26/04/2024

Netflix é notificada pelo Procon-SP após anunciar cobrança de taxa extra

Streaming fará testes em outros países cobrando uma taxa de quem divide a assinatura.

Nesta sexta-feira (18), o Procon-SP notificou a Netflix após a notícia de que a plataforma de streaming irá cobrar uma taxa extra dos usuários que compartilharem suas senhas com pessoas que não moram na mesma casa.

Netflix amplia bloqueio de usuários de serviços VPN
Foto: Reprodução Internet

O órgão de Defesa do Consumidor quer que a Netflix preste esclarecimentos sobre a nova taxa anunciada. Nesta semana, a gigante dos streamings revelou que fará testes no Chile, Costa Rica e Peru.

Nesses países, os assinantes da plataforma terão de pagar uma taxa na assinatura mensal, de US$ 3 no Chile e na Costa Rica e de US$ 2,12 no Peru, para acrescentar até duas contas ao seu perfil.

O Procon-SP quer saber se a Netflix irá fazer o mesmo teste no Brasil e se a resposta for sim, o órgão questiona quando isso vai acontecer e quais serão os valores cobrados dos brasileiros.

A empresa também cobra que a Netflix apresente quais os critérios utilizados na escolha dos assinantes testados e se eles foram notificados previamente sobre a taxa adicional.

A partir de hoje, a Netflix tem até o dia 22 de março para responder aos questionamentos do Proco-SP.

De acordo com notícia divulgada no site americano The Variety, a cobrança adicional será feita em forma de taxa de acordo com a quantidade de usuários que acessam a mesma conta fora do endereço cadastrado.

A plataforma consegue detectar facilmente pelo IP do dispositivo, seja ele um celular ou uma Smart TV, por exemplo, e saber quem empresta senha para terceiros.

A nova funcionalidade aparecerá no aplicativo como “Adicione um membro extra” e permitirá ao usuário criar contas subsidiárias para no máximo duas pessoas de fora da residência.

Em comunicado, os representantes da Netflix disseram: “Sempre facilitamos para as pessoas que moram juntas compartilhar sua conta Netflix, com recursos como perfis separados e vários fluxos em nossos planos básicos e premium. Embora tenham sido muito populares, também criaram alguma confusão sobre quando e como a Netflix pode ser compartilhada. Como resultado, as contas estão sendo compartilhadas entre as famílias — impactando nossa capacidade de investir em ótimas novas séries TVs e filmes para nossos membros”.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários