19/04/2024

Velocidade de upload e download do 5G reduziu em um ano, segundo relatório

Levantamento da Ookla aponta que a velocidade média de download foi de 116,13 Mbps em 2021, contra 203,22 Mbps de 2020; saiba detalhes.

A quinta geração de internet móvel tem despertado a expectativa de melhorias em diversos segmentos da sociedade. Desde a sua comercialização, estudos sobre a velocidade do 5G têm sido feitos para analisar a necessidade real da tecnologia. Alguns críticos acreditam que o 4G LTE é capaz de fazer o mesmo que o 5G. No entanto, isso depende muito do uso da rede.

Nessa semana, a Ookla divulgou um relatório de pesquisa Speedtest sobre a internet global no terceiro trimestre de 2021, onde os dados apontam que houve uma queda na velocidade média de download da rede, que foi de 116,13 Mbps, um redução de 13% em relação aos 203,22 Mbps comparado ao mesmo período do ano passado.

No teste de velocidade de upload, o resultado também foi decepcionante. A velocidade média foi de 21,8 Mbps, uma queda de 39% em relação aos 29,52 Mbps do mesmo período do ano passado.

De acordo com o relatório, acredita-se que o que está fazendo essa redução de velocidade é o método de cálculo em algumas áreas que foi alterado para as especificações 5G, de modo que o ajuste dinâmico das ondas de rádio causa interferência e outras situações. No entanto, estima-se que a partir de 2022, a velocidade global da rede retorne ao seu desempenho adequado com o ajuste do espectro.

LEIA TAMBÉM:

–> Realme é a empresa que mais cresceu no mercado de smartphones 5G

–> Conexões 5G cresceram 19,6% entre o 2º e 3º trimestres de 2021

–> Anatel e Embraer analisarão possível interferência do 5G em aviões no Brasil

O relatório da Ookla também trouxe um panorama sobre a rede em algumas regiões. O Estados Unidos apresentou a maior taxa de penetração da rede, com 49,2%, seguido da Holanda com 45,1% e da Coreia do Sul com 43,8%. Além disso, também apontou que 20% da população da Internet ainda usa redes 2G / 3G.

A Índia é o país que assume o topo da lista em relação a disponibilidade da tecnologia 5G, por ter um mercado de smartphones bem robustos, seria esperado que o país já tivesse a rede, o que não é o caso.

8 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
8 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários