15/03/2024

Algar Telecom lança solução IoT de eficiência energética

Solução é resultado da parceria com a HEPHAENERGY, startup recifense de tecnologia, e faz parte das práticas ESG da telecom.

Por meio do centro de inovação em negócios digitais Brain, a Algar Telecom lança solução IoT (Internet das Coisas) de eficiência energética para apoiar empresas de todos os portes. Denominada de Utilities Control, a solução fornece informações precisas para agregar inteligência ao consumo de energia, em conjunto com uma calculadora para acompanhar as emissões de CO2.

Para tal, são incluídas funções de controle e monitoramento em três frentes: climatização (temperatura e umidade de ar-condicionado), refrigeração (temperatura, umidade, abertura e fechamento de portas de balcões refrigerados, freezers e câmaras frias) e quadros de energia (consumo, tensão e corrente).

A ideia da solução partir dos problema enfrentados pelos próprios clientes, como perdas devido ao mau funcionamento dos equipamentos ou da rede elétrica; altos custos com manutenção; difícil escalabilidade da estrutura de facilities; problemas na gestão do consumo de energia; e ausência de geração de dados para inteligência energética.

O centro de inovação entrevistou empresas e obteve o resultado de que 92% buscam eficiência energética, 75% gerenciamento remoto e gestão centralizada; 48% gestão da demanda no mercado livre; 27% informações para troca de equipamentos ofensores; e 13% integração de dados.

A solução vem de uma parceria com a HEPHAENERGY, startup recifense de tecnologia com foco na criação de produtos inteligentes que atendam as necessidades de corporações relacionadas à eficiência energética e ao consumo eficiente – como mobiliários solares inteligentes e sensores de monitoramento remoto.

LEIA TAMBÉM:

–> Algar Telecom expande negócios de franquia para Ribeirão Preto (SP)

–> Algar Telecom lança 5G nas cidades de Uberlândia, Uberaba e Franca

–> Algar Telecom pede agilidade do Cade no pedido de coordenação ilegal na venda da Oi móvel

A Utilities Control, funciona a partir de sensores que fazem a captação de dados de consumo e os enviam para a nuvem, organizando-os de forma amigável em um painel de gestão (dashboard) e aplicativo (iOS e Android), onde as informações ficam centralizadas. Dessa forma, é possível monitoramento dos equipamentos em tempo real e assim ter uma ideia geral de manutenção preditiva, evitando assim possíveis falhas.

Práticas ESG

A Algar Telecom é referência em boas práticas ambientais, sociais e de governança, sendo que o consumo de energia limpa já faz parte de 66% da organização, por causa da construção de usinas de energia solar para autogeração e contratação de energia no mercado incentivado.

“As práticas voltadas para ESG são amplamente disseminadas na companhia e agora estamos lançando nosso primeiro produto com esse foco, com a intenção de levar este know-how para a nossa cadeia de relacionamentos. Queremos não apenas auxiliar nossos clientes na gestão mais eficiente dos seus equipamentos e na busca por um consumo mais inteligente, mas também incentivá-los e apoiá-los para que seus negócios também estejam cada vez mais alinhados com a agenda ESG”, comenta Zaima Milazzo, presidente do Brain.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários