17/12/2025
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Spotify é o que mais cresce entre os streamings nos EUA, segundo pesquisa

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De acordo com uma pesquisa realizada pela Morgan Stanley e divulgada pela Billboard no último final de semana, o Spotify é o streaming que mais cresceu nos Estados Unidos. O estudo aponta que entre os anos de 2019 e 2021, a plataforma teve um aumento de 7% para 10% na participação do consumidor como assinante, sendo que os maiores consumidores são os jovens.

“No geral, os resultados reforçam nossa tese de OW (overweight) sobre ações SPOT (Spotify) do mercado de áudio”, disseram os analistas do Morgan Stanley, de acordo com a Billboard.

A pesquisa também apontou que os jovens entre 18 e 29 anos são os que mais passam tempo ouvindo música no Spotify, sendo que contabilizou 21% dos consumidores, enquanto que outras faixas incluem quem assiste YouTube, com 17%, ouvem rádio, com 14% e são assinantes da SiriusXM, rádio via satélite com 6%.

Os consumidores com 65 anos ou mais nasceram em uma época em que o principal meio de escutar música era pelo rádio, sendo que eles já se encontravam na meia-idade quando o iTunes fazia o download digital popular. Na pesquisa, eles são o 57% daqueles que escutam rádio AM/FM.

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Sobre o Spotify

Trata-se de um serviço de streaming de música, podcast e vídeo que foi lançado oficialmente em 7 de outubro de 2008 e foi desenvolvido pela startup Spotify AB em Estocolmo, Suécia.

Há diversos planos disponíveis na plataforma, sendo que o mais barato custa R$ 9,90/mês e o mais caro custa R$ 34,90/mês. Em todos os planos, o assinante pode utilizar o aplicativo durante um 1 mês como teste grátis. Além disso, a depender do plano, o cliente pode acrescentar outras contas para usufruir da plataforma. Ou seja, mais de uma pessoa tendo acesso ao Spotify por uma única assinatura.

O seu crescimento vai além da música, mas pelo formato de podcast que tem ganhado força nos últimos anos, sendo que a plataforma abriu um espaço fértil para novas produções nesse segmento.

Vivo perde recurso e deve pagar multa de R$ 8,3 milhões dada pelo Procon-SP

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A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo validou uma multa de R$ 8,3 milhões aplicada pelo Procon-SP à operadora Vivo, que foi condenada por violações ao Código de Defesa do Consumidor. O órgão reuniu reclamações de consumidores dos municípios de Guarulhos, Ourinhos, Socorro, Bragança Paulista, Cotia e São Paulo, onde foram registradas práticas inflacionárias.

No caso, a operadora foi acusada de praticar infrações como cláusulas abusivas em contrato de banda larga, prática comercial desleal ao ofertar serviço impróprio para uso em bairro de Guarulho, fidelização em serviço de TV, falhas no serviço de telefonia móvel celular em Ourinhos, e vícios de qualidade nos serviços prestados em Socorro, Bragança Paulista, centro de São Paulo e Cotia.

Após a Vivo recorrer da multa aplicada pelo Procon-SP, o relator, desembargador Camargo Pereira, chegou à conclusão de que Poder Judiciário não é instância revisora ou recursal de decisões proferidas em procedimentos administrativo, e tem apenas a função de constatar se existe algum vício que leve à anulação ou modificação do ato administrativo, sem entrar no mérito da questão.

Ao analisar o caso, o magistrado constatou que não há ilegalidade no auto de infração, “tendo em vista que foi constatada pelo Procon, em regular procedimento administrativo, com observância do contraditório e ampla defesa, a prática, pela apelante, de infração à legislação consumerista, sujeita à multa, que foi aplicada a ela de forma motivada e proporcional, pela autoridade competente“.

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De acordo com Pereira, o argumento da operadora não se sustentou, sendo que ela pode realizar a defesa de forma separada, incluindo apresentação de documentos e argumentos de cada caso específico.

Além disso, afirmou que a multa é uma maneira de desestimular infrações quanto a disponibilização de serviços inadequados, “prática esta vedada pela legislação de proteção ao consumidor, de modo que o seu conteúdo econômico não deve conter efeito confiscatório ou, tampouco, transparecer iniquidade ao causador do dano, em prestígio ao escopo de inibir a proliferação da conduta ilegítima”.

Vivo está com oferta de plano empresa com 45% de desconto

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A Vivo está com ofertas especiais em seu plano de celular para empresa, com desconto de 45% no valor do pacote mensal. Com os Planos Smart Empresas da operadora, o cliente pode compartilhar dados, assim como acessar o Vivo Gestão, Vivo News e Vivo Protege 20 GB, além de poder adicionar até 9 linhas personalizadas.

O pacote da Vivo Empresa que está disponível com o desconto é o de 30 GB, que está pelo valor de R$ 69,99 ao mês, sendo que o preço original é de R$ 129,99/mês. Além de ter ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil, no plano também está incluso o uso de alguns aplicativos sem descontos dos dados da internet. Aplicativos como Evernote, Microsoft 365, Outlook APP, Waze e WhatsApp.

Para aderir ao plano com desconto, o cliente pode solicitar um novo número, mas o valor do chip não está incluso, sendo que será cobrada uma taxa única de R$ 15 reais por chip, que será cobrado apenas na primeira fatura da conta.

No entanto, há a possibilidade de portabilidade, onde o cliente pode manter o seu número de celular e sair da sua operadora atual e ir para a Vivo já com o novo plano promocional.

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Vivo Protege

Se trata de um serviço da operadora, onde o cliente que adquirir o plano Smart Empresas terá antivírus para proteção de smartphones, tablets e computadores, desde que sejam do sistema operacional Android; armazenamento de dados na nuvem em versões de 5 GB, 20 GB, 100 GB e 1 TB; conexão a rede wi-fi com segurança e privacidade e assistência técnica online 24 horas por dia.

Vivo News

O cliente terá acesso ilimitado às principais revistas e jornais de negócios do mercado, além de feed de notícias em tempo real. Em planos de até 10 GB, o acesso é limitado para até 10 publicações das principais revistas, jornais e feed de notícias.

Enquanto que nos planos de 15 GB ou mais, no caso do promocional deste post, o cliente terá acesso ilimitado ao Vivo News Plus, com direito a mais de 20 títulos, exclusivo Feed New York Time e Jornal Estadão.

Streamings desbancam o consumo de conteúdo e vídeo da TV aberta e por assinatura

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Durante o ano de 2021, foi possível observar o surgimento e a consolidação dos streamings no Brasil. A cada mês que se passava novas plataformas surgiam, dos streamings as IPTVs. A pandemia de 2020 evidenciou o crescimento desse segmento, sendo que a TV aberta e por assinatura foram sendo substituídas pelos conteúdos digitais transmitidos pela internet.

De acordo com o site Notícias da TV, os streamings tiveram um crescimento de 27% na chamada média-dia (das 7h à meia noite) no Painel Nacional de Televisão (PNT), representando um ibope das 15 maiores regiões metropolitanas do Brasil. Na comparação de janeiro a novembro de 2020 com o mesmo período no último ano, o crescimento foi de 5,9 para 7,5 pontos.

A TV por assinatura teve uma queda de 6,6 para 5,3 pontos, o que representa 20%, que acontece também pela desistência das pessoas em adquirir assinatura de TV paga, optando pelas assinaturas de streamings. Outro fator é que os eventos esportivos e canais de notícias já podem ser encontrados nas plataformas e não somente séries e filmes.

Nesse levantamento, os streamings são classificados como “conteúdo de TV/Vídeo sem referência”, o que inclui tanto Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max e semelhantes, como YouTube e videogames ou DVDs. Ou seja, tudo que se encontra fora da programação linear da TV. Vale ressaltar que essa medicação também não foi considerada o uso nos aparelhos móveis, como celulares ou tablets, mas somente a televisão.

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O streaming Globoplay tem um parcela nesse consumo registrado, de acordo com o Notícias da TV. A plataforma foi a única que teve os melhores índices do que a soma de todo o conteúdo de TV/Vídeo sem referência, sendo que registrou 14,4 pontos na média-dia de janeiro a novembro de 2021.

As plataformas como Netflix , YouTube, e outros apresentaram uma ameaça a TV tradicional no horário das 18h à meia (horário nobre), onde teve perda de público na Globo e no SBT, no último ano. Entre janeiro e novembro de 2020, o consumo das plataformas digitais teve 7,4 pontos, sendo que no mesmo período de 2021, houve o crescimento para 9,3 pontos, nesse mesmo horário.

AT&T e Verizon rejeitam pedido de adiamento do lançamento 5G nos EUA

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As empresas AT&T e da Verizon Communications rejeitaram a solicitação realizada pelo secretário de Transportes nos EUA, Pete Buttigiege, e pelo chefe da FAA (sigla em inglês para Administração Federal de Aviação), Steve Dickson, sobre o lançamento do 5G. Por meio de carta, os solicitantes pediram às duas empresas o adiamento da introdução planejada da tecnologia no dia 5 de janeiro.

Pete Buttigiege e Steve Dickson pediram adiamento “por um curto período adicional de não mais de duas semanas”, devido a preocupações com a segurança da aviação. Eles basearam a solicitação havendo graves impactos nas viagens aéreas, caso o lançamento do 5G realmente gerasse problemas técnicos.

Na carta, Buttigieg e Dickson afirmam para as empresas que o 5G poderá ser lançado “conforme planejado em janeiro, com algumas exceções em aeroportos prioritários”. As autoridades dizem que sua prioridade tem sido “proteger a segurança dos voos, garantindo que a implantação do 5G e as operações de aviação possam coexistir

No domingo (2), a AT&T e da Verizon Communications, por meio de carta conjunta, responderam afirmando que não irão implantar o 5G nos aeroportos por seis meses, mas rejeitaram qualquer limitação mais ampla no uso do espectro da banda C. Segundo as empresas, a proposta do Departamento de Transportes seria “uma abdicação irresponsável do controle operacional necessário para implantar redes de comunicação de classe mundial e globalmente competitivas”.

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Originalmente, o lançamento estava marcado para acontecer no dia 5 de dezembro de 2021, mas após as empresas de aviação Airbus e Boeing levantarem preocupações sobre a possível interferência do 5G nos dispositivos que medem a altitude dos aviões, o lançamento foi adiado para o dia 5 de janeiro de 2022, pois as duas tecnologias usam a mesma faixa de frequência..

Vivo tem a melhor internet banda larga do Brasil, segundo pesquisa

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A Vivo é eleita a melhor empresa de banda larga a nível nacional na categoria “velocidade” e “melhor provedor do Brasil”, de acordo com uma pesquisa do site Melhor Plano em parceria com Minha Conexão. O ranking lista as empresas que possuem o melhor desempenho e satisfação com as conexões de internet banda larga para 2022 no Brasil.

O chamado Prêmio Melhor Plano realizou 15 milhões de testes de velocidade e 600 mil opiniões de usuários que resultaram em um ranking das melhores operadoras em cerca de 3 mil municípios nacionais. No quesito “satisfação”, a empresa que levou o prêmio a nível nacional foi a VirteX Telecom, que desbancou a Vivo, que foi a vencedora no quesito em 2021.

A pesquisa que já foi realizada em 2019, 2020 e 2021 lista as melhores prestadoras de serviço baseado em seus desempenhos nos anos anteriores. Nesse índice foram realizados com base em testes de velocidade de internet e pesquisa de satisfação do consumidor.

O ranking foi dividido em três categorias: melhor velocidade, melhor satisfação e melhor provedor, sendo que foram listadas também por estados. Ou seja, as empresas foram eleitas em cada critério e em cada estado. Vale ressaltar que o Melhor Plano informa que em algumas regiões não há uma ou outra categoria por apresentar número insuficiente de avaliações ou por interseção de dados inconclusiva para os resultados.

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Confira as empresas eleitas em cada estado:

  • Acre: Sem Fronteiras (velocidade e provedor) / Unonet (satisfação)
  • Alagoas: Brisanet (velocidade e provedor) / A2Telecom (satisfação)
  • Amapá: Você Telecom (velocidade e provedor) / Webturbo (satisfação)
  • Amazonas: TIM (velocidade e provedor) / Mrciel Telecom (satisfação)
  • Bahia: TIM (velocidade) / Global Telecom (satisfação) / Claro (provedor)
  • Ceará: Multiplay (velocidade) / JWS telecom (satisfação) / Brisanet (provedor)
  • Distrito Federal: Logtel Internet (velocidade) / Linkwap (satisfação) / Oi (provedor)
  • Espírito Santo: Micron Internet (velocidade e provedor) / Novatec (satisfação)
  • Goiás: Omni Telecom (velocidade) / Lan Fibra Telecom (satisfação) / WGO Telecom (provedor)
  • Maranhão: G3 Telecom (velocidade e provedor) / Virtex (satisfação)
  • Mato Grosso: Lei Telecom (velocidade, satisfação e provedor)
  • Mato Grosso do Sul: Lignet (velocidade) / Mitas Internet (satisfação) / Idl Telecom (provedor)
  • Minas Gerais: Giganet (velocidade, satisfação e provedor)
  • Pará: Click Speed (velocidade e provedor) / Gigabyte Telecom (satisfação)
  • Paraíba: Tely (velocidade, satisfação e provedor)
  • Paraná: Sercomtel (velocidade e provedor) / Voxtech (satisfação)
  • Pernambuco: Wantel (velocidade) / Ap Net (satisfação) / Claro (provedor)
  • Piauí: Virtex (velocidade, satisfação e provedor)
  • Rio de Janeiro: Leste Telecom (velocidade e provedor) / Gigaline Internet (satisfação)
  • Rio Grande do Norte: Netjat (velocidade, satisfação e provedor)
  • Rio Grande do Sul: Clean Net Telecom (velocidade) / Conect Sul (satisfação) / Oi (provedor)
  • Rondônia: Globofiber (velocidade e provedor) / Wianet (satisfação)
  • Roraima: Amazônia Telecom (velocidade e provedor) / 4wnet (satisfação)
  • Santa Catarina: Neorede (velocidade e provedor) / Mynet (satisfação)
  • São Paulo: Vivo (velocidade e provedor) / Pamnet (satisfação)
  • Sergipe: Claro (velocidade) / Anet Telecom (satisfação) / Netglória (provedor)
  • Tocantins: Net Prime (velocidade e e satisfação) / Toledo Fibra (provedor).

São Paulo Futebol Clube pretende lançar seu próprio serviço de streaming

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Apresentando problemas financeiros complicados, o clube de futebol São Paulo pretende, a partir de 2022, correr atrás de aumentar as suas receitas. Com a pretensão de se lançar em um dos mercados mais competitivos atualmente, o time, que é comandado por Júlio Casares, está planejando criar sua própria plataforma de streaming.

O projeto foi apresentado ao Conselho Deliberativo na última reunião e aprovado pela maioria dos conselheiros que viram na ideia uma oportunidade da diretoria alavancar as receitas do clube. A previsão é que o serviço seja lançado em janeiro de 2022.

Ainda não há muitos detalhes sobre o conteúdo que será transmitido na plataforma, mas o São Paulo pretende disponibilizar imagens exclusivas de treinamentos, jogos históricos, exibição de jogos nas categorias de base e basquete, biografia de grandes ídolos, entre outros conteúdos relacionados ao time e a torcida são-paulina.

Pelo que está sendo planejado, o clube espera obter lucro com as assinaturas, especialmente dos torcedores, mas lucrar também com cotas de patrocínio que devem ser negociadas em breve. Ou seja, durante a programação dos conteúdos no streaming, as marcas da empresa poderão ser exibidas. Vale ressaltar que possivelmente terá benefícios e facilidades na assinatura para aqueles que já são sócio torcedor do São Paulo.

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A ideia do projeto é atrair a torcida do clube são-paulino com conteúdos exclusivos que serão transmitidos apenas no serviço de streaming. Além da exclusividade de conteúdos, serão divulgados produtos licenciados, onde o São Paulo terá direito a royalties desses produtos que forem comercializados através da plataforma.

Sobre o São Paulo

O clube poliesportivo São Paulo Futebol foi fundado em 25 de janeiro de 1930, sendo que teve suas atividades interrompidas em maio de 1935, mas retornou em dezembro do mesmo ano.

No esporte, o clube é um dos mais bem sucedidos do país, tendo entre seus principais títulos: três Mundiais, três Copas Libertadores, uma Copa Sul-Americana e seis Campeonatos Brasileiros.

Claro é condenada a pagar indenização por danos morais a cliente em Riacho Fundo (DF)

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Parece que o final de ano da Claro não está sendo tranquilo. Após ser notificada por queda em todas as redes de seus serviços, além de estar correndo risco de receber uma multa de R$ 11 milhões pela instabilidade que começou na segunda-feira (27), a NET/Claro Serviços de Comunicação foi condenada a indenizar um cliente por ter feito mais de 15 ligações no mesmo dia.

De acordo com site Metrópoles, o cliente identificado com Daniel Vieira de Araújo processou a empresa de telecomunicação alegando insistência e abuso de ligações da Claro, cuja atividade atrapalhou as atividades diárias de trabalho e estudo do consumidor. Segundo Araújo, a operadora realizou ligações para ele até em horários incomum da atividade comercial, às 20h de um sábado.

Daniel Vieira de Araújo tem dois contratos com a operadora e informou que chegou a atrasar alguns pagamentos. No entanto, já tinha realizado um acordo de pagamento dos débitos em atraso, quando a Claro iniciou a insistência nas ligações.

Em sua defesa a Justiça, a Claro afirmou que “as cobranças são devidas em decorrência do atraso no pagamento”. Além disso, usou o argumento de que o recebimento de ligações indesejadas, sem outros desdobramentos, não é argumento suficiente para resultar na condenação.

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Embora não seja um valor muito grande, o Juizado Especial Cível e Criminal do Riacho Fundo, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), condenou a operadora a pagar uma indenização por danos morais de R$ 1 mil. Segundo o juiz Bruno André Silva Ribeiro, “a cobrança indevida e vexatória, mesmo de obrigação exigível, são suficientes para configurar prática abusiva do fornecedor”.

Nova geração do Motorola Defy é aprovada para comercialização pela Anatel

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Cerca de uns 11 anos atrás, a Motorola anunciou o lançamento de um celular que prometia resistência, o Motorola Defy. Agora nesse ano (2021), o aparelho ganhou mais um nova geração que foi fabricada pela empresa britânica Bullitt Group, que promete a mesma resistência. O smartphone super resistente já pode ser vendido no país, pois foi homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Motorola Defy. Foto: Divulgação

A homologação foi solicitada pela BRH Representação Comercial, localizada em Campinas, São Paulo. A aprovação pelo órgão aconteceu nesta terça-feira (28), onde o documento fala que é um modelo XT2083-8, comercialmente chamado de Motorola Defy e fabricado pela Bullitt Mobile, empresa que também fabricou o Caterpillar S61, da Caterpillar.

As fotos e o manual que constam no documento mostram algumas características do aparelho, como bateria 5.000 mAh, câmera tripla e entrada para cartão microSD.

Embora tenha uma ficha técnica intermediária, a lista mostra que o processador é Qualcomm Snapdragon 662, memória RAM de 4 GB e o armazenamento de 64 GB. O smartphone também possui um conjunto fotográfico triplo com câmera principal de 48 megapixels e mais duas com macro para capturar profundidade de campo.

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O novo modelo foi lançado no início de 2021 e atualmente já está disponível à venda no Reino Unido por 249 libras (cerca de R$ 1.875) nas cores preta e verde, além da proteção Gorilla Glass Victus em seu painel. A principal proposta do Motorola Defy é a resistência a quedas de até 1,8 metros.

Aquele que foi anunciado lá em 2010, também chamado de Motorola Defy, tinha uma tela de 3,7 polegadas e apenas uma câmera de 5 megapixels atrás do aparelho. O smartphones ainda contava com um processador de 800 MHz e Android 2.1 e chegou a custar aproximadamente R$ 1.500 aqui no Brasil.

TV aberta via satélite deverá desocupar espectro da Banda C para o 5G

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É esperado que a chegada da quinta geração de internet móvel faça grandes mudanças em diversos segmentos da sociedade. O 5G irá trazer efeitos colaterais para outros serviços, como a TV aberta via satélite (TVRO), onde terá que migrar para outro espectro, uma vez que a utilizada pelo serviço foi liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para uso da nova tecnologia.

Com isso, as operadoras móveis deverão fazer a substituição das parabólicas para outro tipo de antenas, sem cobrar nada por isso. De acordo com Joyce de Andrade, proprietária da SKY Passo Fundo SAT, em posicionamento dado à Rádio Uirapuru, o espectro utilizado pela TV aberta via satélite é da Banda C.

Se o 5G e a TV aberta ocuparem a mesma faixa, pode ser que ocorra interferência, o que poderia prejudicar o funcionamento das duas tecnologias.

Ela explica que o processo de substituição é inevitável e as pessoas já podem fazer a migração para outra forma de assistir TV aberta. Joyce de Andrade também explica que as antenas parabólicas tradicionais, redonda, grande e com tela de ferro deverão ser substituídas por uma menor, no mesmo formato, mas de lata, para evitar que sofram danos provocados pelo tempo.

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Anatel faz chamamento para a desocupação do espectro da banda C

Na semana passada, a Anatel publicou no Diário Oficial da União o chamamento público para a migração de canais de TV aberta e gratuita para satélite na Banda Ku. Ou seja, a agência inicia o processo de substituição da TV aberta que usa a Banda C, que será usada pelo 5G.

O órgão regulador relata exatamente o problema comentado por Joyce de Andrade. O chamamento é realizado a partir de uma determinação do presidente do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz.