19/04/2024

Brasil fechou 2021 com 132 MVNOs credenciadas e autorizadas

Operadoras virtuais móveis apresentaram um aumento entre 2020 e 2021, sendo que o crescimento foi registrado nas credenciadas.

De acordo com dados do site Teleco, o número de operadoras móveis virtuais (MVNOs) apresentou um crescimento significativo em 2021 no Brasil, se tornando um dos países com a maior quantidade de MVNOs no mundo. Tal crescimento aconteceu no segmento das credenciadas, cujas operadoras não tem muitas obrigações em relação à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Já as operadoras virtuais autorizadas, que atuam como agregadoras das credenciais, têm sido as responsáveis pelo crescimento destas. Nos dados divulgados, em 2020 existiam 80 MVNOs credenciadas, sendo que em 2021 pulou para 122 operadoras, enquanto que a quantidade das autorizadas ficou estável, com 10 operadoras virtuais autorizadas.

Da quantidade de MVNOs credenciadas, Surf Telecom é a líder, com 43 credenciadas, seguida da América Net (29), Telecall (17) e Arqia (Datora) com 14. As empresas de telecomunicações tradicionais, TIM, Vivo e Claro, possuem 1, 4 e 2, respectivamente.

Em relação ao número de celulares das operadoras virtuais móveis, o foco no Brasil foi no mercado B2B (business to business) de comunicação de dados entre máquinas (M2M). Em 2018, os terminais M2M, como máquinas de cartão de crédito e dispositivos para IoT (Internet das Coisas), representava 87% dos celulares da MVNOs, mas em 2021 essa participação caiu para 69%, já que houve o crescimento das operadoras voltadas para o mercado de varejo (smartphones).

A quantidade de celulares das MVNOs também apresentou forte crescimento em 2021 (56%), atingindo 2,5 milhões no final do ano, enquanto registrou 1,6 milhões, em 2020.

Gráfico elaborado pela Teleco

A Arqia (Datora) possui o maior número de celulares, com 1,39 milhões, sendo que 1,38 são em terminais M2M e 13 smartphones. A Surf Telecom possui 738 (319 M2M e 418 smartphones), NTL 299 (M2M) e 6 (Smartphones). Enquanto que a America Net tem apenas 117, mas somente em smartphones.

Embora represente apenas 1% do total de celulares no Brasil, há um grande potencial de crescimento dos MVNOs no país. Em outros países, essa participação é maior, como na Europa e Estados Unidos, onde as operadoras virtuais móveis possuem mais de 5% de participação, sendo que em países como Holanda e Alemanha, chega até 40%.

Diferença entre MVNOs autorizadas e credenciadas

De acordo com a proposta de regulação das MVNOs no Brasil, as operadoras virtuais credenciadas atuam como distribuidoras do serviço da operadora tradicional (TIM, Vivo, Claro e Oi), associadas à marca da operadora virtual.

Enquanto que as autorizadas fazem uso da rede da operadora tradicional com marca própria, de acordo com contrato previamente definido.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários