27/04/2024

Apple, Google e Microsoft fabricam os produtos mais difíceis de consertar, segundo pesquisa

Relatório realizado pela US PIRG avalia a facilidade de conserto de um equipamento, como acesso a peças, disponibilidade de manuais, etc.

De acordo com um ranking realizado pela empresa americana US PIRG, que avalia a facilidade de consertos e reparos de produtos eletrônicos, divulgado nesta terça-feira (8), a Apple, Google e Microsoft foram as empresas que produzem os notebooks e smartphones mais difíceis de consertar.

No estudo foram coletados os dados de 187 notebooks e smartphones, sendo que para chegar a conclusão do ranking, a empresa coletou informações que são fornecidas pelas próprias fabricantes, em atendimento a uma legislação francesa que obriga as empresas a divulgarem dados para criar o “Índice de Reparabilidade”.

Enquanto a Apple, Microsoft e Google tiveram as menores classificações, as melhores avaliadas no ranking foram Asus, Dell e Motorola, embora nenhuma fabricante tenha recebido a nota A, que inclui a pontuação entre 8 e 10, tanto em smartphones quanto em notebooks.

No segmento de smartphones, a fabricante Motorola assumiu a liderança com nota 7.77, seguida da Samsung com 5.69, Google com 4.64 e Apple com 2.75. Já no mercados dos notebooks, na classificação B (6.5 – 7.9), que assume a primeira colocação é a Dell com nota 7.81, sem segundo lugar ficou a Asus com nota 7.61, seguindo da fabricante Lenovo com 6.99 e Acer com 6.87. A HP teve a nota 6.39, Microsoft com 4.40 e Apple, novamente como a última, com nota 3.16.

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No caso da Apple, o estudo foi feito em 12 modelos recentes do MacBook Air e Pro, que ficaram com média de 3.16, e 20 modelos do iPhone (a partir da versão 7) que tiveram média de 2.75. 36 modelos da Dell e 22 da Asus tiveram médias de 7.81 e 7.61, respectivamente. Enquanto que os smartphones da Motorola foram avaliado 18 celulares, que tiveram a nota média de 7.77.

Além disso, esse índice de reparabilidade é uma ótima informação de guia para consumidores na hora da compra de algum produto.

Vale ressaltar que tal ranking não determina se um produto ou marca possui produtos melhores ou mais duráveis. O relatório apenas avalia a facilidade de conserto de um equipamento, como a facilidade de desmontagem, acesso a peças de manutenção, disponibilidade de manuais de serviço, ferramentas de reparo, além de preços de assistência técnica.

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