar a HughesNet em 21,81 Mbps, (comparável aos 18,75 Mbps do terceiro trimestre de 2021), enquanto que HughesNet registrou velocidade de 20,92 Mbps (19,30 Mbps no terceiro trimestre de 2021).

A nível de comparação, nos Estados Unidos, a velocidade média de download para todos os provedores de banda larga fixa teve um aumento moderado, sendo que a média saiu de 119,84 Mbps no terceiro trimestre do ano passado para 131,30 Mbps no trimestre seguinte.

Velocidade média de download no Brasil

No Brasil, a velocidade média de download da Viasat teve uma pequena queda de 66,32 Mbps durante o terceiro trimestre de 2021 para 62,80 Mbps durante o quarto trimestre. Na mediana nacional para banda larga fixa, foi registrado uma velocidade de 83,03 Mbps durante o quarto trimestre, enquanto o trimestre anterior foi de 71,50 Mbps. A velocidade média de upload da Viasat foi menor do que a banda larga fixa, com 1,07 Mbps e 40,76 Mbps, respectivamente.

Vale ressaltar que em breve a Starlink entrará no mercado de internet via satélite, sendo que novos levantamentos irão mostrar os efeitos da maior concorrência nesse segmento.

Cleane Lima
Cleane Lima
Jornalista, Comunicóloga, Repórter e Redatora há mais de 3 anos, com experiência na produção e revisão de conteúdo para internet. Adora escrever sobre qualquer assunto. "Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". Alvo Dumbledore.

1 COMENTÁRIO

Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
1
0
O que você acha? Comente!x