19/04/2024

Usuário poderá apagar histórico dos últimos 15 minutos no Google

Novo recurso da empresa, ainda em fase de teste no iOS, ficará disponível para os usuários Android nos próximos dias.

De acordo com o site The Verge, o Google anunciou que irá disponibilizar um recurso para que os usuários possam apagar os últimos 15 minutos do histórico de pesquisa. A funcionalidade ainda está em fase de teste apenas no iOS, mas nos próximos dias chegará para os usuários de Android.

Com a nova ferramenta, será possível apagar o histórico das buscas recentes do registro do buscador, ajudando assim a proteger a privacidade do usuário. A novidade também pode estar chegando no Chrome OS, na versão web do buscador e, ainda sem data definida, em outras plataformas.

Em comunicado ao The Verge, um porta-voz do Google, Ned Adriance, afirmou que “Continuamos a explorar maneiras de trazer esse recurso útil para outras superfícies”.

“Estamos atualmente lançando esse recurso no aplicativo do Google para Android e esperamos que ele esteja disponível para todos que usam o aplicativo nas próximas semanas”.

A novidade foi descoberta pela primeira vez pelo editor-chefe do XDA Developers, Mishaal Rahman, que afirmou ter sido informado sobre o recurso, enquanto um editor da Verge identificou a ferramenta em seu smartphone. Confira o tweet de Rahman:

Para verificar se o recurso está disponível na conta, o usuário precisa abrir o aplicativo do Google no Android, clicar na foto de perfil e procurar a opção “Excluir últimos minutos”, cujo ícone fica entre “Histórico de pesquisa” e “Recente”.

A nova funcionalidade foi anunciada pelo Google na conferência Google I/O em maio de 2021, chegando ao aplicativo iOS em julho. Na época, a versão para Android estava prevista para chegar no final de 2021, mas por motivos que não foram relevados, a empresa não habilitou o recurso.

Até o momento, o Google permite a exclusão automática de todas as entradas do histórico de pesquisa dos últimos três, 18 e 36 meses. No entanto, o “excluir últimos minutos” não será automático, já que não será necessário registrar histórico se o usuário quiser apagá-lo de 15 em 15 minutos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários