18/04/2024

Em breve apenas seus contatos saberão que você está online no WhatsApp

Recurso aumentará privacidade dos usuários da plataforma, omitindo informações de pessoas que não estejam na lista de contato; entenda.

Um novo recurso deverá ser lançado pelo WhatsApp que permitirá maior privacidade e segurança para os seus usuários. A mudança acontece no status de “online” e no “última vez visto”, onde só poderá ser visualizado pelas pessoas que façam parte da lista de contato do utilizador do aplicativo de mensagem e por quem já trocou mensagens anteriormente.

Em outras palavras, apenas os seus contatos poderão saber se você está online, sendo que pessoas desconhecidas não terão mais acesso a última vez que o aplicativo foi aberto nem saberão se você está disponível naquele momento.

O recurso está funcionando desde a semana passada e está disponível para aparelhos com sistema Android e iOS, e vale tanto para contatos normais quanto para contas comerciais. Além disso, a funcionalidade será ativada por padrão, não sendo necessário que o usuário mexa nas configurações da plataforma, além de que será aplicada independente da configuração de privacidade determinada pelo usuário.

Com a novidade, aplicativos como WhatsApp GB e NS WhatsApp deixarão de ter funcionalidade, pois eles se aproveitam de brechas na plataforma de mensagem para coletar informações que não deveriam ser coletadas, como informações de uso, mensagens excluídas e até capturas de telas.

LEIA TAMBÉM:

–> WhatsApp libera novo design da versão Beta e altera fontes e ícones

–> WhatsApp disponibiliza nova função para denunciar conteúdo

–> WhatsApp é notificado pelo Procon de São Paulo

Na prática, o recurso trará mais privacidade para os usuários, evitando o recebimento de cobranças fora do horário de serviço, por exemplo, pessoas que ficam monitorando a vida dos outros, e até mesmo empresas de comércio online que usam a estratégia de oferecer serviços quando a pessoa aparece online.

Além disso, a nova função aumentará as regras de proteção de usuários contra perseguidores e uso indevido de dados coletados por aplicativos de terceiros não autorizados.

A informação da nova funcionalidade foi antecipada pelo site WaBetaInfo. No entanto, o WhatsApp ainda não confirmou oficialmente a disponibilidade do recurso para os usuários. O Minha Operadora realizou um teste em um Samsung S20 FE com o aplicativo de mensagem atualizado, mas no aparelho ainda não consta a nova funcionalidade.

FonteUol
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários