24/03/2024

Google conecta cabo submarino Equiano entre Europa e África do Sul

Estrutura subaquática de fibra óptica liga Lomé, capital de Togo (país do oeste africano) à Europa; saiba detalhes.

De acordo com a Google, seu cabo de internet submarino Equiano, que conecta a cidade do Cabo, na África do Sul, e Lisboa, em Portugal, chegou em Lomé, Togo (país do oeste africano). A big tech afirma que essa estrutura subaquática de fibra óptica é a primeira a ir à África e à Europa, com uma estimativa de entregar conectividade à internet para milhões de pessoas nos dois continentes.

google-conecta-cabo-submarino-em-lome-togo

A instalação do cabo submarino Equiano foi concluída na última quinta-feira (17). A expectativa é que o cabo submarino entregue 20 vezes mais capacidade de internet para a região, o que significa um grande avanço para a população de Togo, pois cerca de 74% das pessoas ainda não têm acesso a conectividade.

Quando a estrutura estiver instalada em funcionamento, os cabos submarinos irão fornecer seguro adicional para uma região e depois do Togo. O próximo destino do Equiano será a Nigéria e Namíbia, antes de seguir seu caminho com desembarque final na Cidade do Cabo ainda no fim de 2022.

A Google vem investindo pesado em cabos submarinos desde 2010, que faz parte de um consórcio que engloba um total de 19 cabos, que se estenderam de Chikura, no Japão, a Redondo Beach, na Califórnia. O Dunant, o recém projeto da big tech, começou a funcionar em janeiro de 2021, saindo de Virginia Beach até a costa francesa.

De acordo com o Wall Street Journal, Google, Meta (antiga Facebook), Microsoft e Amazon passam a ter domínio da infraestrutura de cabos submarinos. Em fevereiro deste ano, a companhia de Mark Zuckerberg anunciou ter planos para construir, pelo menos, dois cabos transatlânticos até 2027.

Em junho de 2021, a Google anunciou a construção do cabo Firmina, que liga os Estados Unidos, Uruguai e Argentina, incluindo o Brasil. Desses cabos, no Brasil está o Junior, que liga Rio e Santos e o Monet, ligando o país aos EUA.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários